20.01
2014

Londres: Tax Free – Recebendo o dinheiro do VAT no aeroporto de Heathrow

Se tem uma coisa que nunca me preocupo em pegar quando estou viajando é o tal do VAT, exceto quando compro alguma coisa de um valor consideravel (o que é muito raro), ai sim eu resolvo ter paciência e encarar o processo.

Mas o que seria o VAT? O VAT – Value Added Tax ou Imposto de Valor Agregado, basicamente é um imposto aplicado sobre produtos ou serviços em diversos países no mundo. Nesse caso, o Reino Unido também aplica esse imposto.

tax free 3_1200x760

Então, ao entrar em algum estabelecimento em qualquer lugar no Reino Unido, geralmente na porta vai ter um adesivo indicando que aquele lugar vende produtos ou oferece serviços “Tax Free Shopping”.

Atualmente a taxa do VAT é de 20%, ou seja, ao comprar qualquer produto o valor que vai ser devolvido no aeroporto vai ser de 20% do valor da compra, claro.

Até hoje, as únicas três vezes que peguei esse imposto, foi: uma vez em Paris (ainda na primeira viagem que fiz à Europa em 2005, quando comprei uma bolsa LV) e as outras duas vezes em Londres mesmo (uma ainda em 2010, quando comprei o trench coat da Burberry e agora nessa última viagem quando comprei um notebook da Apple).

tax free 2_1200x881

Motivo? O processo costuma ser um pouco demorado, seja na loja onde a gente está comprando, seja no aeroporto no momento de receber o dinheiro do imposto de volta.

Por exemplo, nessa última viagem, quando eu tava comprando o meu notebook na loja da Apple no Covent Garden, a atendente pediu se eu queria receber o valor desse imposto de volta. Fazendo as contas rapidamente, achei que seria uma ótima idéia e resolvi perder um tempinho por causa disso.

No meu caso, eu só acho que vale a pena perder tempo com isso se o valor da compra for superior a 400,00 libras, pois o valor do VAT a ser recebido no aeroporto vai ser por volta de 80,00 libras.

Na loja, na hora da compra, depois de fazer o pagamento, começa o processo para receber esse imposto de volta. O atendente vai ter que preencher um formulário e para isso, eu precisei apresentar o meu passaporte. Depois de preenchido esse formulário, algumas coisas ainda eu tive que preencher, com caneta, ali mesmo na loja, como dados do endereço, nome, data de nascimento, entre outros. Esse processo levou uns 30 minutos mais ou menos.

tax free 5_1200x818

Chegando no aeroporto de Heathrow, no Terminal 5, vão existir dois VAT Refunds:

–  um na área externa – na área onde a gente vai fazer o check-in;

– outro, dentro da área de embarque, entre o setor de segurança e a Boots e bem em frente ao restaurante Gordon Ramsay Plane Food.

Antes de qualquer coisa, é importante saber em qual desses dois escritórios do VAT Refund a gente precisa ir, pq dependendo do produto ou serviço, o lugar muda. Então, por exemplo, pra quem for receber o carimbo por ter comprado equipamentos eletronicos (como foi o meu caso, comprei um notebook), eu tive que ir ao escritório que fica dentro da área de embarque.

tax free 7_1200x764

No fundo desse corredor ficam as funcionárias que vão carimbar o formulário do VAT

Chegando nesse escritório do VAT Refund dentro da área de embarque, a gente tem que andar por um corredorzinho e bem la no fundo vão estar apenas duas funcionárias trabalhando ali. Nesse lugar, a unica coisa que temos que fazer é mostar o formulário do VAT totalmente preenchido, o passaporte e mostar o que foi comprado na loja (sim, tive que mostar o notebook!!!!). Depois disso, eu recebi um carimbo no formulário.

Nesse momento, o processo foi super rápido. Inacreditavelmente só tinha eu ali, não tinha fila nenhuma, então o processo todo não levou mais do que 2 minutos. (Já se eu tivesse que enfrentar a fila no escritório do VAT Refund na área do check-in, eu teria levado no minimo uns 40 minutos).

Depois disso, o último passo é descer as escadas rolantes e procurar por um guichê do “Travelex“, que fica bem no meio do aeroporto, bem próximo a loja da Tiffany & Co. Ai é só mostrar o formulário que foi previamente carimbado e escolher a forma que vai querer receber o valor do imposto.

As opções dadas são: devolução do valor no cartão de crédito ou devolução em dinheiro vivo ali mesmo na hora. Eu optei por receber em dinheiro.

foto-3_Fotor

Quem optar por receber em dinheiro, assim como eu fiz, eles vão cobrar uma pequena taxa de aproximadamente 2%. Como a moeda do Reino Unido é a libra, é recomendado escolher receber o valor em libras mesmo, pq quem optar por receber em outra moeda, eles cobram outra taxa (de aproximadamente 3%). Eu optei pro receber em libras mesmo. Esse processo também não levou mais do que 5 minutos, foi super rápido mesmo.

Ai, com o dinheiro do VAT do meu notebook em mãos, a gente foi pro free shop comprar whisky pro meu pai.

Em resumo: No meu caso, o processo foi muito demorado na loja da Apple, mas em compensação no aeroporto foi rápido. Apesar do mau humor das atendentes na hora que fui receber o carimbo no aeroporto, eu achei que valeu muito a pena ter pego o valor desse imposto de volta, pq quer queira ou não, nesse caso, eu recebi 208,17 libras de volta.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Londres

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroportos, Inglaterra, Londres - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
46 comentários em "Londres: Tax Free – Recebendo o dinheiro do VAT no aeroporto de Heathrow"
  1. Mauricio Biasotto   03/04/14 • 07h08

    Olá tudo bem.

    Gostaria de saber se você sabe como posso receber o VAT quando vai sair de Londres por ônibus, estarei indo para Amsterdam de onibus.

    Você sabe se mesmo assim posso ir no aeroporto receber? Obrigado.

    • Contando as Horas   04/04/14 • 02h43

      Oi, Mauricio

      Infelizmente não sei te dizer como isso funciona, nunca fui de ônibus do UK pra outros países do continente europeu. Eu tbm não sei se vc conseguiria pegar o VAT no aeroporto nesse caso, pq por exemplo, nessa ultima vez que eu recebi, eu precisei passar pelo controle de segurança, ou seja, eu tinha uma passagem de avião que me dava acesso a isso.

  2. Humberto Junior   28/05/14 • 11h18

    Olá Bruna. Estarei retornando ao Brasil em setembro e pretendo pedir o tax refund referente a uma bicicleta que vou comprar. Estou com duvidas com a questão de receber o valor diretamente em dinheiro ou no cartão de crédito, porque vi que algumas lojas nao permitem que voce receba o valor diretamente em dinheiro. Eles precisariam apenas do número de qualquer cartão de crédito meu? Qualquer um que eu use no Brasil, e que seja internacional obviamente? Seria necessário código swift da conta corrente do Brasil?

    • Contando as Horas   29/05/14 • 00h22

      Oi, Humberto

      Hum, não sei te dizer como isso funciona no cartão. Na loja eu pedi o tax refund, preenchi um papel e no aeroporto recebi em dinheiro, na hora.

      Não sei nem se vc pode receber diretamente na loja. Eu sempre soube que tinha que ser no aeroporto.

  3. Elisa Bastos   09/06/14 • 08h22

    Oi Bruna!
    Estou indo pro Reino Unido mês que vem para passar mais de um ano em um intercambio. Você sabe me dizer qual é a validade das compras pra receber um VAT? Pode acumular valores pra pedir de uma só vez? Obrigada

    • Contando as Horas   09/06/14 • 22h11

      Oi, Elisa

      Eu não lembro por qto tempo vc pode ficar sem pegar o tax free, mas é menos de um ano. Vc vai ter que dar um jeito de pegar nesse meio tempo ou deixar pra comprar essas coisas mais próximo do mês de vc vir embora.

  4. Pedro   15/06/14 • 11h39

    Bom dia.
    Você pode usar o notebook antes de receber o reembolso dos impostos?
    Obrigado.

    • Contando as Horas   17/06/14 • 00h27

      Oi, Pedro

      Sim, eu usei. Não tive nenhum problema, pois eles não pedem pra ligar o notebook e tal, só pedem pra ver o que vc comprou e comparam com a nota fiscal.

  5. Henrie   07/08/14 • 00h39

    Oi Bruna, muito obrigado pela a dica.
    Só me diz uma coisa, porque eu também estou muito interessado em comprar um macbook pra mim lá em novembro, e seguindo estes passos eu preciso pagar alguma taxa na alfândega do brasil? Corro algum risco de perder o notebook ou algo assim?

    • Contando as Horas   10/08/14 • 19h18

      Oi, Henrie

      Teoricamente vc precisa declarar, pq passa o valor da cota que podemos trazer do exterior. Mas como ninguém me parou (o foco deles estava nos 2 ou 3 voos vindo dos EUA no mesmo momento), eu passei sem problemas.

  6. Jordan Mendes Matos   03/09/14 • 20h47

    Gostaria de fazer uma pergunta.
    Comprei bastantes coisas em Londres e quero pedir o VAT, só que minha mae voltou primeiro que eu e levou muita coisa com ela. Preciso mesmo mostrar tudo no aeroporto?

    • Contando as Horas   04/09/14 • 05h32

      Oi, Jordan

      Então, eu sempre tive que mostrar. Inclusive nessa ultima viagem, tanto eu, como meu pai e minha tia, todos tivemos que mostrar as coisas que compramos. Muito provavelmente vc tbm vai ter que mostrar as suas compras.

  7. Larissa Werneck   11/09/14 • 00h02

    Em resposta ao Maurício Basotto, vc somente pode dar entrada para o pedido de reembolso no ultimo aeroporto que vc irá voar para o pais que vc reside, fora da comunidade européia. Se vc comprar em Londres, por exemplo e mora na Italia ou outro pais da comunidade européia, não tem direito a pedir o reembolso.
    Aliás, só pode pedir o reembolso para bens exportáveis e de uso pessoal

    Resposta para Henrie. A cota é de 500 dólares, celulares, máquinas fotográficas, relógios, roupas, sapatos e cosméticos não precisam ser declarados ao chegar no Brasil. A Receita Federal classifica esses objetos como de uso pessoal e, por isso, não entram na cota de isenção. Notebook , videogames e outros eletrônicos entram na cota dos 500 dolares. Se não for pego na alfândega, sorte sua. Se for pego, tem taxa a pagar de 60% do valor da mercadoria.

    • Contando as Horas   11/09/14 • 18h40

      Oi, Larissa

      Obrigada pelas informações, certamente irão ajudar outras pessoas.
      :D

  8. Natália   14/11/14 • 14h14

    Oi Bruna,
    Estou indo para a Europa ano que vem (Barcelona, Paris e Roma)e estou querendo comprar o iphone 6 em Barcelona. Li num site que na Espanha eles costumam devolver 13,8% do valor. Isso pode variar? Mas é certo que pelo menos uma parte podemos reaver?
    Obrigada!
    Bjs

  9. Lucas   24/11/14 • 17h28

    Boa Tarde Bruna;

    Sou brasileiro e falo um inglês (médio) vc acha que é tranquila a comunicação com eles na Alfândega (onde carimba a nota e onde recebe o reembolso) no aeroporto de Paris por exemplo?

    • Contando as Horas   26/11/14 • 00h56

      Oi, Lucas

      Sim, bem tranquilo. Eles nem ficam falando muito. Olham os papeis, olham o produto comprado e só.
      Não tive nenhuma dificuldade! Pode ficar tranquilo, o processo é mais simples do que a gnt imagina. Ao menos comigo sempre foi! :D

  10. Gabriela   19/12/14 • 17h59

    Olá Bruna!
    Você saberia me informar se existe um prazo mínimo pra voltar pra Europa ou pedir mais tax free uma vez que já tenha o feito e voltado pro Brasil?

    • Contando as Horas   01/01/15 • 19h06

      Oi, Gabriela

      Vc quer dizer: Vc esta na Europa e sai e quer saber quando da pra voltar novamente, isso? Acho que são 6 meses se for como turista (sem nenhum tipo de visto de estudo ou trabalho).

      Sobre o tax free, eu não se te informar, pois sempre pedi o imposto antes de voltar ao Brasil.

      Feliz 2015! Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Natalia   28/01/15 • 20h11

    Oi!! Eu comprei varias coisas na irlanda mas nao sabia sobre o vat. Ainda estou na irlanda, gostaria de saber se você sabe se é possível voltar na loja e pedir esse formulário.

    Obrigada

    • Contando as Horas   29/01/15 • 00h31

      Oi, Natalia

      Não sei te dizer, mas acho que não. Eu sempre pego o formulário das coisas que realmente valem a pena, o que não foram muitas vezes, então não sei te dizer se é possivel ou não. Acredito que tenha que ser na hora mesmo, pois fica registrado na nota o dia que vc comprou e tal.

  12. Paula Perim   11/03/15 • 20h13

    Oi Bruna!
    Voce saberia me dizer se eu consigo reaver esse dinheiro das taxas em outro lugar que não o aeroporto??
    É que voltarei para o Brasil de Paris…
    Obrigada!

    • Contando as Horas   11/03/15 • 20h57

      Paula,

      Então, já me fizeram essa pergunta antes, mas eu não sei. Nunca tentei ver se é possivel receber esse imposto de volta em outro ponto de saida do UK. Vou ficar te devendo essa info!

  13. Gabriel   20/04/15 • 21h28

    Oi Bruna,

    Estarei em Londres por 2 meses para intercambio, mas nesse período vou visitar Paris e comprar lá uma camera fotografica de quase 1.000 euros. Posso pedir o tax free lá? Pois voltarei para o Brasil por Londres.

    Obrigado!

    • Contando as Horas   21/04/15 • 18h23

      Oi, Gabriel

      Pelo que li por ai, vc deve pedir o valor do imposto no ultimo destino dentro da UE. Mas como o UK tem uma relação meio diferente nesse sentido, não sei te dizer. Mas vc pode tentar pedir la na França, se nao der, vc tenta em Londres ainda antes de voltar ao Brasil.

  14. Karla   17/07/15 • 08h02

    Oi Bruna!

    Passarei um mês no UK e pretendo comprar um iPhone no início da viagem. Será que eu consigo obter o reembolso do VAT mesmo tendo aberto o produto ou é necessário que ele esteja lacrado?
    Obrigada!

    • Contando as Horas   17/07/15 • 14h42

      Oi, Karla

      Então.. consegue sim. Eu abri o notebook, liguei na tomada, fui testar se estava funcionando hehe E quando mostrei lá pra atendente, ela não disse nada. Na verdade, eles só pedem pra vc mostrar. Eles não abrem, olham ou mexem no item comprado.

  15. Viviane   18/10/15 • 21h55

    Olá,
    Eu consigo esse reembolso juntando cupons?
    Tipo de lojas de roupas, brinquedos e outras utilidades domésticos que no fim somam mais de mil libras?

    • Contando as Horas   22/10/15 • 21h47

      Oi, Viviane

      Se o comprovante do que vc comprou puder ser usado para pegar o valor desse imposto de volta sim. Nos estabelecimentos eles dizem se algo e TAX Free, é só ficar ligada.

  16. Giovania   15/12/15 • 23h32

    Oi tudo bem? Enfim minha viagem à Londres… decolou…. IUPIIII.
    Sobre o VAT, sei que é muito, mas vc sabe o horário de funcionamento do setor, ou se dá pra fazer os procedimentos antes do embarque, por exemplo, um dia antes??? Obrigada.

    • Contando as Horas   17/12/15 • 22h10

      Oi, Giovania

      Não sei o horário de funcionamento, eu sempre fiz meus procedimentos no final da tarde, pois os voos que peguei eram aqueles noturnos.

      Depende do tipo de cosia que vc comprar, pq no caso de Londres, tem dois escritorios do VAT, um fora da área de embarque e outro dentro. Se for no escritório dentro, vc não vai poder fazer nada lá um dia antes.

  17. Thays Motta   02/09/16 • 18h18

    Oi, tudo bem?
    Tenho uma dúvida… Eu consigo pegar o reembolso no aeroporto de Londres tendo como destino outro país da Europa? Ou somente em voos voltando pro Brasil? Obrigada!

    • Contando as Horas   05/09/16 • 18h01

      Oi, Thays

      Acho que só voltando para o Brasil, mas nao tenho 100% de certeza. Minha experiencia foi em pegar o imposto quando volta de Londres diretamente para o Brasil.

  18. Leonardo Jose da silva   29/10/16 • 10h15

    Bom dia gostaria de tirar uma duvida, eu comprando um eletronico com valor 1200 libras eu consigo a taxa do vat no valor total ou tem uma taxa maxima.

    • Contando as Horas   31/10/16 • 13h14

      Oi, Leonardo

      Se vc fizer todo o procedimento para receber o vat de volta, vc receberá 20% desse valor no aeroporto.

  19. Talita   28/10/17 • 19h37

    Olá, tudo bem?

    Gostaria de saber se as roupas precisam estar com etiqueta para receber o VAT?

    • Contando as Horas   30/10/17 • 00h07

      Oi, Talita

      Hummm.. sabe q nao lembro mais? Mas acho q nao, lembro que só mostrei as notas e as coisas que comprei, mas ninguém verificou se era tudo novo ou algo do tipo.

  20. Emiliane   12/12/17 • 11h59

    Ola eu não consegui fazer a solicitação na alfandega em Londres Eu consigo fazer essa solicitação aqui no Brasil ?

    • Contando as Horas   17/12/17 • 07h54

      Oi, Emiliane

      Infelizmente nao sei te dizer. As vezes que pedi o reembolso, sempre fiz no país que estava viajando.

  21. Marcos Vinícius   22/01/18 • 21h46

    Boa noite.
    Retornei de Londres em outubro de 2017. No aeroporto preenchi o formulário com todas as informações para reembolso do VAT de um celular que comprei na Apple. Inseri o formulário devidamente preenchido numa urna ali mesmo no aeroporto conforme determinado. Optei por receber como depósito em minha conta bancária, mas isso não ocorreu até hoje. O que devo fazer? Há algum email, telefone ou outro contato para me esclarecer?
    Grato.
    Marcos Vinícius

    • Contando as Horas   24/01/18 • 12h35

      Oi, Marcos

      Não sei te dizer. Eu não escolhi essa opção, preferi receber o dinheiro la mesmo, na hora. Vou ficar de devendo essa info.

  22. antonio   06/12/18 • 22h58

    Olá, a minha dúvida é outra, posso levar apenas euros e trocar por libras no aeroporto, vc saberia dizer se vale a pena?

    • Contando as Horas   13/12/18 • 13h38

      Oi, Antonio

      Claro que pode. No aeroporto nunca vale a pena trocar dinheiro, se precisar trocar, troque o minimo necessario, pq as conversões nao valem a pena. As conversões são mais vantajosas no centro da cidade, de preferencia nos Correios (UK Post Office, eles tem a fachada vermelha e branca).

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  23. Claudio S. Kaneko   13/08/19 • 13h20

    Oi Bruna, tudo bem?

    No site da Apple(UK) tem o valor de um notebook MacBook Pro:

    £1,299.00
    Includes VAT of approx. £217.00.*

    Vc paga £1,299.00 e recebe de volta £217.00?

    Obrigado.

    • Contando as Horas   13/08/19 • 13h58

      Oi, Claudio

      Vc recebe de volta 20% do valor do que vc comprar. Por isso comprei eu macbook lá. :D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas