15.09
2013

Intercâmbio: Onde morar em Edimburgo

Uma das questões que mais me preocupou durante a preparação do meu intercâmbio foi com relação ao lugar onde eu iria morar em Edimburgo. Mesmo eu que já havia visitado a cidade anteriormente, eu não fazia idéia de onde seria melhor morar e qual tipo de hospedagem seria mais a minha cara. Pesquisando no google, li muito sobre esse assunto e acabei descartando algumas opções e levando mais em consideração outras, de acordo com o meu perfil, claro.

Depois de muito pesquisar sobre esse assunto, eu cheguei a conclusão que três pontos são extremamente relevantes para fazer a melhor escolha:

– tipo de acomodação;

– tempo de duração do intercâmbio;

– localização da acomodação.

♣ Tipos de acomodação ♣

As opções pra quem vai fazer um intercâmbio, de modo geral, são: morar em uma casa de família, alugar um apartamento, se hospedar em um hostel ou fechar o contrato com uma residência estudantil. Todos tem suas vantagens e desvantagens, então é extremamente importante pesquisar bem pra não se arrepender depois.

Casa de família:  as duas grandes vantagens de morar em um casa de família na minha opinião são: família vai ser nativa do país e assim vamos ter certeza de que estamos ouvindo o inglês ser falado de forma correta e possibilidade de conviver diariamente com habitos locais daquele país. Porém por outro lado, tudo o que é vantagem pode se transformar em desvantagem, como por exemplo, imigrantes que estão morando na Escócia a pouco tempo e consequentemente não sabem falar 100% o idioma corretamente. Então é sempre importante exigir que a família seja Britânica mesmo, pro aproveitamento ser melhor.

Alugar um apartamento: geralmente essa opção é a mais cara de todas, pq o valor é cobrado por dia. Se a intenção for ficar pouco tempo, como por exemplo, duas semanas, ok, o valor não vai ser nenhum absurdo, mas também não vai sair barato, pode ter certeza. Agora pra quem tem interesse em ficar 2 meses ou até mesmo 6 meses, muitas vezes não é possível fechar contrato pq o tempo máximo permitido para alugar um apto é de 30 dias. Algumas empresas também favorecem quem pretende alugar um apto por 1 ano, mas entre 1 mês e 1 ano, achei bem dificil encontrar essa opção.

Hospedagem em um Hostel: alguns hostels em Edimburgo trabalham com a possibilidade de aceitar estudantes por um periodo mais longo. Normalmente a cobrança é feita por semana e assim a pessoa pode escolher o tempo que quer ficar, sem nenhum problema. Na época que eu tava pesquisando sobre todas as possibilidades, eu acabei descobrindo que praticamente todos os hostels que trabalham com esse esquema ficam um pouquinho mais afastados do centrão turístico da cidade, mas nada absurdo não, uns 20 a 30 minutos de caminhada da Princes Street. Pode até ser que hoje em dia outros hostels permitam alugar um quarto por um periodo maior. A maior parte desses hostels estão localizados próximo ao Porto de Leith ou no caminho, na Leith Street ou ainda, próximos a região da estação de trem Haymarket, na Dalry Road e arredores.

Residência estudantil: pra quem quer ter um pouco mais de privacidade e liberdade, essa é uma das melhores opções a levar em consideração. A maioria das escolas de inglês oferecem duas opções: morar em casa de familia ou compartilhar um apto dentro de uma residência estudantil. Existem ainda outras opções de residência estudantil que além de alugar aptos compartilhados (onde só o quarto e o banheiro são individuais), também alugam flats com apartamento nas mais diferentes configurações. Eu optei por alugar um flat onde só eu morava, ou seja, eu não compartilhava nada (sala e cozinha) com ninguém.

No geral, pra quem já leu alguns posts aqui no blog, acho que já percebeu que eu não queria morar em casa de família  e também não queria me hospedar em um hostel. Portanto, as duas únicas opções que me restaram foram: alugar um apartamento ou um flat em uma residência estudantil. Eu acabei optando pela residência estudantil (tema para o próximo post).

Obs.: as vantagens e desvantagens de morar em casa de familia, alugar um apto e se hospedar em um hostel eu me baseiei nas experiencias de alguns colegas. Todo mundo sempre tem uma história pra contar, seja ela boa ou ruim.

♣ Tempo de intercâmbio

Outra questão importante a definir é com relação ao tempo de duração de um intercâmbio. É importante levar em consideração duas coisas: as estações do ano, que são o contrario do Brasil (quando aqui no Brasil é verão, na Europa é inverno) e o ano letivo no Reino Unido (que começa em setembro).

Muitas opções de acomodação, independente do tipo, trabalham no sistema de “short term” e/ou “long term”, ou seja, “short term” geralmente engloba opções entre 2 semanas a 6 meses e os contratos “long term” são praticamente oferecidos apenas a opção de 1 ano.

Então, por exemplo no meu caso, eu tive que moldar as 2 partes do meu intercâmbio de acordo com esse sistema de “short term” e “long term” e eu dei prioridade pra começar em setembro, junto com o ano letivo no país.

♣ Localização da acomodação

Antes de vir morar em Edimburgo, essa questão da localização me preocupava muito. Mas isso é totalmente normal, né?! A maioria das pessoas imaginam que Edimburgo, por ser a capital da Escócia, seja uma cidade enoooorme, onde tudo seria relativamente longe, exigindo muita pesquisa e preparação para se virar por lá.

Quanto a isso eu posso afirmar que não é necessário se preocupar tanto. Edimburgo é uma cidade extremamente compacta, onde é possível ir a pé em praticamente todas as partes. Claro que alguns bairros exclusivamente residenciais são um pouco mais afastados do centro (pra quem for morar em casa de familia é importante considerar essa questão), mas nada que uns 15 ou 20 minutos de ônibus não resolvam.

O único meio de transporte público que existe em Edimburgo em funcionamento até o momento são os ônibus, até o sistema do tram entrar em funcionamento (previsão para começar a funcionar em 2014). O sistema de ônibus de Edimburgo é muito organizado e eficiente, além de cobrir muito bem toda a cidade, independente de ser a parte central, os bairros ou os arredores.

♣ Sites que podem ajudar a achar um lugar pra morar em Edimburgo

Pra quem tiver interesse em alugar um apartamento em Edimburgo, uma boa opção é procurar no site da Airbnb ou ainda no site da LettingWeb, Gumtree ou Holidays Lettings. Normalmente as pessoas que alugam aptos na cidade utilizam esses sites, claro que como eu nunca usei, mas alguns colegas do curso de inglês usaram, não posso garantir que tudo vai ser 100%, mas eles também não tiveram problemas. Então, fica a dica!

Se o interesse for em alugar um quarto em um hostel, os melhores sites pra procurar alguma coisa são o do Hostel Bookers, o Hostel World e Hostels.

Sobre morar em casa de família, todo o processo é feito junto a escola de inglês. O procedimento adotado pela escola é o seguinte: eles enviam um arquivo por email, a gente define as escolhas de acordo com o nosso perfil e ainda é possível fazer algumas observações por escrito sobre determinados pontos. A família que mais combina com o perfil do estudante é selecionada e pra quem tiver interesse, é possível ter contato com essa família antes mesmo de chegar em Edimburgo (através do skipe ou email). Essas foram as informações que agência me passou quando eu fiz o orçamento do curso de inglês.

Já as residências estudantis podem ser encontradas também através das escolas de inglês. Algumas oferecem essa opção, mas não são todas. É sempre bom verificar isso direitinho. No caso da escola de inglês que eu escolhi, eles trabalham diretamente com uma residencia estudantil especifica. Ainda existem outras residências estudantis que trabalham em parceria com escolas de inglês ou de forma independente. Dois sites excelentes pra procurar sobre isso são: Edinburgh Student Pad que oferece a opção de procuras mais direcionadas ou ainda o UNITE Student Accommodation, com 5 opções de residências estudantis em Edimburgo (mas também tem residencias estudantis em outras cidades, tanto na Inglaterra ou na Escócia). Ou ainda, quem tiver interesse, pode ficar na mesma residencia que eu morei em Edimburgo. Recomendo muito! E o próximo post vai ser justamente sobre  o meu flat. Então, é só esperar!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Intercâmbio, Intercâmbio, Intercâmbio na Escócia
Booking.com
  1. Natalia santos Bezerra 30/03/2014 | 15:31

    Amei essas dicas sao muito importantes…

  2. Victória 09/04/2014 | 12:07

    Oi Bruna! Cá estou eu comentando novamente! Suas dicas são ótimas! Esse o blog mais organizado que eu li sobre intercâmbio, e praticamente todas as minhas perguntas estão sendo respondidas! Parabéns novamente!
    Bjss

    • Contando as Horas 11/04/2014 | 18:04

      Oi, Victória

      Obrigadaaa!! Eu lembro bem o sacrifício que foi eu encontrar informações com detalhes sobre esses assuntos relacionados a intercâmbio, por isso escrevi certinho como foi minha experiência.

  3. HELIO MAURICIO VIEIRA LIMA 31/01/2015 | 19:08

    Oi. Alguém sabe informar como devo proceder para morar em Warsóvia na Polonia?
    Estou pretendendo passar 1 anos lá para estudar e conhecer melhor um pouco da cultura do país e da região. Já estive lá para visita e foi om máximo.
    Grato.

    • Contando as Horas 06/02/2015 | 01:24

      Oi, Helio

      Infelizmente não tenho esse tipo de info sobre a Polonia. Só tenho posts sobre a viagem que fiz a uns anos atras.

      • Leticia 21/04/2015 | 12:33

        Muito obrigada Bruna….
        já estou olhando as opções sugeridas por você!!

        • Contando as Horas 21/04/2015 | 18:27

          Oi, Leticia

          Se precisar de mais alguma ajudinha, é só me escrever. Na medida do possível, sempre tento ajudar outras pessoas, pq tive muita dificuldade em encontrar infos quando fui fazer meu intercâmbio em Edimburgo.

Deixe o seu comentário...