14.07
2021

Como foi a minha Vacinação contra Covid-19 em Portugal

Eu sei que eu ando muito sumida aqui no blog, mas depois que a Pandemia foi declarada, parece que ficou sem sentido falar de viagens.

Mas hoje resolvi aparecer por aqui para contar como foi a minha vacinação contra a Covid-19 aqui em Lisboa.

Antes de qualquer coisa, vou deixar aqui algumas informações importantes:

1) No início de dezembro de 2020 Portugal apresentou o seu Plano de Vacinação.

2) A primeira pessoa a ser vacinada no país foi um médico português, que reside na cidade do Porto. Ele recebeu a primeira dose da vacina Pfizer, no dia 27 de dezembro de 2020.

3) Portugal comprou 35 milhões de doses (doses mais que suficientes para vacinar toda a sua população- atualmente é de 10,2 milhões de habitantes) de seis empresas que são as aprovadas pela União Européia: AstraZeneca, Pfizer, Moderna, Curevac, Janssen e Sanofi/GSK. 

4) Essas vacinas podem ser virais, com vetores virais, de ácidos nucleicos e a base de proteínas. A principal diferença entre elas é a forma como induzem a aquisição da imunidade.

Dito isso, a minha experiência:

DIA 14/07/2021:

Domingo a noite, dia 11/07/2021, eu recebi um SMS no meu celular dizendo o dia, horario e o local onde eu seria vacinada aqui em Lisboa.

E hoje, dia 14/07/2021, foi a data agendada para eu receber a 1 dose da vacina contra a Covid-19.

Quem esta a frente de tudo nos Centros de Vacinação em Portugal é o exercíto português. São eles quem organizam as filas, medem a temperatura, entregam o formulário (um questionário onde é necessário preencher com dados pessoais e informações sobre se ja teve Covid, se ja tomou outra vacina nos ultimos diaa, se tem problema de coagulação, se tem doenças pre existentes, etc), fazem o cadastro no sistema, fazem a vacinação e controlam a sala de recobro.

Eu cheguei exatamente no horário. Havia um oficial do exército conferindo se o meu nome constava na lista de quem receberia a vacina naquele dia (o rapaz que estava na minha frente não tinha o nome na lista).


Quando entrei no Centro de Vacinação, mediram minha temperatura, tive que passar álcool gel nas mãos e verificaram se eu estava de máscara cirúrgica (máscara de tecido não pode).

Recebi o formulário, preenchi com os meus dados e respondi algumas perguntas. Logo fui encaminhada para o cadastro. Nesse momento precisei apresentar a minha Autorização de Residência. Também foi nesse momento que fiquei sabendo que receberia a vacina da Pfizer.

Depois de concluir o cadastro, logo já fiquei na fila para ser chamada para vacinar. Não esperei nem 2 minutos, logo apareceu uma senhora me chamando.

Fui até o posto onde estavam aplicando a vacina da Pfizer, ela preencheu o meu nome, data da 1 dose, lote da vacina e a data para a 2 dose no Cartao de Vacinação. Recebi a vacina. Esse processo levou menos de 5 minutos.

Fui encaminhada para a Sala de Recobro. O oficial do exército pediu se eu queria um lanche e água. Mas não precisei, não fazia muito que eu tinha tomado Café da Manhã e como tava muuuito quente em Lisboa hoje, eu ja tinha comigo uma garrafa de água. Precisei ficar nessa salinha por 30 minutos. Como não senti absolutamente nada, quando deu meu horário, fui liberada.

Eu queria deixar registrado aqui que o atendimento de todos, desde a verificação do nome na fila até a espera na salinha de recobro foi ótimo, todos muito simpáticos e sempre perguntando se estava tudo bem.

Reações no dia da Vacinação: a tarde tive uma leve dor no local onde a vacina foi aplicada. Ao contrario do que vi muitas pessoas relatarem, eu não fiquei sonolenta, muito pelo contrario, fiquei até meio eletrica (hahaha). Já a noite, a dor no braço ficou um pouco mais forte e fiquei bem sonolenta. Foi só isso mesmo, graças a Deus.

DIA 15/07/2021

Hoje acordei com a mesma intensidade de dor no braço. Não consegui dormir virada para o lado do braço que recebi a vacina e dormi normalmente. Durante o dia, me senti normal. A dor no braço, agora na metade da tarde, ja diminuiu bastante. Quanto a outros sintomas (febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, etc) não tive nada.

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Coronavirus, Lisboa, Portugal, Vida em Portugal - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas