15.03
2020

Portugal e a Pandemia de Coronavírus

Nessas ultimas semanas parece que a Pandemia de Coronavírus é o único assunto existente no mundo.

Como todo mundo sabe, esse vírus apareceu na China pela primeira vez no final de 2019, mas somente agora em fevereiro e março de 2020 é que a coisa se alastrou mundo afora, forçando na quarta-feira a OMS a declarar uma Pandemia por Coronavírus.

Aqui em Portugal, até agora, existem 169 pessoas infectadas por coronavírus, sendo que 77 casos estão na região norte, 73 casos estão aqui em Lisboa, 08 na região centro (onde fica Coimbra), 07 no Algarve e 04 no estrangeiro. Madeira e Açores ainda não reportaram nenhum caso confirmado. A maioria desses casos confirmados são de pessoas que estiveram em viagem a Itália e a Espanha nos últimos dias.

Para acompanhar a situação em tempo real dos casos aqui em Portugal, veja o site da DGS – Direção Geral da Saúde, clicando aqui.

Desde que a OMS declarou Pandemia, as autoridades aqui em Portugal colocaram o país em Situação de Alerta, com isso, foram estabelecidas varias medidas mais severas que visam prevenir a circulação do vírus (essas medidas ficam em vigor pelo menos até dia 09 de abril).

Algumas atrações turísticas, galerias, teatros, bibliotecas, escolas, universidade, eventos públicos, parques, entre outros tiveram suas atividades suspensas. Além disso, desde sexta-feira, o governo estabeleceu que bares e restaurantes só podem abrir até as 21:00 (essa medida ficará em vigor também até dia 09 de abril).

Baseado no que eu tenho visto por aqui, Lisboa está com as ruas mais desertas. As academias suspenderam as aulas por tempo indeterminado (a minha academia cancelou as aulas a partir de ontem, mas eu deixei de ir desde quinta-feira). Os mercados estão relativamente bem abastecidos. Ultima vez que fui ao mercado foi na quinta feira, e os produtos que estavam faltando eram: papel higiênico, a maioria das frutas e verduras (mas ainda tinham tomates, batata, brócolis, uvas, morango, abacaxi, kiwi, por exemplo), enlatados/produtos em conserva, macarrão, arroz e alguns tipos de carne.

Dito isso, como muitas pessoas estão se questionando se vale a pena manter uma viagem a Portugal/Europa nesse momento, inclusive, eu mesma já recebi varias perguntas sobre isso, o que eu posso dizer é o seguinte: Muitos destinos não tem um número tãããão alto de casos ainda, como por exemplo, aqui em Portugal. Mas esses números estão aumentando muito rapidamente. Semana passada tínhamos apenas 2 casos em Portugal, hoje já estamos com quase 200. E no final da próxima semana, teremos quantos casos confirmados?

Diante desse quadro e também, da alta das moedas (agora no inicio de março, o euro passou dos 5,00 reais pela primeira vez na história), das atrações fechando, das regras impostas pelo governo para tentar diminuir a circulação do virus, não me parece muito sensato sair de casa nesse momento.

Pode até ser que ninguém fique doente ao viajar para cá, mas diante do crescimento dos números de casos dia após dia, a situação pode mudar a qualquer momento (pode haver fechamento de fronteiras, obrigatoriedade em fazer quarentena (isso já existe em alguns lugares aqui em Portugal, como por exemplo na Madeira e nos Açores), entre outras medidas). Você está preparado para enfrentar isso ($$) caso entre em vigor alguma(s) medida(s) mais drástica(s)?

Outras infos:

Só para citar alguns casos… a Dinamarca, a Noruega, a Polônia, o Chipre, a Rússia fecharam suas fronteiras. A Rep Tcheca não permite a entrada de nenhum turista até meados de abril. As ilhas da Madeira e dos Açores, que pertencem a Portugal, estão impedindo os cruzeiros de chegarem assim como, também passaram a exigir quarentena para quem for para lá. Muitos países estão suspendendo voos, como por exemplo, o Marrocos e Angola suspenderam voos para Portugal, entre outras coisas.

Conforme eu souber de alguma coisa ou se tiver alguma alteração nas medidas impostas pelo governo, eu atualizo esse post.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Coronavirus, Portugal - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas