05.02
2015

Patagônia Argentina: O que levar na mala

Enquanto eu tava organizando a viagem a Patagônia Argentina, eu li muitas matérias em jornais e em blogs e em todos os lugares uma coisa me chamou atenção: as pessoas estavam vestindo muuuuita roupa!

Até então eu não tava me preocupando muito com esse assunto, mas ao ler um pouco mais sobre a região eu comecei a entender que seria sim necessário me preocupar.

SONY DSC

Quem estiver com planos de ir a Patagônia no verão (entre dezembro e março), é bom saber que mesmo teoricamente sendo verão, as temperaturas são de inverno. Além das temperaturas serem baixas, a presença de ventos fortes potencializa a sensação de frio. Portanto, é altamente recomendado levar roupas de frio, como se estivesse indo viajar para o frio. 

Durante as minhas pesquisas, descobri que existem diversas roupas com tecnologia que ajudam bastante a tornar uma viagem a essa região do planeta mais agradável (sim, isso é possivel!). Na minha opinião, agora que voltei de viagem, eu destaco 12 coisas:

IMG_4851

1) Camiseta dry-fit: eu descobri a existência desse tipo de tecnologia quando fui comprar algumas roupas pra ir a academia. Acabei comprando duas camisetas desse tipo, mas só mesmo por curiosidade, pois não achei que essa camiseta fizesse esse milagre todo. Eu estava completamente enganada. Nessa viagem a Patagônia, eu levei as minhas duas camisetas dry-fit e usei elas nos dias que eu sabia que iriamos fazer longas caminhadas.

Mas afinal, o que são camisetas dry-fit? Pelo que entendi, essas camisetas tem uma tecnologia que permite que mesmo quando a gente faz muito esforço físico e por consequência acaba suando bastante, ela evita que o suor deixe o corpo gelado quando a gente para de caminhar.

IMG_6059

E realmente, essa tecnologia funciona! Foram poucas as vezes que suei enquanto caminhava pelas trilhas, mas sempre que suei, ao parar de me movimentar, eu não senti frio por estar com a camiseta molhada. E ainda, achei legal que ela também seca super rápido quando a gente para de se exercitar.

2) Acessórios para a cabeça: Importantíssimo numa viagem a Patagônia! Como eu disse no inicio desse post, costuma ventar muuuuuuito por lá. Não to exagerando! Facilmente a velocidade do vento chega a mais de 35 km/h, então já viu. Com isso, além do frio, é impossível andar pela Patagônia sem ter algo segurando os cabelos, principalmente para as mulheres. Impossível mesmo! O ideal é levar uma faixa de cabelo, que é mais pratica e mantem os cabelos no lugar. Além disso, dependendo do passeio, uma touca também pode ser uma boa ideia. Eu também levei dois bonés, que achei muito bons também pra segurar os cabelos, mas em caso de passeio de barco, não façam como eu fiz, pois ir de boné no passeio do Canal de Beagle não foi uma boa ideia. Eu tive que apertar muito ele na cabeça pra que o vento não levasse. Então não aconselho, somente nesse passeio.

SONY DSC

3) Luvas: Outro acessório importantíssimo são as luvas. Como as temperaturas não costumam ser muito altas durante o verão na Patagônia, elas ficam na faixa de 6 a 10 graus e com a presença de ventanias fortes, a sensação de frio aumenta consideravelmente. E claro, ter luvas é imprescindível. Durante o verão, não ha necessidade de ser aquelas luvas com milhões de tecnologias e nem luvas super grossas e tal, qualquer luva já serve.

IMG_4850

4) Calça de nylon ou impermeável: Geralmente quando eu viajo, eu costumo levar apenas calças de jeans. A maioria delas são aquelas com strech, que são mais confortáveis. Nessa viagem eu levei apenas uma calça jeans assim e levei mais duas outras calças: uma calça dessas de ir na academia estilo dry fit e outra impermeável. Essa calça impermeável eu não tinha e acabei comprando especialmente pra levar nessa viagem. Como eu vi que sempre tá chovendo la na Patagônia e no passeio do Big Ice (em El Calafate) eles recomendavam o uso desse tipo de calça, eu acabei comprando uma preta. Gostei bastante e achei elas bem confortáveis, mais até do que as calças jeans de strech e das calças de academia, principalmente pq elas tinham bolsos.

IMG_5189

5) Coletes com tecnologia pra reter o calor do corpo: Comprei esses coletinhos da Uniqlo em Londres (eu uso tamanho P), nas duas ultimas vezes que estive lá. Levei os dois, um azul marinho e outro bege quadriculado. Como eles retem o calor do corpo e são impermeáveis, foi uma ótima opção pra usar logo abaixo da jaqueta. Esses coletes tem gola mais alta, o que também ajuda a proteger mais o pescoço.

IMG_5312

6) Jaquetas impermeável e corta vento: Nessa viagem eu tinha levado somente uma jaqueta do tipo impermeável que comprei quando tava morando lá na Escócia. Além de proteger da chuva e do vento, essa jaqueta era bem quentinha, porém ela não tinha capuz.

Chegando em Ushuaia, logo no primeiro dia enquanto andávamos pelo centro da cidade, entrando de loja em loja, eu acabei encontrando uma jaqueta do tipo anorak, que são jaquetas especiais para usar no inverno, pois além de serem impermeáveis, elas tem tecnologia que mantem o corpo aquecido e cortam o vento e ainda, tem capuz. Essa jaqueta foi essencial nos passeios que fizemos em El Calafate, pois os passeios que fizemos lá exigiam mais das roupas para proteção contra o frio.

IMG_4871

Esse tipo de jaqueta anorak tem a tecnologia gore-tex, que permite a passagem do suor, mas não deixa que a chuva ou o vento molhem as demais roupas ou gelem o corpo.

7) Cachecol: Não foram todos os dias que usei cachecol. Eu levei apenas dois, um preto de lã fininho e outro azul de lã mais grossa. Usei poucas vezes, principalmente pq o colete tinha gola alta, então acabou que não foi tão necessário assim pra mim. Mas pra quem estiver levando roupas sem ter gola mais alta pra proteger o pescoço, eu fortemente aconselho a levar pelo menos um cachecol de lã mais fininho.

SONY DSC

8) Meias: Importante levar meias de lã mais compridas, pra evitar que o vento gelado entre por baixo das calças. Eu levei apenas 3 meias desse tipo, pois as outras eram normais, dessas mais curtinhas. Como eu costumava usar duas meias, meia de algodão mais curtinha e uma meia de lã mais comprida por cima, não senti frio nos pés nenhum dia.

9) Galochas: Quem tiver incluído no roteiro trekking na Laguna Esmeralda e uma subida ao Cerro Martial, é importante usar galochas. A trilha nesses dois lugares é bem lamacenta, por isso é altamente recomendado o uso. Quem não tiver uma galocha, não precisa comprar especialmente pra essa viagem, isso pq, quem fizer a trilha pela Laguna Esmeralda com alguma agencia local, eles oferecem as galochas. Já a trilha no Cerro Martial não é totalmente lamacenta como a da Laguna Esmeralda, na verdade, o trecho lamacento é pequeno. Se caminhar com cuidado com bota de trekking não vai ter maiores problemas.

IMG_5127

10) Bota de Trekking: esse foi um dos assuntos que mais me preocupou durante os preparativos dessa viagem a Patagônia. Eu não tenho costume de fazer trilhas, fazia somente quando tava de férias em Floripa, a milhões de séculos atrás. Então, quando eu reservei o Big Ice, uma exigências era usar bota de trekking. Cheguei a mandar um email pra empresa pedindo se eu poderia usar galocha (essas de neve) ou um tênis normal de academia e a resposta foi categórica: não!

IMG_4848

Primeiro de tudo, eu precisei descobrir as marcas, tipos e tecnologias existentes pra esse tipo de bota. Pesquisei bastante, troquei comentários com colegas blogueiros e cheguei a conclusão de que precisava mesmo comprar uma bota de trekking.

Se alguém já viu uma bota de trekking ao vivo, sabe muito bem que elas são horríveis, certo?!?! Apesar de serem grandonas e feias, eu achei essas botas super confortáveis.

IMG_5355

Existem botas com cano curto, médio e alto. Eu preferi comprar uma com cano curto, tipo um tênis normal, sabe?!?! E ainda, procurei por botas com tecnologia gore-tex, que são impermeáveis, mas não achei. Acabei comprando uma semi-impermeável. Segundo a vendedora, eu poderia andar com essa bota em dias de chuva sem nenhum problema, meus pés não ficariam molhados, porém, só não seria aconselhável mergulhar o pé na água, pq ai sim, meus pés ficariam ensopados. Claro que eu sabia que não teria que caminhar afundando os pés na água, então não me preocupei tanto com isso. Mas uma coisa eu fiz questão que a minha bota tivesse, um sistema de amortecimento melhor na sola, que ajuda no impacto e proporciona mais conforto.

Ao contrario das minhas galochas que não deixavam meus pés transpirarem, minhas meias ficavam sempre molhadas e consequentemente deixarem meus pés molhados, essa bota de trekking não fazia isso, muito pelo contrario, deixava meu pé bem quentinho e secos. Apesar de continuar achando essas botas horríveis, eu gostei delas! Ah, a minha bota de trekking é da Timberland.

IMG_5760

11) Mochila: Esqueça a bolsa no hotel, o melhor mesmo é levar uma mochila para os passeios na patagônia. Nem sempre a gente vai andar de touca/boné/faixa na cabeça ou de luva ou vai usar cachecol o tempo todo. Por esse motivo, é importante ter uma mochila pra guardar todas essas coisas. Sem contar que, como precisamos levar lanche e água nos passeios, ter uma mochila é importantíssimo.

12) Outros: Importantíssimo levar protetor solar, protetor labial e óculos de sol, principalmente pra quem for fazer os passeios nas geleiras em El Calafate. Mesmo num dia nublado, é necessário usar óculos de sol e passar protetor solar, pois o gelo produz um efeito de claridade nada agradável para os olhos.

IMG_6119

No geral, a maioria dos dias eu me vesti assim: Camiseta dry-fit como segunda pele, camiseta qualquer dessas mais fininhas, colete da Uniqlo e jaqueta impermeável e corta vento. Dependendo do passeio, eu usava calça jeans, calça de academia ou calça mais larguinha estilo moleton, só que impermeável. E pra completar, eu ainda tinha que levar, cachecol, luvas e acessórios pra cabeça (boné, touca ou faixa, dependendo do passeio).

Ah, também é legal levar uma capa de chuva dessas simples, pq né, se começar a chover forte, com toda aquela ventania, ninguém vai conseguir fazer trekking usando um guarda chuva. Eu levei uma capa de chuva dessas mais simples por precaução, mas não choveu nenhum dia tão forte a ponto de ser necessário usá-la.

IMG_5310

Duas coisas que pretendo comprar ainda para outras viagens desse estilo: capa de chuva para mochila (a maioria das vezes a chuva é só uma garoa fininha, mas né, importante proteger as coisas que estão dentro da mochila) e um bastão de caminhada (um bastão pelo menos, pois eu sentia dificuldade, principalmente em descidas, de ter algo pra me apoiar e descer mais facilmente).

SONY DSC

Loja da Timberland em Ushuaia

Pra quem tiver dificuldade em saber quais são as marcas de material esportivo de boa qualidade, aqui vão algumas marcas que lembro de ter visto tanto na internet como la nas lojas da Patagônia: North Face, Patagonia, Burton, Mammut, Timberland, Pé na Trilha, Solo, Quechua, Columbia, Adidas, Nike, Puma, entre outras.

E pra finalizar esse post que já ta enooorme, vale a pena comprar alguma coisa dessas em Ushuaia? Sim! As unicas coisas que comprei lá foram: uma Jaqueta Anorak da Burton (essa quadriculada com laranja) lá em Ushuaia e duas faixas de lã pra por na cabeça em El Calafate na loja da Columbia. A jaqueta eu paguei um pouco menos de 130,00 dólares e as duas faixas eu paguei 10,00 dólares. Achei que valeu a pena, principalmente a jaqueta, que além de ter diversas tecnologias, ser impermeável e ter forro de lã, tinha capuz, uns zipers pra deixar passar vento nas laterais e bolsos (importantíssimo pra colocar o celular, óculos de sol e as luvas).

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel na Argentina aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, El Calafate, Ushuaia - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
73 comentários em "Patagônia Argentina: O que levar na mala"
  1. Raquel   06/02/15 • 19h01

    Ótimas dicas Bruna, essas informações sao valiosas principalmente para quem vai pela primeira vez a lugares extremamente frios.;)D

    • Contando as Horas   12/02/15 • 23h58

      Oi, Raquel

      Nem fala! Durante as minhas pesquisas descobri um mundo de roupas com tecnologia que nem fazia idéia que existiam. A partir de agora, to cuidando bastante na hora de comprar alguma coisa, pois essas tecnologias ajudam MUITO na hora de viajar para o frio, vc não faz idéia. Com roupas certas, não há frio, vento, neve, que possam atrapalhar os passeios.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Andrea   09/02/15 • 11h08

    Muito legal as suas dicas! Estou indo para Patagônia esta semana, e as dúvidas são muitas. Diria, infinitas… rs Bjs Andy

    • Contando as Horas   13/02/15 • 00h39

      Oi, Andrea

      hahahah Sei bem como é! Já passei por isso. Mas fique tranquila, apesar de ser um lugar super diferente do que estamos acostumados, lá é tudo muito organizado e tranquilo. Se estiver preocupada com as roupas, se vc puder, de preferencia pra essas roupas tecnologicas, elas ajudam MUITO!

      Obrigada pela visita aqui no blog e boa viagem!

  3. Patrícia   27/02/15 • 12h29

    Olá,

    Parabéns pelas matérias. Estou indo para Patagonio agora em maio, e além das passagens, as únicas coisas que possuo são as dúvidas!!!! rsrs

    Tanta coisa para ler, que 24 horas é pouco rs
    Mas com relação às roupas acho que vou ficar somente com suas dicas!

    Caso tenha mais alguma que julgue ser importante, me passe!!!
    Obrigada!

    Bjss

    • Contando as Horas   28/02/15 • 17h40

      Oi, Patricia

      Todas as dicas que tenho sobre a Patagonia Argentina já estão aqui no blog. Eu já postei tudo o que achei mais importante. Claro que as vezes algo passa batido, se caso vc tiver mais perguntas, me escreve.
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  4. Lygia   13/07/15 • 17h28

    Obrigada pelas dicas.. suas explicacoes são as dúvidas de quase todas as pessoas que ainda não foram para Patagonia …meu caso. .kkk
    ajudou muito
    obrigada !!!

    • Contando as Horas   14/07/15 • 11h53

      Oi, Lygia

      Obrigada pelo comentário, fico feliz que o post tenha te ajudado. =DDD

  5. Maria Helena Schwindt da Costa   19/10/15 • 13h21

    Oi gostei muito de tuas dicas, estamos indo agora 22/10,mas somos casal de vovôs, e eu estava preocupada com as roupas,muito camisetas,blusas de lã, gorro,mantas e etc…mas agora vou revisar minha mala,e vamos comprar as jaquetas corta vento! Bjs.

  6. Maria Helena Schwindt da Costa   19/10/15 • 13h24

    Gostei das dicas estamos indo agora 22/10,já estou refazendo nossas malas,acho que exagerei na quantidade de roupas, e vi que poderemos comprar se faltar alguma coisa.Abração!

    • Contando as Horas   22/10/15 • 22h05

      Oi, Maria Helena

      O negocio é vc ter roupas de tecnologia, elas facilitam muito a nossa vida e ainda nos deixam mais leves. Essas roupas são bem leves, quase não ocupam espaço e esquentam mesmo. E obviamente, se faltar algo, vcs podem comprar lá na Patagônia. Agora no final do ano e considerado baixa temporada, com isso, vcs vão achar algumas promoções legais.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  7. Janaína   19/10/15 • 22h19

    Olá,
    estou começando os planejamentos para ir com as crianças e o marido passar o natal na Patagônia Chilena.
    Suas dicas já foram para minha lista do que levar na mala. Confesso que as camisetas eu vou levar só 2 para cada um porque pretendo comprar algumas temáticas por lá.
    Um grande abraço e um enorme muito obrigado da família toda.

    • Contando as Horas   22/10/15 • 22h13

      Oi, Janaína

      Legal! Obrigada pela vista aqui no blog! A Patagônia Chilena tbm está na minha listinha de futuras viagens!

  8. Lucy   06/12/15 • 13h07

    Vou depois do dia 18 de dezembro aqui onde moro n vende esse tipo de roupa. Acho q vou pirar. :(

    • Contando as Horas   07/12/15 • 19h04

      Oi, Lucy

      Bom que vc vai viajar na baixa temporada, época das promoções. Algumas coisas vc pode comprar lá na Patagônia mesmo. Eu consegui comprar algumas coisas lá e valeu muito a pena!

  9. Angela   18/12/15 • 00h46

    Olá Bruna,
    Estou indo p/ Patagônia agora na virada do ano. Seu blog está muito bacana, parabéns ! Super útil. Minha dúvida é que o casaco que tenho é antigo, não tem estas novas tecnologias. Estou ansiosa para comprar outro, mas terei apenas uma tarde em El Calafate. Chego por volta de meio dia, e, no dia seguinte já tenho agendado o minitreking , será que dá tempo para comprar um novo ? É fácil encontrar, ou devo levar o meu velhinho ? Agradeço tua atenção. Bj

    • Contando as Horas   18/12/15 • 10h35

      Oi, Angela

      Obrigadaaaa!! =DD

      Olha, leva o seu antigo pra garantir, pq nunca se sabe se vc vai achar algo que agrade. Eu levei o meu casaco preto antigo e comprei o Anorak lá em Ushuaia. Esses casacos costumam ser super coloridos, foi dificil achar um mais discreto tipo esse que eu comprei. E depois tem a questão dos preços, teoricamente é baixa temporada por lá, época das promoções, mas com essa mudança de governo na Argentina, sei lá né, a gente nunca sabe muito do que esperar. Eu levaria o antigo como garantia.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  10. Paulo Barreto   18/12/15 • 09h53

    Bacana suas dicas.Com a alta do dólar vale a pena comprar acessórios lá, digo jaqueta, colete. Vou no começo de fevereiro.

    • Contando as Horas   18/12/15 • 10h37

      Oi, Paulo

      Eu fiz essa viagem em dezembro de 2014, época em que o dólar estava na faixa de 2,00 reais e pouco. Naquela época valeu a pena comprar algumas coisas lá, a conversão ajudou bastante. Hoje em dia eu não sei te dizer. Algumas coisas podem valer a pena por ser baixa temporada e época de promoções, afinal, as lojas estão querendo se livrar das coleções antigas, pq as novas coleções chegam lá por abril ou maio. Então tem isso também.

  11. Marlene Weiller Zanghelini   21/02/16 • 13h52

    Obrigada pela dicas Bruna. Viajaremos para Patagônia inicio de março e tinha muitas dúvidas sobre que roupas levar. Abraços

    • Contando as Horas   21/02/16 • 22h35

      Oi, Marlene

      Roupas de tecnologia ajudam muito! Se vc puder dar preferência pra elas, vc vai me dar razão, é super tranquilo viajar para lugares frios e nao congelar.

      Obrigada pelo comentário e pela visita aqui no blog! Aproveite a Patagônia!!

  12. Maria Gabriela de Oliveira   21/03/16 • 15h42

    Oi Bruna, vou para a Patagonia dia 26/03, começando por Ushuaaia. Comprei uma jaqueta impermeavel por aqui e também uma bota impermeavel, mas as calças que vi são horríveis. É facil encontrar calças impermeaveis no Ushuais? São baratas?
    Obrigada

    • Contando as Horas   21/03/16 • 21h28

      Oi, Maria

      Sim, é facil, porem é meio ruim comprar calça durante a viagem, pois se precisar diminuir no comprimento, é meio complicado. Se vc não tiver calça impermeavel, leva uma calça dessas de academia e coloca por cima uma dessas tipo de nylon, desses tecidos que não são algodão, que se chover um pouco, vc não ficará molhada passando frio. Já ajuda.

      Quanto ao preço, não sei te dizer, talvez ainda pode estar rolando algumas ultimas promoções nesse mes antes da chegada da coleção de inverno.

  13. Wirmond Luiz Rocha D'Angelis   29/04/16 • 23h19

    Olá Bruna.
    Muito legal seu blog e suas dicas de roupas e acessórios. Estou indo para Ushuaia no final do mês de maio e tenho pesquisado sobre a região e obviamente roupas. Encontrei algumas informações aqui e ali, mas seu post aqui é muito bom.
    Agradeço a você e pessoas tais como você que nos abrem os olhos para questões que só teremos clareza quando estivermos lá. Portanto, é ótimo saber das suas experiências.
    E você soube colocar ponto a ponto aquilo que é importante quanto a vestuário.
    Valeu. Parabéns.
    Wirmond

    • Contando as Horas   30/04/16 • 16h43

      Oi, Wirmond

      Muito obrigada pelo comentário! Que bom que esse post te ajudou!!

      Aproveite Ushuaia.. Esse lugar é sensacional!!

  14. kelly michelle da silva rodrigues   15/06/16 • 10h15

    Bom dia , nao sei se pode me ajudar massss vamos la :
    Estou indo para o USHUAIA inicio de agosto e la estara bem frioo , e eu tenho bastante friooo mesmo kkk
    mas minha maior preocupação e a bota que no brasil nao se tem muita opção , poderia dar uma dica?

    Obrigado

    • Contando as Horas   18/06/16 • 15h03

      Oi, Kelly

      Vc tem 3 opções: comprar uma bota aqui no Brasil (elas custam na faixa de uns 300,00 a 400,00 reais), comprar quando chegar em Ushuaia logo no primeiro dia ou alugar uma bota la em Ushuaia. Se vc gosta desse tipo de viagem e acha que vai usar mais vezes a bota (como foi o meu caso), acho interessante vc comprar, assim evita de vc ficar perdendo tempo durante a viagem pra resolver essa questão.

  15. Fernanda Thiemi   10/07/16 • 23h29

    Olá Bruna,

    Muito boas as dicas, fiquei apenas com dúvidas para roupas para sair a noite, teoricamente, não precisaria das roupas tecnologicas, correto?

    Botas de couro e casacos longos sao suficientes para noite? As pessoas se arrumam muito?

    Obrigada!

    • Contando as Horas   11/07/16 • 01h17

      Oi, Fernanda

      Não, teoricamente não. Dentro dos lugares costuma ser quente.

      A maioria das pessoas vão ao centrinho na volta dos passeios, então quase todo mundo está cheio de roupa, mochila e tal, ou seja, com as roupas dos passeios. Algumas pessoas vão pro hotel e se arrumam e tal, mas nada muito elaborado não. Acho que bota de couro e casaco longo são suficientes, se vc for a algum restaurante mais especial, senão vc pode ir com as mesmas roupas que usou no passeio. Não tem problema algum!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  16. Cecilia   15/07/16 • 11h58

    Olá-! Vou agora em Agosto e estou sofrendo muito para pensar no que levar!
    Seu post ajudou bastante.
    Mas como irei no inverno ainda restaram algumas.
    Você sabe dizer se precisa usar esse tipo de bota, calça impermeável dentro da cidade, sempre em qualquer coisa que for fazer?

    • Contando as Horas   15/07/16 • 22h36

      Oi, Cecilia

      Teoricamente não. Na cidade vc pode usar qualquer roupa, mas nos passeios é recomendado roupas térmicas e impermeáveis por causa dos ventos e do clima, que pode mudar a qualquer momento.

      Sobre as botas, eu não sei se lá costuma nevar ou não no inverno, afinal, fui no verão. Se não nevar, vc pode usar botas normais, sem problema algum.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  17. Fabricio Reis   15/08/16 • 00h11

    Ola , obrigado pelas dicas do seu blog.

    Estamos pensando em passar nossa lua de mel la, agora em dezembro. Quais locais voce recomenda para ver neve? Qual os melhores passeios?

    Um abraço

    • Contando as Horas   15/08/16 • 22h33

      Oi, Fabricio

      Vcs vão em Ushuaia e El Calafate também? Então, dezembro não é o melhor mês para ver neve, pois é verão lá. Obviamente que o verão lá não é como aqui, é bem mais frio. Acontece de cair uma nevezinha, como vimos um dia em
      Ushuaia, mas é pouco, sem grandes acumulos. Vc tem chance de ver um pouco de neve no alto do Cerro Martial, em Ushuaia. A gnt só viu lá um pouco de neve acumulada.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  18. Meire Roquetti magalhaes   13/09/16 • 23h19

    Olá Bruna gostei das dicas de roupas e acessórios . Estou indo em Outubro em Ushuai e em El calafate,alguma dica sobre o frio nessa época .Obrigada

  19. Meire Roquetti magalhaes   13/09/16 • 23h21

    Olá gostaria de saber como é a temperatura nessa época de Outubro em Ushuaia e El Calafate.Gostei bastante das dicas .

    • Contando as Horas   16/09/16 • 18h07

      Oi, Meire

      É frio! Qdo fomos, em dezembro, era verão e tava bem frio. Pegamos na faixa de 4 graus em Ushuaia e na faixa de 8 graus em El Calafate. O negocio é ir acompanhando a previsão do tempo uns 15 dias antes da viagem, assim vc ja tem uma ideia.

  20. Margarete Viera   03/10/16 • 17h11

    Vamos para Ushuaia, el calafate, em fevereiro 2017, estou preocupada com as roupas, tuas dicas foram muito úteis.

    • Contando as Horas   04/10/16 • 15h35

      Oi, Margarete

      Se você seguir essas dicas, com toda a certeza, vc não vai passar frio.. hehe :D
      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Margarete Viera   10/10/16 • 17h16

        Oi Bruna, adorei tuas dicas. Estive pesquisando os preços das roupas e surgiu uma dúvida, o que é mais interessante levar, uma jaqueta anorak 3X1 ou uma parka com forro quente. Achei umas mais em conta da marca conquista.Obrigada.

        • Contando as Horas   17/10/16 • 00h49

          Oi, Margarete

          Vc deve levar uma jaqueta que seja bem quentinha e que combata bem o vento, pq venta muuuuito la. O vento potencializa todo o frio, alem disso, chove bastante. Se o casaco for impermeavel, melhor.

          • Margarete Viera   17/10/16 • 19h46

            Obrigada, tuas dicas foram super úteis, agora sei que estarei preparada para enfrentar o frio e o veeento!!! Valeu. Abraço

  21. RYAN VALENTE   07/10/16 • 16h18

    Ola Bruna,vi que comentou que fez o Big Ice, é muito puxado? ou da pra fazer tranquilo? Faço esportes sempre ,mas nunca fiz trekking. Não quis fazer o minnitrekking e optei pelo big ice em el calafate.

    • Contando as Horas   13/10/16 • 01h14

      Oi, Ryan

      É um pouco puxado sim, afinal, são muitas horas de caminhada (parte na montanha e parte no glacial), mas compesa todos os esforços.. Vc vai ver! Vale muito a pena!

  22. Ana Alvin   15/10/16 • 23h33

    Obrigada pelas dicas. Muito esclarecedor!

  23. Ana Alvin   15/10/16 • 23h35

    Obrigada pelas dicas. Foram muito úteis! Nos ajudou muito. Obrigada.

  24. Maria   04/12/16 • 18h59

    Olá Bruna!
    Tenho acompanhado suas andanças… e volto a lhe dar parabéns pelo seu blog!! e agradecer suas informações tão especiais!!
    Estou vendo possibilidade de visitar ushuaia e el calafate…
    Ví sua indicação da Argentina 4U para os passeios. Mas eles não informam qual a empresa que terceirizam… Por exemplo, na sua viagem vc cita:

    A Piratur para passeio à pinguineira…
    A Patagônia Adventure para Canal de Beagle…
    A Tierra Turismo para o Parque Nacional- me diga se fez a trilha light…
    O Canal Fun, para o 4×4 lagos…
    A minha dúvida é se a Argentina 4U – vai intermediar essas empresas ou se serão outras quaisquer… Eu gostaria de fazer com as empresas que vc aprovou….
    Se não for assim me informe, por favor, se é melhor comprar direto nas referidas empresas, ou já verificar com a Argentina 4U com que empresas eles estão operando os passeios…
    Agradeço seu help!!
    Boas Viagens!!!!

    • Contando as Horas   05/12/16 • 09h53

      Oi, Maria

      Obrigada! :D

      O passeio da Pinguinera feito pela Piratour eu reservei através da Argentina 4U, os demais passeios fiz com as respectivas empresas que cito nos posts. Cada um desses passeios eu escolhi a dedo por algum motivo, como por ex: Canal de Beagle um barco menor, com menos pessoas, o Parque Nacional também, queria um tour com poucas pessoas, que caso vc não quisesse fazer algo ou quisesse sugerir algo, poderia ser feito, algo um pouco mais personalizado, sabe? E o passeio da Canal Fun eu fiz com eles, pq na época não tinha com a Argentina 4U esse passeio.

      Se caso você gostou muito de algum passeio que eu fiz com uma determinada empresa em especifico e caso tenha sido pelos mesmos motivos, aconselho vc a entrar em contato direto com cada uma dessas empresas. Eu coloquei os respectivos links em cada post (se não fosse isso, hoje em dia nem lembraria mais o nome dessas empresas hehe).

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  25. Maria   09/12/16 • 06h58

    Oi Bruna
    Muito obrigada pelas informações e atenção em responder!!
    Ok.Vou reler os posts específicos e tentar as referidas empresas.

    Ainda dúvidas: me informe por favor
    1- Se com a Patagônia Adventure, Tierra Turismo e Canal Fun, você reservou e pagou logo, e assim recebeu seu voucher, ou se reservou e pagou lá.
    2- No caso da Argentina 4U,se você comprou já sabendo que era a Piratur, porque não vi esta informação, no site deles…. como voce soube que era a Piratur…
    3- Se você acha que o 4×4 lagos – passeio no Land Rover se vale a pena a adrenalina e etc.
    Agradeço sua ajuda!!

    • Contando as Horas   21/12/16 • 15h50

      Oi, Maria

      Desculpa a demora pra responder, mas vamos lá..
      1) Eu acho que falo nos posts como foi, alguns paguei antecipado, alguns paguei la na hora. Alguns reservei antes (com bastante antecedência), outros reservei quando estava lá em Ushuaia. Alguns passeios tem MUITA procura, esses eu reservei ainda quando tava aqui no Brasil, outros que não são tããão procurados assim, reservei lá mesmo.
      2) Sim, a Piratour é a unica empresa autorizada a operar esse tour para ver os pinguins.
      3) Eu achei legal. Confesso que fui meio sem expectativa e gostei bastante. Mas eu sou uma pessoa meio parada hehehe. Se caso vc for uma pessoa muito ativa, que ta sempre praticando esportes e indo atras de adrenalina, pode ser que nao seja suuuper emocionante, mas no geral, é bem legal sim.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  26. Patricia   05/01/17 • 14h01

    Oi Bruna, qual o modelo da sua Timberland? Eu achei uma Chochorua 6 que ta de promoção por 279,00 será que vale a pena? É a primeira vez que compro uma bota assim rsrsr

    • Contando as Horas   07/01/17 • 17h35

      Oi, Patricia

      Sabe que nem sei! hahaha Eu tentei olhar no site da Timberland Brasil, mas tá em manutenção. Olhando no site da Timberland UK e o modelo que vc falou, ela é parecida com essa bota aqui, né?
      https://www.timberland.co.uk/shop/en/tbl-uk/women-highlights-waterproof/womens-chocorua-trail-mid-with-gore-tex-membrane-15631242

      Se for tipo essa, vc tem que ver se vc gosta dessas botas com o cano mais altinho. Eu não curti muito, preferi uma bota mais estilo tênis, sem o cano mais alto. A minha era semi impermeável, se puder, compre uma bota com a tecnologia goretex, ela é impermeável, é melhor.

      Essa também foi minha primeira bota desse tipo, apesar de ser meio grandona e feia, ela é bem confortável.

  27. jefferson   12/01/17 • 14h52

    Olá, td bem ?
    pretendo ir em breve p patagonia, mas estou com uma duvida
    que acho que saberá me responder, sobre Transporte de El Calafate para BARILOCHE, pois não achei quase nada na Internet.

    Poderia me responder direto no meu e-mail tb ?

    • Contando as Horas   26/01/17 • 20h29

      Oi, Jefferson

      A forma mais facil e rapida de ir de El Calafate a Bariloche é de avião, mas claro que nada impede que vc vá de carro ou ônibus, por exemplo. Se vc precisar de mais algumas dicas ou sugestões, é só me escrever. Meu email de contato está na barra superior, no lado direito do blog.

  28. Karen   16/01/17 • 13h17

    Oi Bruna! Adorei este post!!! Sempre tenho dúvida do que levar para lugares frios! Tu poderia passar o modelo da tua bota da Timberland? Estou atrás de uma com as características desta que tu comprou, mas não encontro!
    Beijos!

    • Contando as Horas   26/01/17 • 20h31

      Oi, Karen

      Eu não sei o modelo dela, mas essa minha é semi impermeavel. Eu aconselho vc a comprar essa mesma bota (mesmo modelo), mas com a tecnologia goretex, pq ai ela será impermeável.

  29. Fernanda   03/02/17 • 17h15

    Oie Bruna! Muito esclarecedor! Adorei!
    Vou seguir todas as suas dicas para preparar minha mala.
    Estou indo pela primeira vez para San Carlos no início de Maio, e pelo que tenho visto ando com medo de não aproveitar tanto a viagem por causa da chuva. Você sabe como é o clima por lá? Tem algum passeio que me indique? Estou com medo de chover os 6 dias que vou estar lá. Muito obrigada

    • Contando as Horas   03/02/17 • 20h06

      Oi, Fernanda

      Ultimamente é dificil falar algo concreto sobre o clima de qualquer lugar, o tempo anda muito louco. Mas assim, quando faltar uns 30 dias pra tua viagem, já começa a acompanhar a previsão do tempo no celular, assim vc se programa melhor.

      Quantos as atividades, em Bariloche nos estivemos no inverno, focamos mais nas estações de ski. Mas enfim, recomendo muito o passeio do Circuito Chico e o Bosque Arrayanes, esses foram os passeios alternativos que fizemos naquela época.

  30. Sheila   03/03/17 • 00h14

    Adorei as dicas!! Sabe se também existe a opção de aluguel de roupas em calafate? Não creio que utilizaria esse tipo de roupa novamente…

    • Contando as Horas   06/03/17 • 13h25

      Oi, Sheila

      Não cheguei a procurar por esse tipo de comércio lá, mas acredito que tenha sim.

  31. Vanessa   08/03/17 • 16h54

    Nossa, um dos posts mais explicativos que encontrei. Maravilhoso. :)
    Parabéns!
    Você tem um roteiro pela Patagônia?
    Obrigada!

  32. Maria Adelaide Carvalho   10/07/17 • 20h35

    Vamos ao Ushuaia em outubro e adorei seu comentário.Realmente minha preocupacao é roupa.As da Quechua encontradas na Decathlon,que tal? Abraços

    • Contando as Horas   13/07/17 • 17h57

      Oi, Maria

      Acho que da pro gasto sim, vc consegue enfrentar bem o frio.
      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  33. Roseli   16/10/17 • 02h08

    Obrigada pelas dicas. Estamos nos preparando para partir entre amigos para Ushuaia de carro e amei as dicas.

    • Contando as Horas   21/10/17 • 00h50

      Oi, Roseli

      Obrigadaaa pela mensagem!! Boa viagem pra vocês! Ushuaia é sensacional!! :D

  34. karolayne   23/10/17 • 14h36

    Ameiiii o post… Uma dúvida que eu tenho, você levou mala ou só mochilão?

    • Contando as Horas   23/10/17 • 15h19

      Oi, Karolayne

      Levei uma mala pequenas (dessas que podem ser levadas dentro da cabine do avião) e mais a mochila como bagagem de mão.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • karolayne   24/10/17 • 14h28

        Muito obrigada pela dica, vai ser de grande ajuda, gostei muito do seu blog, sou daqui de Manaus!!!! bjão

  35. Tamires   22/01/18 • 19h26

    Bruna, ótimas informações. Esclareceu muitas dúvidas a respeito das vestimentas. Então, lá em El Calafate você chegou a ver aquelas botinhas de pêlo? Vou p lá dia 01/02, e não queria comprar essas botinas de trilha…porém nessa época as lojas aqui em SC estão sem…

  36. Helena   10/07/18 • 10h46

    Bom dia, adorei seu post. Estou planejando presentear meu filho com um passeio à Patagônia. Confesso que estava bem receosa quanto ao frio, já que como boa carioca roupas de inverno não são itens abundantes em nossos guarda- roupas,ainda mais pra frio polar. Mas vou arriscar, obrigada pelas dicas

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas