06.05
2012

Um pouco de Belfast e Titanic Walking Tour

A Irlanda do Norte é um destino cheeeio de coisas pra fazer e no meu ultimo dia em Belfast, duas coisas eu não poderia deixar passar batido: o City Hall e o Tour do Titanic! Depois do chuvão de sábado a noite, por sorte no domingo o dia amanheceu super bonito, com direito a sol e tudo mais!

belfast 1

Fiz o check-out no hotel e fui caminhando até o City Hall, um dos símbolos da cidade. E todos aqueles adjetivos que são usados pra descrever esse lugar não é exagero não, muito pelo contrário, são até modestos. O edifício ocupa a Donegall Square por completo. Seu estilo eduardiano e sua cúpula em tom esverdeado são realmente lindíssimos! 

belfast 4

No dia que fui visitar, como era um domingo (nos feriados também não abre), infelizmente esse é o único dia que os tours não acontecem. Eu não tinha outra opção, o jeito foi me conformar. Por sorte tive pelo menos acesso aos jardins e pude caminhar um pouco por ali. São muitas estátuas, mas sem duvida o destaque fica por conta do monumento a Rainha Victoria, que fica bem em frente a entrada principal.

belfast 2

Saindo dali, segui pela High St até chegar na Victoria St para ver o Albert Memorial Clock Tower, que como o próprio nome sugere, é uma bela torre com um relógio no topo que homenageia o Príncipe Albert. Sofreu alguns danos por causa de alguns ataques do IRA, mas nada que danificasse muito a construção, apenas da pra notar que a torre é nitidamente um pouco torta.

belfast 8

Passei por muitas lojinhas de souvernir…

10032010

souvenirs-irlanda

leprechauns

Caminhei pelo calçadão a beira do rio Lagan..

belfast 7

belfast 9

E ainda vi a estátua Beacon of Hope, que fica na Thanksgiving Square..

belfast 6

Caminhei também pela área revitalizada chamada de Titanic Quarter. O lugar é bem moderninho, com um calçadão a beira do rio Lagan e atualmente muitos prédios residenciais estão sendo construído.

DSC02641

É uma área super bonita e agradável, até faz a gente esquecer que estamos em Belfast, pq não vemos nenhum dos murais políticos nessa região.

belfast 12

A ideia de dar o nome Titanic Quarter a esse lugar se deve ao simples fato de que antigamente nessa área ficava o estaleiro Harland and Wolff e foi onde o RMS Titanic foi construído.

belfast 13

Um pouco antes das 14:00, que era o horário que tinha feito a reserva para o tour Titanic Walking Tour, fui rapidinho pro Odyssey Arena, que assim como o O2 Arena em Londres, é um complexo esportivo multi uso, com cinemas e muitos pubs e restaurantes. Almocei por ali mesmo e um pouco antes das 14:00 horas fui ali na entrada principal, que era o local definido para começar o tour.

belfast 10

belfast 11

O tour pode ser reservado e pago pela internet através do próprio site. Existem apenas duas opções de horário, as 11:00 ou as 14:00, com 2 horas e 30 minutos de duração.

belfast 14

Em questão de alguns minutos recebi no meu email um voucher com a confirmação da reserva e do pagamento. No dia do tour, apresentei o voucher e em troca recebi o ticket, que só serviu mesmo pra guardar de recordação.

DSC02612

O guia explicou rapidamente como seria a dinâmica da caminhada e os lugares que seriam visitados e em questão de alguns minutos saímos para desbravar no Titanic Quarter todos os lugares relacionados com a história do Titanic.

DSC02633

Passamos por toda a extensão da área onde estão os famosos e gigantescos guindastes amarelos usados na construção dos navios no estaleiro da H & W…

DSC02594

A primeira parada foi no SS Nomadic, a sede do escritório onde o Titanic foi projetado. Antes de entrarmos, o guia disse que o nosso grupo ia ser o ultimo a ter acesso a visitar aquele edifício, ufa.. tive sorte!

belfst 15

DSC02585

O lugar estava completamente abandonado, porém nas paredes dava pra ter ideia de como aquele lugar um dia já foi muito movimentado.

10032010006

São muitas fotos da época em que o Titanic estava ainda no papel, além de fotos do período da sua construção e algumas fotos depois de pronto. Tivemos acesso, inclusive, a sala onde o megalomaníaco projeto foi executado.

DSC02590

DSC02587

No mesmo terreno, logo em frente, estavam construindo o modernissimo Museu do Titanic. Pelas fotos que o guia mostrou e por tudo que ele descreveu, fiquei imaginando como seria.. e não tenho duvida, vai ser um sucesso!

DSC02595

DSC02584

Titanic Museum

O Museu foi construído e inaugurado esse ano, no dia 14 de abril. Vendo as fotos no site oficial, a construção ficou incrível! Além de contar a história do navio através de painéis explicativos desde a sua construção até encontrarem os seus restos no fundo do mar, ainda foram reconstruídas algumas partes do luxuoso navio, como por exemplo, as cabines e a grandiosa escadaria.

A grande escadaria

A parte externa do projeto também não passa batido, e o museu terá forma de 4 proas (com exatamente a mesma altura da proa original) ligadas. Demais, hein!?!?

Na entrada, ainda tem uma estátua, que recebeu o nome de Titanica, obra do escultor irlandês Rowan Gillespie.

Titanica obra do escultor Rowan Gillespie

Antes do tour terminar, fomos conhecer o Titanic’s Dock & Pumphouse. Ali o guia nos mostrou a doca enoooorme onde o navio foi construído, e contou também como foi feito o mecanismo da execução desse projeto, os testes com água e tudo mais.

DSC02606

DSC02626

DSC02617

DSC02616

O guia além de dar um show de conhecimento sobre o assunto, ainda tinha algumas cópias de documentos históricos pra ilustrar tudo da melhor forma possivel o que ele estava falando no decorrer do tour.. Super recomendado, o tour vale cada centavo pago!

DSC02598

E como eu tbm sou curiosa, fui procurar um videozinho que mostra um pouco do museu, tanto por fora, quanto por dentro.

Alguns dados sobre o Titanic:

– Foi uma das maiores tragedias marítimas que já aconteceu até então.

– Na época da sua construção, foi considerado o maior navio já construído no mundo;

– Capacidade para 2.300 pessoas;

DSC02621

– Tinha 9 andares, o que se equipara a altura de um prédio de 20 andares e quanto ao comprimento, equivale a extensão de 4 quadras.

– Tinha 16 compartimentos que foram especialmente construídos para evitar que houvessem inundações. Naquela época possuía um comando que ia fechando os compartimentos conforme necessário, para que as demais áreas do navio não sofressem inundações;

– A tragédia aconteceu no dia 14 de abril de 1912, a exatamente 100 anos atrás. O navio se chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou por completo em menos de 2 horas e 40 minutos.

DSC02628

– 100 anos depois, o que sobrou do Titanic ainda estão no fundo do mar, objetos e partes do navio que foram encontrados estavam totalmente enferrujados.

A Irlanda do Norte é surpreendente, eu diria. E Belfast, eu adorei.. um dia eu ainda quero voltar, com toda a certeza!

Obs.: as fotos do novo Museu do Titanic foram retiradas do facebook do site oficial.

** Precisando de hotel em Belfast? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de hotel na Irlanda do Norte? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Irlanda do Norte

Todos os posts sobre Belfast

Todos os posts sobre Giant’s Caseway

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Belfast, Irlanda do Norte
Booking.com
  1. Nick 07/05/2012 | 09:41

    Oi Bruna, tudo bem ?
    Ei sigo vários blogs de viajem e vi aquele post com os links para Edimburgo e não tava o seu. Achei que merecia ser citado, afinal no seu blog tem tudo sobre a cidade. E eu achei os outros bem fraquinhos, inclusive ela falou no blog de uma tal de Dri, que uma vez escrevi perguntando uma dica de Londres e a fofa nem se dispôs me responder. E vc foi super gentil me dando dicas e respondendo o que escrevi. Sábado to embarcando para Edimburgo !!!
    Um abraço
    Nick

    • Bruna 08/05/2012 | 00:47

      Oi Nick!!
      Obrigada por ter lembrado do meu bloguinho hehehe =)
      Fiquei feliz!

      Existem tantos blogs por aí, que é dificil dar conta de conhecer todos. E o meu blog tbm é bem recente.

      Aiii, que tudo!! Eu queria estar indo pra Edimburgo tbm hehehe Aproveite bastante! E quando voltar de viagem, passa aqui pra deixar as tuas dicas!

      Boa viagem!!! Aproveite! =)

  2. patriciakikuda 21/07/2012 | 10:38

    Hi there!
    Amei seu blog e as dicas sobre a Irlanda do Norte !! Estou pensando em ir pra la , talvez fazer um intercambio ou so passear…:) Obrigada pelas dicas e que lugar maravilhoso!!

    • Bruna 27/08/2012 | 00:43

      Oi Patricia,
      Sabe que eu tbm fiquei com vontade de um dia morar em Belfast? heeheheh Gostei tanto de lá, que espero um dia poder voltar pra ver o que ficou faltando eu visitar!

  3. VENANCIO 24/08/2012 | 21:58

    Oi Bruna.
    Em 2013 vou para Belfast, lá haverá os “Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros”, gostei muito das suas informações,fotos, onde e como ir nos melhores locais da Irlanda do Norte…por ser brasileiro, só ouvia dizer, bem superficial, desses conflitos entre católicos x protestantes sem ter a real dimensão, fiquei impressionado com os murais, aflorou-me o interesse nesse tema e a vontade de conhecer pessoalmente esse país.
    Você tá de parabéns!!!

    • Bruna 27/08/2012 | 00:42

      Oi Venancio,
      Você vai adorar Belfast e a Irlanda do Norte, foi um dos lugares que mais me surpreendeu positivamente. Apesar desse muro ainda estar de pé, ele traduz muito bem o que foram esses conflitos religiosos. Isso sem falar que muitos lugares em Belfast estão sendo revitalizados, então nessas partes “novas” da cidade, a gnt até esquece que um dia houveram esses episódios lamentaveis ali.

  4. Lucas Costa 08/06/2014 | 18:51

    Oi Bruna!! Antes de tudo, sensacional o blog!! Vou fazer um mochilão pelo Reino Unido e seus posts estão me ajudando muito.
    Queria pedir uma ajuda sua: no meu roteiro, tenho reservado para Belfast e Dublin 5 dias. Sendo que gostaria de conhecer tanto a Giants Causeway e o Clifs of Moher. Assim me sobram 3 dias para conhecer de fato as 2 cidades. Onde vc acha que deveria dedicar mais tempo (2 dias) Dublin ou Belfast?
    O passeio para a Giants Causeway realmente vale a pena?

    Obrigado e parabens!

    • Contando as Horas 09/06/2014 | 22:03

      Oi, Lucas

      Obrigadaaaa!! =DDD

      Difícil essa tua pergunta, hein?!? Eu ficaria mais um dia em Belfast, pq realmente gostei bastante da cidade e do país. Me surpreendi mesmo. Já Dublin, um dia beeem programado da pra fazer tudo. Mas ai tbm entra outra questão, vc deve listar as coisas que mais te interessam nas duas cidades, na que tiver mais coisas, vc fica mais tempo. Eu sempre faço isso!!

      Eu achei que valeu a pena sim, só me arrependi de não ter pego um tour com parada na destilaria de Bushmills (no tour que eu fiz a gnt só passou por ali). Fora isso, eu achei o interior do país bem bonito, organizado, estradas ótimas e paisagens espetaculares. Se vc se interessa por esse tipo de passeio, eu diria que ele é imperdível.

      So uma dica, leve jaqueta (mesmo se for no verão), essas jaquetas que ajudam a combater o vento, pq venta muuuuuuito por lá!!

  5. Guilherme Oliveira 12/01/2016 | 13:27

    Olá Bruna, tudo bem? Adorei seus posts, muito bem explicados e ilustrados. Parabéns pelo trabalho. Vou passar 15 dias lá mês que vem, e já pesquisei muito e li muito. Só tem uma coisa que eu não acho em lugar nenhum… Como são os preços lá? Digo, hoje em dia a Libra está muito cara, então, não vou conseguir levar TANTO dinheiro, mas quero poder comprar algumas coisas simples, como camisetas, canecas, e outros souvenirs. Então, resumindo, como são os preços lá nessas lojinhas, para os itens que citei acima? E na cidade? Obrigado!

    • Contando as Horas 13/01/2016 | 15:32

      Oi, Guilherme

      Nossaaaa, nem fala na conversão da libra. Chega a dar um desanimo!!! =((

      Depende muito onde você vai comprar. Se for em lojas de souvenirs dentro das atrações cada coisa costuma ter um preço um pouco mais caro, mas também, a qualidade costuma ser muito melhor. Existem milhares de lojas de souvenirs espalhadas pelas principais cidades (cidades mais turísticas) no Uk e Irlanda onde você consegue comprar coisas um pouco mais baratas.

      Camiseta deve ser a coisa mais cara que vc vai encontrar, já o resto, o preço costuma ser mais normal.

      Você pode dar uma olhada nesses sites aqui pra ter uma ideia dos preços:
      no site do Heritage of Scotland http://www.heritageofscotland.com/
      ou
      no site do Edinburgh Military Tattoo (um evento que faz parte do Festival de Verão de Edimburgo) http://shop.edintattoo.co.uk/remt-branded-gifts

      Acho que por esses sites você consegue ter uma ideia dos preços!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  6. Rafaela Perpétua 17/01/2017 | 14:58

    Olá :)
    Quero fazer uma viagem pela Irlanda e estive a ver algumas cidades mais importantes para visitar. No entanto, como Belfast fica na Irlanda do Norte estou na dúvida se coloco no roteiro ou se me fico pelas cidades da Irlanda do Sul (Dublin, Cork, galway)… Gostaria de uma opinião. Obrigada! :)

    • Contando as Horas 27/01/2017 | 18:47

      Oi, Rafaela

      Depende qtos dias vc tem disponivel pra essa viagem e também, quais lugares vc tem mais interesse em visitar. Eu não conheço Cork e nem Galway, mas adorei Belfast e a costa norte do país. Eu recomendaria, se possivel, vc ir até a Irlanda do Norte, mas só se vc tiver tempo sobrando no roteiro (tempo mínimo de uns 3 dias pra Irlanda do Norte).

  7. Dalva Oliveira 27/01/2017 | 23:55

    Oi Bruna! Como sempre visitando teu blog.

    Estarei indo no Reino Unido em Julho,Londres/Edimburgo/Glasgow e de lá quero ir direto a Belfast para depois ir a Dublin. Qual o melhor meio de transporte, não gostaria de avião,li que tem um Ferry, usaste? É tranquilo e vale a pena? Gostaria de uma sugestão tua, como foste?
    Desde já agradeço

    • Contando as Horas 28/01/2017 | 19:40

      Oi, Dalva

      Existe ferries que parte da costa oeste da Escócia até a Irlanda do Norte, mas nunca usei. Só te aconselho a ficar atenta a um detalhe, mesmo sendo verão, se o tempo e as condições do mar não estiverem boas, as travessias são canceladas.

      Tem uma tag que uso nas redes sociais pra escrever sobre a Escócia, tem uma postagem com as empresas que fazem esse trajeto, dá uma olhada (na foto tem os ferries dessas duas empresas): https://www.instagram.com/explore/tags/descubra_a_escócia/

  8. Dalva Oliveira 02/02/2017 | 10:36

    Obrigado Bruna, lindas fotos vou pesquisar melhor para ver outras opções de roteiro.

    • Contando as Horas 03/02/2017 | 19:04

      Oi, Dalva

      Isso, da uma olhada melhor nesse deslocamento em especifico. Qqer coisa é só me escrever!

  9. Larissa 15/03/2017 | 10:01

    Oi Bruna! Td bem? Estou nesse exato momento no Museu e ele é realmente incrível! Fiz um tour de 1 hora e levei aproximadamente 2 horas pra andar por todo a exposição. É tudo realmente incrivel! E o tour guiado foi bem interessante…certamente não teria reparado em tantos detalhes! Os andares 5 e 6 são exclusivos para eventos! E olha rodei tudinho…e não passa por essa replica da escada que vc comenta no post! Talvez esteja em uma das salas exclusivas para eventos. Que pena ne? Porque quando li no blog ja me imaginei tirando milhões de fotos la haha! A sala de desenho não é mais acessivel! Ela esta sendo restaurada para se tornar um Hotel boutique! A guia ate brincou pra gente ficar de olho no groupon haha! Fizemos uma pausa para almoço e depois vamos ao ss nomadic!!! Bjs

    • Contando as Horas 17/03/2017 | 13:33

      Oi, Larissa

      Ah é?!!?!? Que legal!!!! Quero muito conhecer esse museu!
      Não passa???????? Nossa! Eu vi uma reportagem na BBC, se não me falha a memoria, e eles passaram pela escada. A escada que é o principal ponto. hahaha Sacanagem!!

      Obrigada pelo relato. Não gostei que não dá pra ver a escadaria, mas que bom que o museu é interessante!

Deixe o seu comentário...