18.03
2015

Biomuseo: a mais nova atração da Cidade do Panamá

Eu me surpreendi muito ao ver que diversas coisas que ainda estavam em construção no ano passado no Panamá, esse ano já estavam prontas. E um ótimo exemplo disso, é o Biomuseo – Museu da Biodiversidade, a mais nova atração da Cidade do Panamá (inagurado em outubro de 2014).

SONY DSC

O Biomuseo é obra do arquiteto canadense Frank Gehry, o mesmo que projetou a Casa dançante em Praga e o Museu Guggenheim em Bilbao. 

IMG_6368

Nessa sua primeira obra na América Latina, Gehry teve a brilhante idéia de projetar um museu super diferente e colorido. O edificio mistura concreto com janelões de vidro, sem falar no telhado, feito todo de aluminio e aço coloridos.

SONY DSC

Se por fora ele chama atenção de todo mundo, por dentro a decoração é bem basiquinha.

SONY DSC

O museu tem três andares, divididos em três alas, sendo que cada ala fica em um andar. É meio confuso, mas é isso ai mesmo.

Pra começar, um video curtinho (de uns 5 minutos de duração, mais ou menos) chamado Panamarama (mix de Panamá com Panorama, segundo a funcionária do museu) projetado tanto no teto como no chão e nas paredes mostrando um pouco das plantas e animais existentes no Panamá.

SONY DSC

Na minha opinião, essa primeira parte da visita é uma das mais legais, pois além desse video, ela mostra um pouco do que é o mais importante e também, o verdadeiro proposito desse museu: contar como o istmo do Panamá surgiu há mais de 3 milhões de anos para unir os continentes (América do Norte com a América do Sul) causando mudanças em toda a biodiversidade do planeta.

SONY DSC

O surgimento do istmo do Panamá provocou muitas alterações no mundo, desde alterações climáticas, das correntes maritimas e inclusive, na fauna e na flora.

Existem diversos achados arqueológicos em exibição no museu, assim como paineis interativos e videos que explicam como tudo isso aconteceu. É bem interessante!

SONY DSC

A segunda parte do museu fica no lado de fora, numa área aberta (consequentemente a temperatura é a do ambiente externo – super quente!), onde atraves de paineis, mostram diversas fotos, graficos, desenhos e descrições com relação ao Panamá e ao Canal do Panamá desde os tempos da pré-história até hoje em dia.

SONY DSC

De volta ao interior do museu, a terceira e ultima parte é a mais simples (e sem graça, na minha opinião!). Ali estão em exibição alguns esqueletos de animais encontrados na região, além da maquete do próprio museu. É uma área grande, sem muito conteúdo, então sei lá, fiquei com uma impressão de que ficou meio sem graça.

SONY DSC

E por fim, como todo museu que se preze, ele também termina em uma lojinha, claro.

SONY DSC

SONY DSC

Os barcos entrando/saindo do Canal do Panamá

Ahhh, e antes que eu me esqueça, o museu tem uma localização privilegiadíssima. Ele está localizado na Calzada de Amador e próximo a entrada principal do Canal do Panamá no oceano Pacífico.

SONY DSC

IMG_6361

Nem preciso dizer que o museu oferece vistas panorâmicas super legais da entrada do canal e da Ponte das Américas, além de todo o perfil dos prédios altíssimos do centro da cidade. Incrível!

SONY DSC

Importante: O museu abre todos os dias, exceto as  terças-feiras. O valor do ticket é beeem caro, 22,00 dólares/pessoa.

* Precisando de hospedagem no Panamá? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Todos os posts sobre o Panamá

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Cidade do Panamá, Panamá - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas