03.08
2020

Portugal e as fases do desconfinamento durante a Pandemia de Coronavírus

** Post atualizado dia 15 de setembro de 2020.

2020: Que ano, hein?!?! Quando alguém imaginou que estariamos vivendo essa nova realidade causada por um vírus que literalmente se espalhou em todos os cantos do mundo?

Praticamente 5 meses depois da OMS ter declarado que estavamos enfrentando uma Pandemia, eu venho aqui deixar registrado como foi viver esses dias aqui em Portugal.

Avenida de Roma durante a 1 Fase do desconfinamento – Vazia!

Portugal esteve alguns dias em Estado de Alerta, depois passou para Estado de Emergência (que foi renovado por mais 2 vezes) e por fim, veio o Estado de Calamidade.

Depois de todas essas semanas vivendo com tudo literalmente fechado (apenas mercados, farmácias e serviços muito essenciais estavam abertos), fronteiras fechadas (a fronteira com a Espanha ficou fechada de 16 de março até 30 de junho) e a população inteira do país em quarentena, no final de abril o governo portugues anunciou as fases e suas respectivas datas do desconfinamento.

1 fase do desconfinamento: teve inicio em 03 de maio. Lembro que foi nesse momento onde o governo estabeleceu o uso obrigatório de mascara em ambientes fechados. Nessa semana que teve o inicio dessa 1 fase, eu sai dar uma voltinha aqui nos arredores da minha casa e levei minha camera para tirar umas fotos. Vivi alguns momentos surreais. As duas principais avenidas aqui perto da minha casa estavam v-a-z-i-a-s, as calçadas literalmente vazias (encontrei uma meia dúzia de pessoas apenas), mas vi muitas pessoas nas janelas e varandas. Enquanto eu fotografava as placas, as ruas, as pessoas me olhavam como se eu fosse um ET por estar segurando uma maquina fotográfica. Um senhor que estava numa janela me olhando tirar umas fotos até veio me pedir pra que jornal eu tava fotografando. Um tempo depois passei em frente ao Ministério da Saúde e o policial também me fez a mesma pergunta. Fiquei pensando: uma pessoa andando de mascara e luvas está tudo normal, mas se estiver andando com uma câmera fotográfica, parece que você é um ser de outro planeta.

2 fase do desconfinamento: teve inicio em 18 de maio. Na mesma semana que teve inicio essa segunda fase eu também peguei a minha câmera e sai tirar umas fotos aqui perto de casa. Nas ruas já havia um pouco mais de movimento de carros, vi mais ônibus, mas não vi muitas pessoas, mas já tinha um pouco mais do que nos dias da fase anterior.

3 fase do deconfinamento: teve inicio em 01 de junho. No dia seguinte ao inicio dessa fase eu sai dar uma volta pela parte mais turística da cidade. Fui caminhando aqui de casa até a Praça do Rossio, Chiado e Praça do Comercio. Levei minha maquina fotográfica também e tirei algumas fotos pra retratar a nova normalidade em Lisboa e claro, também aproveitei para tirar umas fotos dos jacarandás que estavam totalmente floridos em todas as partes da cidade. Nessa fase, a maioria das lojas e alguns cafés/restaurantes já estavam funcionando, portanto, já haviam mais carros nas ruas e mais pessoas também (mas o movimento ainda estava muito longe do que normalmente se via nas ruas, nas calçadas e nas praças da cidade).

Praça do Comércio vazia
Praça do Rossio vazia

Surto da Covid-19 em Lisboa: Quando todas essas fases terminaram, todas as regiões de Portugal estavam no Estado de Alerta, mas região de Lisboa e do Vale do rio Tejo foi a única exceção. Com o número de casos disparando dia após dia por aqui, em 01 de julho o governo foi forçado a declarar Estado de Contingência em Lisboa, onde dentro dessa região, 19 freguesias estavam em Estado de Calamidade. Essa situação durou até dia 28 de julho. Na pratica, os horários dos comércios, mercados e restaurantes foram reduzidos, ajuntamento de pessoas em locais públicos foram reduzidos, multas foram colocadas em vigor, enfim, uma série de restrições voltaram.

Nada de mesas ao ar livre

Desde dia 28 de julho as coisas em Portugal estão assim: em todas as regiões do país continental e Ilha dos Açores vigora o Estado de Alerta (que é o mais baixo de todos), a llha da Madeira esta em Estado de Calamidade até dia 31 de agosto (inclusive, desde o inicio de agosto passou a ser obrigatório o uso de máscara nas ruas) e apenas na região de Lisboa e Vale do rio Tejo está em vigor o Estado de Contingência. Quem quiser saber mais detalhes sobre isso, clique aqui. Esses estados de alerta e de contingência devem durar até dia 14 de agosto, quando tudo será reavaliado. Mais detalhes sobre isso, clique aqui.

Atualização: No dia 13 de agosto o governo português anunciou que apenas a Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai continuar em Estado de Contingência e as demais regiões de Portugal em estado de alerta. Essa situação vai até o dia 31 de agosto. Para saber mais detalhes sobre o comunicado emitido pelo governo, clique aqui.

Só para deixar registrado, hoje, dia 03 de agosto de 2020, os dados sobre a Covid-19 em Portugal estão assim:

Fonte: nit.pt

E ainda, pela primeira vez desde 16 de março de 2020, hoje dia 03 de agosto Portugal não registrou nenhuma morte.

Para quem aparece aqui no blog e está interessado em saber sobre como anda a situação de quem quer vir a turismo para Portugal, desde dia 01 de agosto (com duração até 23:59 do dia 15 de agosto), essas são as regras anunciadas pelo governo de Portugal:

– O trafego aereo com os paises da UE, países do Espaço Schengen e UK está aberto.

– Paises fora da UE que podem vir a Portugal, são apenas 12: Australia, Canada, China, Coreia do Sul, Georgia, Japão, Marrocos, Nova Zelandia, Ruanda, Tailandia, Tunisia e Uruguai.

– Voos para outros destinos serão permitidos apenas se for uma viagem estritamente essencial. O que é considerado viagem essencial: cidadãos nacionais da UE ou de países associados ao Espaço Schengen, familiares e estrangeiros com residencia legal em algum dos países membros da UE, ou ainda, viagens por motivos profissionais, de estudo, reunião familiar (por razão de saude ou humanitária). Esses cidadãos precisam apresentar um teste negativo para SARS-CoV-2, que deve ser realizado nas 72 horas anteriores a chegada em Portugal, exceto aqueles que estejam em transito e não precisem sair dos aeroportos portugueses. E ainda, portugueses e estrangeiros com residencia legal em Portugal podem fazer o teste quando chegarem em Portugal, no proprio aeroporto. Quem se recusar a fazer o teste, estará comentendo um crime de desobediencia e propagação de doença contagiosa. Os demais cidadãos estangeiros terão entrada recusada em Portugal se não apresentarem o teste negativo a Covid-19.

– Portugueses ou pessoas que residem legalmente em Portugal só podem viajar sem restrições para os seguintes países: Grécia, Rep Tcheca, Hungria, Malta, Romenia, Bélgica, Países Baixos e Dinamarca.

Atualização: O governo portugues ainda não divulgou se haverá modificação ou se permance a mesma situação por mais alguns dias com relação a viagens de/para Portugal.

Como dá pra notar, viajar para o exterior ainda pode gerar muitas dores de cabeça. Nesse momento, as autoridades da área de turismo incentivam as pessoas a tirarem ferias nos seus próprios países. De umas semanas pra cá um termo tornou-se muito popular no mundo virtual: Staycation, que é a junção de stay + vacation, ou seja, é um termo muito propicio para o momento: viaje pela sua região, pelo seu estado ou pelo seu país. Diante de tantas incertezas, essa é mesmo a melhor opção.

Atualização em 15 de setembro de 2020:

Na semana passada o Governo Português decidiu que a partir de hoje, dia 15 de setembro (com duração até 30 de setembro), além da Área Metropolitana de Lisboa, em todo o restante do país entra em vigor o Estado de Contingência. Além disso, tanto aqui em Lisboa quanto no Porto, que são as duas maiores áreas com maior população, ainda foram anunciadas outras medidas especificas. Os principais motivos que levaram o governo a adotar essas novas medidas foram: o aumento significativo de novos casos (agora em setembro mais que triplicou) e o fim das férias (a volta as aulas e ao trabalho).

Pra não deixar esse post muito longo, eu não vou listar aqui todas as novas medidas, mas quem tiver interesse em conhecer, eu recomendo ler as seguintes reportagens: clique aqui (no final do texto tem o arquivo em pdf divulgado pelo Governo de Portugal) e clique aqui (um texto mais geral, com as principais medidas).

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)

Postado em Coronavirus, Lisboa, Portugal - , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas