25.08
2020

Vida em Portugal: Autorização de residência renovada durante a Pandemia

Uns 45 dias antes de vencer minha Autorização de Residência, era um domingo a tarde, eu recebi uma mensagem do SEF (Polícia de Imigração de Portugal) no celular me avisando o que deveria fazer para continuar em situação regular no país.

Jardim do Torel nesse último final de semana, as pessoas respeitando o distanciamento

No dia seguinte eu comecei a pesquisar sobre o assunto e vejam só o que eu descobri: no dia 27 de maio de 2020 o governo português aprovou um despacho de forma emergencial com validade de um ano onde dizia que os procedimentos para Renovação de Residência se tornariam mais simples, pois seria tudo feito online. O próprio SEF vai consultar as bases de dados referentes a antecedentes criminais, cumprimento das obrigações fiscais e de segurança social.

Nessa mesma semana eu também entrei no site do SEF e fiz o meu cadastro no Portal como foi me orientado na mensagem por SMS. Fiquei aguardando novas instruções. Dia sim, dia também eu entrava no site pra ver se algo havia sido atualizado e nada. Em resumo: exatamente 29 dias para vencer o meu titulo de residência apareceu algo diferente no site. Eu precisei preencher alguns dados pessoais e da empresa, e no final, gerou uma ordem de pagamento para a emissão do titulo de residência. Como no site do SEF é meio confuso pesquisar sobre esses valores, o valor que paguei foi de 47,80 euros. Uns dois ou três dias após o pagamento, a situação no site do SEF constava como “estado concluído”.

Praça do Rossio e a Final da Champions League dia 23/08 entre PSG x Bayern de Munique

Como achei esse procedimento simples demaaaais (brasileiro qdo acha tudo muito fácil desconfia), mandei vários emails para o SEF até que um belo dia alguém me respondeu dizendo que era só isso, se fosse necessário fazer algo extra, eu seria informada. Mesmo recebendo essa resposta, eu continuei a entrar de vez em quando no site do SEF para ver se tinha alguma coisa diferente e sempre estava tudo igual.

E então ontem eu recebi uma carta registrada pelos correios aqui em casa com a minha Autorização de residencia renovada.

E sabem qual é a outra melhor noticia? Desde 01 de abril de 2020 entrou em vigor a lei que estabelece novos prazos de validade para manifestação de interesse (primeira solicitação de Autorização de residência) e de renovação da Autorização de residência. Respectivamente, antigamente era 1 ano e 2 anos e agora passou a ser 2 anos e 3 anos. Que maravilha!!!

Chiado nesse último final de semana

Obs. 1: Só para esclarecer os termos usados pelo SEF, “Manifestação de interesse” é o primeiro pedido de autorização de residência temporaria. “Renovação da Autorização de Residência” são os demais pedidos de renovação.

Quem tiver curiosidade, pode ler sobre como foi o meu processo para solicitar a Manifestação de interesse ano passado, clicando aqui: Vida em Portugal: Manifestação de interesse aprovada.

Praça do Comércio nesse último final de semana, ainda vazia

Tava ansiosa para confirmar essa nova lei aprovada, e no meu cartão do título de residencia diz que a validade é mesmo de 3 anos.

Entããão Portugal, vamos poder continuar nos conhecendo por mais 3 anos! :D

Obs. 2: Para ler sobre o Despacho de emergência n 5793-A/2020, clique aqui. E para ler sobre a alteração da validade da manifestação de interesse e da renovação da AR, lei n 2/2020 artigo 183, clique aqui.

Metro de Lisboa vazio em plena quinta feira as 19:00

E pra finalizar esse post, essas duas novas medidas aprovadas esse ano pelo governo português estão beneficiando cerca de 250 mil (sendo aproximadamente 151 mil brasileiros) estrangeiros que estão vivendo em Portugal.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Portugal.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Vida em Portugal

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Porto

Todos os posts sobre Vila Nova de Gaia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Vida em Portugal - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas