Nesse meu primeiro ano de volta a morar na Europa, eu escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercadinhos de Natal (em alemão, Weihnachtsmarket) da cidade.
Todo mundo sabe da fama dos mercadinhos de Natal da Alemanha (e da Áustria), como existe voos direto entre Lisboa e Berlim e o preço das passagens estavam bons, esse foi o destino que escolhi.
A primeira vez que estive em Berlim foi em 2015, e como tinha gostado bastante da cidade, achei que seria uma boa oportunidade de voltar, principalmente por ser em outra época do ano, revisitar alguns lugares que gostei e aproveitar as comilanças dessa época de Natal. Eu também ia conhecer os mercadinhos de Natal de Hamburgo, mas os preços das passagens de trem estavam caríssimos (cerca de 200,00 euros), deixei para uma próxima oportunidade.
Berlim tem mais de 70 mercados de natal espalhados pela cidade, mas eu preferi conhecer apenas os três principais.
1) Gendarmenmarket Christmas Market ou Weihnachtszauber Gendarmenmarket (de 25 de novembro a 31 de dezembro): Esse é considerado o principal e mais famoso mercado de natal da cidade. Como o nome já indica, ele está localizado na praça Gendarmenmarket, que na minha opinião, é a praça mais bonita de Berlim. Achei esse mercadinho muito bem decorado, da vontade de tirar mil fotos. O seu foco são as comidas e bebidas típicas dessa época do ano, mas também, vendem artigos de decoração de Natal. Tem um pequeno palco onde acontecem apresentações musicais. Esse é o único mercado de natal da cidade que cobra entrada, valor simbólico de 1,00 euro. Quem não quiser pagar, pode ir entre 11:00 e 14:00, nesse período a entrada é gratuita. Eles também revistam bolsas e mochilas.
2) Christmas Market at Berlin Town Hall ou Berliner Weihnachtszeit at Roten Rathaus (vai de 25 de novembro a 29 de dezembro): Esse é considerado o segundo mercadinho de natal da cidade. Ele fica na Alexanderplatz, bem em frente a Prefeitura de Berlim. Pelo que percebi, aqui o foco é mais diversão, especialmente para crianças, pois tem roda gigante, trenzinho, pista de patinação, carrossel, entre outros brinquedos. Quando escurece, o Papai Noel passa por cima do mercado em seu trenó. Gostei bastante desse mercadinho também, mas ele é mais lotado que o da Gendarmenmarket. Nas barraquinhas é possível encontrar todas as comidas e bebidas típicas da época, e claro, artesanatos e artigos relacionados ao natal. Entrada é gratuita.
3) Winter World at Potsdamer Platz ou Winter Welt am Potsdamer Platz (vai de 01 de novembro a 05 de janeiro de 2020): Entre os mercadinhos principais, certamente esse é menor e com menos charme (minha opinião!). Tem barraquinhas que vendem comidas, bebidas, roupas, artesanato, doces, entre outros. Tem um carrossel e um tobogã. Passei por lá bem rapidinho, não cheguei a ficar até o anoitecer, pq achei esse mercadinho muito simplezinho comparado com os outros. Entrada gratuita.
4) Outras infos
Entre as comidas típicas estão as salsichas, vinho quente (gluhwein), bolachas lebkuchen, nozes, amêndoas, amendoins caramelizados, entre outros.
Quando estava pesquisando, vi que existe o Christmas in the Tierpark ou Weihnachten im Tierpark, próximo ao Friedrichsfelde Palace (vai de 21 de novembro a 05 de janeiro): é uma instalação de luzes de natal no Tierpark, o maior parque de Berlim. Tem uma trilha circular de 2 km, com várias esculturas iluminadas. Tem também, uma pista de patinação. Não cheguei a ir, mas fica a dica. Valor de 15,00 euros.
RESERVE PELO BLOG:
** Seguro Viagem.
** Carro no Brasil ou no exterior.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D
Posts relacionados:
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Brasileiros x Viagens a Portugal - 27/07/2021
- Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal - 14/07/2021
- Retrospectiva: As minhas viagens em 2020 - 31/12/2020