07.03
2018

Ushuaia: Trilha até a Cascata Lasifashaj, Pesca de Centolla e Almoço Gourmet

Ushuaia é um destino com várias opções de passeios diferentes. E um dos mais novos tours na cidade é justamente esse aqui: Trilha até a Cascata Lasifashaj, Pesca de Centolla e Almoço Gourmet.

Eu fiz esse passeio com a empresa que o criou, a Tierra Turismo. Esse é um tour de dia todo, com inicio as 09:00 e termino as 17:00. Pra quem gosta de trilhas, paisagens bonitas e boa gastronomia, é uma excelente opção! 

→ Laguna Victoria

O tour começa com uma parada para tomar um café as margens da Laguna Victoria, local onde acontece reprodução de trutas, as margens da ruta J.

Em direção a Laguna Victoria

A laguna fica em um lugar muito bonito, cercado de montanhas, que dependendo da época, podem estar com seus picos nevados. A parada aqui é rápida, coisa de uns 10 a 15 minutos.

→ Trilha até a Cascata Lasifashaj

Seguindo o passeio, quando estamos chegando quase perto do Canal Beagle, entramos no vale do rio Lasifashaj.

Aqui é feito uma caminhada com duração de 2 horas (ida e volta). Primeiro caminhamos em um campo aberto e depois seguimos caminhando pelas margens do rio Lasifashaj, em meio a um Bosques de Lengas (arvores típicas dessa região).

Pra quem nunca tinha ouvido falar nesse rio, ele é um dos mais importantes da Ilha Grande de Tierra del Fuego. Ele nasce entre os Cerros Alvear e Cerro Cornú e os seus 70 km de comprimento é preenchido por água de desgelo, desembocando no Canal Beagle.

As cores do outono começando a aparecer! :D

Na parte mais próxima ao Canal Beagle é onde fica a Cascata Lasifashaj. Segundo o guia, a cascata não estava na sua melhor forma, afinal, esse ano o verão foi bem quente em Ushuaia, mas mesmo assim, eu achei ela linda!

A trilha é de nivel fácil, bem tranquila de ser percorrida, com várias paisagens bonitas pelo caminho. Não deixe de reparar, no caminho aparecem calafate, maçãzinhas da Patagonia e também frutillas (espécie de morango com aparência de framboesa), típicos dessa região. Ah, e claro, sem contar que, agora na ultima semana de fevereiro, o bosque já estava começando a ganhar as cores do outono. Coisa mais liiinda!

 

→ Mirante Natural

Quando terminou a trilha, passamos por um lugar com uma vista panoramica espetacular do Canal Beagle, Ilha Navarino e Puerto Almanza.

→ Puerto Almanza

Localizado nos arredores de Ushuaia, Puerto Almanza é uma comunidade onde vivem os pescadores locais. E como da pra imaginar, é aqui onde são pescados/capturados mexilhões, peixes (entre eles, salmões selvagens!!) e as famosas centollas, os caranguejos gigantes da Patagônia.

→ Pesca de Centolla

Em Puerto Almanza, considerado o porto mais austral da Argentina, é onde fomos capturar centollas no Canal de Beagle.

Se você nunca ouviu falar de centolla, é um crustáceo que vive nas águas frias do oceano Pacifico e do Canal Beagle, no sul da Argentina e do Chile.

Os postos onde as centollas são capturadas ficam perto da costa, portanto, o trajeto feito em um pequeno bote é rápido, coisa de uns 15 a 20 minutos de duração. Quem quiser, pode participar da captura das centollas e quem não tiver coragem (euu!!), pode ficar só olhando e fotografando. Nunca tinha feito nada parecido na vida (só pesquei piranhas no rio Negro, no Amazonas)!

Com as centollas (e as vezes, até centollon, outra espécie de caranguejo, só que menor), voltamos ao Puerto Almanza, onde o almoço será preparado e servido.

→ Almoço Gourmet 

Depois de pescar as centollas, voltamos para o refugio onde o almoço foi preparado. As mesmas centollas que foram capturadas são as que serão servidas no almoço.

É possível acompanhar a preparação da centolla ao estilo patagonico (a forma como ela é cozida). Com a centolla pronta, é hora de aprender como comer esses bichos. Eu não sou muito coordenada para fazer essas coisas, preferi ficar olhando. Mas pra quem tem mais habilidades na cozinha, é uma experiência interessante.

Além da centolla ao estilo pagatonico, foi servido de entradinha um patê de centolla. Toda a refeição foi acompanhada de cerveja local (mas existem outras opções de bebidas também). De sobremesa, mousse de chocolate.

E claro, não posso deixar de mencionar.. o almoço tem vista para o Canal Beagle. Sensacional!

→ Importante

Esse passeio foi feito com a empresa Tierra Turismo, em fevereiro de 2018. Esse passeio acontece as segundas, quartas e sextas, de outubro a abril, das 09:00 as 17:00. Valor de 190,00 dólares / pessoa com almoço incluído (centolla e bebidas).

Como sempre me perguntam, você pode usar qualquer tipo de roupa para esse passeio, como calça de academia, calça jeans ou calça impermeável, dependendo de como tiver o clima. Acho interessante levar boné ou uma faixa para proteger a cabeça e orelhas, pq costuma ter muito vento nessa região. A trilha pode ser percorrida tanto com  tenis de trekking (o mais recomendado) ou de galochas (caso o tempo esteja chuvoso, é a melhor opção nesse caso).

Pra quem gosta de tranquilidade e quer ter uma experiência de se sentir literalmente no “Fim do Mundo”, esse passeio é o ideal. Durante todo o passeio, não vi uma pessoa, ou seja, nenhum outro turista.

** Esse tour foi uma cortesia da empresa Tierra Turismo, porém eu relato nesse post exatamente como foi minha experiência.

** O blog Contando as Horas também é uma Agência de Viagens. Se você se interessou por fazer esse mesmo passeio, mande um email para brunab@contandoashorasviagens.com pedindo um orçamento. Eu te envio as datas, horários e valores atualizados.

** Solicite seu roteiro personalizado para a Patagonia Argentina aqui.

** Reserve seu hotel em Ushuaia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Buenos Aires

Todos os posts sobre Bariloche

Todos os posts sobre El Calafate

Todos os posts sobre Ushuaia

Todos os posts sobre Villa la Angostura

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Argentina, Ushuaia - , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Ushuaia: Trilha até a Cascata Lasifashaj, Pesca de Centolla e Almoço Gourmet"
  1. Ivo Claudino Frare   13/01/23 • 14h00

    Gostaria de cotar os ingressos para visitamos pontos turísticos abaixo.
    Também um dia para pesca.

    Ushuaia:
    • Excursão à Terra do Fogo + Trem do Fim do Mundo
    • Passeio de iate pelo Canal Beagle + Trilha pela ilha Bridges
    • Trilha na Laguna Esmeralda
    • Pesca? (https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g312855-d19695200-Reviews-Fishing_Ushuaia-Ushuaia_Province_of_Tierra_del_Fuego_Patagonia.html)

    El Calafate:
    • Excursão ao glaciar Perito Moreno
    • El Calafate: Todo Glaciares Boat Trip: Todo Glaciares: Captains Club
    • El Chaltén
    • Torres Del Paine (alugar carro?)

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas