09.02
2020

Catar / Qatar: O novíssimo Metro de Doha

Quem estiver com viagem marcada ao Catar, poderá optar por se deslocar em Doha com a mais nova opção de transporte público da cidade: o Metro.

→ Identificando as estações

É muito fácil identificar onde existe uma estação de metro, afinal, além de existir a letra M gigante em metal, ainda tem duas bandeirinhas, uma bandeira do Catar e outra bandeira com o escrito metro em árabe e em inglês.

O acesso as estações pode ser feito por escada rolante e/ou elevador. Algumas estações as escadas rolantes ainda não estão em funcionamento ou estavam em manutenção, mas o elevador sempre estava funcionando.

→ As linhas

O metro de Doha começou a funcionar em meados de 2019 e no total terá 4 linhas. Por hora, 3 dessas linhas já estão em funcionamento.

Imagem retirada do site oficial da Qatar Rail

1) Red Line (Linha Vermelha): começou a funcionar parcialmente em maio de 2019 e agora em dezembro de 2019 o trecho que vai até o aeroporto também entrou em operação. Essa linha liga a cidade de Al Wakra e o Aeroporto a cidade de Lusail passando pelo centro de Doha. É a maior linha, tem 40 km de extensão e é formada por 18 estações. Repare que essa linha tem uma bifurcação, portanto, quando for se deslocar entre o centro da cidade e o aeroporto é necessário ficar atento em qual metro entrar, pois um vai ter final em Al Wakra e outro no aeroporto.

2) Gold Line (Linha Ouro): começou a funcionar em novembro de 2019, ela percorre a parte histórica de Doha, indo de Ras Bu Abboud até Al Aziziyah. É a menor das três linhas, tem apenas 14 km de extensão e é formada por 11 estações.

3) Green Line (Linha Verde): começou a funcionar em dezembro de 2019, ligando a Education City a Industrial Area passando pelo centro de Doha. Tem 22 km de extensão e é formada por 11 estações.

Imagem retirada do site oficial da Qatar Rail

4) Blue Line (Linha Azul): ainda não começou ser construída, pelo que eu li, a previsão de inicio as obras será ainda esse ano (segundo semestre). Dizem que ficará pronta até a Copa do Mundo, em 2022.

Enquanto eu estava programando a minha viagem, apenas parte da linha vermelha tinha sido inaugurada, mas atualmente as linhas vermelha, verde e ouro já estão em funcionamento, inclusive o trecho que vai até o aeroporto. Nem acreditei que elas estavam sendo inauguradas antes da minha viagem, isso facilitou muito minha vida!

→ Idioma

Tudo, absolutamente tudo, tem versão árabe e em inglês (nas maquinas pra comprar ticket, os avisos nos painéis nas plataformas, os avisos e placas dentro de cada vagão), portanto, não há necessidade de se preocupar com isso.

→ Tipos de tickets

Existem apenas 3 tipos de tickets:

1) Single: como o nome sugere, da direito a apenas uma viagem. Valor de 2,00 QAR.

2) Day Pass: como o nome também já sugere, é valido por um dia. Valor de 6,00 QAR.

3) Gold: é o ticket pra quem optar por andar no vagão da Primeira Classe. Ele tem a versão single e day pass. Os valores são respectivamente 10,00 QAR e 30 QAR.

Obs.: Esses valores são referentes a janeiro 2020.

Somente nos dias em que cheguei e fui embora usei o single ticket para ir do aeroporto ao centro de Doha e vice-versa, mas em todos os outros dias comprei o Day Pass. O ticket gold eu nunca comprei, não sei dar maiores detalhes.

Dica: Não é possível comprar vários Day Pass de uma só vez, e validar no dia que for usar. Eu queria fazer isso, mas não dava. Cada dia é necessário ir nas maquinas e comprar o ticket para o determinado dia. O single ticket pode ser comprado vários no mesmo momento, mas ele tem validade de uso. Em todos os tickets tem a data e hora limite de validade, observe isso.

→ As estações

Ao contrario do que vemos em algumas capitais ou grandes cidades européias, onde, muitas vezes, cada estação de metro tem estilo totalmente diferente, em Doha, todas as estações do metro tem o mesmo design, ou seja, elas são todas iguais.

Eu li que o design do metro foi escolhido pelo Emir do Catar e ganhou até um nome: “Vaulted Spaces”, pois foi totalmente inspirado nas tendas dos beduínos, mas com formas mais modernas.

Achei as estações muito bonitas, tanto a parte externa como a parte interna. Também achei elas bem espaçosas, algumas delas ja projetadas pensando no futuro, enfim, gostei bastante de tudo que vi. Para ver mais detalhes do projeto, clique aqui.

→ Metro de Doha

Andar no metro de Doha é muito simples. Com o ticket em mãos, é só passar pelas catracas, pegar as escadas rolantes/elevador e ir até a plataforma. Ao sair da escada rolante/elevador, existem as placas que informam qual sentido uma determinada linha percorre. Na plataforma também existe uma tela que indica quanto tempo demora para o próximo metro chegar. O tempo de espera não é muito grande, sempre algo em torno de no máximo 6 minutos.

Observe que o metro tem 3 tipos de vagão: gold (equivalente a primeira classe), family (para mulheres ou para famílias, homens só podem permanecer nesse vagão se estiverem acompanhados de uma mulher) e standard (vagão somente para homens e/ou homens acompanhados de crianças).

Toda hora os fiscais passam verificando os vagões. Algumas vezes eles só analisam o ambiente. Por exemplo, no vagão família (é um dos mais verificados), se eles veem algum homem que aparente estar sozinho, vão la pedir se eles estão acompanhados de alguma mulher, caso não esteja, os fiscais conduzem o homem até o vagão standard. Vi isso acontecer duas vezes. Algumas vezes os fiscais passam verificando o ticket e sua validade. Vi uma única vez uma mulher ser multada (ela tava acompanhada de duas crianças), não entendi muito bem o que aconteceu (me deu a impressão de ser algo relacionado com as crianças), mas ela ficou muito envergonhada.

Vagão Família e mais a frente, o vagão Gold (tem poltronas diferenciadas, única grande diferença que reparei

Uma coisa que achei estranha é que o metro é formado por apenas um vagão gold e um vagão família e muitos vagões standard. Em determinados dias e horários, era praticamente impossível entrar no vagão família (principalmente na sexta e no sábado), estava sempre lotado.

Repare que as pessoas que estão na plataforma não esperam as que estão dentro do metro desembarcarem, isso me deixava muito estressada. Se eu soubesse falar árabe, certamente ia xingar umas pessoas hahaha Teve uma vez que eu não consegui desembarcar por conta dessas pessoas sem noção, tive que descer na estação seguinte e voltar. Fiquei morrendo de raiva!

Logo acima das portas do metro existem telas que indicam a linha e as próximas estações. Essa mesma tela também informa qual lado do vagão as portas NÃO vão abrir. Portanto, se vc tiver que descer nas estações mais muvuca (geralmente são onde dá pra trocar de linha), já se encaminhe para a porta pra não ficar preso dentro do vagão sem conseguir desembarcar pq as pessoas que estão na plataforma não conseguem esperar as que estão dentro do metro desembarcar.

→ Outras infos

Importante 01: Se você for mulher e estiver viajando sozinha, os fiscais recomendam que você embarque no vagão Família. Se algum dos fiscais na plataforma ver vc sozinha e parada em frente ao standard, eles mandam você seguir até o vagão família.

Importante 02: A principal estação do metro de Doha é Msheireb, aqui as três linhas se encontram. Ela é MUITO cheia, tá sempre lotada. Se tiver que passar por ela, vá com um pouco mais de tempo. Outra estação que também é bastante movimentada é Al-Bidda, aqui as linhas verde e vermelha se encontram. Além disso, essas duas estações são meio loucas. Por exemplo, a linha vermelha, as plataformas em cada sentido não são paralelas. De um lado está a linha vermelha e paralela a ela, esta a linha verde. A outra parte da linha vermelha e a outra parte da linha verde ficam em outro lugar. É meio esquisito! Mas agora que você sabe disso, fica mais fácil de se localizar nessas duas estações.

Importante 03: Se você já leu os posts anteriores sobre o Catar, já sabe que o final de semana por lá acontece em dias diferentes: é na sexta e no sábado, sendo a sexta-feira equivalente ao nosso domingo. Na sexta-feira o metro começa a funcionar as 14:00 e cada estação pode ter um horário de fechamento diferente. Para ver os horários, clique aqui.

→ Segurança

E pra finalizar esse post, achei o metro de Doha super seguro. Em todos os lugares existem milhares de funcionários/fiscais, qualquer duvida que você tiver, é só perguntar. Eles são muito acessíveis e simpáticos.

Adorei as plaquinhas – Banheiro masculino

Teve uma vez que um deles viu que eu desci as escadas rolantes mas logo voltei, ele já veio me pedir se tinha acontecido alguma coisa ou se eu precisava de ajuda. Os funcionários estão sempre muito atentos a tudo, adorei isso.

Adorei as plaquinhas – Banheiro feminino

Existem seguranças andando pra lá e pra cá e nos finais de semana, também vi policiais em algumas estações.

→ Outras infos

Existem banheiros em todas as estações de metro. O acesso é gratuito. Os banheiros estão sempre limpissimos.

O metro de Doha tem um app, chamado de Qatar Rail. Pelo app da pra simular trechos, ver o mapa, entre outras coisas.

Se você for ao Catar, ande de metro, é a melhor opção!

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hospedagem no Catar.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre o Catar

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Catar, Doha - , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas