30.07
2013

Andando de ICE – O trem de alta velocidade da Alemanha

Uma coisa que eu queria fazer quando estivesse na Alemanha era andar no trem InterCity Express (mais conhecido por ICE), considerado o trem mais rápido do país. Além disso, como nem poderia ser diferente, ele é super moderno, confortavel pontual e eficiente.

Eu usei esse trem pra fazer o trajeto entre Munique e Nuremberg, que tem a distância de 170 km, onde antigamente era feito em 2 horas, mas hoje em dia, leva apenas 1 horinha. Muito rápido, a gente nem vê o tempo passar!

ice 2_1200x900

Dizem que a sua velocidade pode chegar até 320 km/h, mas no trajeto que fiz, as duas vezes que olhei no painel estava marcando por volta de 220 – 249 km/h. Não saberia dizer se o trem chegou ao seu limite máximo de velocidade ou não, mas o importante é que o deslocamente foi rápido.

Esse trem não faz apenas esse trajeto entre Munique e Nuremberg, ele cobre outras grandes cidades alemã também, como Berlim, Colônia, Frankfurt, Bonn, Stuttgart, Hannover, Hamburgo, entre outras, além de ligar a Alemanha a outros países vizinhos. Então, fica a dica!

ice 23_1200x900

-> As estações de trem

O ICE parte de Munique da Estação Central (Hauptbahnhof) e chega em Nuremberg na Estação Central também. Ambas as estações tem ótima localização e é possível ir a pé em praticamente todos os lugares. Quando não tem como ir a pé, as opções de metro, ônibus ou trams também estão localizadas bem próximo a essas estações.

O trajeto final era Berlim, mas o trem faz algumas paradas pelo caminho, como por exemplo, Nuremberg

O trajeto final era Berlim, mas o trem faz algumas paradas pelo caminho, como por exemplo, Nuremberg

-> Onde comprar as passagens

É possivel comprar a passagem pra andar de ICE tanto nas máquinas na estação, como nos guiches de atendimento ou na internet. Eu comprei a minha passagem ainda aqui no Brasil, no site da DB Bahn, a empresa responsável pela ferrovia alemã.

Eu recebi a confirmação da compra e o bilhete por email. Ai foi só imprimir e levar comigo pra apresentar quando os fiscais me pedissem dentro do trem. Muito fácil!

ice 27_1200x791

-> Primeira ou Segunda Classe

Como esperado, os trens de alta velocidade da Alemanha oferecem três opções de classes: primeira classe, classe conforto (que é uma variavel dentro da primeira classe) e a segunda classe. Eu optei por fazer o deslocamento em primeira classe, mas aqui vai um descritivo breve dessas três classes:

ice 6_1200x900

Primeira Classe: os bancos são de couro, o tamanho dos bancos são um pouco maiores e o espaço entre os bancos também é bom, dá até pra esticar as pernas. Fora isso, não está incluido nenhum tipo de lanche ou internet wi-fi (não nesse trajeto entre Munique – Nurembert, pq em alguns outros trajetos sim).

ice 5_1200x900

Classe Conforto: Fica dentro da primeira classe, e os bancos dessa classe estão “isolados” por uma parede de vidro, dando mais “privacidade’ e garantindo assim mais silêncio.

ice 14_1200x828

ice 16_1176x900

Segudna Classe: pelo pouco que reparei quando andei por lá, estava abarrotada de gente. Os bancos são de tecido e o tamanho dos bancos e o espaço entre eles é um pouco menos que os da primeira classe, claro.

-> Paisagens pelo caminho

Não bati nenhuma foto das paisagens pelo caminho, pq nesse dia quando sai de Munique, o tempo estava nublado e com um pouco de neblina, e ainda no meio do caminho começou a chover. Inclusive cheguei em Nuremberg, estava garoando. E na volta, como era noite, não tinha como bater foto de nada.

ice 12_1200x797

-> Reservas de assento

Ao comprar o bilhete pelo site, como eu fiz, já é possível reservar o assento, claro. A configuração do vagão para primeira classe é: 2-1, ou seja, dois bancos – corredor- 1 banco. Existem bancos que vão tanto no sentido que o trem está se deslocando, quando no sentido contrario. Também existe bancos com uma mesinha no meio, tanto na primeira classe como na segunda classe.

ice 4_1200x900

-> Distâncias

O tempo de viagem entre algumas cidades da Alemanha que o ICE cobre:

ice 29_1200x802

Munique – Nurembert: 170 km percorridos em 1 hora;

Munique – Frankfurt: 3 horas e 11 minutos;

Munique – Hamburgo: 5 horas e 46 minutos;

Munique – Colônia: 4 horas e 38 minutos;

Munique – Berlim: 5 horas e 52 minutos;

Frankfurt – Berlim: 3 horas e 37 minutos;

Frankfurt – Colônia: 1 hora e 02 minutos;

Alguns trajetos são vantagem fazer usando o ICE, mas outros ficam quase empatados com o tempo de deslocamento feito com o avião (chegar antes no aeroporto, o tempo de voo e mais o deslocamento até o centro da cidade). Ai é só fazer as contas do tempo gasto, se o preço do bilhete tiver de acordo, o trem sempre vai ser a melhor opção, na minha opinião, claro!

ice 11_1200x830

-> Bagagens

Como todos os trens europeus, o ICE também tem um compartimento especifico para colocar as bagagens, que podem ser encontrados nas extremidades de cada vagão.  E ainda tem o espaço superior ao nosso banco para colocar bagagem de mão.

ice 7_1145x900

-> Outras considerações

Todos esses trens tem ar condicionado e os vidros são aprova de ruídos, então quase não escutamos barulho dos trilhos durante a viagem.

Exite um vagão chamado Bordbistro/ Bordrestaurant em todos os trajetos feitos pelo ICE. Eles servem desde café da manhã, almoço, janta ou lanches. Quem estiver na primeira classe, pode fazer o pedido no vagão-restaurante que eles levam o pedido no nosso lugar.

ice 17_1200x900

* Precisando de hospedagem na Alemanha? Para iniciar as pesquisas no site do Booking, é só clicar aqui *

Posts relacionados:

Lista com todos os posts sobre a Alemanha

Lista com todos os posts sobre Berlim

Lista com todos os posts sobre Colônia

Lista com todos os posts sobre Munique

Lista com todos os posts sobre Nuremberg

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim, Colônia, Dachau, Dicas de Viagem, Füssen, Leverkusen, Munique, Nuremberg, Potsdam, Schwerin
Booking.com
  1. Ronaldo Ferreira da Silva 02/08/2013 | 11:01

    É isso aí mesmo, Bruninha, eu fiz essas viagens pelo ICE, saindo de Frankfurt para Amsterdam (ida e volta), depois de Munique para Stuttgart e por fim de Stuttgart direto para o aeroporto de Frankfurt, na volta para o Rio de Janeiro. Essas viagens pelo ICE foram maravilhosas e sempre dentro do horário marcado, assim demais viajantes fiquem atentos a esse importante detalhe.
    Ronaldo/Raul.

    • Bruna Bartolamei 03/08/2013 | 18:36

      Oi, Ronaldo

      De Frankfurt até Amsterdam??? Que legal!! Deve ser uma viagem boa de se fazer, apesar de que imagino q deve ser um pouco demorada.

      Tbm não tive nenhum problema em andar de ICE, alias, gostei muito da experiência. Sempre pontual e muito confortável. Recomendo muito!

      • Ronaldo Ferreira da Silva 06/08/2013 | 18:43

        Oi Bruna !
        A viagem de Frankfurt até Amsterdam, pelo ICE, demorou 3 horas e 56 minutos na ida e o mesmo tempo na volta. Achei que valeu, porque no aeroporto esse tempo pode ser maior entre a espera do voo, as formalidades de praxe e o tempo de voo. Amsterdam é uma cidade fantástica e vibrante, da mesma forma que Berlim e Munique, além de outras cidades na Alemanha, que tive o prazer de visitar em junho de 2012.
        Eu gostei muito dessas 3 viagens que fiz no ICE, também.
        Grande abraço, Ronaldo.

        • Bruna Bartolamei 08/08/2013 | 18:06

          Oi, Ronaldo!!

          Obrigada pela dica. Esse tempo de deslocamento realmente foi ótimo! Vou prestar mais atenção nisso nas próximas vezes.
          =D

  2. maria esther rolim 06/11/2013 | 11:09

    Oi Bruna

    Estou aqui de novo pesquisando o ICE.
    Vou neste trem de Viena para Munique e vou tentar fazer as outras viagens pela Alemnha também nestas composições.

    Muito Obrigada mais uma vez

    Bjssssssssss

    Maria Esther

    • Contando as Horas 07/11/2013 | 10:10

      Oi, Maria Esther

      Apesar de eu não ter feito esse trajeto, eu gostei bastente desse trem. A gnt nem vê o tempo passar. Muito bom!! Vc vai adorar!! :D

  3. Roberta 28/04/2014 | 23:16

    Chegando no aeroporto em franckfurt é facil de pegar o trem para sttuttgart? Estou indo pela primeira vez para a Alemanha a trabalho e sozinha e não conheço nada… Estou pesquisando e gostaria de saber se tem alguma dicas/ sugestão para dar. Obrigada!

    • Contando as Horas 01/05/2014 | 20:52

      Oi, Roberta

      Eu imagino que seja fácil sim. O máximo de dificuldade que vc pode vir a ter é ter que ir do aeroporto ate o centro de Frankfurt e de la pegar o trem para Stuttgart.

  4. mario 23/05/2014 | 11:56

    Parabéns….pelo post.

    estou indo para europa, em setembro, e vou chegar em Frankfurt, minha rota sera frank para amsterda, amsterda para paris, e paris para Londres, Londres para italia(roma), roma para Frankfurt e retorno ao brasil, gostaria de saber o preco que vc pagou de frank para amsterda, pois no site da ICE, não estou conseguindo achar

    • Contando as Horas 24/05/2014 | 00:56

      Oi, Mario

      Eu não fui a Amsterdam com esse trem (o ICE), fui de Munique a Nuremberg. Se não aparece no site, provavelmente ele não faça o trajeto direito, então vc vai ter que trocar de trem em algum lugar pra conseguir seguir viagem a Amsterdam.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Adriana 20/08/2014 | 13:14

    Ola parabens pelo post! E por estas informacoes.
    Voce sabe se tem de Nuremberg para Frankfurt? E o tempo?
    : )

    • Contando as Horas 20/08/2014 | 19:22

      Oi, Adriana

      Sim, tem. O tempo de viagem é umas 2 horas, mais ou menos. Vc pode pegar o link que está em vermelho do texto onde fala D-Bahn, que é a empresa de trens da Alemanha. Ao fazer a simulação vc vai ver que vão aparecer diversos horários e tipos de trem, é só vc escolher os trajetos que o ICE cobre, são os mais rápidos e diretos.

  6. Wellington 07/09/2014 | 11:27

    Pessoal, bom dia.
    Vou viajar para Amsterdam em abril / 15 e vou ficar 12 dias, sendo que utilizei a estratégia de ficar em duas cidades bases: Amsterdam e Londres ou Paris. Essa é minha dúvida. Quero ficar na segunda cidade para explorar cidades próximas e interessantes, via trens. Colônia está no meu planejamento.
    Quem poderia me dar sugestões.
    A minha idéia, a princípio, é chegar em Amsterdam direto para Londres (aéreo), ficar 5 dias para conhecer outras cidades que ainda não defini ou Paris (via trem) para conhecer também outras cidades. Depois, ir para Amsterdam (de Londres ou Paris) de trem, parando em Bruxelas para conhecer, e no mesmo dia, seguir para Amsterdam. Dá para conhecer Colônia em um dia, fazendo um bate e volta de Amsterdam?? Trem outras cidades que eu poderia conhecer em um dia na Alemanha saindo de Amsterdam??
    Quem já teve essas experiências, poderia me ajudar na escolha do roteiro.

    Muito obrigado.

    Wellington

    • Contando as Horas 08/09/2014 | 05:19

      Oi, Wellington

      Vc pode ficar 5 diaa em Londres, 5 dias em Paris e 2 dias em Amsterdam. O dia que vc vai para Amsterdam, vc pode parar em Bruxelas e ao menos conhecer um pouco da cidade. Essa é a minha sugestão!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  7. Natthalia 12/09/2014 | 20:37

    Me ajudem!! Hahahaha
    Estou indo para Londres, Bruxelas, Luxemburgo, Amesterdã, Berlim, Munique e praga….
    Qual a rota mais econômica? É mais barato fazer por trem?
    Obrugada

  8. Contando as Horas 13/09/2014 | 20:10

    Oi, Nathalia

    Teoricamente sim, mas vc deve comprar as passagens com 90 dias de antecedencia da data da viagem, assim vc pega as tarifas promocionais.

  9. Joao Paulo 14/12/2014 | 13:35

    Olá,
    Gostaria de saber se alguém já fez o percurso Zurique-Munique, com o trem. Em numa pesquisa rápida no google, percebi que ir de carro ou ônibus é bem mais rápido, é isso mesmo? Alguém já passou por experiência parecida?

    • Contando as Horas 15/12/2014 | 14:49

      Oi, João Paulo

      Infelizmente não vou poder te ajudar, nunca viajei de carro na Suíça e nem na Alemanha.

  10. Natalia 17/12/2014 | 13:03

    Oi Bruna!

    Viajarei pela Alemanha, praticamente só de trem, e já comprei meus tickets pela internet, mas não rservei os assentos. Sabes se tem altum problema? Tem como fazer isso na hora? Obrigada!

    • Contando as Horas 17/12/2014 | 16:24

      Oi, Natalia

      Problema acho que não tem, mas vc deve ficar atento as marcações nos proprios assentos (algumas são feitas com um papelzinho no encosto da cadeira, outras são feitas numas telinhas ao lado do numero da poltrona) e procurar por lugares que não estejam reservados, claro.

      Talvez se vc estiver viajando com mais pessoas, pode acontecer de vcs ficarem separados.

  11. Milton 28/12/2014 | 21:58

    Na sua opinião é possível sair de Amsterdã, ir para Colônia e depois seguir para Praga de trem?
    Obrigado
    Milton

    • Contando as Horas 01/01/2015 | 22:40

      Oi, Milton

      Teoricamente sim, é possivel sim. De Amsterdã para Colônia vc pode ir de Thalys, o trem é direto. Porém par ir de Colônia até Praga vc terá que fazer alguma(s) trocas pelo caminho, acho que não existe um trem direto. Talvez vc vai ter que ir até Frankfurt ou Munique pra seguir viagem até Praga.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Feliz 2015 pra ti!

  12. Hercília Oliveira 19/01/2015 | 12:24

    Excelente blog, com informações muito úteis.
    Então, a descrição e fotos sobre os trems, está óptima!
    Só faz falta os preços de algumas viagens, para podermos calcular outras.
    Eu preciso saber, mais ou menos…, o preço de viagem por trem, em 2ª classe, de Dusseldorf para Colónia; ida e volta.
    Se alguém souber e puder me ajudar, agradeço.

    Obrigada

  13. Simone 15/02/2015 | 17:00

    Na primeira classe é possível escolher um assento e ficar com a mala próxima ao viajante? Já andei ouvindo relatos de roubos de malas quando deixadas no compartimento próprio para as mesmas.
    Na hora da reserva, tem como escolher os assentos únicos (o que não tem poltrona ao lado)? Grata.

    • Contando as Horas 16/02/2015 | 19:12

      Oi, Simone

      Sim, existe poltronas que ficam perto dos lugares onde a gente deixa as malas. Se a sua mala for grande, vc vai ter que deixar nesses compartimentos, agora se ela for menor, vc pode colocar no espaço superior que existe nas poltronas.

      Tem sim, vc pode reservar o assento na hora da compra da passagem no site. Inclusive, dependendo do tamanho da tua mala, vc consegue colocar ela no espaço das pernas, caso vc nao se importe de ficar com as pernas meio apertadas.

  14. Leticia 21/04/2015 | 12:31

    Ola.
    Pretendo ir de Berlin a Munique para a Oktoberfest. O que vale mais a pena, trem ou aviao>> custo e tempo de viagem, que e longo.
    E vale a pena voltar no mesmo dia de Munique?

    Obrigada.

    • Contando as Horas 21/04/2015 | 18:25

      Oi, Leticia

      Depende, vc deve pesquisar bem esses dois fatores, alem da frequencia de horarios entre as duas cidades em ambos os meios de transporte.

      Eu, sempre que possivel, opto por ir de trem. Acho muito mais simples e tranquilo, porem as vezes a distancia é relativamente mais longa. Mas vc deve levar em consideração o tempo que vc tem que chegar antes no aeroporto e tal. As vezes da praticamente na mesma.

      Na minha opinião, eu acho que vc deveria ficar mais tempo em Munique, a cidade é bem legal!

  15. Poliana 24/07/2015 | 21:10

    Olá estou em colônia e não to sabendo andar de metrô , os outros lugares são tão simples, na hora de comprar o ticket mesmo parece que não tem todas as direções , tb queria saber se qdo vc troca de linha precisa comprar outro ticket ? Obrigada

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 21:27

      Oi, Poliana

      Não achei necessário andar de metro em Colônia, na parte mais turistica.Conheci a cidade caminhando. Não sei te dar mais detalhes sobre compra ou como funciona o metro por lá. Quando vc troca de linha dentro da mesma estação, vc não precisa comprar outra passagem.

  16. […] * Leia também: Andando de ICE – O trem de alta velocidade da Alemanha […]

Deixe o seu comentário...