10.08
2017

Escócia: Comidas e bebidas típicas

Não sei vocês, mas sempre quando viajo coloco no roteiro alguns restaurantes, bares, pubs e até supermercados no roteiro. E claro, sempre procuro aproveitar a ida a todos esses lugares pra provar algumas coisas tipicas do país visitado.

IMG_1492_Fotor

Made in Scotland

A Escócia nunca foi nenhum pouco famosa pela sua gastronomia (mas acredite, a coisa tem melhorado bastante nos ultimos anos!), mas existem algumas coisas que acho que valem a pena serem provadas. 

→ Haggis

A comida numero 1 da Escócia é o Haggis. Muitos torcem o nariz pra provar esse prato super tipico do país. E eu entendo perfeitamente!

Ninguém é obrigado a achar que bucho de carneiro recheado com visceras, farinha de aveia e temperos seja apetitoso, né?!?! haha :D Mas acreditem, é muito bom! Como acompanhamento, ele é servido com neeps and tatties, que nada mais são do que nabo e batata em forma de purê. Delíííciaa!!

Eu levei muito tempo pra provar, mas desde quando provei a primeira vez, sempre que volto a Escócia eu como pelo menos 1 (as vezes, várias) vezes. Aposto que se você não soubesse do que era feito, iria provar!

IMG_3135

→ Angus beef

São as melhores carnes produzidas no norte da Escócia. Praticamente todos os restaurantes tem no cardapio as opções de Aberdeen Angus ou Red Angus. Essas carnes costumam ser caras, mas valem cada centavo!

IMG_2388

→ Cullen skink

É uma sopa beeem fácil de encontrar em todas as partes da Escócia. Ela é feita de peixe defumado (normalmente o peixe é o Haddock), batata e temperinhos. Muitos podem achar estranho sopa de peixe, mas juro, não tem cheiro de peixe e é ótima. E pra acompanhar, sempre vem junto um pão de aveia.

IMG_2935

→ Salmão

Pra quem gosta de salmão, a Escócia é um prato cheio nesse sentido. Dificil, muuuito dificil, um restaurante que não tenha no menu algum prato feito com salmão. O salmão mais famoso é o que vem das ilhas Shetland, mas existem muitos outros que vem de vários “lochs” (lagos, na Escócia).

IMG_2747

No mercado, tipo Tesco ou Salisbury, eles são vendidos tipo um carpaccio defumado. Vem umas 4 ou 5 fatias em cada pacotinho. É muuuito bom!

IMG_1519_Fotor

→ Smokies

Smokies são peixes defumados muito populares na costa leste da Escócia, em especial os Arbroath Smokies (Haddock defumado). Eu ainda não tive a oportunidade de provar. Até iria fazer isso nessa ultima viagem, quando iria visitar o vilarejo de Arbroath, mas quando vi que a igreja estava em reforma (toda coberta por tapumes), desisti. Mas fica a dica!

→ Shortbreads

São bolachinhas de manteiga. Elas são super populares pela Escócia inteira. Muito fácil de achar no supermercado, lojinhas de souvernirs das atrações, entre outros lugares.

IMG_1736_Fotor

→ Oatcakes

São umas bolachinhas de aveia muito famosas nas ilhas Orkney, no norte da Escócia. Tem pra vender em todos os lugares, é bem fácil de achar. Muitas pessoas acham sem graça, mas eu adoro! Sempre tinha um pacotinho na bolsa.

IMG_2661_Fotor

→ Scones

São bolinhos feitos com farinha, sal, manteiga, ovo, açucar e leite, servidos com geléia de frutas (jam) e nata (clotted cream). São muito populares nos Chás da Tarde servidos na Escócia. São uma delicia!

IMG_1332

→ Deep fried Mars Bar

Já passei pelo lugar onde essa iguaria foi inventada, mas não quis provar o original. Pra quem nunca ouviu falar nesse doce, os escoceses resolveram fritar uma barra de chocolate Mars. Consegue imaginar uma coisa dessas? Já foi mais famosos, hj em dia é bem dificil de encontrar.

DSC_3227_Fotor

→ Scottish tablets

São óóótimos! Imagine um doce feito de açucar, leite condensado e manteiga e adicione alguma coisa como castanhas, frutas, whisky, chocolate. Esses sãos os tablets, as vezes também chamados de fudges.

edimbra-2011-1242_Fotor

→ Chocolates

Chocolates escoceses não tão famosos como os suiços ou os belgas, mas existem muita coisa boa produzida lá. Um dos meus preferidos (e suuuper dificil de encontrar) é o da marca Mackies. Eles também vendem batata frita e sorvetes (que são ótimos também!). Nessa ultima viagem a Escócia, so encontrei esse chocolate da Mackies na lojinha do Doune Castle (comprei 2 barras!).

Além disso, ainda existem as maisons de chocolate. Uma das mais famosas é a Iain Burnett, mas existem muitas outras espalhadas pelo país.

IMG_3372_Fotor

→ Scottish breakfast

N-u-n-c-a tive coragem de provar! hahaha Não consigo me imaginar comendo lorne sausage, black pudding, bacon, ovo, pão, tomate e cogumelos as 07:00 da manhã. Além disso, tudo isso é temperado com sal, pimenta e oleo. Um dia ainda provarei, mas ainda não achei nenhum lugar que sirva isso como brunch. Faria mais sentido comer isso no almoço, né?

IMG_4218_Fotor

Outra coisa super comum de ver no café da manhã dos escoceses é o Porridge, é tipo um mingau de aveia. Eu provei agora nessa minha ultima viagem a Escócia e achei horrivel!

IMG_2030_Fotor

Não deixe de provar os iogurtes escoceses, eles são ótimos. Um que eu recomendo é o da marca Rowan Glen, vende em todos os mercados.

IMG_4048_Fotor

E claro, não posso deixar de mencionar as famosas berries (raspberry, blueberry, blackberry, strawberry, entre outros), que são uma delíííciiiaaa! Quase fui a falencia comprando caixinhas dessas frutas quase todos os dias. São muito doces!

IMG_4726_Fotor

Pra quem gosta de queijos, existem alguns queijos escoceses muito bons (outros nem tanto), como Dunlop  (um dos meus preferidos), Clava Brie, entre outros (se lembrar de mais algum nome atualizo o post). Dois lugares que indico pra quem quiser comprar esses queijos são: IJ Mellis (tem uma loja em Stockbridge e outra na Old Town, em Edimburgo) e Cranachan & Crowdie (tem uma loja na Old Town, em Edimburgo).

IMG_4094_Fotor

→ Whisky

Dispensa qualquer apresentação, né?! O whisky é a bebida nacional da Escócia e os escoceses tem muito orgulho disso. Se não quiser comprar uma garrafa de whisky para provar, existem pubs que se dizem especialistas em servir whiskies. O menu é longo, alguns shots podem custar carissimos, mas existem os baratinhos também.

IMG_1840_Fotor

Se quiser provar (ou até mesmo comprar) um bom whisky, eu sempre indico o Glenfiddich, não tem erro! Não é tão caro, tem whiskies de todas as idades e é bem fácil de ser encontrado em qualquer lugar da Escócia.

→ Irn Bru

Pra quem não é chegado em bebida alcoolica, Irn Bru é o refrigerante numero 1 da Escócia. Ele tem cor laranja e um gostinho super bom. Vale a pena provar! Em 2014 quando estive na Escócia, eles tinham lançado o picolé de Irn Bru. E obvio que comprei e achei ótimo. Não sei se vende ainda, mas se alguém encontrar, vale provar!

IMG_5011_Fotor

→ Gin

De uns tempos pra cá, o Gin tem se tornado cada vez mais popular na Escócia. Existem diversas destilarias de gin abrindo suas portas para visitas, além de alguns pubs especialistas no assunto, entre outras variaveis.

Eu tinha como opção no meu roteiro de junho de 2017 conhecer alguns lugares relacionados ao gin, mas acredita que não deu tempo? Mas irei numa proxima viagem, com certeza!

Algumas destilarias de gin escocesas: Gordon’s, Hendrick’s, Tanqueray, Dunnet Bay, Pickering’s Gin, Edinburgh Gin, Isle of Harris, entre outras. Essas são as mais populares, mas claro, existem muitas outras.

IMG_7163_Fotor

→ Cervejas

Em qualquer ida a uma loja de whisky ou até mesmo ao supermercado tenho certeza que as cervejas escocesas vão chamar atenção. Os dois tipos de cerveja mais famosas na Escócia são: a Shilling e a Ale, que por lá eles chamam de Scottish Ale (deve ser pra diferenciar das ales inglesas e americanas, acredito eu).

Entre elas, as mais populares são: BrewDog (tem pubs em algumas cidades como Edimburgo e Aberdeen), Caledonian, Stewart Brewing, Islay Ales, isle of Skye , entre outras.

IMG_2744

→ Outros

Apesar de nao ser tipicamente escoces, mas são comidas ou bebidas britânicas, você ainda pode provar: black pudding, fish and chips, sunday roast, steak pie (especialmente a shepherd’s pie, a melhor!), entre outras coisas.

IMG_2004_Fotor

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dunbar, Dunblane, Dunfermline, Edimburgo, Escócia, Fort William, Glasgow, Glenfinnan, Hebrides, Highlands, Ilha de Skye, Inverness, Kyle of Lochalsh, Linlithgow, Mallaig, North Berwick, Oban, Perth, Pitlochry, St Andrews, Stirling, Stonehaven
Booking.com
  1. Nick 11/08/2017 | 09:48

    Oi Bruna tudo bem ? Adorei o post….Em 2012 quando estive em Edimburgo comprei uma lata de fudge de whisky, uma delícia. E em relação ao típico Scottish Breakfast, no hotel que eu fiquei eles serviam. No primeiro dia não tive coragem de pedir, mas no dia seguinte encarei um “completão”, já que eu poderia pedir por itens. Devo confessar que adorei principalmente os tomates assados com cogumelos, mas é realmente um exagero…nesse dia nem almocei !!!! abraços….

    • Contando as Horas 12/08/2017 | 15:59

      Oi, Nick

      Opaaa!! Uma visita sua por aqui.. :D
      A maioria dos hotéis servem, mas sempre no esquema de café da manhã mesmo, não um brunch ou algo pra ser encarado mais tarde. Não deve ser ruim (tirando o black pudding, que acho que deve ser horrivel), mas isso não é comida para as 07:00 – 08:00 da manhã! Se eu chego a comer um negocio desses, nem janto! haha :D

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  2. […] Pertinho desse rio fica o Carron Fish and Chips Shop, que antigamente tinha o nome de Haven Fish Bar, conhecido por ter sido onde o Deep Fried Mars Bar foi criado. Não sabe o que é isso? Leia esse post aqui: Escócia: Comidas e Bebidas típicas. […]

  3. Bruno Carneiro 17/10/2017 | 12:15

    Bom dia,estou a procura de uma agencia para fazer um tour pela Highlands,lago Ness,Ilha Skye…a princípio estou sozinho ou com mais dois amigos,vcs possuem indicações para mim?

Deixe o seu comentário...