23.07
2013

Programa tipicamente alemão: Cervejarias!

Na minha opinião, dois programas tipicamente alemães imperdíveis são: aproveitar um fim de tarde em algum Biergarten, especialmente se for no Englischer Garten ou ir em alguma cervejaria.

HB29_1200x893

Quando eu estive em Munique, era novembro (do ano passado) e o inverno já tava quase dando as caras. Então acabei não indo em nenhum biergarten no principal parque da cidade, o Englischer Garten. Mas ao menos consegui ir em uma cervejaria!

Na verdade meus plano inicial era ir em duas cervejarias, a Augustinerbräu e a Hofbräuhaus. Se eu contar ninguém acredita, eu não consegui achar de jeito nenhum a localização da Augustinerbräu. Ou eu sou cega ou sei lá.. fato é que eu não achei.

HB1_1192x900

Bom, mas pra encurtar conversa eu consegui achar a Cervejaria Hofbräuhaus (aleluia), mas foi por pura sorte mesmo. Ela fica bem em frente ao Hard Rock Cafe Munchen, então não tem erro.

HB27_1200x834

A Hofbräuhaus é a cervejaria mais famosa da cidade e foi fundada a muuuuito tempo atrás, mais precisamente em 1589, pelo Duque William V da Bavária e desde então, se tornou uma das cervejarias mais famosas do mundo. Pra ter uma idéia do tamanho do lugar, a cervejaria ocupa um prédio inteiro no centro de Munique, são diversas entradas, inclusive é melhor evitar entrar pela porta principal, pq vai estar sempre abarrotada de gente na frente. Cada andar/ala é tem uma decoração diferente.

HB26_1200x820

Como o salão principal no primeiro andar estava lo-ta-do, eu fui subindo. O salão do segundo andar estava reservado para um evento. Sei que de tanto subir e andar pra lá e pra cá, finalmente achei um salão com alguns lugares vagos. Mas o garçom já foi me avisando que, como eu não tinha feito reserva, eu não poderia me demorar muito na janta, pq todas aquelas mesas estavam reservadas. Mesmo assim, eu tive tempo suficiente pra comer tranquilamente e repetir tudo novamente antes da excursão de chineses invadirem o local.

HB13_1200x900

HB19_1200x872

Além da cerveja, também podemos provar diversos pratos típicos da Alemanha, como as salsichas (wurst), o joelho e costela de porto, repolho, entre outros.

HB22_1200x900

Eu aproveitei pra provar uma Weisswurst, ou seja, uma salsicha de cor branca (quase desmaiada), que é feita com carne de gado.

HB23_1166x900

Pra companhar pedi um pretzel, que estava ótimo. E claro, cerveja! Na primeira rodada pedi uma Weissbier feita de trigo e na sequencia pedi uma do tipo Helles. A principal diferença entre elas (segundo o garçom) é que uma tem alta fermentação e a outra baixa fermentação… Agora não me pergunte o que isso quer dizer exatamente! Mas ambas as cervejas são excelentes!

HB20_1200x860

As cervejas geralmente são servidas em uma canecona de vidro de 1 litro, isso mesmo, um litro. Essas canecas gigantes são chamadas de “Mass”. Mas se caso um litro for muito, é possivel pedir um copo menor, como eu fiz, pra aproveitar e provar outros tipos de cerveja também.

HB15_1200x849

Como eu resolvi repetir tudo, exatamente igual, não sobrou espaço pra sobremesa. Mas dizem que o applestrudel de lá é ótimo.

No salão onde eu jantei, tinha um palco onde a banda estava se arrumando pra se apresentar pra excursão de chineses. Então pra quem quiser ver uma apresentação de música com danças típicas da região, fica a dica: fazer reserva para a janta!

HB18_1200x798

Nessa viagem entre Suiça, Áustria e terminando na Alemanha, eu comi super bem. Todos os pratos são muito bem servidos. E diferentemente do que encontramos em alguns outros países na Europa, a comida não é apimentada. Ainda bem! E preço? Achei super barato, e olha que comi muito bem!

HB25_1200x841

A Hofbräuhaus fica na rua Platzl 9, 80331 München, Alemanha. Em frente ao Hard Rock Café de Munique e bem perto da Marienplatz, a principal praça da cidade.

* Precisando de hospedagem em Munique? Para iniciar as pesquisas no site do Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Andando de ICE – O trem de alta velocidade da Alemanha

Lista com todos os posts sobre Munique

Lista com todos os posts sobre Füssen

Lista com todos os posts sobre Nuremberg

Lista com todos os posts sobre Berlim

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Munique
Booking.com
  1. Nick 24/07/2013 | 11:19

    Oi Bruna, adorei o post…acho legal quando vc dá uma idéia dos preços dos lugares. Assim a gente já sabe mais ou menos quanto vai gastar, né…
    Abraços !!!

    • Bruna Bartolamei 29/07/2013 | 08:39

      Oi, Nick

      Sabe q sempre fico em duvida se devo ou não falar nos preços?!? Sei que é td relativo, entao as vezes nao me animo muito em ficar falando. Acho meio estranho..

  2. Gilmara 08/08/2013 | 11:34

    Bruna

    Fale sim os preços, pois isso nos ajuda muito na programação!

    Principalmente para os mochileiros de plantão, que é o meu caso, rsrsrs

    beijos

    • Bruna Bartolamei 08/08/2013 | 18:02

      Oi, Gilmara!

      To vendo que bastante gente gosta quando se fala em valores, mas como disse, é tudo tão relativo, que as vezes nem sei até que ponto é interessante comentar.

      Mas pras próximas viagens vou começar a anotar os preços pra ter uma idéia melhor e quem sabe coloco uma observação no final do post com esse tipo de informação. Vou pensar a respeito!

      Mas não deixe de ir nessa cervejaria, vale muito a pena!!!

  3. Silvia 14/02/2014 | 08:51

    Oi Bruna, adorei sua postagem sobre Nuremberg. Morei lá por 6 meses e sou simplesmente apaixonada pela cidade. Visitei outras cidades na Alemanha, algumas próximas a Nuremberg, mas meu coração ficou lá. Eu e minha família estamos voltando a Alemanha agora em março e meu primeiro passeio lá será no Centro de Documentação, porque meu filho não conhece. Eu já estive lá 4 vezes, acompanhando os amigos que foram me visitar enquanto estive lá…rsrsrs. Voce descreveu muito bem a cidade, realmente voce captou muito bem em pouco tempo o que é Nuremberg. Adorei também sua dicas para Estocolmo, vou usar. Estou indo também para a Suécia, na primeira semana de março, depois é que vou para a Alemanha. Continue postando suas viagens, foi uma delícia ver Nuremberg através dos seus olhos e perceber que existe mais gente apaixonada por ela também. Abraços.

    • Contando as Horas 15/02/2014 | 17:29

      Oi, Silvia

      Obrigadaaa!! =DD
      Nuremberg até agora é a minha cidade preferida da Alemanha, valeu muito a pena ter conhecido. A cidade tem uma história fantástica (apesar de triste) e sem contar que é super organizada e estruturada.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! Tenho certeza que vc também vai gostar bastante da Suécia, apesar de ser um país um pouco caro.

Deixe o seu comentário...