14.08
2013

Onde guardar as malas em estações de trem ou aeroportos na Escócia e no UK

* Post atualizado em janeiro de 2017.

Quem nunca se preocupou em onde deixar as malas seja no aeroporto ou até mesmo em uma estação de trem durante uma viagem? Independente do motivo, a grande maioria das estações e aeroportos do Reino Unido oferecem um lugar pra deixar as malas.

No Reino Unido a coisa é bem organizada e praticamente todos os principais aeroportos e estações de trem oferecem essa opção aos viajantes.

Aeroporto de Heathrow - Terminal 5

Aeroporto de Heathrow – Terminal 5

A primeira vez que precisei utilizar esse serviço foi quando voltei da Escócia pra renovar meu visto e tive que trazer as minhas 3 malas. Pra complicar um pouco mais a minha vida, antes de vir embora eu resolvi fazer um “mochilão” por Londres, Bruxelas, Luxemburgo, Colônia na Alemanha, Polônia e Espanha. Por sorte eu resolvi começar essa viagem em Londres e terminar ali também. Isso facilitou muuuito a minha vida, já que foi muito simples achar uma solução pra esse meu problema.

O meu voo de Edimburgo teve que ter destino final o aeroporto de Heathrow, já que o voo pro Brasil partia de lá também. Como voei British Airways, não precisei me preocupar com os terminais, pq o terminal 5 é exclusivo dessa cia aérea. Deixei minhas malas lá e quando meu mochilão terminou, passei lá, recolhi minhas malas e subi fazer o check-in.

As duas malas maiores eu deixei no Left Luggage

As duas malas maiores eu deixei no Left Luggage

E como eu descobri a existencia dessa empresa? Vasculhando o site do aeroporto de Heathrow. Ai foi só ler tudo e me certificar via email (eles respondem bem rápido) uma duvida que tinha, procurei algumas experiencias em blogs de viagem e não precisei mais me preocupar com isso.

Então, antes de qualquer coisa, no Reino Unido esse serviço de “guarda-volumes” é chamado de “Left Luggage”. O esquema é tão organizado, que existe uma empresa privada, a Excess Baggage Company, responsável por controlar quase todos os guarda-volumes no país.

Principal estação de trem de Edimburgo - Waverley Station

Principal estação de trem de Edimburgo – Waverley Station

A forma como essa empresa trabalha é bem simples:

– antes de qualquer coisa, eu aconselho a entrar no site e já verificar se a estação de trem ou aeroporto de destino oferece esse serviço;

– os preços também podem ser pesquisados no site, sendo assim, evita surpresas na hora;

– as malas vão passar pelo raio-x e também vão ser etiquetada. Como eu disse antes, eu tava voltando da Escócia para o Brasil pra renovar o visto e em uma das minhas malas tinham duas garrafas de whisky. O atendente pediu se eu tava levando algum liquido na bagagem e pediu o que era e se estava lacrado. Por sorte, tava tudo lacrado, embalado em papel bolha e dentro de caixa. Então acho que por isso ele não implicou.

lef 2_1200x851

Left Luggage na estação de trem de Paddington – em Londres

– eles pedem se a gente quer passar aqueles plasticos de segurança (bag wrap) ao redor da mala, mas não achei necessário. Mas coloquei cadeado em todos os zipers.

– o local onde as malas vão ser armazenadas é totalmente filmado e vigiado 24 horas por dia. Tudo é gravado.

– o valor das diárias são pagas somente na hora da retirada. É dado um recibo com os números de identificações das malas. É só isso que recebi. Importante: guarde bem esse recibo, pq sem ele não tem como tirar a mala. E ainda, pode ser cobrado uma multa e mostrar milhões de documentos pra comprovar que vc é vc mesmo e que aquela mala te pertence.

left luggage uk 1_1200x827

Até aqui parece tudo uma maravilha, certo? Realmente é, mas como tudo na vida, algumas regrinhas precisam ser seguidas.

– esse serviço não fica aberto 24 horas por dia. Cada lugar tem um horário, mas geralmente fica assim: abre todos os dias da semana, das 05:00 as 23:00.

– o valor de 0 a 2 horas é 6,00 libras e de 2 a 24 horas é 11,00 libras. Já para periodo entre 24 e 48 horas o valor é de 18,50 libras, entre 48 e 72 horas é 26,00 libras. Cada dia extra depois de 72 horas custa 5,00 libras a mais. Esses são os valores referente a dezembro de 2016. Se quiser ver os valores atualizados no Aeroporto de Heathrow, clique aqui.

– a reserva e o pagamento pode ser feito pela internet ou lá na hora, onde é aceito tanto cartão de crédito ou dinheiro. Para fazer simulação de gastos em outros aeroportos e estações de trem, clique aqui. Obs.: Não são todas as estações e aeroportos que aceitam pré-reserva, mas se a estação de trem ou aeroporto selecionado aceita reserva pela internet, ao chegar na loja, se tiver fila, quem reservou antecipadamente tem prioridade, é só ir no inicio da fila e apresentar o voucher.

Estação de trem de Edimburgo - Waverley Station

Estação de trem de Edimburgo – Waverley Station

Na Escócia, esse serviço só é oferecido em Edimburgo na estação de trem de “Waverley” e em Glasgow na estação de trem “Glasgow Central”.

E na Inglaterra esse serviço é oferecido nos aeroportos de Heathrow e Gatwick e em algumas estações de trem. Também existem lojas em Birmingham, Leeds, Liverpool e Manchester.

Para maiores informações, é só consultar diretamente no site => Left Baggage. No canto inferior direito, é só selecionar a cidade e o valor pra cada aeroporto/estação de trem aparece logo abaixo no quadradinho azul. Simples, né?

A minha opinião sobre o serviço: na época o valor era um pouco mais baixo, mas tbm não muito, eu deixei minha mala por 15 dias guardada no aeroporto de Heathrow – Terminal 5. O atendimento foi ótimo. O rapaz me explicou tudo na maior boa vontade, na hora do raio-x ele me fez as perguntas necessárias (ele me explicou que eles não podem abrir nenhuma mala sem a presença do cliente), me deu o recibo e pronto. Quando voltei pra retirar minhas malas, apresentei o recibo e paguei. Minhas malas estavam em perfeito estado, não estavam amassadas, nem sujas e os cadeados estavam intactos, ou seja, tudo dentro dos conformes. Mas mesmo assim, com a paranoia de brasileiro, fui ao banheiro e abri as minhas malas pra ver se as coisas principais estavam ali e tava tudo certinho. As garrafas de whisky também não sofreram nenhum dano. Claro que não deixei nenhum equipamento eletronico (notebook, maquinas fotograficas e tal), isso eu tive que levar comigo durante o mochilão. Serviço nota 10, vale o dinheiro gasto com toda a certeza.

O Left Luggage do aeroporto de Edimburgo fica nessa região

O Left Luggage do aeroporto de Edimburgo fica nessa região

Mas e o restante do país, não tem opção de guarda volumes? Tem sim!

O aeroporto de Edimburgo também conta com o serviço de Left Luggage, porem não é operado por essa empresa. O Left Luggage fica no primeiro andar, perto do desembarque domestico (UK Arrivals) e funciona das 06:00 as 22:00. Para verificar os valores, clique aqui.

Como nunca usei o guarda-volume do aeroporto de Edimburgo, não sei dizer como é o serviço. Mas imagino que deve ser bom.

Estação de ônibus de Edimburgo (Edinburgh Bus Station) também oferece esse serviço, porém eu nunca utilizei. A localização dentro da estação é muito boa, fica no corredor principal, bem em frente aos portões de embarque. Para ver o horário de funcionamento e os valores, clique aqui.

Pra liberar os guarda-volumes são aceitos moedas apenas e não precisa se preocupar, tem uma máquina que troca dinheiro por moedas. As malas não passam por raio-x, pois é um locker simples que a própria prefeitura de Edimburgo oferece.

Estação de trem de St Pancras, em Londres também tem um Left Luggage

Estação de trem de St Pancras, em Londres também tem um Left Luggage

Em Londres, ainda há opção de left luggage nos aeroportos de Luton, Stansted e City, só que não é operado pela Excess Baggage. E também existem outras opções de guarda-volumes em mais algumas estações de trem na cidade, para maiores informações é só clicar aqui. E pra quem for se deslocar de ônibus partindo de Londres para Edimburgo, os ônibus sempre partem da Victoria Bus Station, que fica junto a Victoria Station (por onde também passa a linha de metro), para maiores detalhes é só clicar aqui.

Atualizando o post em 05 de janeiro de 2014:  nessa última viagem à Londres, que aconteceu em dezembro de 2013, eu utilizei novamente o Left Luggage da estação de Paddington, em Londres. Nosso voo chegou no horário (as 07:00) e o check-in no apartamento só poderia ser feito a partir das 15:00. Então pra não se estressar com as malas, nos deixamos elas nesses guarda-volumes até a noite. A única coisa que mudou foi que agora o atendente faz umas 3 ou 4 perguntinhas do “tipo visto americano” pedindo se foi a gente mesmo que arrumou a mala, se tem algum tipo de material duvidoso dentro, enfim, esse tipo de perguntinha. Também não foi preciso preencher cadastro, apenas tivemos que assinar um papel que mostrava o horário que a mala tinha sido deixada ali. Todas as malas passam por um scanner. O pagamento continua sendo feito na retirada da mala. Todas as nossas malas estavam em perfeito estado (não estavam amassadas ou sujas), exatamente como a gente deixou. O serviço continua nota 10. Quem precisar utilizar esse recurso em uma viagem, pode utilizar sem medo.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroportos, Dicas de Viagem, Edimburgo, Escócia, Glasgow, Inglaterra, Londres, Transporte público, Transporte público - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Onde guardar as malas em estações de trem ou aeroportos na Escócia e no UK"
  1. Luiza   23/04/14 • 23h05

    Adorei a dica minha conterrânea (sou de Floripa)!! Estava pensando mesmo se existia lugar para deixar as malas. Usarei o serviço ;)

    • Contando as Horas   24/04/14 • 01h10

      Oi, Luiza

      Pode usar tranquilamente. Desde que escrevi esse post, eu já usei esse serviço da Excess Baggage mais uma vez e tudo continua igualzinho. Menos uma preocupação durante a viagem.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  2. Jorge Paulo   28/08/14 • 20h40

    Ola chego em King Cross de trem e tenho pegar outro trem em conexão Paddington 1 hora depois

    Sao 15 minutos de deslocamento entre as estações

    se quiser deixar a malas vou usar quanto tempo em media? 15 minutos?

    acha q fica apertado?

    parabéns pelo blog

    • Contando as Horas   30/08/14 • 20h55

      Oi, Jorge

      Não entendi a tua duvida. Vc não precisa ir até Paddington pra deixar a mala, em Kings Cross tbm tem um left luggage. Nao sei se era isso que vc queria saber, mas foi o que eu entendi. :D

  3. Luciana   26/09/15 • 17h38

    Graças a pessoas como você, o Mundo fica melhor.
    Grata pelas informações.

  4. Eveline   07/11/16 • 12h38

    Bruna, sei que já faz tempo mas o valor que você pagou valeu a pena? eu vou pra um intercambio ano que vem e também vou fazer um mochilão de uns 20 dias antes de voltar pra casa e aí to pensando em deixar pelo menos uma mala já no aeroporto já que a ideia é usar cias lowcost pra viajar dentro da europa…. fiz uma simulação do site da empresa e deu 120 libras por 20 dias… to tão assombrada com os preços que até achei barato rs

    • Contando as Horas   08/11/16 • 22h50

      Oi, Eveline

      Eu achei que valeu a pena, pois se tivesse que andar com todas as minhas malas voando alguns trechos em cias de baixo custo, teria saído mais caro do que deixar a mala nesses guarda-volumes. Já usei esse serviço por duas vezes em Londres, e nunca tive nenhum problema. Achei que valeu a pena sim.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas