Intercâmbio – Dicas gerais

Todo mundo tem um grande sonho na vida. Nos últimos anos, fazer um intercâmbio tem sido o maior sonho da maioria das pessoas.

O mais legal de tudo é que, de uns tempos pra cá, esse sonho de morar fora, vivenciar outras culturas e ganhar fluência em outro idioma tem se tornado cada vez mais possível.

Se você também tem esse sonho, aqui nesse post vou dar um apanhado geral sobre tudo o que existe relacionado a intercâmbio.

→ Idade ideal para fazer Intercâmbio

A maior duvida de todas as pessoas que algum dia cogitaram a possibilidade de fazer um intercâmbio é: Qual é a melhor idade? A resposta é muito simples: Não existe uma melhor ou pior idade pra fazer intercâmbio. Na verdade, isso depende muito da necessidade de cada um em ter essa experiência.

Eu sempre quis fazer um intercâmbio, levei séculos pra me decidir. Quando eu comecei a buscar informações, pesquisar agencias, vistos, cursos e tudo mais, eu tinha 27 anos de idade. Muito vão achar que fui tarde demais, outros vão achar que fui cedo demais. Minha opinião: Foi a melhor época pra mim. Se eu não tivesse ido naquele momento, talvez a vida não me desse outra oportunidade daquelas (financeira, principalmente).

Se você tiver mais ou menos idade que eu tinha quando fiz meu intercâmbio, leve em consideração algumas coisas (vou falar isso com base em experiências que eu tive e em histórias de colegas que estudaram comigo durante o tempo que morei fora do Brasil):

– Se você for menor de idade (idade inferior a 18 / 21 anos): Para uma pessoa ser considerada menor de idade aqui no Brasil ela deve ter menos de 18 anos, certo? Em outros países, quem tiver menos de 21 anos é considerado menor de idade. Leve isso em consideração. Muito provavelmente alguém será responsável por você e seus país vão lhe dar uma oportunidade unica de viver outra cultura e idioma. Não faça nada de errado. Se você não puder sair na balada, não vá. Se precisar respeitar alguma regra em especifico, respeite. Você estará em outro país. As leis lá podem ser muito mais severas que aqui no Brasil.

– Se você tiver entre 21 e 35 anos: Na minha opinião, essa é a melhor faixa de idade pra fazer intercâmbio. Eu falo isso por experiência própria. Se você puder ir depois que terminar a faculdade aqui no Brasil, muito melhor. Sabe pq? Pq se você gostar de morar no local escolhido, nada te impede de poder ficar lá. Você não vai precisar voltar ao Brasil pra terminar a faculdade. Se você quiser fazer uma pós-graduação, você pode fazer isso em diversos países (muitos países já facilitam isso para Brasileiros). Se você arrumar um emprego, você pode continuar trabalhando lá. Você não vai ficar com aquela sensação de que a tua vida vai estar incerta a cada 6 meses ou 1 ano, pq você precisa voltar ao Brasil.

– Se você tiver mais de 36 anos: Quando eu fui fazer meu intercâmbio, eu tava quase chegando aos 30 anos de idade. Fui morrendo de medo de encontrar apenas colegas adolescentes, mas chegando lá, percebi que isso era apenas um obstaculo que eu mesma criei pra tentar me confortar caso eu não encontrasse o que imaginava. A verdade é que quando cheguei para o meu primeiro dia de aula eu me acalmei. Eu tinha colegas de todas as idades. Sim, tive colegas adolescentes (como eu imaginava), mas tive colegas da mesma idade que eu, pessoas um pouco mais velhas e até idosos (mais de 60 anos!). Não deixe de fazer um intercâmbio com medo de se achar muito velho (a) para viver essa experiência.

Post especial: Intercâmbio: Qual a melhor idade?

→ Tipos de Intercâmbio

Pra começar, existem diversos tipos de intercâmbio, como por exemplo:

Curso de férias: Existem vários tipos de programas de férias, mas os mais comuns são para pessoas com idade abaixo dos 18 anos ou acima dos 50 anos. Algumas escolas oferecem turmas específicas para essas idades.

Curso de Ensino Médio / High School: Esse programa é especifico pra quem ainda está na escola aqui no Brasil, mas quer ter uma oportunidade de estudar em uma escola no exterior. Esse programa pode ser de 2 meses, 6 meses ou 1 ano de duração.

Curso de idiomas: O mais procurado. Quem tiver interesse em estudar um novo idioma em outro país, pode fazer de 3 formas: estudar apenas o idioma em questão, estudar o idioma com foco em alguma atividade ou esporte ou estudar algum idioma voltado para uma profissão específica (cursos de idioma para médicos, advogados, entre outros).

Curso para Pais e Filhos: É um programa de intercâmbio criado para que pais e filhos possam aprender (ou aperfeiçoar) um idioma durante a semana e viajar (ou aproveitar) durante o final de semana.

Curso preparatório para exames: Outra forma de fazer intercâmbio é para se preparar para um exame de proficiência, como IELTS, TOFEL, DELF, DALF, DELE, entre outros.

Cursos profissionalizantes: Algumas pessoas já terminaram o colégio ou até mesmo já se formaram na faculdade, mas vão fazer um intercâmbio em busca de uma experiência na sua área. Os cursos profissionalizantes costumam ter duração melhor e são mais focados na parte prática necessária para enfrentar o mercado de trabalho.

Curso de graduação: Algumas pessoas fazem faculdade aqui no Brasil, mas mesmo assim procuram fazer um novo curso de graduação complementar no exterior, normalmente em área relacionadas a sua profissão. Outras pessoas nem pensam em fazer faculdade aqui no Brasil e já partem logo para uma experiencia no exterior.

Curso de pós-graduação: Pra quem fez faculdade no Brasil ou até mesmo fez um curso de graduação no exterior e está pensando em fazer uma pós-graduação no exterior. Alguns países oferecem essa possibilidade para Brasileiros.

Curso de Mestrado ou Doutorado Sanduíche (Split PhD): é um tipo de programa de estudos onde é possivel estudar uma parte do curso no Brasil e outra parte em uma instituição internacional. Ao final do curso (parte nacional e parte internacional), o estudante defende sua tese aqui no Brasil.

Curso com Bolsa de Estudo: O governo brasileiro em acordo com alguns outros países oferecem a possibilidade para estudantes brasileiros irem estudar um ou mais semestres estudando em uma universidade do exterior. Para isso, você deve pesquisar com quais universidades a tua faculdade tem acordos que possibilitem essa experiência.

→ Outros tipos de Intercâmbio

Além desses tipos de intercâmbio listados acima, existem algumas outras modalidades de intercâmbio, como:

Au Pair / Demi Pair: O Au Pair é um tipo de programa de intercâmbio onde mulheres com idade entre 16 e 26 anos podem trabalhar como babá e ao mesmo tempo, por causa da vivencia com uma família de outro país, melhorar a fluência em outro idioma. Enquanto o Demi Pair é basicamente a mesma coisa que o Au Pair, mas nesse programa, as mulheres além de trabalharem como babá por meio período, podem estudar por meio período também.

Estágios / Trainee: Quem optar por fazer um estágio no exterior, além de obrigatoriamente ter que estar cursando faculdade, deve ficar atento se o programa é remunerado ou não remunerado e ainda, é preciso ter sido aceito para trabalhar no país de destino. Além disso, o estágio deve ser feito no período entre minimo de 6 meses e máximo de 12 meses. Quem optar por ser Trainee, precisa estar formado ou recém formado para trabalhar em uma empresa no exterior. Geralmente esse programa é remunerado e pode ser uma boa oportunidade para iniciar uma carreira no exterior.

Estudo e Trabalho (Work and Study):  Esse tipo de intercâmbio é ideal pra quem quer ganhar fluência em um outro idioma, mas ao mesmo tempo precisa trabalhar para se manter morando fora ou também, quer ganhar um pouco de experiência em trabalhar em outro país. Quem escolher essa modalidade, vai estudar em um período do dia e trabalhar em outro. Agências de Intercâmbio aqui no Brasil podem te ajudar a encontrar um trabalho.

Estudo e Viagens (Work and Travel): Esse é outro tipo de intercâmbio muito popular para quem está na Faculdade aqui no Brasil, afinal, ele foi desenvolvido especialmente para universitários. Esse intercâmbio da a oportunidade de utilizar o período de férias da faculdade ou o período de férias de verão no país de destino para estudar e viajar no exterior.

Trabalho Voluntário: Esse tipo de intercâmbio é ideal para você que quer ter a oportunidade de unir o aprendizado de um novo idioma com um trabalho voluntário em programas ambientais, médicos, proteção a animais, entre outros tipos. Se o trabalho voluntariado for na sua área de formação profissional, melhor ainda. Procure mais informações no site da Aiesec.

Trabalho no Exterior: 

→ Intercâmbio: Sozinho x Acompanhado

Eu mesma já fiquei me perguntando se deveria fazer um intercâmbio sozinha ou ir acompanhada de um parente, amigo, vizinho ou namorado (marido). Ambas as opções tem prós e contras, como por exemplo:

Intercâmbio sozinho:

• O maior beneficio de quem faz intercâmbio sozinho é aprender a se virar e se organizar o mais rápido possivel. Você mesmo quem vai ter que ir atrás de tudo o que for necessário, você mesmo vai precisar pesquisar sobre algum assunto especifico e você mesmo quem vai precisar começar a tentar se comunicar com os colegas, na rua, em restaurantes, em atrações turísticas. Se você mesmo não correr atrás de tudo, você não vai evoluir na fluência do idioma e nem no dia a dia de viver em outro país.

• As desvantagens são poucas comparadas com todos os beneficios que um intercâmbio pode trazer. Na minha opinião, a maior desvantagem que uma pessoa po

Intercâmbio acompanhado:

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas