27.07
2021

Brasileiros x Viagens a Portugal

Como todo mundo sabe, devido a Pandemia, a cada pouco as regras para viajar estão mudando.

Brasileiros tem mania de se orientar pelas experiências dos outros nesse sentido, e se esquecem de verificar as medidas que estão em vigor nos sites oficiais.

Última campanha feita pelo Governo Português: Pede para as pessoas fazerem teste contra Covid.

Na última sexta-feira, dia 23, o Governo Português atualizou as medidas relacionadas ao Brasil que serão válidas até dia 08 de agosto de 2021 (podendo serem renovadas).

O espaço aéreo de Portugal está aberto apenas para países membros da União Européia, paises que fazem parte do Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) e o Reino Unido.

Para todas as pessoas que vivem em outros países, as viagens permitidas, são:

– por motivos essenciais: motivos profissionais, de estudo, reunião familiar, razões de saúde ou por razões humanitárias, desde que essas pessoas sejam cidadãos europeus ou tenham residência legal em algum dos países membros da UE e Espaço Schengen.

– voos de repatriamento: para que estrangeiros possam voltar aos seus respectivos países, desde que esses voos sejam promovidos pelos seus países.

E também, pede para que as pessoas se vacinem. Imagem: Governo Português.

Para entrar em território português, todas as pessoas, independente de serem portugueses ou estrangeiros, precisam apresentar:

– Formulário “Travel SEF” preenchido. Clique aqui para acessar o formulário.

– Teste negativo para Covid-19 realizado nas ultimas 72 horas (PCR) ou nas ultimas 48 horas (teste rápido de antígeno TRAg ou apresentar o Certificado Digital Covid da UE). Crianças que não tenham completado 12 anos não precisam apresentar nada disso.

– Cumprir isolamento durante 14 dias em casa ou em local indicado pelas Autoridades de Saude de Portugal. Essa regra só se aplica para pessoas vindas de países com uma taxa igual ou superior a 500 casos/100 mil habitantes nos últimos 15 dias.

Obs.: Essas medidas são válidas independente da viagem ter sido feita por via aérea, terrestre ou marítima.

Em resumo: quem vem do Brasil, precisa cumprir essas três medidas.

Como é o Certificado Digital da UE. Imagem: Comissão Européia.


Sobre o Certificado Digital Covid da União Européia para brasileiros que estejam em outros países membros da UE:

Desde o dia 01 de julho de 2021 pessoas que tenham o Certificado Digital podem viajar para Portugal independente do motivo.

Existem 3 tipos de Certificados Digitais:

1) Certificado de Vacinação: quando a pessoa ja recebeu as duas doses ou a dose unica de qualquer uma das vacinas aprovadas pela União Européia. A vacinação só é considerada completa 14 dias após a segunda dose ou após a dose única.

2) Certificado de Recuperação: a pessoa deve comprovar que se recuperou da doença apresentando teste PCR negativo realizado a mais de 11 dias e a menos de 180 dias.

3) Certificado de Teste PCR: deve ter sido realizados nas ultimas 72 horas antes do embarque da primeira parada da viagem ou teste de antígeno realizado nas ultimas 48 horas que antecedem o embarque da primeira parte da viagem.

Obs.: Os certificados podem ser apresentados tanto digital como em papel. Não se esqueça, o UK não faz mais parte da UE. Quem apresentar o Certificado de Vacinação não precisa fazer o isolamento por 14 dias (mas existem exceções).

Vacinem-se! Imagem: DGS.


Como da pra perceber nesse post, viajar ficou um pouco mais complicado, com muito mais regras.

O bom mesmo, enquanto boa parte da população mundial não for vacinada, é evitar ficar circulando por ai por qualquer motivo.

Existem relatos de pessoas, que mesmo vacinadas, pegaram Covid-19 em suas viagens. Enquanto o teste não der negativo (o que pode facilmente passar de 10 dias), as despesas de hospedagem e alimentação nesses “dias extras de viagem” são pagas pelo próprio viajante enquanto aguardam o teste dar negativo.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)

Postado em Coronavirus, Lisboa, Porto, Portugal - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas