25.11
2014

Extremo Norte da Escócia: Vilarejo de Golspie e o Castelo de Dunrobin

Continuando o passeio pelo Extremo Norte da Escócia, depois de visitar John O’Groats e Duncansby Head, foi hora de pegar o caminho de volta para Inverness. No trajeto passamos pelo vilarejo de Golspie e ainda, aproveitamos pra conhecer o Dunrobin Castle.

SONY DSC

O vilarejo de Golspie está localizado na costa leste da Escócia, virado para o Mar do Norte. E como já dá pra imaginar, é uma cidade minúscula. Que o diga a sua população, que tem um pouco mais de 2 mil habitantes apenas. Essa cidade é bastante usada em alternativa a Inverness pra quem vai seguir viagem para lugares mais ao norte do país. 

SONY DSC

A cidade literalmente não tem nenhum grande atração e acho que é isso que acaba conquistando as pessoas, pois a cidade é bem cuidada e muito bonitinha.

SONY DSC

SONY DSC

Um local bastante frequentado é o calçadão a beira-mar, seja pra se exercitar ou apenas pra levar o cachorro passear. Esse é um local que também rende ótimas fotos.

SONY DSC

Teve uma hora que um rapaz no tour pediu ao guia se aquela praia era própria para banho. Adivinhem a resposta? Claro que sim, isso se alguém tiver coragem suficiente pra colocar os pés nessas águas geladíssimas. E é verdade, eu coloquei a mão na água e sério, a sensação foi a mesma que se eu tivesse colocado dentro de um isopor com gelo derretido. Congelante!

SONY DSC

SONY DSC

E ainda, como pano de fundo, Golspie fica aos pés do Ben Bhraggie, um montanha com quase 400 metros de altura, que pode ser visto de praticamente todos os lugares.

SONY DSC

Muito perto de Golspie fica o Dunrobin Castle, que atualmente é residência oficial do clã Sutherland. A família Sutherland tem uma forte relação com o vilarejo de Golspie e até tem um fato curioso entre os dois.

SONY DSC

SONY DSC

Existe um momumento em Golspie, que fica no alto do Ben Bhraggie, que foi erguido em homenagem ao Duque de Sutherland, dono de boa parte das terras dessa região. O esquisito nessa história é o fato de que esse mesmo Duque mandou expulsar todas as pessoas que viviam em suas terras, pois achou que seria mais lucrativo criar ovelhas do que ajudar pessoas que poderiam trabalhar para que o vilarejo prosperasse.

SONY DSC

Dizem que o grande destaque desse castelo além do mobiliário e das obras de arte, é uma exposição sobre falconaria. Mas infelizmente não pude visitar o castelo, pois segundo o guia, as visitas devem ser agendadas com antecedência. A boa noticia é que ao menos é possível visitar os jardins e fotografar toda a região la do alto.

SONY DSC

De qualquer forma, valeu a pena conhecer, pois tanto o castelo como os jardins estão muito bem conservados e como dá pra ver nas fotos, são muito bonitos!

SONY DSC

Dica: Quem quiser ir até Golspie por conta própria, a cidade tem uma estação de trem e ainda, existe opção de pegar ônibus da Stagecoach também.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Golspie, Highlands - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Extremo Norte da Escócia: Vilarejo de Golspie e o Castelo de Dunrobin"
  1. Johnnie Lustoza   25/11/14 • 18h14

    Parece ser mesmo uma cidade muito legal de se visitar. Pena que quando eu morei na Irlanda eu não consegui visitar a Escócia e me deparar com uma cidade dessas.

    • Contando as Horas   28/11/14 • 18h13

      Oi, Johnnie

      A cidade é bem bonitinha, muito bem cuidada. Nos arredores tbm tem diversos lugares muito bonitos pra parar e tirar fotos. Eu sempre me surpreendo com relação as paisagens na Escócia!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
O mirante (miradouro) Portinho da Arrábida é um dos melhores lugares para ver as praias (Portinho da Arrábida, do Creio, entre outras) e a península de Tróia do alto. 
Vista 😍😍😍 !!
.
📍Parque Natural da Arrábida, Portugal 🇵🇹
.
#portinhodaarrabida #parquenaturaldaarrábida #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #viveremportugal #picoftheday
Contando as Horas