12.08
2019

Vida em Portugal: Manifestação de interesse aprovada

Uhuuulll!! A melhor notícia de 2019 finalmente chegou!!! :D

Um dos momentos mais aguardados por todas as pessoas que resolvem viver em outro país é ter o visto aprovado.

Quando eu ainda estava no Brasil, eu tive um pré visto aprovado. Quando cheguei em Portugal, precisei fazer um agendamento no SEF para conseguir transformar esse pré visto em Autorização de Residencia. O dia da entrevista chegou!

Juntei todos os documentos que são solicitados na página do SEF, e ainda, por conta propria, achei conveninente levar mais alguns, só para garantir. 

Minha entrevista estava marcada para as 11:30. Eu cheguei no SEF de Lisboa 40 minutos antes do horário marcado. É necessário ir até a recepção, dizer o motivo de estar ali, o horario agendado e apresentar o passaporte. Quem tiver horario agendado para Autorização de Residência vai receber senha A, relativa a triagem de documentos com agendamento.

Quando chegou minha vez, a atendente (muito simpatica) iniciou a entrevista pedindo:

– Se eu trabalhava de forma independente

– E o que eu fazia exatamente (era para eu explicar como era o meu trabalho).

Na sequencia, me pediu os seguintes documentos:

– Passaporte

– NIF (definitivo, já com endereço português e não aquele primeiro nif com o endereço do Brasil).

– Formulário do SEF preenchido e assinado (preencher só a parte dos dados pessoais, o restante, a atendente preencheu lá na hora). Você pode ir no SEF bucar o formulário, pode baixar no site do SEF ou ainda, pode deixar para pegar lá no dia da entrevista. Eu preferi baixar o formulário no site do SEF, preencher em casa com calma. No meu caso, meu visto é o de empreendedor, mais conhecido como Visto D2. Formulário que apresentei foi esse (eu levei três formulários diferentes preenchidos, pq não sabia qual era para o meu caso, no dia da entrevista descobri que era esse): Pedido de Autorização de Residência Temporária / Permanente; Estatuto Residente Longa Duração; Autorização de Residência para Investimento; Cartão Azul UE; Reagrupamento Familiar. Para baixar o arquivo, clique aqui.

– Declaração de Inicio de Atividade da Empresa.

– Inscrição na Segurança Social.

Ela digitalizou todos esses documentos, e digitou varias coisas no sistema.

Na sequencia, me pediu mais os seguintes documentos:

– Comprovante de morada (Eu apresentei os dois comprovantes. O antigo, referente ao ano passado, quando estive em Portugal para fazer a abertura da empresa, esse documento foi emitido pela Junta de Freguesia. E o atual, o contrato de arrendamento, referente a esse ano, quando aluguei meu apartamento aqui em Lisboa).

– Extrato das minhas duas contas em Portugal (conta pessoal e a conta da empresa). Eu peguei extrato referente somente ao mês de agosto (mes da minha entrevista, foi esse extrato que foi solicitado), mas também levei outro extrato com as movimentações dos ultimos 30 dias.

Obs.: Ela também solicitou o IRS de Portugal, equivalente ao Imposto de Renda no Brasil. Como minha empresa começou a funcionar em novembro de 2018 e funcionou por apenas 2 meses em 2018, sem renda, ela disse para eu ir as Finanças e ver como ficaria essa situação para o proximo ano.  Dispensou a apresentação do IRS dessa vez.

Foi só isso.

Logo depois dessa parte, fui encaminhada para coleta dos dados biométricos. A foto, as digitais (dos dois dedos indicadores) e a assinatura foram feitas de forma virtual.

Recebi o numero de protocolo e o comprovante de que meu visto foi concedido. Conferi todos os dados e assinei. Fiquei com uma copia desse documento.

Ultima parte: o pagamento do visto e do envio pelo correio. O valor que paguei foi de 47,60 euros (referente a agosto de 2019). Paguei em dinheiro.

Foi um processo demorado, não fui atendida no horário marcado, alias, fui atendida quase 3 horas depois, e apesar disso, foi tudo muito simples e sem complicação.

O prazo para que eu receba o cartão de residente em casa é de 3 a 4 semanas, até lá, preciso andar com esse comprovante de que meu visto foi concedido, caso seja necessário apresentar em algum lugar para comprovar que estou em situação legal em Portugal.

O meu agendamento foi marcado no SEF de Lisboa localizado no endereço Av. António Augusto de Aguiar, 20. Estações de metro mais próximas: Parque (linha azul) e Marques de Pombal (linha amarela e azul).

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Vida em Portugal - , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas