22.07
2017

Romênia: Bran (onde fica o Castelo do Conde Drácula) e Rasnov (e sua Fortaleza Medieval)

Continuando meu tour pela região da Transilvânia, no meio do caminho entre Sinaia e Brasov fica o vilarejo de Bran e a cidade de Rasnov.

bran (16)

Infelizmente não existem trens para esses dois lugares, portanto, só é possível chegar lá de ônibus ou de carro. Eu resolvi pegar um tour privado com a mesma guia que me acompanhou por Brasov e nos fomos até lá de carro. 

mapa bran e rasnov

Entre Sinaia e Brasov ficam os vilarejos de Bran e Rasnov

A viagem é suuuuper tranquila, as estradas são otimas e as paisagens pelo caminho são bem bonitas. Nem passar vi os 40 minutos de viagem até Bran, minha primeira parada.

bran (13)

O vilarejo de Bran é minusculo, lá moram menos de 6 mil romenos. A principal atração da cidade é o Castelo de Bran (ou em romeno, Castelul Bran). Se você nunca ouviu falar nesse nome, não tem problema, pq ele realmente ganhou fama mundial como sendo a residencia do personagem do Conde Drácula do escritor irlandês Bram Stoker.

bran (1)

bran (12)

Também acreditavam que o Principe Vlad Tepes tenha morado ali, mas não existe nenhum indicio que comprove tal fato. Unica coisa que se sabe é que, era nessa região era infestada de pessoas empaladas a mando de Vlad Tepes. Apesar de ele ser considerado um principe justo, quando chegam até seus ovidos histórias de roubos, disputas, invasões inimigas, entre outros assuntos, ele resolvia tudo na base da crueldade, mutilando ou empalando os infratores ou invasores. Ouvi cada história da guia, mas não acho que seria interessante dar maiores detalhes aqui! hahaha Cada história tenebrosa!

bran (11)

bran (15)

bran (10)

Baseado em todas essas histórias de crueldade relacionadas com o Principe Vlad Tepes (que também era chamado de Vlad Dracula – olha de onde vem o nome do Conde!!), Bram Stoker teve inspiração para criar uma das suas obras mais conhecidas, o Conde Drácula.

bran (2)

bran (3)

Eu tive la em um dia de garoa e tempo nublado, clima perfeito pra uma historia de vampiros. O castelo realmente tem uma aparencia externa meio aterrorizante, mas por dentro, ele é bem normalzão.

bran (4)

A visita não é tão demorada, acho que levei algo em torno de uma hora para conhecer tudo com calma e escutar as milhares de histórias que a guia me contou. Esse castelo não está somente relacionado com a Conde Drácula, mas também foi usado como residência pela monarquia romena.

bran (5)

bran (6)

O castelo ainda está bem conservado e ainda é possivel ver mobiliário, decoração e objetos originais da época que o castelo era frequentado pela monarquia, em especial coisas relacionadas a Rainha Maria. Para saber toooodos os detalhes dessa época, clique aqui.

bran (9)

bran (8)

Tem uma área externa bem legalzinha, além de ter um terraço com vista para as montanhas dos Cárpatos que circundam a cidade.

bran (7)

Também vale muito a pena das uma voltinha pelos jardins. Junto ao lago é de onde se tem as melhores vistas do castelo. Mas se prepare para se degladiar com os chineses para conseguir uma foto!

bran (14)

Depois de visitar o Castelo de Bran, nós seguimos para a cidadezinha de Râșnov (pronuncia é algo como Rãxnóv). O trajeto entre esses dois lugares é super curtinho, coisa de uns 10 a 15 minutos.

rasnov (6)

A principal atração de Rasnov é a a colina que domina o skyline da cidade, onde lá no alto dos seus 150 metros estão: o letreiro hollywood style com o escrito R A S N O V e a Fortaleza de Rasnov (em romeno, Cetatea Râșnov).

rasnov (5)

Eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade até eu ver algumas fotos de lá e resolver incluir ela no meu roteiro. Reserve pelo menos 1 hora pra visitar a fortaleza e mais uns 20 minutos pra caminhar pelo centrinho da cidade, que é muito lindinho.

rasnov (4)

rasnov (7)

Como meu objetivo era ir até lá pra conhecer a Fortaleza, acabei indo lá por primeiro. Essa fortaleza medieval foi construida durante o século 13, época em que os Cavaleiros da Ordem Teutônica dominavam algumas areas da Europa. O seu principal proposito, como dá pra imaginar, era defensivo. E o local não poderia ter sido mais apropriado, a fortaleza fica no alto de uma colina com vista privilégiada de boa parte da região da Transilvânia, que estava constantemente em disputa.

rasnov (8)

rasnov (9)

Atualmente a fortaleza esta em ruinas, mas existem placas explicando o que existia em cada parte antigamente, também dá pra conhecer algumas das suas torres e passar por alguns portões medievais. Além, é claro, de oferecer diversos terraços com vistas panoramicas incriveis (dá até pra ver as Montanhas Bucegi).

rasnov (10)

rasnov (11)

Aqui também foram gravados varios filmes, inclusive tem uma lojinha/museu de um tiozinho que participou de algumas filmagens como figurante. Ele tem várias fotos e videos mostrando um pouco sobre isso.

rasnov (2)

rasnov (1)

rasnov (3)

rasnov (12)

Pra ir até lá no alto existem 2 opções: de a pé (uns 20 minutos de caminhada, dependendo da agilidade) e de trenzinho (uns 5 minutos, tem que pagar uma taxa). Nos fomos de trenzinho. La no alto, existe um guiche onde são vendidos os tickets pra entrar na fortaleza.

** Solicite seu roteiro personalizado para Romênia aqui.

** Reserve seu hotel na Romênia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Romênia

Todos os posts sobre Bucareste

Todos os posts sobre Sinaia

Todos os posts sobre Brasov

Todos os posts sobre Bran

Todos os posts sobre Rasnov

Todos os posts sobre Constanta

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bran, Rasnov, Romênia - , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Romênia: Bran (onde fica o Castelo do Conde Drácula) e Rasnov (e sua Fortaleza Medieval)"
  1. manoela   30/10/19 • 17h48

    Bruna,
    adorei teu post! Nós faremos o passeio até esse castelo e também ao das Peles. Você tem o contato da guia que vc contratou? poderia me passar? obrigada!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas