08.06
2012

Intercâmbio: Primeiro dia de aula

Antes de falar sobre como foi o meu primeiro dia de aula, aqui vão algumas regrinhas para estudar inglês no exterior:

- Esta estabelecido que as aulas de inglês começam sempre todas as segundas-feiras do ano;

- Em caso de coincidir com um feriado, o inicio da aula automaticamente muda para o dia seguinte;

- É sempre bom chegar uns dias antes da aula começar, como no meu caso, eu cheguei na sexta-feira antes, entao eu tive o final de semana inteiro pra me organizar, ir no mercado e fazer um reconhecimento de area. Talvez isso nao seja possivel pra quem vai ficar em casa de familia, mas como eu tinha alugado um flat, nao tive problema.

Foto retirada alexandreferrarisaores.blogspot.com

Dito isso, como eu ja imaginava, o primeiro dia de aula não seria exatamente um dia com aula.

Ao chegar na escola, ja tem um aviso na porta de entrada dizendo que os novos alunos devem se encaminhar a secretaria.

La deixei meu passaporte (eles tiram xerox dos nossos dados e ja agilizam a carteirinha de estudante) e uma copia da Visa Letter. Recebi um formulario para preencher e mais a pastinha do curso com algumas instruções. A moça da secretaria tambem me encaminhou para a sala onde eu teria que fazer uma prova.

Como são varias pessoas que vem de muitos paises, é impossivel saber qual é o real nivel de ingles de cada um. E assim, para saber em qual nivel/turma vamos começar, é necessario fazer um teste de nivelamento.

Mas antes do teste de nivelamento começar, a diretora da escola foi conversar com nos e nos dar as boas vindas.

Logo o teste comecou. Ele é dividido em duas partes: antes do intervalo tive a prova escrita (gramatica pura) e depois do intervalo fizemos o listening e a redação.

A prova de gramatica é composta por 50 questões de multipla escolha ou preencher com alguma palavra que estivesse faltando. Conforme vamos respondendo, mais dificeis elas vao ficando. A prova é meio complicadinha, com algumas pegadinhas, mas nada impossivel de responder. Eu fiquei fazendo a prova até quase que o ultimo minuto. As ultimas questoes (5 delas) eu deixei em branco, pq não tinha nem ideia do que responder.

O listening é composto por 3 exercicios, o primeiro é moleza (pq era uma estrangeira falando ingles, entao foi mais facil de entender), o segundo teste é um pouco mais complicado, pq eram nativos de lingua inglesa conversando. E o ultimo é a prova de fogo, quem gabarita nesse, ja recebe o diploma de ‘fluência em inglês’ hahahaha To brincando! Sem exageros, o ultimo é bem mais dificil!

Quanto a redação, temos duas opções de temas, que agora não lembro exatamente quais eram, mas um é mais pra falar sobre nos e dizer pq estavamos ali pra estudar inglês, quais os nossos planos para o futuro (que foi o que escolhi) e o outro, nem lembro (mas era mais dificil ter um bom vocabulario para desenvolver o texto).

Tivemos 1 hora e 30 minutos para o almoço. Na mesma mesa que eu senti para fazer a prova, sentou umas meninas do Japão e nos combinamos de ir almoçar juntas.

Depois do almoco voltamos pra escola para conversar novamente com a Diretora. Ela nos explicou sobre algumas regras de deviamos seguir, falou de como era o funcionamento da escola, de como era a fiscalização das frequências e o que deveriamos fazer em caso de ficar doente ou se acontecesse alguma coisa.

E pra terminar o dia, fomos encaminhados para a sala de informatica, onde tivemos que nos cadastrar no sistema (para ter acesso a materiais online) e receber as instruções de como usar os computadores/spyke, msn e tudo mais.

Na escola que eu estudei, a Kaplan International Colleges (reconhecida pelo British Council), temos opção de turmas de manhã e a tarde. Eu preferi estudar de manhã, pq a tarde poderia sair pra conhecer a cidade.

O resultado do teste de nivelamento, nos so sabemos no dia seguinte, quando chegamos na escola. É so olhar no mural, procurar o nosso nome e ver em qual nivel ficamos. Eu comecei bem: High Intermediate!

Postado em Edimburgo, Escócia, Intercâmbio
Deixe o seu comentário...