07.01
2016

Retrospectiva: As minhas viagens em 2015

Nunca fiz uma retrospectiva das minhas viagens aqui no blog, mas dessa vez resolvi fazer. Em nenhum ano eu viajei mais do que naqueles dois anos em que eu morei em Edimburgo (2010 e 2011), mas mesmo assim, eu sempre ando dando umas voltinhas por ai.

new-years-day-1064217_1920_Fotor

Viajandisticamente falando (acabei de inventar essa palavra! =D), meu ano de 2015 só começou em em fevereiro, afinal, nos últimos meses de 2014 eu fiz uma viagem de quase 1 mês pela Escócia e ainda, fui passar o Natal na Patagônia Argentina (Ushuaia e El Calafate), portanto, nem teria como eu viajar em janeiro. 

Obs.: Clique nos nomes das cidades em roxo, para acessar todos os posts sobre esse destino!

Em fevereiro foi a vez de eu colocar meus pés no Caribe novamente. Tá ai um lugar que eu adoooorei conhecer e espero conseguir voltar todos os anos pra desbravar alguma nova ilha. Dependendo da ilha a ser visitada no Caribe, não existem voos diretos partindo aqui do Brasil, portanto, é necessário fazer uma conexão pelo caminho. E o destino escolhido foi o Panamá, onde eu estive pela segunda vez. Um país que me surpreendeu muuito positivamente e que eu recomendo que todos visitem um dia. Mas a minha passagem pelo Panamá foi breve, apenas 1 dia.

SONY DSC

Cidade do Panamá

Na sequencia, a primeira ilha que eu visitei foi St Maarten/St Martin, uma ilha dividida por dois países, um que pertence a Holanda e outro que pertence a França. Um lugar com praias paradisiacas e com a famosa praia onde os aviões passam quase raspando na nossa cabeça antes de pousar na ilha.

SONY DSC

St Maartin (lado holandês)

E pra terminar a minha visitinha ao Caribe, a escolhida foi a desconhecidíssima ilha de St Kitts e Nevis, que até eu ir morar na Escócia, eu jamais tinha ouvido falar.

IMG_6800

St Kitts e Nevis

Em março foi a vez de voltar a Curitiba, cidade onde eu morei durante o período em que eu fiz faculdade. Nos dias que eu estava lá e além de ir em algumas feiras de turismo, eu aproveitei pra conhecer e revisitar alguns lugares na cidade.

SONY DSC

Curitiba

Abril foi o mês em que eu voltei a Europa com meus pais e meu irmão. Estivemos na França, onde passamos alguns dias em Paris..

SONY DSC

Paris

E ainda fizemos um bate-volta para Chantilly, para conhecer o famoso Castelo de Chantilly e pq não, provar o autentico chantilly, é claro!

SONY DSC

Chantilly

Mas também aproveitamos pra conhecer o Vale do Champanhe, mas precisamente as cidades de Épernay e Reims.

SONY DSC

Épernay

SONY DSC

Reims

E maio começou com a gente desembarcando na Alemanha. Finalmente eu pude conhecer de fato Colônia (quando eu estive lá em 2011, a cidade tava alagada, o rio Reno tinha transbordado, o que prejudicou um pouco a minha visita!).

SONY DSC

Colônia

Nossa viagem terminou com 9 dias em Berlim, sendo que ficamos em Berlim mesmo 7 dias. Meeeeu Deussss, que cidade incrível! Ameii conhecer Berlim! Sem duvida alguma, uma das minhas cidade preferidas até então.

IMG_9285

Berlim

Os outros dois dias, nós fizemos dois bate-voltas a partir de Berlim, um para Potsdam e outro para Schwerin.

DSC05281-645x381

Potsdam

IMG_9432-645x426

Schwerin

Se em junho eu não fiz nenhuma viagem, logo veio julho… onde nós fomos em família para a Argentina, onde fomos novamente a Bariloche para esquiar (ou aprender a esquiar!). E devido a um cancelamento de voo por parte da Aerolineas Argentinas, nós tivemos que passar um dia em Buenos Aires.

IMG_0297

Buenos Aires

DSC_0918

Bariloche

Nem bem voltei da Argentina e tive que organizar rapidinho a próxima viagem que aconteceu na metade de agosto. Mas dessa vez foi aqui no Brasil mesmo. O blog foi selecionado para participar do EIBV2 em São João del Rei e Tiradentes.

DSC_0893

São João del Rei

DSC_0919

Tiradentes

E claro que eu não deixei passar a oportunidade e ainda inclui no meu roteiro outras cidades históricas mineiras, como Ouro Preto e Mariana.

DSC_0010

Ouro Preto

DSC_0861

Mariana

Setembro eu também não fiz nenhuma viagem, mas no final de outubro eu fui a São Paulo pra participar de alguns eventos de turismo. E claro, aproveitei (finalmente!) pra conhecer o estádio do São Paulo FC, meu time do coração!

DSC_0187

São Paulo

E minhas viagens de 2015 chegaram ao fim em novembro, quando eu fui comemorar meu aniversário na região norte do Brasil. Apesar do calor, ameeeeei conhecer o Amazonas!! Lugar sensacional! Nessa viagem, além de conhecer Manaus, eu também passei uns dias no meio da Floresta Amazônica (onde conheci a cidade de Novo Airão e o Arquipelago de Anavilhanas).

IMG_2988

Encontro das Águas

DSC_0016

Manaus

IMG_3049

Floresta Amazônica

Se 2010 e 2011 foram os anos que eu mais viajei na vida, 2015 até que não ficou tão atrás. Consegui conhecer lugares sensacionais, onde inclusive, Berlim e o Amazonas, entraram pra minha listinha de lugares preferidos já visitados até então!

E 2016? Já vai começar a todo vapor. Já tenho algumas viagens marcadas, outras em fase de construção e muitas outras que eu ainda vou continuar sonhando.

Em breve vocês saberão meus próximos destinos, afinal, a primeiríssima viagem de 2016 já está quase ai!

Feliz 2016 pra todos que acompanham o blog, com muita saúde e claro, viagens para todos nós! Quem sabe, nos vemos por ai…!!!

** Precisando de hotel? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Retrospectivas - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Retrospectiva: As minhas viagens em 2015"
  1. Andressa   15/01/16 • 09h52

    Meus Próximos Destinos: Panamá e Caribe. Qual ilha você gostou mais? To muito em dúvida sobre qual escolher (Aruba e St Marteen e Bahamas). Muito Obrigada e Feliz Ano Novo Pra Você (Adoro seu Blog)

    • Contando as Horas   15/01/16 • 13h54

      Oi, Andressa

      Bahamas eu ainda não conheço, mas entre Aruba e St Maarten, é difícil escolher, pq as duas são suuuuper top! Se for a tua primeira vez no Caribe eu indico Aruba, mas realmente, escolher entre essas ilhas é beeem difícil. Dá vontade de ir em todas!

      Obrigada pela visita aqui no blog! Feliz 2016 pra vc tbm! =D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente, Berlim para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
Contando as Horas