22.02
2015

Como ir da Ilha de Skye ou Edimburgo/Glasgow até Oban de ônibus ou trem

No geral, planejar uma viagem a Escócia hoje em dia é uma tarefa muito fácil. Porém o mesmo nao acontece quando a Ilha de Skye ou até mesmo algumas cidades da costa oeste do país vão fazer parte do roteiro.

Oban é uma cidadezinha que fica na costa oeste da Escócia e faz parte da região de Argyll and Bute. Oban ainda não é suuuper famosa mundialmente, mas ela é muito procurada pelos locais. Além disso, ela se tornou uma ótima opção pra quem quer montar base e explorar mais as ilhas que fazem parte das Hebrides, principalmente o grupo de ilhas que pertencem as Inner Hebrides (Kerrera, Jura, Isle of Mull, Staffa, Isle of Iona, Tiree, entre outras).

SONY DSC

Nesse post eu vou escrever dicas pra quem tiver interesse em chegar na costa oeste, partindo tanto da Ilha de Skye ou de Edimburgo ou Glasgow. Então vamos ao que interessa… 

→ Meus deslocamentos

– De Portree, capital da Ilha de Skye até Oban de ônibus;

– De Oban, na costa oeste da Escócia até Edimburgo (com conexão em Glasgow) de trem.

IMG_3001

Eilean Donan Castle, no trajeto entre Portree e Oban (sentar no lado direito do ônibus se quiser fotografar o castelo!)

→ Como chegar até Oban

Existem diversas opções de transporte para ir de qualquer lugar da Escócia, mas pra quem quiser se aventurar de transporte público até a costa oeste da Escócia é bom saber que é necessário muuuito planejamento.

Dois fatores devem ser levados em consideração: época do ano e local de partida / chegada. Esses dois pontos vão facilitar ou dificultar muito qualquer planejamento, pode acreditar.

IMG_3011

→ Ônibus

A melhor opção de transporte público para ir de Portree, na Ilha de Skye até Oban que eu encontrei foi o ônibus. Vale comentar que não existem ônibus direto entre as duas cidades, então vai ser necessário fazer uma conexão em Fort William.

IMG_2990

Ônibus da empresa Scottish Citylink

A primeira parte da viagem (Portree até Fort William) é feita pela empresa Scottish Citylink, já a segunda parte da viagem (Fort William a Oban) é feita pela empresa West Coast Motors.

Como só existem duas opções de horários, eu optei por pegar o ônibus logo cedo (as 07:45 da matina!!!!) pra poder aproveitar a tarde toda em Oban, claro.

IMG_2991

Ônibus da empresa Scottish Citylink

A conexão é feita na Bus Station de Fort William e apesar de ser de apenas 15 minutos, eu tive tempo suficiente pra ir ao banheiro e tirar uma fotos ainda.

IMG_3010

Rodoviária de Fort William

Dica: A Rodoviária (Bus Station) de Fort William não é uma rodoviária propriamente dita. É apenas um enorme corredor coberto com diversas placas informando qual rota/horario/empresa parte dali. A plaquinha com essas informações pra quem vai pegar o ônibus pra Oban é uma das ultimas, é só ir olhando de plaquinha em plaquinha, quando chegar nessa aqui da foto, é ali mesmo onde o ônibus vai parar. Apesar de meio estranho, é bem tranquilo!

IMG_3012

O meu ticket eu comprei diretamente no site da Scottish Citylink (os dois trechos) e recebi a passagem no meu email. Eu imprimi a passagem em casa mesmo e só apresentei ao motorista de cada um dos ônibus. Super tranquilo.

IMG_3014

Ônibus da empresa West Coast Motors

A viagem foi beeem tranquila, o ônibus não estava lotado, quem acompanhou as fotos pelo instagram ou facebook, pode ver que as paisagens são espetaculares (não larguei o celular e a máquina fotografica nenhum 1 unico minuto!) e as estradas são ótimas.

IMG_3024

Ônibus da empresa West Coast Motors

Quem quiser ver como é viajar de ônibus com a Scottish Citylink, eu escrevi um post contando minha experiencia nesse post aqui, porém o trajeto era entre Inverness e Ilha de Skye.

→ Trem

Para ir de Oban a Edimburgo, eu poderia ter optado por seguir viagem de ônibus também, mas preferi ir de trem. É importante dizer que, apenas alguns meses do ano (verão) existe a opção de comprar passagem de trem direta entre Oban e Edimburgo, fora isso, todos os demais meses do ano, os trens fazem conexão em Glasgow (na estação de Queen Street).

IMG_3375

O ticket eu comprei diretamente no site da ScotRail, que é a unica empresa de trem da Escócia. O site deles é um pouco confuso, mas apos fazer umas duas ou tres simulações de trajeto e de compra a gente pega o jeito.

IMG_3380

Existem 4 opções de horários de trem partindo de Oban até Edimburgo (com conexão em Glasgow) por dia. Eu optei pelo horario que saia de Oban as 12:11, chegando em Glasgow as 15:30. Tive apenas 15 minutinhos de intervalo entre um trem e outro, pois o trem pra Edimburgo partia as 15:45.

IMG_3381

Na estação de Glasgow Queen Street, em Glasgow

Importante: Se não precisar ir ao banheiro ou comprar alguma coisa, ao desembarar na estação de Glasgow Queen Street, não há necessidade de passar pelas catracas. É só aguardar ali, que logo aparece no painel a plataforma do proximo trem. Geralmente o trem entre Glasgow e Edimburgo vai lotadasso, muitas pessoas em pé e amontoadas. Se não quiser perder tempo e quiser achar um lugar legal pra colocar as malas e sentar, não passe as catracas. Fica a dica!

IMG_3385

Achei um espacinho pra minha malinha azul no trem entre Glasgow e Edimburgo

Dica: nenhum dos dois trens dessa rota tem reserva de assentos, então é importante chegar com pelo menos uns 20 minutos de antecedência pra conseguir pegar um lugar pra sentar. O trem entre Oban e Glasgow para em toooooooodas as estações existentes pelo caminho, então é um entra e sai de gente enorme. Quem tiver viajando com mala grande, chegando antes, também consegue um lugar pra acomodar tudo sem problemas.

IMG_3384

Trem lotado

Quem quiser saber mais sobre como são os trens na Escócia, como e onde comprar as passagens, as diferenças entre a primeira e a segunda classe, distancia entre cidades, entre outras informações é só clicar aqui -> Mini-guia para viajar de trem pela Escócia e norte da Inglaterra.

→ Demais opções (avião, carro e agência de turismo local)

Quem quiser chegar a costa oeste da Escócia de avião, existem três opções: o aeroporto de Oban, o aeroporto de Tobermory (na ilha de Mull) e ainda, o aeroporto de Stornoway (na ilha de Lewis, nas Outer Hebrides). Apesar de eu nunca ter viajado de avião pra esses lugares, quem quiser se aventurar, pode ser uma boa opção dependendo do roteiro. As empresas que operam rota pra lá são: Flybe e a Loganair.

IMG_3021

Loch Linnhe acompanha a boa parte da viagem

De carro, pelo que fui acompanhando pelas placas na estrada, a melhor forma é seguir até Fort Augustus pela estrada A87 e lá procurar pela estrada A82 até Fort William. Passando Fort William, boa parte do trajeto vai ser junto ao Loch Linnhe, mas quando tiver chegando próximo ao Loch Leven, tem que prestar atenção, pois será necessário pegar a estrada A828. Em breve vai começar a aparecer algumas placas indicando o aeroporto de Oban, esse é o caminho. Atravessando a ponte, logo ao passar o vilarejo de Connel, seguir pela estrada A85. Não tem erro, é bem tranquilo!

IMG_3030

Quem quiser conhecer Oban em um passeio de bate-volta, diversas empresas oferecem tours de um dia até a costa oeste da Escócia. Claro que nenhum parte de Portree, na ilha de Skye. Esses tours são encontrados com facilidade partindo de Glasgow ou Edimburgo.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Oban
Booking.com
  1. Nick 23/02/2015 | 11:00

    Oi Bruna
    Seu blog ficou alguns dias fora do ar, fiquei preocupado…ainda bem que tudo voltou ao normal… Abraços !!!!
    Nick

    • Contando as Horas 23/02/2015 | 20:35

      Oi, Nick

      Nem fala! Um dia de investigação pra saber o que tinha acontecido, mas agora tá tudo certo, graças a Deus! =DD

  2. Larissa 27/02/2015 | 12:12

    Oi Bruna! Muito bom teu blog, super bem explicado…mas só fiquei confusa quanto aos gastos dessa viagem. Procurei no rome2rio as formas de ir de Edimburgo até Isle of Skye e as passagens são mais de 100 euros. É isso mesmo? Vou para Edimburgo em abril e queria muito conhecer Isle of skye :)
    obrigada!

    • Contando as Horas 28/02/2015 | 17:36

      Oi, Larissa

      As passagens não são muito baratas mesmo. Vc vai de trem ou de onibus ou vai misturar os dois tipos de transporte? Se vc for de ônibus, o trajeto leva mais de 9 horas e o valor é mais ou menos esse, fica por volta de 85,00 libras ida e volta.

      Mas claro que o preço depende muito do horario, da cidade de conexão, do dia e da antecedência que vc comprar e tal.

  3. sidney teixeira 03/04/2015 | 13:19

    ola

    boa tarde

    pretendo ir com minha filha (16) esposa (50) tenho 61, dos três só a filha fala inglês fluente, nos algumas coisas e espanhol
    Vamos para o Ilha Skye. Você acha melhor irmos por hotéis, ou albergues. a locação de veículos é fácil?
    Pelo consulado escoces em SP, conseguiremos algumas informações dicas, o que você acha.

    Abraços
    Sidney

    • Contando as Horas 05/04/2015 | 20:31

      Oi, Sidney

      Olha, eu fiquei hospedada em um hotel em Portree e gostei bastante, tanto do hotel como da localização. Mas é indiferente, vc pode se hospedar no que vc preferir, hotel ou albergue. Eu apenas indicaria ficar hospedado em Portree, tem mais opções e também, a cidade tem restaurantes e no final do dia da pra passear e conhecer a capital da ilha de Skye.

      Vcs vão alugar carro em Portree? Não lembro de ter visto nenhum lugar pra alugar carros, mas certamente vc consegue as informações no escritório do Visit Scotland tanto em Portree como em Inverness, caso vc vá pra lá antes de seguir a Ilha de Skye.

Deixe o seu comentário...