05.11
2019

Escócia: Ballater, a cidade do Royal Warrant

A Escócia é um país com muitas opções de lugares para conhecer. Quem estiver com planos de conhecer um pouco mais a região norte, deve incluir no roteiro uma paradinha no vilarejo de Ballater ou em gaélico escoces Bealadair.

Com menos de 2 mil habitantes, esse vilarejo está localizado em Aberdeenshire, dentro do Parque Nacional de Cairngorms, as margens do rio Dee. 

Pra quem não sabe, além de ser o vilarejo mais próximo ao Castelo Balmoral (tema do próximo post), são apenas 12 km de distancia, de umas décadas pra cá, ficou conhecida como a cidade do Royal Warrant.

Ao andar pelo vilarejo é muito comum ver nas fachadas das lojas alguns “símbolos”. Esses símbolos estão relacionados ao Royal Warrant by Appointment, uma espécie de selo de qualidade concedido pela Família Real Britânica aos seus fornecedores. Obviamente que todos exibem super orgulhosos, afinal, ter seus produtos consumidos pela família real é um grande prestigio.

As lojas em Ballater começaram a ganhar o warrants durante a época do reinado George VI, pai da atual rainha Elizabeth II e muitos ainda mantém até hoje.

Além de reparar na fachada das lojas, para ver os Royal Warrants, não deixe de dar uma voltinha pela cidade, que é uma gracinha.

A principal praça da cidade é a Ballater Square, onde está localizada a Glenmuick Parish Church (construída durante o século 18) que aparece em praticamente todas as fotos da cidade.

Existe uma antiga estação de trem (que não está mais em funcionamento), a Old Royal Railway Station, onde é possível ver o Waiting Room usado pela Rainha Victoria e a replica de um vagão real. Quando fui estava fechado.

Também não deixe de reparar nas montanhas altas que cercam a cidade, parece cenário de filme.

Ah! Dizem que é relativamente comum ver a rainha passeando pelo vilarejo durante os meses de agosto e setembro, que é quando ela deixa o Palácio de Buckingham em Londres para passar suas férias na calmaria do norte da Escócia, no Castelo Balmoral. Enquanto pesquisava sobre o vilarejo, li algumas reportagens de jornais falando que pessoas abordavam ela na rua, dizendo que ela era muito parecida com a rainha. hahaha :D

Quem preferir não alugar carro, é possível ir até lá com transporte publico a partir Union Square Bus Station, em Aberdeen. Existem varias linhas da empresa Stagecoach que passam pelo vilarejo, mas eu fui e voltei com o ônibus número 201. O tempo de viagem é de 1 hora e 50 minutos e o valor do bilhete ida e volta é de 14,60 libras (referente a dezembro 2017).

E claro, pra fazer valer o deslocamento, aproveite para conhecer o Castelo Balmoral, que está ali pertinho!!

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei  @helloescocia

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Ballater, Escócia - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas