18.08
2020

Viagens a Portugal durante a Pandemia

** Post atualizado dia 14 de setembro 2020.

Já passamos da metade de 2020 e praticamente ninguém viajou esse ano por causa da Pandemia.

Aqui na Europa as perspectivas já estão um pouco melhores que no Brasil. E apesar de não ser recomendado ainda, muitas pessoas tem curiosidade em saber como anda a situação para viajar de/para Portugal.

No post anterior eu falei um pouco sobre como foi viver esses dias de Pandemia aqui em Portugal, falei sobre as fases do desconfinamento, também abordei um pouco sobre a questão das viagens em Portugal. Se quiser ver esse post, clique aqui: Portugal e as fases do desconfinamento durante a Pandemia de Coronavirus.

Como esse é um assunto que interessa a todos, decidi criar esse post para reunir todas as infos sobre como anda a situação para quem pensa em viajar de/para Portugal durante a Pandemia. Sempre que tiver alguma novidade, venho aqui atualizar o post.

Imagem: Facebook Aeroporto de Lisboa

Desde o dia 01 de agosto de 2020, as regras anunciadas pelo governo de Portugal, são essas:

  • O espaço aéreo está aberto para todos os países da UE, países do Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) e Reino Unido.
  • Pessoas que estão em países que não pertencem a Europa que podem vir a Portugal, são apenas 12: Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Georgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Tailândia, Tunísia e Uruguai.
  • Pessoas que vivem em outros destinos só podem vir a Portugal se for uma viagem essencial. O que o governo português entende como uma viagem essencial: cidadãos nacionais da UE, cidadãos nacionais de países do Espaço Schengen e membros das respectivas famílias e estrangeiros com residência legal em um estado membro da UE (desde que a viagem seja por motivos profissionais, de estudo, reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias). Viagem com finalidades de turismo estão proibidas. Pessoas que viajam de países que não integram a UE ou países do Espaço Schengen precisam apresentar, antes do embarque, um comprovante de teste negativo para SARS-CoV-2, que deve ser realizado nas 72 horas antes do embarque para Portugal. Pessoas que estejam em transito, ou seja, que não precisam sair dos aeroportos portugueses não precisam apresentar esse teste. Portugueses ou estrangeiros com residência legal em Portugal e seus familiares podem fazer o teste quando desembarcarem em Portugal, no próprio aeroporto. Demais cidadãos estrangeiros terão entrada recusada em Portugal se não apresentarem o testo negativo a Covid-19.

Obs.: Quem se recusar a fazer o teste estará cometendo um crime de desobediência e propagação de doença contagiosa.

  • Portugueses ou pessoas que residem legalmente em Portugal só podem viajar sem restrições para os seguintes países: Grécia, Rep Tcheca, Hungria, Malta, Romênia, Bélgica, Países Baixos, Dinamarca e mais recentemente foram adicionados a lista: Chipre, Polônia e Reino Unido (no final do post tem uma atualização referente ao UK).
  • As fronteiras terrestres com a Espanha estão abertas desde 01 de julho de 2020.
Imagem: Facebook Aeroporto de Lisboa

Obs. 1: O governo português ficou de anunciar a partir do dia 15 de agosto se haveria modificação ou se permaneceria a mesma situação por mais alguns dias com relação a viagens de/para Portugal, mas até hoje nada foi divulgado.

Obs. 2: Para ler na integra o Despacho número 7595A/2020 que estabelece essas regras, clique aqui.

Obs. 3: Quem tiver curiosidade em saber como anda a situação de casos confirmados de Covid-19 em Portugal em tempo real, clique aqui.

Obs. 4: O Governo de Portugal criou um site especifico para publicar as Medidas relativas a Covid-19 nos mais diversos setores, para ver mais detalhes, clique aqui.

Imagem: Facebook Aeroporto de Lisboa

Aeroporto de Lisboa: Todos os voos operados durante a Pandemia estão partindo/chegando a partir do Terminal 1 apenas. O Terminal 2 está temporariamente fechado.

Medidas implementadas nos aeroportos portugueses:

– Uso de mascara é obrigatório.

– Foram instalados sistemas de cameras de medição de temperatura nos Aeroporto de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada, pra facilitar o fluxo de entrada de pessoas no aeroporto. E também, vários pontos com dispensadores de alcool em gel estão espalhados pelo aeroporto.

Imagem: Twitter do SEF

Quem quiser ver como anda a nova realidade nos aeroportos de Portugal, a empresa que controla todos os principais aeroportos do país divulgou esse video:

https://www.youtube.com/watch?v=mrnddP1-xUc

Essa é uma cópia do folheto que está sendo distribuído pelo SEF – Policia de Imigração de Portugal para todas as pessoas que chegam ao países por via aérea.

Imagem: sef.pt

E pra finalizar esse post, no dia 08 de agosto o Turismo de Portugal divulgou 02 novas medidas que visam reforçar a confiança de quem escolheu Portugal como destino de viagem. 1) Kit Protected Tourist: será entregue aos turistas duas mascaras 100% de algodão, uma frasco de alcool gel, o informativo com conselhos para se proteger (esse folheto logo acima) e um QR Code que da acesso ao site portugalcleanandsafe.com. 2) Acesso ao site portugalcleanandsafe.com atraves do QR Code para que os turistas possam consultar as empresas que já tem o selo Clean & Safe.

Atualização em 14 de setembro de 2020:

No dia 22 de agosto o Reino Unido e Portugal decidiram que as pessoas que viajam para ambos os destinos não precisam mais fazer quarentena obrigatória. Com o aumento dos casos em Portugal (desde o início de setembro o número de novos casos em Portugal triplicou), a Escócia e o País de Gales pasaram a exigir quarentena obrigatória de quem viajar para lá partindo de Portugal desde o dia 05 de setembro. E no dia 12 de setembro a Inglaterra e a Irlanda do Norte passaram a exigir quarentena obrigatória também. Para mais infos, clique aqui.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)

Postado em Coronavirus, Lisboa, Porto, Portugal - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas