Desde que cogitei seriamente a ideia de vir viver em Portugal, já tinha reparado que a maioria das suas praias são muito bonitas.
Quem vier a Lisboa, tem muitas boas opções de praias para passar o dia. E o melhor, além de poder chegar até elas de carro, também é possível ir de transporte publico.
Algumas praias são urbanas (com estrutura de banheiros, chuveiros e bares), outras ainda são totalmente roots (zero estrutura, é preciso levar água e comida).
→ Praia do Tamariz, em Estoril
É uma praia urbana relativamente pequena em termos de extensão, mas como fica perto do Forte da Cruz, tem bares e restaurantes, banheiros é uma boa opção para passar o dia. Um coisa que também gosto aqui, é caminhar no calçadão a beira mar.
Como ir: Pegar trem em direção a Cascais, que parte do Cais do Sodre e desembarcar na estação Estoril.
→ Praia Santa Marta, em Cascais
Nunca passei um dia inteiro nessa praia, mas acho ela muito bonitinha. Ela fica pertinho do Farol de Santa Marta. A faixa de areia é minúscula, a maioria das pessoas ficam nas pedras ou dentro da água.
Como ir: Pegar trem em direção a Cascais, que parte do Cais do Sodré e desembarcar na estação final de Cascais.
→ Praia do Guincho, em Cascais
Uma das minhas praias preferidas. A faixa de areia é enooorme e quase sempre está mais para vazia do que para cheia. É bastante frequentada por quem gosta de praticar kite surf, afinal, vento é o que não falta por aqui. Na verdade, pelo que pude perceber nas vezes que estive la, durante a manhã o vento é ok, já a tarde, mega ventania. A praia não tem muita estrutura, mas tem posto de vigia e dois ou três bares.
Como ir: Pegar o trem em direção a Cascais, que parte do Cais do Sodré. Desembarcando na estação de Cascais, procurar pela Rodoviária da Scotturb (fica junto ao Shopping Cascais Villa), onde partem os ônibus 405 e 415.
→ Praia da Cresmina, em Cascais
Essa praia fica um pouco antes da Praia do Guincho. É uma praia pequena em termos de extensão, mas tem um bar e da pra alugar cadeiras e guarda-sol.
Como ir: Exatamente a mesma coisa que se faz para ir a Praia do Guincho.
→ Praia do Magoito, em Sintra
Descobri essa praia meio por acaso. Um dia estava voltando de um bate-volta com minha tia e meu primo, resolvemos procurar por uma praia pra curtir o fim de tarde e essa era a praia mais próxima. Foi uma boa surpresa. Uma praia totalmente diferente.
Como ir: Eu fui de carro, mas dá pra ir de trem até a estação Portela de Sintra e lá pegar o ônibus da Scotturb 444.
→ Praia Fonte da Telha, em Setúbal
Setúbal é um município que fica na margem sul, ou seja, do outro lado do rio Tejo. É lá onde fica a famosa Costa da Caparica, com suas diversas praias. Uma das mais famosas é a Praia Fonte da Telha. Eu fui até lá também com minha tia e meu primo, eles estavam de carro. A faixa de areia é enooorme, e tem uma boa estrutura com cadeiras e guarda sol para alugar e muitos restaurantes.
Como ir: Eu fui de carro. Não sei como faz para ir até lá de transporte publico, quando descobrir atualizo o post.
→ Praia do Ouro, em Sesimbra
Sesimbra é um município que também fica na margem sul, ou seja, do outro lado do rio Tejo. Pertencem a esse município algumas praias urbanas, como é o caso da Praia do Ouro. Essa praia tem uma faixa de areia grande, com estrutura de bares/restaurantes, lojas, parquinho para crianças, quadras de esporte, banheiros públicos (beeeem limpinhos), lava-pés e pier de acesso a barcos que fazem passeios ou vão ate praias da região.
Como ir: Pegar o ônibus 207 ou 260 da empresa TST – Transporte Sul do Tejo na Praça de Espanha, em Lisboa e descer no ponto final, em Sesimbra. Essa praia fica a menos de 10 minutos de caminhada da rodoviária.
→ Praia da Ribeira do Cavalo, em Sesimbra
Uma das praias mais bonitas nos arredores de Lisboa, com certeza é a Ribeira do Cavalo. A praia tem uma extensão boa de areia, mas não tem nenhuma estrutura, portanto, leve tudo o que achar que for precisar (bebida, comida, protetor solar) para passar o dia lá. O acesso a essa praia pode ser feito por terra através de uma trilha (levar tênis) ou de barco, a partir das docas do Clube Naval de Sesimbra. O ideal é fazer pelo menos uma vez o trajeto por trilha, pq é onde ficam os mirantes para ver a praia do alto e voltar de barco, para ter a visão da praia e suas rochas a partir do mar.
Como ir: Fazer exatamente o mesmo para ir até a Praia do Ouro, mas ao invés de parar na praia do Ouro, seguir caminhando até as docas da Marina de Sesimbra (se for pegar o barco) ou seguir andando um pouco mais adiante, até o estacionamento de carros e depois seguir caminhando pela trilha.
RESERVE PELO BLOG:
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre Vida em Portugal
Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Bela lista de praias. Eu sou mais fã da Costa Vicentina, mas perto de Lisboa há também praias excelentes. E essa Praia da Ribeira do Cavalo é uma coisa do outro mundo. Adoro! Abraço e boas viagens.
Olá, Filipe
Ainda não tive oportunidade de ir a Costa Vicentina, mas já sei que existem praias excelentes (já tenho uma listinha das que quero conhecer). Realmente, essa praia da Ribeira do Cavalo é espetacular!! Obrigada pela visita aqui no blog!
Adoro as praias de Cascais também, são muito agradáveis. Preciso conhecer a Praia da Ribeira do Cavalo ainda, está na minha lista tem tanto tempo!
Beijos
Oi, Kalinka
Não deixe de ir, vale muito a pena. A trilha é legal, só a parte final exige um pouco mais de atenção e a praia é muuuuuuito bonita!!
Lugares maravilhosos onde futuramente terei que ir.
Olá, Rosimeri
Não vai se arrepender de incluir esses lugares no teu roteiro. :D