02.10
2014

Chip Pré-Pago e Internet no Celular na Inglaterra e Escócia

Até uns anos atrás, viajar era motivo pra se desligar do mundo. Porém, de uns tempos pra cá, viajar significa estar conectado com mundo, literalmente. E a melhor forma pra fazer isso, é comprando um chip pré-pago de alguma operadora de celular local.

Quem for a qualquer um dos países que fazem parte do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), vai poder comprar um chip para o celular sem a menor dificuldade (não é preciso mostrar nenhum documento e muito menos preencher nenhum cadastro). Mas pra fazer isso tranquilamente, aqui vão algumas dicas:

IMG_3147

– Operadoras de celular: No Reino Unido existem diversas operadoras de celular, como por exemplo, T-Mobile, Vodafone, O2, Three, Orange, EE, Lebara, Virgin Media, entre outras. Na minha opinião, essas são as principais e muito provavelmente, quem estiver em qualquer grande cidade do Reino Unido, vai facilmente encontrar as lojas dessas empresas. Importante: O chip comprado em qualquer lugar do Reino Unido pode ser usado em todos os países membros (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), sem custo extra.

SONY DSC

– Onde comprar chip para o celular: Antes de qualquer coisa, “chip de celular” no Reino Unido é “sim card”. Além das próprias lojas das operadoras de celular, ainda é possível comprar um chip em lojas como a Phone4U (enquanto eu tava em Edimburgo, tava rolando um boatos de que essa rede iria fechar suas portas e de fato, ao menos em Edimburgo, todas as lojas estavam fechadas), Sim Local, Argos e Carphone Warehouse, e ainda, em máquinas nos aeroportos ou estações de trem. Isso mesmo! Existem máquinas tipo aquelas onde a gente compra refrigerante e balinhas, mas que vendem somente chips de celular. Achei o máximo quando vi essa novidade!

IMG_4133

Em Londres existem milhões dessas lojas espalhadas por toda a cidade, mas pra não ter erro, quem quiser encontrar todas em um único lugar, é melhor ir direto a Oxford Street.

Em Edimburgo, todas essas lojas estão na Princes Street. É só caminhar toda a extensão dessa rua que em cada quadra tem uma ou as vezes, as lojas estão uma do lado da outra.

Em Glasgow, o melhor lugar pra procurar essas lojas são na Buchanan Street ou na Argyle Street.

SONY DSC

– Máquinas que vendem chip de celular local: essas máquinas são identificadas como “Sim cards machines”. No terminal 5 do aeroporto de Heathrow existem várias máquinas, por exemplo, antes de chegar no UK Border, existe uma e depois, na área onde a gente pega as malas, existem algumas espalhadas pelo salão. O pagamento pode ser feito tanto com cartão de crédito como em dinheiro (libras!).

IMG_3060 IMG_3061

– Tipo de chip: Quem der preferencia pra comprar um chip nas máquinas no aeroporto ou estações de trem, deve saber antecipadamente qual tipo de chip corresponde ao seu celular. No meu caso, eu tenho um iPhone 5S, então o chip dele é o “nano”. Nas embalagens está escrito “nano sim”. Na viagem de dezembro do ano passado, eu tinha um iPhone 4S e o tipo de chip era o “micro sim”. Quem tiver outro tipo de iphone, pode verificar o tipo de chip nesse link aqui.

IMG_3299

Obs.: pra quem tem um celular com o chip “nano”, as únicas operadoras que tem esse tipo de chip são: Orange, T-Mobile, Vodafone, Lebara e a Three.

Depois de saber disso, a maioria das pessoas ficam pensando: “Qual plano e operadora eu devo comprar o meu chip?” Então, essa resposta vai depender muito da real necessidade de cada um. Há quem dê mais importância para a internet, mas existem pessoas que preferem as vantagens de ligações (locais ou internacionais) e mensagens de texto.

IMG_3298

** Glossário: internet = data / ligações para telefones fixos = landlines / ligações para mesma operadora = same network / ligações para outras operadoras = any network / ligações internacionais = international calling / mensagem de texto = texts ou SMS / recarregar = top up. **

De todos esses planos disponíveis, eu sempre tive chip pré-pago, mesmo na época em que morei em Edimburgo, e claro, nessas ultimas viagens também. Importante saber que “chip pré pago” no UK é “pay as you go”.

IMG_3279

Quando eu tava em Edimburgo, eu escolhi um dos milhares de planos do tipo pay as you go da O2, pois eles favoreciam as ligações internacionais e a internet. Já nessas ultimas duas viagens ao UK, eu escolhi comprar meu chip pay as you go também, mas com a Three, pois a internet era o que mais me interessava.

– Minha experiência com a O2: de 2010 pra cá, com certeza os planos e tarifas de um plano pré pago mudaram, então não vou entrar na questão de qual tipo de plano eu tinha e como ele era em detalhes, pq hoje tudo mudou. Mas o que eu gostaria de comentar é que, a O2 é uma operada excelente. No tempo que morei em Edimburgo, viajei para diversos lugares tanto dentro do Reino Unido, como para outros países da Europa e sempre as ligações, mensagens de texto e internet funcionaram muito bem. O sinal também era excelente.

IMG_3269

– Minha experiência com a Three em dezembro de 2013: Na viagem que fiz a Londres em dezembro do ano passado, foi a primeira vez que comprei um chip com essa operadora. Confesso que o que me atraiu mais e me fez optar por ela sem nem pestanejar com o fato de que a internet era ilimitada por 30 dias. Isso mesmo! Ninguém leu errado. Internet ilimitada por 30 dias, por apenas 15 libras. Claro que a viagem foi de apenas 10 dias e eu poderia ter escolhido qualquer outra operadora com um plano pay as you go que oferecesse 1GB ou até mesmo 2GB pelo mesmo valor, mas né, pra que ficar se preocupando com o limite da internet se eu posso ter um plano ilimitado, certo? Gostei bastante dessa operadora, em Londres funcionou super bem.

– Minha experiência com a Three em setembro de 2014: Como eu tinha gostado bastante da Three, nessa ultima viagem eu resolvi repetir a compra e claro, escolhi um chip pay as you go da Three com internet ilimitada. Confesso que nem sei quantos minutos entre ligações locais e internacionais eu tinha direito e muito menos reparei quantas mensagens de texto grátis eu poderia enviar. A única coisa que fizeram meus olhos brilharem foram duas palavrinhas “internet ilimitada”. Então a Three funciona assim, por apenas 15 libras, a gente tem direito a internet ilimitada em modo 4G, alguns minutos em ligações locais/internacionais e um determinado numero de mensagens de texto. Claro que quem for ficar mais tempo, por exemplo, 3, 6 ou até 1 ano, vai precisar recarregar os créditos todos os meses. Mas 15,00 libras por mês pra ter tudo isso em troca, gente, vale muito a pena!

telefone 1

Em Londres eu já sabia que o sinal da Three 4G era excelente, mas e na Escócia? Em Glasgow, Edimburgo, Perth, Inverness, entre outras cidades maiores por onde eu passei, o sinal pegava super bem e quase sempre era 4G. O único lugar que o chip não funcionou foi na Ilha de Skye, em lugar nenhum, nem mesmo em Portree. Nunca tive conexão pra nada em qualquer parte da ilha de Skye. Não sei se esse problema era só com a Three ou se é assim com todas as demais operadoras. Quem for pra Skye, aproveite pra esquecer do mundo durante o dia e a noite, com o wi-fi do hotel, a gente volta a se conectar com o planeta.

– Quantos dias eu tenho que ficar em um mesmo país pra valer a pena comprar um chip local? Eu diria que, qualquer roteiro que tenha pelo menos 5 dias em um mesmo país já vale a pena comprar um chip. Menos que isso, ai depende de cada um.

SONY DSC

– Minha opinião final e algumas sugestões: Independente do numero de dias no Reino Unido, quem decidir comprar um chip para o celular, a minha dica é pegar a Three, plano “pay as you go – All in One 15”. Custa 15 libras/30 dias e como eu já disse anteriormente, a maior vantagem dessa operadora é a internet ilimitada. Agora, se alguém quiser um chip para fazer ligações, é interessante ficar de olho na O2 (plano Big Bundles com 2GB de internet e 400 min de ligações), a Vodafone (plano Freebee Data, que dá direito a 1GB em internet e 20,00 libras pra fazer ligações) e a T-Mobile (plano international que por 15,00 libras dá direito a 70 minutos de ligações internacionais e mais internet 2GB).

** Para ver um comparativo entre a maioria das operadoras do UK para um plano pré pago, é só clicar aqui (a única que não está incluída nesse comparativo é a Three).

SONY DSC

E pra quem ainda não se convenceu em comprar um chip de celular ou ache que não vale a pena dependendo do numero de dias no país, dá pra recorrer ao wi-fi free. Em Londres, por exemplo, no aeroporto e no Heathrow Express, da pra se conectar de graça por um determinado tempo. No aeroporto de Edimburgo, por exemplo, eles oferecem 2 horas de wi-fi free para cada passageiro (Hello Terminal 3 de Guarulhos, vamos copiar Edimburgo e aumentar o tempo pra 2 horas!!!!). Mas claro, alguns restaurantes ou lanchonetes como Mc Donalds, Starbucks, Le Pain Quotidien, Pizza Express, entre outros, também oferecem wi-fi free aos seus clientes. Geralmente os restaurantes e pubs que tem internet free tem um adesivo na porta indicando “Free wi-fi”. Então, é só ficar ligado!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroportos, Assuntos diversos, Bath, Belfast, Cardiff, Edimburgo, Escócia, Giant's Causeway, Glasgow, Inglaterra, Inverness, Irlanda do Norte, Liverpool, Londres, Manchester, Oxford, País de Gales
Booking.com
  1. Marta G Amaral 02/10/2014 | 14:55

    Adorei as dicas, muito esclarecedoras, obrigada!

    • Contando as Horas 02/10/2014 | 23:44

      Oi, Marta

      Obrigada! Fico feliz que tenha cumprido o objetivo, que era deixar esse assunto mais simples pra quem vai viajar ao UK.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Raquel 02/10/2014 | 15:03

    Muito bem explicado, parabéns Bruna;))

    • Contando as Horas 02/10/2014 | 23:46

      Oi, Raquel

      Muito obrigada!!! =DD
      Esse assunto é um pouco complicado, mas acho que deu pra passar algumas dicas legais e ajudar outras pessoas.

  3. Claudia 09/11/2014 | 22:19

    Oi Bruna,

    Faz dois anos que visito seu site, e eu simplesmente amo! Tá de parabéns!
    Fui para Londres ano passado, usando algumas dicas do seu site e nem me perdi nem nada! haha

    Ano que vem, quem sabe, pretendo visitar toda a Inglaterra e Escocia, e queria saber sobre se o chip da 3 funciona bem em todo UK mas este post me esclareceu tudo.
    Eu comprei no aeroporto mesmo, o chip da 3 pensando no 3G e simplesmente amei, muitoooo melhor do que qualquer lugar de São Paulo, não travou nenhuma vez e usei muito para Skype e para itinerários de ônibus.
    Bjs

    • Contando as Horas 09/11/2014 | 23:40

      Oi, Claudia

      Muito obrigada pelo comentário e pelo feedback positivo, é sempre legal receber um comentário assim!!

      O chip da Three funcionou muito bem por todo os lugares que passei, exceto na Ilha de Skye. E quanto a conexão, é bem verdade. Aqui no Brasil eu sofro com a minha operadora, que fica no chinelo quando comparo com a O2 ou ate mesmo com a Three.

  4. Daniel Araujo 15/11/2014 | 23:16

    Gostei muito de suas dicas, e gostaria de mais informações sobre essa internet ilimitada, e sobre a velocidae de navegação(em kbps), pois irei passar um mês em Edinburgh ano que vem participando do Tattoo, e gostaria de usar a internet não só a do Pollock Hall(wi-fi), local onde irei ficar hospedado, mas tmb na rua( e principalmente no castelo)… obrigado pela atenção!!

  5. Daniel Araujo 16/11/2014 | 17:05

    …ah, já estava me esquecendo, poderia dar alguma dica de aplicativos de smartphones, para nos auxiliar durante a viagem pela Escócia !!!obrigado…

  6. Pedro Lopes 25/11/2014 | 11:58

    Ola, Bruna

    Desde já meus parabéns, andava mesmo agora pesquisando sobre esse assunto e não é que encontro seu post, muito util e esclarecedor nao tem como enganar.

    Após o natal vou um mês para UK e tal como você, só preciso mesmo internet afinal com os aplicativos certos dá para fazer tudo o resto e mais alguma coisa.
    Como desconhecia esse plano da Three minha duvida era mesmo se gastasse os dados como fazia para recarregar, com esse ilimitado é sem preocupações, mas mesmo assim Bruna me sabe dizer como é feito o Top Up, caso tenha que ficar mais do que um mês?
    E já agora o mesmo cartao SIM dá para usar em outra vez ou tem mesmo que comprar outro sempre que voltar ao UK?

    Obgrigado e desculpa tanta pergunta. :D

    • Contando as Horas 28/11/2014 | 18:03

      Oi, Pedro

      A internet é ilimitada mesmo, não tem redução de velocidade. Quando vc pegar conexão 4G, vc vai ver que beleza que é, muita rápida!

      Se vc ficar mais de 30 dias é só ir a alguma loja e colocar credito pra continuar usando, ou ainda, vc pode fazer isso por um numero (tipo um 0800). Tudo bem simples, vc vai ver!

      Pelo que fiquei sabendo, o chip vale por 6 meses. Se vc não voltar la nesse período ou não colocar credito pra manter o numero, terá que comprar outro chip.

  7. Marilia Gaboardi 12/12/2014 | 22:36

    Oi,Bruna
    Em outubro de 2013 comprei o Sim Card da Three pelo mesmo motivo de você: internet ilimitada. Hoje em dia é mais fácil falar por Skype,whastsapp e viber . Quando voltei para a Inglaterra após 20 dias o telefone funcionou de imediato. Em abril fui novamente e consegui usar o mesmo chip,pois ele fica ativo por 6 meses . Foi só colocar mais crédito. Em janeiro irei novamente e estava em dúvida se mudaria de operadora, pois loja própria da Three é bem difícil de achar em Londres, diferente da Vodafone,por exemplo,que tem em qualquer lugar,no aeroporto e nas estações de trem.Você me convenceu a continuar com a Three.Alem disso pega muito bem em qualquer cidade inglesa e escocesa e dentro dos trens. Porém, o pessoal da loja sempre me ajudou a seguir o menu para ativar a linha. Se eu comprar na máquina do aeroporto é fácil entender o menu? Pelo menos desta vez meu filho fluente em inglês estará junto.

    • Contando as Horas 15/12/2014 | 14:43

      Oi, Marilia

      Existem varias lojas da Three na Oxford Street, pelo menos umas quatro. Se vc descer na estação de metro de Oxford Circus e caminhar pro lado onde fica a Selfridges, já na primeira quadra tem uma.

      Sim, o menu é bem simples, porém vc deve verificar o tipo de chip (nano, micro e tal) pra não comprar errado. Por isso comentei sobre esse detalhe no post.

      Eu já usei O2 e Three e gosto das duas, não vejo necessidade de trocar de empresa, principalmente pq a Three é uma das poucas (senão a unica) que oferece internet ilimitada sem redução de velocidade.

  8. Guilherme 20/12/2014 | 12:21

    Ola Bruna! Parabéns pelo Blog, esta sendo muito útil!
    Estou indo para Londres e Liverpool e por uma semana e pensei em comprar um chip (Sim card) da Three na loja da Strand perto da Trafalgar Square e gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o Plano da Three ” All in One 15″:

    * Da pra usar o Skype, WhatsApp e Facebook bem em qualquer lugar de Londres para a comunicação com o Brasil?

    * É só comprar o chip e colocar no celular ou precisa fazer alguma configuração? Eh complicado? meu telefone eh um S4 Sansung 4G

    Obrigado.

    • Contando as Horas 01/01/2015 | 19:19

      Oi, Guilherme

      Obrigada! E desculpa pela demora pra responder, mas estava viajando.

      * Sim, o Whats App e o Facebook eu usei o tempo todo, assim como outras coisas, mas o Skype não cheguei a testar, pois sempre que precisava falar com alguém, usei o Whats App mesmo. O que vc tem que fazer é transformar todos os numeros dos contatos que vc tenha interesse com a versão internacional, usando o +55 – codigo de area – telefone. Alguns contatos que eu sempre falo com frequencia enquanto eu estou viajando, eu ja adicionei como uma segunda opção nos telefones, assim não preciso ficar mudando os numeros todas as vezes que viajo.

      * É só comprar o chip e seguir as instruções que vai aparecendo na tela. Anote o número novo em algum lugar (eu bato foto da tela de celular com o novo numero, como dá pra ver no post), pois quando vc voltar ao Brasil, vai precisar desse numero para alterar pro teu numero de celular aqui do Brasil. Fora isso, é bem simples de colocar o chip, eu fiz sozinha e deu tudo certo, mas meu telefone é um iphone. Não sei te dizer como é o Samsung, mas imagino que não deve ser complicado não.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Feliz 2015 pra ti!

  9. Marcella 27/12/2014 | 15:43

    Oi, Bruna! Primeiramente queria dizer que adoro o blog e a forma como voce escreve.
    Vou pra Londres semana que vem e vou ficar um mês, quero comprar esse chip da Three, mas alguém me falou que ouviu dizer que se o iPhone tiver sido comprado no Brasil não funciona… Sabe me dizer se é verdade?

    • Contando as Horas 01/01/2015 | 22:34

      Oi, Marcella

      Não é verdade, pois o meu iphone 5S eu comprei aqui no Brasil e funcionou tranquilamente com o chip da Three nessa ultima viagem (setembro de 2014).

      Obrigada pela visita aqui no blog! Aproveite bem sua viagem a Londres, que é uma cidade fantástica! Um excelente 2015 pra ti!

  10. Rosiane 04/02/2015 | 00:16

    Olá Bruna,

    sou de Fortaleza e minha filha de 13 anos irá para Londres, com o colégio em que estuda, no final de março para participar de uma Olimpíada. Serão 15 dias de viagem e o meu coração de mãe já está apertado. Adorei este seu post e vou sugerir a professora que irá acompanhá-las que compre esse chip no aeroporto, para todas. Desta forma, gostaria de saber a localização dessas máquinas no aeroporto para repassar para elas.

    Obrigada.

    • Contando as Horas 12/02/2015 | 23:13

      Oi, Rosiane

      Se elas forem viajar de British Airways, no Terminal 5, que é exclusivo dessa cia área, um pouco antes da imigração tem um máquina e também existem máquinas no local onde a gente pega as malas. Se for em outro terminal, eu não sei exatamente onde ficam as máquinas, mas geralmente existem máquinas no local de Baggage Claim.

  11. ludmila 24/02/2015 | 17:51

    Olá, depois de colocar o chip no celular ele já está apto para utilizar ou tem que fazer alguma ativação? Obrigada,Ludmila

    • Contando as Horas 24/02/2015 | 21:05

      Oi, Ludmila

      Depois de colocar o chip vc tem que seguir alguns passos que vão aparecendo na tela, mas assim, vc não precisa ligar em lugar nenhum ou fazer algo do tipo pra ativar. É bem simples.

  12. Jota Sampaio 08/03/2015 | 13:13

    Bruna, já coloquei no altar a imagem da “Santa Bruna do ContandoAsHoras”, pelo “socorro” que “ELA” tem prestado aos seus fiéis (e, muitos deles, anônimos) seguidores. Final de maio/15 sigo para Irlanda, Escocia e Inglaterra por 14 días (dali, via Londres, entro na França, vía Paris + 15 días… Incluindo Bordeaux e norte da Espanha) Mas essa é outra “estóría”) . Era TUDO que quería saber para resolver meu problema e ter acessibilidade naques países. PARABENS (em maiúsculas mesmo) pelo site . Você não tem ideias dos “milagres” q tem ocorrido com suas dicas (abusando: dá pra incluir + uma ajuda e dar idênticas dicas sobre mesma necessidade sobre acessibilidade (sim-cards, iPhone 6/iPad) para a França e norte da Espanha ???)

    • Contando as Horas 09/03/2015 | 02:48

      Oi, Jota

      ahahahahahah Adorei o teu comentário!! Muito obrigada pelas palavras! =DD

      Então, infelizmente ainda não tenho conhecimento sobre essas coisas na Espanha e nem na França. Eu to indo para Paris daqui algumas semanas, talvez consiga essas informaçoes, mas sobre a Espanha, vou ficar te devendo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  13. Jota Sampaio 12/03/2015 | 11:11

    Confirmo que foram muito úteis suas informações sobre Chip + internet Escócia e Inglaterra. Espero que a sua viagem à França se faça brevemente (curta o tempo necessário e volte logo), para que possamos ter suas informações sobre o tema (chip nano 6 + internet) naquele País. E continuo esperando de você (ou de seus seguidores) alguma dica de onde colher informações sobre a mesma situação na Espanha (pelo menos, na área de Bilbao, Burgo, Valladolid, Salamanca, etc – região basca). Suas dicas sobre Escócia e Inglaterra.

    • Contando as Horas 12/03/2015 | 20:33

      Oi, Jota

      Possivelmente terei as infos sobre chip na França, pois vou comprar uma lá com certeza. Sobre a Espanha nao tenho planos de viagem pra lá tao breve, entao realmente vou ficar te devendo essas informaçoes. Mas existe o blog de uma brasileira que mora nas Ilhas Canarias, o blog Turomaquia, tenta falar com ela(nome dela é Patricia), quem sabe ela te ajuda.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  14. Luiz Carlos Brasil 08/04/2015 | 17:54

    Oi Bruna gostei muito do teu post.
    Eu vou viajar em junho/2015 para o Reino Unido e, cheguei a conclusão que irei comprar um chip THree. Meu meu smartphone é um Samsung Galaxi S III e o meu interesse é usar muito o Wharsup e mandar fotos da viagem para o Brasil através do Whatsup e pelo face.
    Muito obrigado Bruna. De agora em diante vou ficar ligadão no teu site.
    Um abraço bem grande e bons posts

    • Contando as Horas 08/04/2015 | 23:37

      Oi, Luiz Carlos

      Legal!!! A Three é uma boa operadora, tenho certeza que vc vai gostar.
      Obrigada pelas palavras, fico feliz que o blog tenha te ajudado de alguma forma! =DD

  15. Fernando 05/05/2015 | 13:06

    Bruna, parabéns pelo site. Ele está sendo muito útil para o planejamento da minha viagem.
    Fiquei interessado no sim card da Three, devido ao plano de internet ilimitada e eu tenho algumas dúvidas relacionadas à sua compra, você poderia me ajudar?

    Chegarei em Londres pelo London City. Lá também há venda do sim card da Three? Caso sim, é fácil de localizar? Há alguma outra operadora

    Minha viagem será de aproximadamente 15 dias e também irei visitar Edimburgo e Dublin. Pelo que li, em Edimburgo não estarei em Roaming, mas fiquei na dúvida se em Dublin será considerado local. Há alguma cobrança para uso de dados em Dublin?

    No mais, continue assim que seu site está cada vez melhor!!!

    Abraços.

    • Contando as Horas 05/05/2015 | 19:29

      Oi, Fernando

      Então, eu nao sei exatamente onde e se vende chip de celular no London City, faz seculos q fui la pela ultima vez. Mas da uma olhada na parte onde a gente pega a bagagem. Caso vc nao encontre no aeroporto, vc pode ir na Oxford Street, la tem diversas lojas da Three, vc nao vai ter dificuldade em achar uma.

      Isso, na Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda do Norte (capital Belfast) é tudo igual o uso de internet e de ligaçoes, vc nao paga nada a mais por isso. Como os 4 paises fazem parte do Reino Unido, é tudo a mesma coisa.

      Na Irlanda (capital Dublin), vc vai estar em outro pais, entao as tarifas, condiçoes e tudo mais mudam.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  16. Maycon 13/05/2015 | 03:35

    Oi Bruna tudo bom? Esse mês vou a UK a serviço de trabalho e vou ganhar cerca de 1000 libras por mês …com esse dinheiro da pra se virar bem no Reino Unido? Deus de já te agradeço !!

    • Contando as Horas 13/05/2015 | 06:57

      Oi, Maycon

      Depende. Esse dinheiro é so pra alimentaçao e transporte? Pode ser que sim. Depende se vc vai jantar fora com frequencia, se vai andar muito de trem e tbm da cidade onde vc vai morar. Londres e Edimburgo estão bem caras, cidades menores o custo de vida é muito mais barato.

      Obrigada pela visita aqui no blog e boa viagem!

  17. Bruno Costa 21/05/2015 | 10:56

    Oi Bruna!
    Obrigado pelas dicas. Você tem algum post falando sobre estadia barata por lá?
    Preciso ir à trabalho em julho, você sabe se estas condições da 3 ainda estão em vigor?

    Obrigado.

    • Contando as Horas 21/05/2015 | 23:54

      Oi, Bruno

      Não tenho ainda nenhum post especifico sobre esse assunto. Qual cidade vc vai?

      Pelo que sei sim, a 3 mantem desde sempre essas condições, principalmente do wifi ilimitado.

  18. Paulo Coscarelli 31/05/2015 | 09:15

    Bruna, seu blog traz dicas muitos esclarecedores.
    Eu e minha esposa viajaremos para a Inglaterra e passaremos 15 dias por lá. Nesse tempo iremos para Londres, York, Bath, Glastonbury, Tintagel e Salisbury. Qualquer sim card de qualquer operadora funcionará bem nessas cidades? Nossa intenção é usar predominantemente a internet, mas é possível que uma hora ou outra façamos contato com nossas famílias no Brasil. Esse sim card da Three com internet ilimitada nos atenderia?
    Muito obrigado.

    • Contando as Horas 31/05/2015 | 18:20

      Oi, Paulo

      Sim, teoricamente sim. Todos os chips de todas as empresas funcionam super bem. Porém esse chip da Three é o único que sei que oferece internet ilimitada.

      Sobre o chip da Three, ele funciona super bem em todos os lugares do Reino Unido. Na ilha de Skye (na Escócia) foi uma exceção, não sei até hoje por qual motivo.

      Se vc achou interessante o fato da internet ilimitada, eu acho uma boa ideia vc comprar esse chip. Se o teu hotel tiver ou não internet incluída no valor da diária, vc não vai precisar se preocupar com isso, pq esse chip funciona super bem.

  19. REnata Carrascosa 16/06/2015 | 09:09

    Parabéns…melhor blog que achei com a explicação sobre Sim card. Gostei muito do glossário.

  20. Denise 04/07/2015 | 07:05

    Oi Bruna… Se comprar o chip na maquina, logo depois preciso buscar a loj pra colocar credito? Ou tem alguma forma de ja sair carregado? Sera que neste ano ja encontramos os nano chips no terminal? Obrigada!

    • Contando as Horas 05/07/2015 | 01:35

      Oi, Denise

      Não, o valor de 15,00 libras que vc paga pelo chip (caso vc pegue o da 3) já é o próprio crédito. Não posso te garantir, mas imagino que sim. Caso vc não consiga, na Oxford Street é certo que vc acha. Tem diversas lojas de celular por lá.

  21. Marilia 09/07/2015 | 22:40

    Oi,Bruna. Você tirou minha dúvida em dezembro sobre o chip da Three. Como seu blog é ótimo gostaria de contribuir. Como você orientou, comprei um chip da Three na máquina em Heathrow. Tem uma logo ao sair da imigração e outra perto de onde se guarda a bagagem. Pode pagar em libra ou cartão de crédito. O chip é nano, mas vem com a moldura micro e normal. É só colocar no celular e já fica ativado. Não precisa fazer mais nada. E continuo fã da Three e da Tre na Itália, pois a internet é ilimitada.Todos os países deveriam seguir o exemplo dos ingleses para facilitar a vida dos turistas! E já li que a Vodafone tem plano para falar na Europa toda habilitando o Smart Passport. Já nos EUA tanto a T-mobile como a AT@T e Verizon já teem o wifi portátil ( tamanho de um celular bem pequeno, tipo Samsung Galaxy mini)que roteia para celular, tablet e laptop. Usa um chip pré pago e você escolhe o plano que quiser. Usamos agora em junho o da T-mobile que roteia 8 aparelhos em 30 m e funciona perfeitamente. Para quem quiser falar com alguém que não esteja em sua lista do Skype, Whatssap ou Viber ou quiser falar com um fixo é só colocar crédito no Skype ou baixar um aplicativo chamado Magic Jack. Hoje em dia é muito mais importante ter internet do que linha telefônica.Se o wifi portátil ainda não chegou em toda Europa ( na Suécia já tem), chegará em muito pouco tempo.

    • Contando as Horas 14/07/2015 | 11:28

      Oi, Marilia

      Obrigada pelo comentários e pelas informações adicionais. Qualquer dica é sempre bem vinda.
      =DD

  22. Tamires 03/09/2015 | 17:17

    Oi, Bruna.
    Estou com uma dúvida. Vou viajar para Birmingham semana que vem, queria comprar um chip na Sim card Machine do aeroporto. Mas eu preciso necessariamente ir numa loja para habilitá-lo?
    Eu pago um valor pelo chip na máquina e depois pago um valor pelo crédito na loja?

    • Contando as Horas 03/09/2015 | 21:22

      Oi, Tamires

      Não, vc compra o chip e habilita sozinha (é só seguir as indicações que vão aparecendo na tela). O valor pago pelo chip já é o crédito pro mês. Se vc ficar mais de 1 mês, ai sim vc precisa ir a uma loja colocar mais crédito. Muito simples!

  23. robson 24/10/2015 | 03:44

    Bruna, vou apenas pernoitar em Londres (na ida). Meu destino é Stockholm e Copenhagen. Gostei muito da dica de comprar o simcard antes da UK border em Heathrow. Mas sera q vc me ajuda na escolha da operadora?
    Meu foco é quase que apenas a internet. Seria melhor o tal plano T-Mobile (plano international que por 15,00 libras dá direito a 70 minutos de ligações internacionais e mais internet 2GB) ou o pay as you go da Three funcionaria internet normal nas 2? E será q ligações também?
    Desde ja agradeço sua atenção e parabéns pelo autruismo em manter (e atualuzado!!) esse blog tão bom!!!!

  24. robson 24/10/2015 | 03:52

    oi Bruna, quanto ao meu post esqueci de mencionar que tambem vou aa Italia e Hungria. Obrigado

    • Contando as Horas 26/10/2015 | 20:47

      Oi, Robson

      Eu não sei se esses planos do UK podem ser usados nos outros países da Europa. Provavelmente, vc terá que pagar um extra pra uso internacional, mas eu acho que só se for plano pós pago, no pay as you go não tem esse “beneficio”. Esses planos que relato aqui nesse post são só para os países membros do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

  25. Bruna 17/12/2015 | 14:32

    Oieee please, me tira uma dúvida, estou no Brasil mas meu chip é da three uk, quero usar aqui no Brasil, a internet no caso… Me disseram q tenho q add o 55 no site.. Não estou conseguindo, como faço, alguém sabe me dizer??? Obg gente

    • Contando as Horas 17/12/2015 | 22:25

      Oi, Bruna

      Puxa, não sei te dizer. As vezes que comprei esse chip da Three eu sempre usei só no UK, antes de embarcar de volta ao Brasil eu já mudava pro meu chip brasileiro.

      Caso vc consiga usar, não sei até que ponto isso é interessante, pq fora do UK as tarifas não são gratuitas e ilimitadas, ao menos no plano pré-pago não são (não eram).

  26. Nathalia Gomes 24/01/2016 | 13:27

    Ola, adorei sua dica! Mas vc acha q hj, em 2016, a three ainda vale a pena? Digo, ainda existe esse chip com serviço ilimitado?

    • Contando as Horas 24/01/2016 | 21:55

      Oi, Nathalia

      Existe sim, mas agora o valor é de 20,00 libras para o Pay As You Go (all you can eat data + 300 minutos + 3000 msgs).

  27. Bruno 25/01/2016 | 23:41

    Oi Bruna… Estou indo amanhã pra Londres, irei estudar.. Devo ficar por pelo menos 1 ano (podendo estender).. VC acha que compensa usar a three pré pago ou fazer uma conta mensal? É fácil fazer uma conta mensal sendo brasileiro e com meus documentos?

    • Contando as Horas 26/01/2016 | 14:12

      Oi, Bruno

      Noooosssaaaaa, que legal!! Aproveiteee!!

      Eu acho que vale a pena pegar um chip pay as you go… É super tranquilo, sinceramente não vejo nenhum problema em usar um chip pré pago lá. Vc não enfrenta nenhuma burocracia, compra o chip e ja sai usando. Não sei como é ter um plano pós-pago, nunca fiz, mas imagino que seja exigido algo.

  28. Leandro Pachega 11/03/2016 | 18:42

    Pessoal podem me ajudar?

    Comprei um chip e não consigo ativar. Comprei em
    Uma loja no aeroporto, chip da O2 com 15 libras de crédito. Não apareceu nenhuma msg para colocar o PIN.

    Alguém tem alguma sugestão?

    • Contando as Horas 11/03/2016 | 19:04

      Oi, Leandro

      Ué, que estranho. A ultima vez que comprei o chip, logo apos inserir o chip no iphone já começou a aparecer as mensagens do que eu devia fazer. Junto com o chip também vinha uma especie de manual, então eu apenas segui o que estava aparecendo ali. Se vc não conseguiu habilitar o teu chip, te aconselho a ir em alguma loja da O2, existem milhares em todos os cantos do Reino Unido.

  29. Marcos Augusto 27/03/2016 | 10:09

    Estou em Londres, e possuo o chip, EE eu consigo, mesmo que seje passar mensagem ou acessar internet, nos Estados Unidos, ele tendo crédito…

    • Contando as Horas 31/03/2016 | 17:28

      Oi, Marcos

      Infelizmente não sei te dizer, mas acredito que sim. Eu ainda consegui usar um restinho dos meus créditos aqui no Brasil, por exemplo.

  30. Diógenes 27/05/2016 | 11:54

    Oi, Bruna. Depois que o prazo de 30 dias expira, como falar que deseja realizar uma nova recarga? :D Ficarei 2 meses em Newcastle e comprarei um chip pré-pago.

    • Contando as Horas 27/05/2016 | 14:44

      Oi, Diógenes

      A palavra recarregar em inglês é “top up”. Vc precisa levar o numero do celular anotado, caso não lembre de cabeça (eu sempre levava um papelzinho com o numero anotado, pq os numero la no UK são gigantescos hehe) e entregava pro atendente. Ai vc diz quanto quer colocar de credito (normalmente eu colocava 15,00 ou 20,00 libras) e é só pagar. Muito simples.

      • Diógenes 31/05/2016 | 10:22

        Oi, Bruna. Obrigado pela resposta. Quase decidi por estudar em Edimburgo após a leitura do teu blog. Parabéns pela quantidade de informações disponíveis.

        • Contando as Horas 31/05/2016 | 13:06

          Oi, Diógenes

          Ah é?? E pq vc escolheu Newcastle? Algum motivo especial?

          Obrigada pela visita aqui no blog!! =DD

    • Diógenes 01/06/2016 | 13:54

      Escolhi Newcastle quando depois de ler sobre a cidade, a escola onde estudarei e também por ter um custo mais baixo que Edimburgo. Também escolhi na esperança de não encontrar tantos brasileiros quanto encontraria em cidades maiores. Todavia, a visita a Edimburgo está no planejamento para o Hogmanay.

      • Contando as Horas 02/06/2016 | 13:29

        Oi, Diógenes

        Vc está certíssimo, os 2 pontos principais para um intercâmbio: poucos brasileiros no destino (para não sair do foco e baixo custo)! Newcastle deve ter muito menos brasileiros que em Edimburgo atualmente e com certeza o custo de vida deve ser muito mais baixo, principalmente nessa época com a libra nessa conversão na faixa de 5,00 reais. Lógico que Edimburgo ainda não é o Canadá ou Londres, com brasileiros por todos os lados, mas já é um destino que ficou “mais popular”.

        Que legal!! O Hogmanay deve abrir a venda dos ingressos em breve, tem que ficar ligado, pq evaporam num piscar de olhos!! =DD

  31. Samira 27/07/2016 | 13:30

    Oi! tdbem? Qual operadora funciona melhor no pais de Gales? Vou viajar 10 dias por la e li q o sinal não funciona mto bem vc saberia me dizer? Obrigada!!

    • Contando as Horas 02/08/2016 | 01:15

      Oi, Samira

      Infelizmente não sei te dizer, mas acredito que todas funcionem super bem lá. Quando eu estive em Gales, na época do meu intercâmbio, eu tinha um chip da O2 e funcionou super bem por lá, não tive nenhum problema.

  32. Alessandro Melo 09/09/2016 | 18:42

    Boa noite Bruna. Você disse que o SIMCard da O2 funcionou em outros países da Europa. Lembra de quais ?. É porque eu e minha esposa viajaremos em fevereiro na seqüência Lisboa -> Londres -> Paris ( e talvez Bruxelas)-> Amsterdam-> Berlim ->Veneza e Roma

    • Contando as Horas 13/09/2016 | 17:29

      Oi, Alessandro

      Depende do que vc entendeu por “funcionar em outros paises da Europa”. Qdo eu tava morando na Escocia, eu viajava praticamente todos os finais de semana para algum outro país, o chip funcionava bem, eu recebia ligações, sms e tal. Naquela época a internet nao era ainda tão difundida, entao nao tinha internet nos outros paises. Isso que quis dizer.

      Hj em dia devem existir planos com cobertura na Europa, mas eu nao saberia te dizer nada com muita precisão, afinal, nunca usei um sim card assim.

  33. Erick Fioretti 12/09/2016 | 15:59

    Olá, Bruna! Muito legal o seu site/blog. Minha esposa e eu chegaremos no próximo sábado em Londres. Assim, gostaria de saber se após comprar o sim card numa das máquinas, preciso ativar, ou se apenas instalando ele já funciona? Precisarei da internet para usar o GPS do celular. HEHEHE Iremos de carro até a Escócia, passeando por uma semana, antes de retornar a Londres. Agradeço sua ajuda. Abraço

    • Contando as Horas 13/09/2016 | 17:40

      Oi, Erick

      É só colocar o chip e ele já funciona. Vão aparecer algumas coisas pra vc fazer logo na sequencia que colocar o chip no celular, mas é bem tranquilo, vc consegue fazer sozinho. Não se preocupe!

      Ahhh, que legal! Aproveitem! Boaaa viagem! Espero que gostem da Escócia! :D

  34. Natália 14/11/2016 | 10:26

    Ei! Uma pergunta, estou pensando em comprar esse chip da three com internet ilimitada que custa 15 libras, depois que eu pago essas 15 libras eu tenho que colocar crédito no celular ou a única coisa que eu vou pagar são as 15 libras?

    Obrigada!

    • Contando as Horas 16/11/2016 | 00:40

      Oi, Natália

      Vc só paga o valor do chip. Na época da minha viagem ele custava 15,00 libras, parece que agora já está um pouco mais caro, em torno de umas 20,00 libras, pelo que andei lendo por ai. Mas vc só paga esse valor. Se precisar usar o chip no próximo mês, tem que colocar crédito, mas senão, é só isso mesmo.

Deixe o seu comentário...