Intercâmbio – Dicas gerais

Todo mundo tem um grande sonho na vida. Nos últimos anos, fazer um intercâmbio tem sido o maior sonho da maioria das pessoas.

O mais legal de tudo é que, de uns tempos pra cá, esse sonho de morar fora, vivenciar outras culturas e ganhar fluência em outro idioma tem se tornado cada vez mais possível.

Se você também tem esse sonho, aqui nesse post vou dar um apanhado geral sobre tudo o que existe relacionado a intercâmbio.

→ Idade ideal para fazer Intercâmbio

A maior duvida de todas as pessoas que algum dia cogitaram a possibilidade de fazer um intercâmbio é: Qual é a melhor idade? A resposta é muito simples: Não existe uma melhor ou pior idade pra fazer intercâmbio. Na verdade, isso depende muito da necessidade de cada um em ter essa experiência.

Eu sempre quis fazer um intercâmbio, levei séculos pra me decidir. Quando eu comecei a buscar informações, pesquisar agencias, vistos, cursos e tudo mais, eu tinha 27 anos de idade. Muito vão achar que fui tarde demais, outros vão achar que fui cedo demais. Minha opinião: Foi a melhor época pra mim. Se eu não tivesse ido naquele momento, talvez a vida não me desse outra oportunidade daquelas (financeira, principalmente).

Se você tiver mais ou menos idade que eu tinha quando fiz meu intercâmbio, leve em consideração algumas coisas (vou falar isso com base em experiências que eu tive e em histórias de colegas que estudaram comigo durante o tempo que morei fora do Brasil):

– Se você for menor de idade (idade inferior a 18 / 21 anos): Para uma pessoa ser considerada menor de idade aqui no Brasil ela deve ter menos de 18 anos, certo? Em outros países, quem tiver menos de 21 anos é considerado menor de idade. Leve isso em consideração. Muito provavelmente alguém será responsável por você e seus país vão lhe dar uma oportunidade unica de viver outra cultura e idioma. Não faça nada de errado. Se você não puder sair na balada, não vá. Se precisar respeitar alguma regra em especifico, respeite. Você estará em outro país. As leis lá podem ser muito mais severas que aqui no Brasil.

– Se você tiver entre 21 e 35 anos: Na minha opinião, essa é a melhor faixa de idade pra fazer intercâmbio. Eu falo isso por experiência própria. Se você puder ir depois que terminar a faculdade aqui no Brasil, muito melhor. Sabe pq? Pq se você gostar de morar no local escolhido, nada te impede de poder ficar lá. Você não vai precisar voltar ao Brasil pra terminar a faculdade. Se você quiser fazer uma pós-graduação, você pode fazer isso em diversos países (muitos países já facilitam isso para Brasileiros). Se você arrumar um emprego, você pode continuar trabalhando lá. Você não vai ficar com aquela sensação de que a tua vida vai estar incerta a cada 6 meses ou 1 ano, pq você precisa voltar ao Brasil.

– Se você tiver mais de 36 anos: Quando eu fui fazer meu intercâmbio, eu tava quase chegando aos 30 anos de idade. Fui morrendo de medo de encontrar apenas colegas adolescentes, mas chegando lá, percebi que isso era apenas um obstaculo que eu mesma criei pra tentar me confortar caso eu não encontrasse o que imaginava. A verdade é que quando cheguei para o meu primeiro dia de aula eu me acalmei. Eu tinha colegas de todas as idades. Sim, tive colegas adolescentes (como eu imaginava), mas tive colegas da mesma idade que eu, pessoas um pouco mais velhas e até idosos (mais de 60 anos!). Não deixe de fazer um intercâmbio com medo de se achar muito velho (a) para viver essa experiência.

Post especial: Intercâmbio: Qual a melhor idade?

→ Tipos de Intercâmbio

Pra começar, existem diversos tipos de intercâmbio, como por exemplo:

Curso de férias: Existem vários tipos de programas de férias, mas os mais comuns são para pessoas com idade abaixo dos 18 anos ou acima dos 50 anos. Algumas escolas oferecem turmas específicas para essas idades.

Curso de Ensino Médio / High School: Esse programa é especifico pra quem ainda está na escola aqui no Brasil, mas quer ter uma oportunidade de estudar em uma escola no exterior. Esse programa pode ser de 2 meses, 6 meses ou 1 ano de duração.

Curso de idiomas: O mais procurado. Quem tiver interesse em estudar um novo idioma em outro país, pode fazer de 3 formas: estudar apenas o idioma em questão, estudar o idioma com foco em alguma atividade ou esporte ou estudar algum idioma voltado para uma profissão específica (cursos de idioma para médicos, advogados, entre outros).

Curso para Pais e Filhos: É um programa de intercâmbio criado para que pais e filhos possam aprender (ou aperfeiçoar) um idioma durante a semana e viajar (ou aproveitar) durante o final de semana.

Curso preparatório para exames: Outra forma de fazer intercâmbio é para se preparar para um exame de proficiência, como IELTS, TOFEL, DELF, DALF, DELE, entre outros.

Cursos profissionalizantes: Algumas pessoas já terminaram o colégio ou até mesmo já se formaram na faculdade, mas vão fazer um intercâmbio em busca de uma experiência na sua área. Os cursos profissionalizantes costumam ter duração melhor e são mais focados na parte prática necessária para enfrentar o mercado de trabalho.

Curso de graduação: Algumas pessoas fazem faculdade aqui no Brasil, mas mesmo assim procuram fazer um novo curso de graduação complementar no exterior, normalmente em área relacionadas a sua profissão. Outras pessoas nem pensam em fazer faculdade aqui no Brasil e já partem logo para uma experiencia no exterior.

Curso de pós-graduação: Pra quem fez faculdade no Brasil ou até mesmo fez um curso de graduação no exterior e está pensando em fazer uma pós-graduação no exterior. Alguns países oferecem essa possibilidade para Brasileiros.

Curso de Mestrado ou Doutorado Sanduíche (Split PhD): é um tipo de programa de estudos onde é possivel estudar uma parte do curso no Brasil e outra parte em uma instituição internacional. Ao final do curso (parte nacional e parte internacional), o estudante defende sua tese aqui no Brasil.

Curso com Bolsa de Estudo: O governo brasileiro em acordo com alguns outros países oferecem a possibilidade para estudantes brasileiros irem estudar um ou mais semestres estudando em uma universidade do exterior. Para isso, você deve pesquisar com quais universidades a tua faculdade tem acordos que possibilitem essa experiência.

→ Outros tipos de Intercâmbio

Além desses tipos de intercâmbio listados acima, existem algumas outras modalidades de intercâmbio, como:

Au Pair / Demi Pair: O Au Pair é um tipo de programa de intercâmbio onde mulheres com idade entre 16 e 26 anos podem trabalhar como babá e ao mesmo tempo, por causa da vivencia com uma família de outro país, melhorar a fluência em outro idioma. Enquanto o Demi Pair é basicamente a mesma coisa que o Au Pair, mas nesse programa, as mulheres além de trabalharem como babá por meio período, podem estudar por meio período também.

Estágios / Trainee: Quem optar por fazer um estágio no exterior, além de obrigatoriamente ter que estar cursando faculdade, deve ficar atento se o programa é remunerado ou não remunerado e ainda, é preciso ter sido aceito para trabalhar no país de destino. Além disso, o estágio deve ser feito no período entre minimo de 6 meses e máximo de 12 meses. Quem optar por ser Trainee, precisa estar formado ou recém formado para trabalhar em uma empresa no exterior. Geralmente esse programa é remunerado e pode ser uma boa oportunidade para iniciar uma carreira no exterior.

Estudo e Trabalho (Work and Study):  Esse tipo de intercâmbio é ideal pra quem quer ganhar fluência em um outro idioma, mas ao mesmo tempo precisa trabalhar para se manter morando fora ou também, quer ganhar um pouco de experiência em trabalhar em outro país. Quem escolher essa modalidade, vai estudar em um período do dia e trabalhar em outro. Agências de Intercâmbio aqui no Brasil podem te ajudar a encontrar um trabalho.

Estudo e Viagens (Work and Travel): Esse é outro tipo de intercâmbio muito popular para quem está na Faculdade aqui no Brasil, afinal, ele foi desenvolvido especialmente para universitários. Esse intercâmbio da a oportunidade de utilizar o período de férias da faculdade ou o período de férias de verão no país de destino para estudar e viajar no exterior.

Trabalho Voluntário: Esse tipo de intercâmbio é ideal para você que quer ter a oportunidade de unir o aprendizado de um novo idioma com um trabalho voluntário em programas ambientais, médicos, proteção a animais, entre outros tipos. Se o trabalho voluntariado for na sua área de formação profissional, melhor ainda. Procure mais informações no site da Aiesec.

Trabalho no Exterior: 

→ Intercâmbio: Sozinho x Acompanhado

Eu mesma já fiquei me perguntando se deveria fazer um intercâmbio sozinha ou ir acompanhada de um parente, amigo, vizinho ou namorado (marido). Ambas as opções tem prós e contras, como por exemplo:

Intercâmbio sozinho:

• O maior beneficio de quem faz intercâmbio sozinho é aprender a se virar e se organizar o mais rápido possivel. Você mesmo quem vai ter que ir atrás de tudo o que for necessário, você mesmo vai precisar pesquisar sobre algum assunto especifico e você mesmo quem vai precisar começar a tentar se comunicar com os colegas, na rua, em restaurantes, em atrações turísticas. Se você mesmo não correr atrás de tudo, você não vai evoluir na fluência do idioma e nem no dia a dia de viver em outro país.

• As desvantagens são poucas comparadas com todos os beneficios que um intercâmbio pode trazer. Na minha opinião, a maior desvantagem que uma pessoa po

Intercâmbio acompanhado:

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas