31.12
2019

Retrospectiva: As minhas viagens em 2019

Mantendo a tradição que iniciei em 2015, esse ano também tem retrospectiva das viagens que fiz durante esse ano. Assim como ano passado, esse ano também foi mais light, mas em compensação, estou realizando um dos meus maiores sonhos: voltar a morar na Europa!

Seja muito bem-vindo 2020!

Obs.: Para ver detalhes sobre as viagens, clique nos nomes das cidades/países que aparecem em cor roxa ao longo do texto.

Eu comecei o ano de 2019 em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. Afinal, meu passaporte estava no Consulado de Portugal, em São Paulo. E logo no final de janeiro a boa notícia chegou, meu visto foi concedido (sem necessidade de entrevista!). Na metade do mês fui para São Paulo, fazer um curso na área de turismo. E ainda no final desse mês, também estive em Porto Alegre, para fazer outro curso na área de turismo.

Na metade de fevereiro voltei a Curitiba. Além de tratar de assuntos relacionados a venda do meu apartamento, fui algumas vezes no consulado de Portugal tirar duvidas e fazer mais 18 mil coisas.

Final de março fui a Florianópolis “conhecer” meu sobrinho/sobrinha e me despedir do meu irmão, minha cunhada e meus sobrinhos de quatro patas. ahahaha :D

Morro da Cruz, em Floripa

O mês de abril começou na maior adrenalina, afinal, organizar as coisas e arrumar as malas para mudar de país exige muito. Mas deu tudo certo. Dia 17 de abril peguei voo Chapecó – Campinas, de onde partiu meu voo para Lisboa.

Dia 18/04/2019 cheguei em Lisboa (com duas horas de atraso por causa de uma greve relacionada a combustíveis que estava tendo em Portugal). Passei quase 3 semanas a procura de um apartamento e aos 47 minutos do segundo tempo, finalmente eu encontrei (ele preenchia exatamente todos os requisitos que eu queria).

No inicio de maio era para eu ir pela primeira vez a região do Algarve, mas devido a todo esse stress para encontrar um apartamento, eu decidi cancelar a viagem. Só consegui pegar as chaves do apartamento no dia 10 de maio, esse foi o dia que me mudei. Ainda nesse mês, tratei de comprar os objetos para cozinha e iniciei as pesquisas para comprar os moveis. No final do mês Lisboa estava toda em cor roxa, devido aos jacarandás. Lindo!!

Lisboa e seus jacarandás

Em junho eu praticamente fiquei em função de resolver burocracias e de comprar coisas para mobiliar o apartamento. Visitei muitas lojas e ao poucos fui comprando o que achei ser o principal. Minha casa ainda não está completa (ainda falta comprar sofá e uma televisão. Espero fazer isso até final de fevereiro de 2020). Esse mês também teve as festas de Lisboa. E também aproveitei para passear uns dias com minha tia e meu primo, estivemos em Azenhas do Mar, Cabo da Roca, Óbidos, Batalha, Alcobaça, Nazaré e Costa da Caparica.

Adorei montar os móveis!

As primeiras compras

Festas de Lisboa

Azenhas do Mar

Cabo da Roca

Óbidos

Batalha

Alcobaça

Em julho eu aproveitei para conhecer algumas praias nos arredores de Lisboa, como por exemplo, Praia da Ribeira do Cavalo, as praias em Cascais, Sintra e Estoril.

Praia da Ribeira do Cavalo

Estoril

Em agosto meus pais, meu irmão e minha cunhada vieram a Portugal. Também fui visitar algumas cidades próximas com eles, em especial, algumas cidades do Alentejo, como por exemplo: Arraiolos, Portel, São Lourenço do Barrocal, Monsaraz, Alandroal, Evoramonte, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém. Também conhecemos Mafra, Ericeira, a vinicola Quinta da Bacalhôa e visitamos alguns mirantes do Parque Natural da Arrabida. Em agosto também tive minha entrevista no SEF, minha Autorização de Residencia foi aprovada!

Arraiolos

Evoramonte

Alcacer do Sal

Mafra

Quinta da Bacalhôa

Parque Natural da Arrábida

Dia da entrevista para a minha Autorização de residencia no SEF de Lisboa

Em setembro junto com minha prima, fizemos a primeira road trip em Portugal. Fomos a região Centro de Portugal e visitamos seis (das 12) aldeias historicas. No primeiro dia conhecemos Idanha-a-Velha, Monsanto e Castelo Novo. No segundo dia conhecemos Piodão, Belmonte e Sortelha. E no terceiro e ultimo dia fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.

Piódão

Passadiços do Paiva

O mês de outubro iniciou com a minha primeira viagem fora de Portugal e o destino escolhido foi a Croácia. Essa foi minha 3x no país e dessa vez fui conhecer a sua capital, Zagreb e também, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Esse mês também fui ao estádio do Alvalade ver pela primeira vez CR7 jogar, jogo era Portugal x Luxemburgo, valido pela Euro 2020. Ainda em outubro, no final do mês, voltei pela milésima vez a Escócia. Além de ir a Edimburgo, também visitei novamente Perth e Falkland e fui conhecer pela primeira vez Arbroath.

Zagreb

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Edimburgo

Perth

Falkland

Arbroath

O mês de novembro eu fiquei em Lisboa, aproveitei para organizar algumas coisas no apartamento, fui no show da minha banda escocesa preferida Belle & Sebastian, comprei roupas de frio e andei pela cidade para ver as luzes de Natal.

Ainda nao encontrei um sofá que eu tenha gostado

O ultimo mês do ano, dezembro, começou com viagem. Logo no inicio do mês eu fui a Berlim para curtir os Mercadinhos de Natal, e claro, aproveitei para rever algumas atrações da cidade. Devido as greves na França, todos os voos que passassem pelo seu espaço aéreo estavam sofrendo atrasos ou cancelamentos. Meu voo de volta para Lisboa foi cancelado. Como alternativa, a Easyjet me deu opção de poder voltar via Londres (foi a escolhida) ou Milão. Passei um dia em Londres e finalmente no dia seguinte consegui voltar a Lisboa.

Berlim

Londres – Triste ver o Big Ben assim

Londres

E os planos para 2020? Além de ter apenas uma viagem programada, não tenho mais nada de concreto ainda.

Gostaria de desejar a todos vocês que passam diariamente aqui no blog e/ou me seguem nas redes sociais um excelente Ano Novo. Feliz 2020 a todos!!

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em qualquer parte do mundo.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Retrospectiva: As minhas viagens em 2015

Retrospectiva: As minhas viagens em 2016

Retrospectiva: As minhas viagens em 2017

Retrospectiva: As minhas viagens em 2018

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei e @helloescocia

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alandroal, Alcácer do Sal, Aldeias Históricas, Alemanha, Alentejo, Arbroath, Arraiolos, Belmonte, Berlim, Brasil, Cascais, Castelo Novo, Chapecó, Costa da Caparica, Croácia, Edimburgo, Escócia, Estoril, Evoramonte, Florianópolis, Idanha-a-Velha, Lisboa, Monsanto, Monsaraz, Mourão, Parque Nacional Plitvice, Piódão, Portel, Porto Alegre, Portugal, Queluz, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Santiago do Cacém, São Lourenço do Barrocal, São Paulo, São Paulo, Sesimbra, Setúbal, Sortelha, Zagreb - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Retrospectiva: As minhas viagens em 2019"
  1. Nick Fraines   06/01/20 • 11h08

    Oi Bruna, parabéns por essa nova etapa da sua vida…continuo entrando sempre aqui no seu blog…Um Feliz 2020 pra vc !!!

    • Contando as Horas   06/01/20 • 18h11

      Oi, Nick

      Ah é? Coitado do blog, esse ano ele ficou totalmente abandonado. Quero ver se esse ano dou um jeito de colocar tudo em dia.

      Feliz 2020 para você também!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas