12.05
2013

Como andar de trem na Áustria e entre a Suíça e a Áustria

Uma das coisas que mais fizemos nessa EuroTrip 2012 foi andar de trem. E motivos foi o que não faltou pra justificar essa escolha: muitas opções de destinos, horários, pontualidade, comodidade, eficiência, deslocamentos rápidos, entre outros.

i59_1024x723

Então, nesse post eu vou escrever sobre a nossa experiência em nos deslocar de trem entre Zurique, na Suíça e Salzburgo, na Áustria, mas também vou aproveitar para escrever como foram os nossos deslocamentos entre Salzburgo e Innsbruck e de Salzburgo a Viena, já que o tipo de trem e os procedimentos foram os mesmos.

S2_1024x679

S4_1024x734

Tanto a Suíça como a Áustria tem uma malha ferroviária de dar inveja. Todas as grandes cidades e praticamente todos os vilarejos desses dois países tem sua própria estação de trem, o que facilita muito os passeios entre essas cidades.

S12_1024x755

A empresa responsável pelos trens na Suíça é a SBB – CFF – FFS, já na Áustria quem cuida desse departamento é a empresa ÖBB.

i55_1024x673

i56_1024x614

→ As estações de trem

Estação Central de Zurique (Zürich HB) é a maior e uma das principais estações de trem da Suíça. Tem uma localização excelente, literalmente no meio da cidade e bem perto de todas as principais atrações da cidade. Em Zurique, praticamente tudo relacionado a transportes em geral (trens, trams e ônibus) estão reunidos ali ou nos seus arredores. Essa estação é relativamente grande, mas não é tão grande quanto a estação de Waterloo ou a Victoria Station em Londres, mas para os padrões suíços, eu diria que ela é gigante. Pra quem chega de avião ou de trem, inevitavelmente vai passar por ela. O balcão de informação tem funcionários bem prestativos e que nos fazem morrer de inveja, já que eles falam muitos idiomas (como por exemplo: alemão, francês, italiano, inglês e espanhol), o guiche de atendimento eu achei relativamente pequeno, muitas vezes as filas eram tão grandes que pra não perder tempo, quando nós precisavamos comprar algum ticket nós usamos as máquinas. O melhor horário pra comprar passagem diretamente nos guiches é a noite, mas só depois das 20:00, antes disso é praticamente impossível. Uma coisa que eu gostei MUITO, foi o fato de ter uma Sprüngli bem no meio da estação. Aproveitei pra passar ali todos os dias pra comprar alguma coisinha pra comer durante o day trip do dia. Mas pra quem acha que não vale a pena desembolsar uma certa fortuna por um lanche da Sprüngli, existem muitas outras opções de restaurantes e barraquinas vendendo todos os tipos de coisas, principalmente pretzels. A estação tem um andar subterraneo também, onde podemos encontrar muitas lojas, lojinhas de souvenirs, lanchonetes e os guarda-volumes.

S1_1024x594

Estação Central de Salzburgo (Salzburg Hbf) também é a principal estação de trem da cidade. Ela fica um pouco mais afastada do centro da cidade, mas o transporte público é muito bom e eficiente. O deslocamento até o Centro Antigo de Salzburgo leva uns 10 minutos, mais ou menos. Quando nós estivemos lá, em outubro de 2012, a estação estava passando por uma reforma. A parte que já está pronta ficou super bonita e bem moderninha. Mesmo Salzburgo sendo considerada uma “cidade grande” na Áustria, a estação de trem é super pequena. Como em todas as estações da Europa, existem tanto os guichês como as máquinas pra comprar ou retirar os tickets comprados pela internet, inclusive tem uma parte dedicada especialmente pra venda de passagens pra Alemanha, com a DB Bahn, já que Salzburgo fica bem próximo da fronteira com a região da Bavária. Pra quem precisar comprar alguma coisa pra viagem, dentro da estação tem um supermercado, uma livraria e uma lojinha de souvernirs.

s48_1024x701

Estação Central de Trem de Innsbruck (Innsbruck Hbf) ao contrario da estação de Salzburgo, a estação de Innsbruck ainda não passou por uma reforma. A sua localização é bem central, dá pra ir caminhando até o Centro Antigo da cidade, onde estão as principais atrações turísticas. Nessa estação também existe um supermercado, um Mc Donalds e mais algumas lojinhas. Junto a estação também fica o terminal de ônibus da cidade.

i70_1024x707

Estações de Trem de Viena: enquanto a estação de trem central de Viena (Südbahnhof) não fica pronta, as estações mais utilizadas atualmente pra quem chega a cidade vindo de trem, seja da Suíça, da Alemanha ou da Rep Tcheca vão ser as estação Westbahnhof ou a Meidling. Como nós chegamos na cidade vindos de Salzburgo, o desembarque foi feito na Westbahnhof, considerada uma das maiores estações de trem de Viena. São dois ou três andares, além parte dedicada ao sistema de metro da cidade. Nessa estação sim eu recomendo chegar com uma certa antecedência por dois motivos: como a estação é relativamente grande, pode ser um pouco confuso se deslocar por ali e pq existem varias lojas (de roupas, calçados, souvenirs e lanchonetes), parece até um shopping center. Quem vem do centro da cidade pra pegar algum trem ali, vai precisar subir dois andares por escadas rolante até chegar nas plataformas dos trens. Em horário de pico a estação também fica lotada e com fila pra tudo, inclusive pra subir as escadas. Então fica a dica: importantíssimo chegar com tempo pra não correr o risco de perder o trem!

v80_1024x732

→ Onde comprar as passagens

As passagens de trem podem ser compradas de três maneiras: na internet, nas máquinas e nos guichês de atendimento. Quem preferir comprar os tickets pela internet como nós fizemos, a melhor opção é comprar diretamente no site da empresa responsável pelos trens de cada país. Na Suíça os tickets estão a venda no site da SBB – CFF – FFS  e na Áustria, podem ser encontrados no site da ÖBB.

metro 50_1007x768

Assim como na grande maioria dos outros países europeus, as passagens de trem quando forem compradas pela internet, vão estar disponíveis apenas com 90 dias de antecedência da data desejada pra viagem.

A6_1024x746_1024x746

Lembro que quando começamos a organizar essa viagem, o site da ÖBB era a versão antiga, bem confusa de comprar os ingressos. Mas quando faltava uns 70 dias pra nossa viagem, eu entrei no site pra fazer os orçamentos e ver as opções de horários e qual não foi a minha surpresa ao ver que tudo tinha mudado. O site ficou excelente, muito mais fácil de navegar.

A7_999x768_999x768

Apenas faço um alerta pra quem for comprar as passagens por esse site da ÖBB com relação a reserva de assentos: essa opção está disponível mas ela fica meio “escondida”, bem no final da página.

→ As passagens de trem

Logo após comprar as passagens de trem pela internet, tanto no site da SBB quanto no site da ÖBB, nós recebemos um email com todas as passagens e um recibo da compra. As informações contidas nas passagens estavam todas escritas em alemão, o que muitas vezes não facilitava muito a nossa vida. Afinal, quem sabe qual é a palavra em alemão equivalente a plataforma, assento, vagão e coisas desse tipo?

i72_1024x606

As passagens são nominais, ou seja, o nosso nome deve ser preenchido exatamente igualzinho como está no passaporte. Durante todas as viagens, os funcionários do trem passam conferindo as passagens e pedem pra verificar o nosso passaporte também.

Quanto ao recibo da compra, é importante levar junto, não pelo fato de que ele vá provar que realmente a passagem foi paga, mas pq é ali que estão todas as informações importantes da viagem, como horário de saida e chegada do trem, platarfoma, números dos nossos assentos e a classe escolhida (1st class ou standard).

i52_1024x751

Quando os bilhetes são comprados na própria estação, todas as informações necessárias estão no próprio bilhete. Dentro do trem, nesse caso, nunca foi solicitado o nosso passaporte.

→ Primeira ou Segunda Classe

Como eu já comentei no inicio desse post, os deslocamentos que fizemos foram entre cidades principais. O primeiro trajeto foi entre Zurique e Salzburgo (trecho só de ida), fizemos também o trajeto entre Salzburgo e Innsbruck como um day trip (trechos de ida e volta) e por fim, o ultimo trajeto foi entre Salzburgo e Viena (apenas a ida).

S3_1024x713

IMG_0338_1024x688

Sabiamos que o valor da passagem é um pouco mais caro quando comprado somente um trecho, mas não tivemos outra opção. Então o jeito foi se conformar com esse detalhe.

S11_1024x685

Enquanto montavamos o roteiro, a primeira coisa que pesquisamos foi o tempo de viagem entre essas cidades, então baseado nisso definimos fazer o seguinte:

– trecho Zurique – Salzburgo compramos na 1 classe;

– trecho Salzburgo – Innsbruck compramos na 2 classe;

– trecho Salzburgo – Viena preferimos comprar na 1 classe também.

S17_1024x675

Como nós tivemos a oportunidade de andar nas duas classes, foi possivel fazer um comparativo. Na verdade, o Railjet foi o trem usado em todos esses trajetos. Ele é um trem de alta velocidade e é super novinho. Exceto as diferenças obvias, ambas as classes são muito boas. As principais diferenças são:

S13_1024x743

– na 1 classe ou 1st class: a configuração do vagão é 2-1, ou seja, 2 poltronas – corredor – 1 poltrona, as poltronas são de couro, tem mais espaço pras malas, existe um cardápio especial com diversas opções pra quem quer almoçar/jantar ou apenas fazer um lanchinho (o preço é bem tranquilo, não é nada um absurdo do tipo “impagavel”), tem tomada pra carregar celular/notebook e geralmente o vagão esta mais vazio.

S18_1024x717

s20_1024x745

s41 m_1024x742

s43 m_1024x632

s40 m_1024x671

– na 2 classe ou standard class: a configuração do vagão é 2-2, ou seja, 2 poltronas – corredor – 2 poltronas, as poltronas são de tecido, um funcionário passa com um carrinho carregado de salgadinhos, bolachas, chocolates e bebidas e quase sempre todas as poltronas estão lotadas.

i57_1024x712

v69_1024x684

– em ambas as classes: existe opção de 4 lugares com mesinha no meio e os bancos individuais ou duplos no sentido que o trem vai ou no sentido contrario. Ah, e em nenhuma das classes é oferecido internet wi-fi, seja incluido no valor da passagem ou como opção pra quem quiser comprar separado (como existe nos trens que fazem o trajeto entre Londres e Edimburgo).

i74_1024x704

v68_1024x750

→ As paisagens pelo caminho

Todo mundo tá cansado de ouvir falar que o interior da Suíça é lindíssimo. Sim, isso é verdade! O interior da Áustria é igualmente bonito também. Portanto, esse trajeto entre a Suiça e a Áustria rendeu ótimas fotos, né?

IMG_0361_1021x768

s37_1024x725

s32_1024x711

s33_1024x671

i54_1024x724

→ Reservas de assento

Em todos esses trechos que fizemos foi possível escolher o tipo de vagão que queriamos e reservar os nossos assentos e o melhor de tudo, sem custo extra. Nesse trem em especial, o Railjet, existem dois tipos de vagões, um com configuração de poltronas normais e outra pra deficientes fisicos ou visuais, que inclusive permitem acesso ao cão-guia no trem, com espaço reservado.

É altamente recomendado reservar os assentos, primeiro por questão de comodidade e em segundo lugar, principalmente pra quem vai viajar na segunda classe, já que ela costuma sempre estar lotada.

S15X_1024x768

Quem comprar as passagens pela internet, como nós fizemos, tem como reservar no próprio site das empresas da Suíça ou da Áustria. É importante ficar ligado no site da ÖBB, a empresa responsavel pelos trem da Áustria, pq o campo que precisamos marcar pra ter acesso a página vamos fazer escolher e reservar os nossos assentos fica meio escondida, como eu já comentei no inicio deste post. Sendo assim, se não prestar bem atenção, esse detalhe passa completamente despercebido. Digo isso, pq aconteceu com nós, quando eu fui comprar o trecho entre Viena e Praga. Depois pra conseguir reservar esses assentos foi um stress, tive que trocar milhões de emails e tive que confimar tudo mil vezes pra conseguir fazer isso. Então, muita calma e atenção nessa hora!

→ Distâncias

Aqui vai uma listinha com a distância e o tempo do trajeto feito com trem entre:

s21_1024x668

s23_1024x687

Zurique a Salzburgo são 485km e o tempo de viagem é de 5 horas e 18 minutos em trem direto e de alta velocidade (railjet), se tiver conexão, o tempo pode ser ainda maior.

Salzburgo a Innsbruck são 165 km e o tempo de viagem é de 1 hora e 49 minutos, fazendo o trajeto com trem direto e de alta velocidade (railjet).

Salzburgo a Viena são 315 km e o tempo de viagem fica em 2 horas e 22 minutos, em um trajeto direto e feito com trem de alta velocidade (railjet)

s79_1024x711

→ Bagagens

Uma das maiores vantagens de viajar de trem na Europa é com relação a bagagem. Como as bagagens não são pesadas e geralmente não há uma politica muito rigida com relação a esse assunto, é possivel viajar com nossas malas sem preocupações extras.

i51_1024x663

Nos trajetos entre Zurique e Salzburgo e Salzburgo e Viena, nós tivemos que levar as nossas malas junto, então mesmo com os nossos assentos reservados, nós preferimos chegar com uma certa antecedência, em torno de uns 20 a 30 minutos, pra conseguir colocar nossas malas nos lugares apropriados.

Uma outra dica legal é, pra quem resolver reservar os assentos, a informação de onde estão os locais especiais pra colocar as malas estão indicados, então é sempre bom escolher as poltronas próximas a esses lugares. Não que as pessoas vão roubar as malas, mas é sempre bom não dar bobeira e ficar de olho, né?

S5_1024x732

Já no trecho entre Salzburgo e Innsbruck que nos fizemos como um day trip, não levamos as malas, então não precisamos nos preocupar com esse detalhe.

Na Escócia (e no Reino Unido em geral) a configuração do lugar pras malas são sempre nas extremidades de cada vagão, mas nesse trem em especial (Railjet), esses lugares estavam disponiveis tanto nas duas extremidades como no meio do vagão.

s78_1024x658

→ Outras considerações

– importante guardar o bilhete até o final da viagem. Por exemplo no trajeto entre Zurique e Salzburgo, que foi mais longo, o funcionário passou conferir nossas passagens 2 vezes;

– não é necessário fazer check-in e não precisamos ser revistados como acontece em aeroportos;

s63_1024x722

– é só chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência (e na estação de trem Westbahnhof em Viena com uns 30 minutos de antecedência) apenas pra conferir a plataforma no painel principal e ter tempo para se deslocar até lá com calma;

–  nas estações existem banheiros masculino e feminino. São bem limpos, tem papel higiênico e sabonete. E em todas as estações de trem da Suíça é preciso pagar pra usar o banheiro, já nas da Áustria eu não percebi (se alguém tiver essa informação, favor compartilhar!);

s47_1024x732

– ambas as empresas de trem, tanto da Suíça como da Áustria tem aplicativos para o celular que ajudam muito durante a viagem, especialmente quando for um day trip, onde é possível comprar o trecho da volta sem definir o horário. Nesse caso, o aplicativo ajuda bastante a se programar e não perder muito tempo esperando o próximo trem.

* Precisando de hospedagem na Suíça? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

* Precisando de hospedagem na Áustria? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

Lista completa de posts sobre Innsbruck

Lista completa de posts sobre Salzburgo

Lista completa de posts sobre Viena

Lista completa de posts sobre Wattens

Lista completa de posts sobre Berna

Lista completa de posts sobre Genebra

Lista completa de posts sobre Lucerna

Lista completa de posts sobre Zurique

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Áustria, Berna, Dicas de Viagem, Genebra, Innsbruck, Lucerna, Monte Pilatus, Monte Stanserhorn, Salzburgo, Suiça, Viena, Wattens, Zurique
Booking.com
  1. Carol Veit 24/02/2014 | 12:11

    Gente, adorei as dicas!!!
    Vou fazer essa viagem em 15 dias e minhas maiores dúvidas eram sobre as estações que iria passar. Vcs me ajudaram muito!!
    Estou comprando as passagens nesse momento e fiquei muito mais tranquila depois de ler este post.
    Valeu!!
    Bjos, Carol

  2. Carol Veit 25/02/2014 | 14:32

    Pior que vou estar sozinha, então estou um pouco receosa em chegar tarde em Viena (vou sair de zurich pela manhã e fazer um pit-stop em Innsbruck). Acho que vou acabar ficando uma noite em innbruck e indo no outro dia pra Viena.
    Na volta, vou ficar 2 dias em Salzburg.
    Mas estou pensando em fazer aquele pulo à Eslováquia.
    Estou lendo todos os posts e estou amando!!!

    Bjs, Carol

    • Contando as Horas 28/02/2014 | 18:50

      Oi, Carol

      Nem se preocupa com isso, Viena é super segura. Claro que é sempre bom ficar esperto, mas a cidade me pareceu bem tranquila. Olha até que hrs o metro funciona, pq ele cobre boa parte da cidade. Talvez te ajude!

  3. Maria 28/03/2014 | 18:37

    Oi. Obrigada pelas dicas tão preciosas. Preciso de uma ajudinha, estou tentando comprar um ticket na OBB de Viena a Budapeste na primeira classe e aparece a seguinte mensagem: O bilhete não podem ser impressas com a impressora.
    Você deve coletar os bilhetes para esta viagem de uma bilheteria tripulada ÖBB ou de uma máquina de auto-atendimento ÖBB na Áustria.Date26.05.2014Departure10:02Arrival12:49Duration2:47HoursChanges0Wien Meidling – Budapest-Keleti
    fr. 29.00 EUR
    Details
    Trains and Fares fr. 29.00 EUR
    SparSchiene Ungarn
    SparSchiene Ungarn
    Limited allocation restricted to a specific train, no exchange, specific refund terms
    Please note: home printing not possible!
    Eu entendi que compro na internet e pego os bilhetes na bilheteria da sbb. É assim, quando você comprou voce consegui imprimir o bilhete.Muito obrigada, Maria

    • Contando as Horas 29/03/2014 | 02:57

      Oi, Maria

      Nunca fiz o trecho entre Áustria e Hungria, então pode ser que pra esse trajeto vc precise retirar o ticket nas máqunas na estação ou nos guiches de atendimento. Quando eu comprei minhas passagens no site da OBB sempre recebi elas no email. Mas as vezes acontece de não ter como imprimir em casa a passagem (isso já aconteceu comigo em algunas trechos em outros países). Então, deve ser isso mesmo. Guarde bem o código de reserva e qual foi o cartão usado na compra da passagem, pois vc vai precisar apresentar pra retirar a tua passagem.

    • Renato 08/06/2014 | 18:47

      Olá, Maria! Tudo bom?! Estou fechando minha viagem para janeiro e um dos trechos é exatamente igual ao seu. Eu também pretendo fazer Viena-Budapeste usando a OBB, mas, como estou com receio em relação ao ticket pela internet, estou pesquisando também ônibus para esse percurso. Ficaria muito grato se você pudesse me contar essa sua experiência.

      Um abraço,

      Renato.

      • Contando as Horas 09/06/2014 | 21:53

        Oi, Renato

        Vc está com receio de comprar o ticket pela internet? Se for isso, vc pode ficar bem despreocupado, pois tudo funciona muito bem.

  4. Andrea 21/05/2014 | 21:13

    Adorei o Blog . Estou indo pra Viena por 10 dias e gostaria de uma sugestão de passeios por perto, pois terei um evento de 5 dias e não poderei longe . Apesar de não conhecer nada por la .
    Agradeco se puder sugerir.

  5. Luiz Paulo Real 30/06/2014 | 16:47

    Vou chegar a Viena de avião e fazer percursos de trem para Salzburg (no mesmo dia) e depois Innsbruck. Depois irei para Praga. Tenho como ir de Innsbruck para Praga? Parece que tenho que fazer uma baldeação em Linz. Uso a OBB também para comprar estes tickets?

    • Contando as Horas 30/06/2014 | 20:33

      Oi, Luiz Paulo

      Teoricamente sim, vc pode ir de Innsbruck até Praga sim. Para isso, vc pode fazer esse trajeto de duas formas:
      – todo de trem
      – de trem mais ônibus

      Para fazer o trajeto todo de trem, vc deve voltar a Viena e lá pegar outro trem a Praga ou se optar por fazer o trajeto de trem + ônibus vc deve ir até Nuremberg (na Alemanha) e la pegar um ônibus até Praga.

      Vc pode comprar os tickets diretamente no site da OBB sim, pra qualquer um desses trajetos, independente de ter ônibus no trajeto.

  6. Fernanda 21/07/2014 | 21:03

    Oiiie! Seu blog eh muuuito bom! amei =)
    Gostaria de uma dica sua, estou em Budapeste e vou para Vienna agora em Agosto… E vi que Venice eh tambem bem proximo.. vc acha possivel fazer um bate-volta?

    • Contando as Horas 22/07/2014 | 00:34

      Oi, Fernanda

      Obrigada! Que bom que gostou, fico muito feliz! =D

      No mapa até pode parecer que as duas cidades são pertos, mas na prática a coisa não é bem assim. O tempo de viagem entre elas é de mais de 7 horas e ainda tem uma troca pelo caminho. Sendo assim, acho que fica inviável, na minha opinião.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  7. Eliana Barbosa da Silva 22/07/2014 | 00:01

    Olá, muito bom o seu blog. Estarei em Viena em setembro. Você acha que pra fazer um bate volta à Bratslava é necessário comprar os bilhetes de trem com antecedência? Tenho receio do site em alemão e depois ter que imprimir os bilhetes na estação, nas máquinas com informações em alemão. Obrigada.

    • Contando as Horas 22/07/2014 | 00:38

      Oi, Eliana

      Necessário não seria, mas pode ser interessante pq vc pode conseguir um preço melhor. Mas se vc comprar no site da OBB, vc já recebe a passagem no teu email, com isso não será necessário ir em máquinas ou guichê de atendimento. O site tem versão em inglês e é bem simples de comprar. Vc só precisar mostrar o passaporte junto com a passagem pro fiscal conferir.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  8. Angela 12/08/2014 | 22:09

    Oi! Estou planejando viajar com meu marido em fevereiro ou março para Alemanha, Áustria, Suíça e França. Estava vendo as passagens de trem pela Rail Europe e estou achando as passagens muito caras. Não tem opções de trem Regionale mais baratos. Esses trens das empresas da Suíça e da Áustria são mais em conta?
    Obrigada!

    • Contando as Horas 13/08/2014 | 00:33

      Oi, Angela

      Depende. Tudo vai depender do horário e do trajeto que vocês vão fazer. Geralmente os trens na Suíça são bem caros, já na Áustria nem tanto. Existem trens que fazem paradas ou que saem em horarios fora de pico, são mais demorados, porém são mais baratos.

      • Angela 14/08/2014 | 09:59

        Oi, obrigada por responder. Só mais uma pergunta, você acha que deveríamos comprar esses passes que são válidos para determinado número de países? No caso 4 ou 5 países? Estou na dúvida se valeria a pena. Você já usou ou conhece alguém que usou? Pretendemos passar por várias cidades principalmente da Suíça e da França.
        Obrigada!

        • Contando as Horas 15/08/2014 | 14:59

          Oi, Angela

          Sabe que eu recebo essa pergunta com freqüência? Nunca usei nenhum desses passes de trem. Eu acho que vc tem que ver muito bem quantos países ele cobre e quantos dias consecutivos ou não ele cobre tbm e se isso se encaixa no roteiro que vc tem em mente. Na Suíça eu até acho que deve valer a pena, pq lá as passagens são muito caras, mas como disse, vê bem o numero de dias do passe e compara com o roteiro que vc quer fazer ou até mesmo faz um roteiro adaptado pra poder usar esses passes. Infelizmente não conheço ninguém que tenha usado. Eu e meus pais e meu irmão sempre compramos os tickets separados até então. Mas acho que um dia desses, quando der, farei uma viagem com esses passes, só pra ver como eles funcionam.

          Obrigada pela visita aqui no blog!

  9. Beatriz 07/10/2014 | 10:43

    Ola! Estou pensando em fazer essa viagem de trem Suiça e Austria e gostaria de saber qual epoca do ano vc acha mais agradavel o Clima. Sem mta chuva nem mto frio. Em q epoca vc foi? Obrigada.

    • Contando as Horas 09/10/2014 | 15:33

      Oi, Beatriz

      Eu fui em outubro. Acho que se vc quer pegar temperaturas mais agradavéis, seria indicado ir mais pro final de abril ou maio (primavera) e setembro (final do verão).

  10. Paulo Jarbas 28/10/2014 | 11:21

    Adorei seu post.. Vamos estar em Salzburg e Viena entre 8 e 14 de março 2015. Dicas importantes para compra de passagens entre essas cidades.

  11. Carla 25/11/2014 | 21:46

    Falou, falou e nao falou o mais importante: o preço médio das passagens entre esses locais!! a configuraçao das cabines?? oi??? pra que? o preço seria mais util..

    • Contando as Horas 28/11/2014 | 18:19

      Oi, Carla

      Não falei sobre os preços, pq eles não são fixos. Eu fiz poucas viagens pela Austria e Suíça, não costumo acompanhar as tarifas, portanto, não tenho conhecimento pra falar com autoridade sobre a questão tarifaria das passagens dos trens.

      Existem alguns pontos como, tempo de antecedência e o horário escolhido (peak ou off peak), entre outros, que fazem os preços variarem. Mas vc descobre os valores de uma forma muito simples, fazendo cotações nos sites dessas empresas.

  12. NORIELI 09/02/2015 | 16:25

    Olá estou indo para Europa em Março.
    Estamos indo em 3 pessoas. Comprei a passagem pelo site de BAHN para ir de Lucerna a Munique. O que me deixou uma dúvida é, o meu ticket vale para as 3? A impressão saiu no valor total, porem no site nem pediu o nome dos outros passageiros… é normal?

    Outra situação que aproveito. Para comprar passagens internas na Suiça (Berna/Lucerna) o rail europe cobra uma taxa mais caro que as passagens, qual site vc recomenda?
    Obrigada

    • Contando as Horas 13/02/2015 | 00:50

      Oi, Norieli

      Provavelmente esse é o voucher. Vc lembra se precisou selecionar se ia imprimir o ticket em casa ou se ia retirar na estação?

      Eu comprei minhas pasagens no site da SBB, que é a empresa de trem da Suíça, ainda quando estava aqui no Brasil.

  13. Mariana 14/02/2015 | 13:05

    Adorei o detalhamento das informações! Realmente MUITO útil pra mim! =)
    Queria saber o valor da passagem entre SALZBURG – VIENA. Você tem essa informação?
    Beijos

    • Contando as Horas 16/02/2015 | 19:01

      Oi, Mariana

      Vc deve olhar os preços no site da OBB, pois dependendo do horario e do dia, os valores podem mudar. O site é esse aqui: http://www.oebb.at/en/

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  14. Siomara 27/02/2015 | 06:52

    Olá! Meu marido e eu vamos fazer o passeio com o trem panorâmico Glacier Express entre Chur e Zermatt em maio 2015. Já reservamos os assentos, porém fiquei com uma dúvida cruel. Precisamos comprar o ticket para o trem, ou o Swiss Pass Saver que podemos comprar no aeroporto de Zurich também cobre este trem panorâmico? Obrigada e um abraço.

    • Contando as Horas 28/02/2015 | 17:31

      Oi, Siomara

      Infelizmente nao sei te ajudar com essa informação. Nunca fiz esse passeio.

  15. celeste torres nogueira 24/03/2015 | 13:39

    faremos uma viagem em maio vindo da frança para suíça e Áustria,existe trem panorâmico para que trechos ?

    • Contando as Horas 24/03/2015 | 22:57

      Oi, Celeste

      Não sei te dizer se existe trens panoramicos entre esses países, mas internamente na Suíça existem vários.

  16. Karolinne 24/04/2015 | 00:09

    Oi, parabéns pelo post! Muito esclarecedor e detalhado. Eu vou de Zurique a Viena de trem, são aproximadamente 8 horas de viagem. Vc acha que vale a pena pagar pela primeira classe? Vi que sua viagem foi em 2012, será que hj os trem já tem Wi-Fi, vc tem essa informação?! Me assusta 8 horas sem qualquer distração :/

    • Contando as Horas 24/04/2015 | 23:24

      Oi, Karolinne

      Eu imagino que ja tenha wi-fi free. Naquela época nao tinha, mas pelo que li na internet, ate o final daqule ano eles iriam implementar. Talvez na 2 classe seja cobrado uma taxa de uso e na 1 classe geralmente é free. Ao menos ate hj foram essas as configurações de trens que encontrei.

  17. Renato 16/05/2015 | 14:41

    Olá, parabens pelo blog, vou fazer um tour para Paris, Praga, Viena e Budapeste e estou adorando todas suas dicas…estou com uma duvida na hora de compara as passagens pelo site da OBB…é que ele me mostra duas opcoes de valores uma por 19 euros mas com a seguinte informacao…SparSchiene Österreich
    Limited allocation restricted to a specific train, no exchange, no refund, no cancellation. E a outra opcao que ele diz que é ticket standard…que sai 51 euros..
    Standard-Ticket for all passengers, not restricted to a specific train.
    Nao entendi o que ele quer dizer com ser um trem restrito na opcao de 19 euros…
    Obrigado pela atencao
    Renato

    • Contando as Horas 17/05/2015 | 20:37

      Oi, Renato

      A 1 opção quer dizer que vc tá pegando a tarifa web ou promocional, ela não da direito a troca, cancelamentos, nada do tipo. Só pode ser usado naquele dia e horário.

      A 2 opção é um pouco mais flexível, por isso ela fica mais cara. Vc pode pegar qualquer trem e escolher qualquer horário naquela rota.

      Em resumo, seria mais ou menos isso. =D

  18. Renato 18/05/2015 | 19:33

    Olá Bruna, muito obrigado pela ajuda, eu achava mesmo que era isso mas queria confirmar…
    Eu cheguei até a fase final da compra das passagens mas nao finalizei pois nao achei de forma alguma o local para reservar os assentos e vi seu relato sobre o perrengue que foi pra reservar depois. Qual foi a fase da compra que apareceu pra vc pra reservar? Eu cheguei até o fim e nada apareceu…
    Obrigado
    Renato

    • Contando as Horas 18/05/2015 | 22:24

      Oi, Renato

      Eu não lembro mais exatamente onde ficava o lugar onde era pra clicar e fazer reserva. Mas acredito que era na tela de seleção do horario, um pouco mais pra baixo, quase escondido em algum canto.

      Vc deve prestar atençao tbm num detalhe, nem todos os trajetos tem a possibilidade de reserva de assento. Sempre tem um aviso tbm nessa tela onde vc seleciona o horario da viagem.

  19. Renato 20/05/2015 | 10:41

    Olá Bruna,
    Realmente acho que nao tem como reservar os assentos, verifiquei tudo e diz que nao há possibilidade de nenhuma reserva. Quando nao tem como reservar é aquele esquema de quem vai chegando vai sentando em qualquer lugar? Quanto tempo vc chegava antes na estacao pra pegar o trem? Vou pegar em Salzburgo e descer em Vienna…
    Obrigado pela atencao
    Renato

    • Contando as Horas 20/05/2015 | 21:24

      Oi, Renato

      Então possivelmente não tem reserva de assento. Mas se o trajeto for feito no trem de alta velocidade (railjet), eu lembro que a gente tinha assento marcado sim.

      Se não tiver como marcar lugar, é justamente esse esquema, quem chega primeiro senta onde quiser.

      Vc pode chegar uns 20 minutos antes, assim vc tem tempo de ver onde é a plataforma e se deslocar até lá com calma. Se quiser comprar lanches e tal (tem lanchonetes e um mercadinho na estação de Salzburgo), ai aconselho vc a chegar com mais antecedência, pelo menos uns 40 minutos antes, pq as vezes vc pode pegar fila.

  20. Nadja Mara 31/05/2015 | 03:08

    Olá Bruna. Adorei seu blog. Estarei viajando pelo leste Europeu em pacote e gostaria de saber se tem como fazer um bate e volta de viena a Salzburg de trem : hora, preço. Você poderia me ajudar ? Sou do Rio de Janeiro e partirei em Julho.

    Grata desde já e beijocas.

    Nadja Mara

  21. Nadja Mara 31/05/2015 | 03:11

    Ah. desculpe. Preciso fazer reserva ou posso comprar lá na hora ?

    • Contando as Horas 31/05/2015 | 18:11

      Oi, Nadja

      Na minha opinião, não vale a pena vc fazer um bate-volta entre Viena e Salzburgo, pq o tempo de viagem é de 3 horas cada trecho. Mas se vc quiser saber mais infos, vc deve entrar no site da OBB (empresa austríaca de trem) http://www.oebb.at e verificar as opções de horários e preço. Varia muito. Se mesmo assim vc considerar fazer essa viagem, eu aconselho você a comprar o quanto antes, pois essas passagens não são muito baratas pra vc deixar pra comprar la na hora não.

  22. Mirian Vieira Torres 09/07/2015 | 19:42

    Gostei muito de suas dicas. Me ocorreu um problema com o SBB ao comprar meu ticket para 2 pessoas. Quando fui finalizar dei OK. E já veio debitado no meu cartão, e a tela do SBB parece que as informações do meu cartão desapareceram e não emitiu o voucher da minha compra. Passei um email para eles informando o problema mas não sei o que devo fazer. Você poderia me auxiliar o que devo fazer? O Cartao de crédito me passou o código de autorização para passar para eles. Será que vou receber meus tickets? O preço era bom de Lausanne para Paris 74 francos suiços para dois. Me dê uma orientação o que devo fazer, por favor?
    Grata
    Mirian

    • Contando as Horas 14/07/2015 | 11:23

      Oi, Mirian

      Nossa, que estranho. Nunca passei por uma situação dessas. Mas se vc já entrou em contato com a SBB e explicou a situação, o negocio é aguardar a solução que eles vão te apresentar para esse problema. Infelizmente não sei como poderia te ajudar nesse caso, vou ficar te devendo essa informação.

      • Mirian Vieira Torres 07/08/2015 | 17:48

        Obrigado pela atenção, a SBB resolveu para mim. Estornou o valor do meu cartão. Pois a compra não foi concluida com o voucher. Então entrei no site da SBB novamente e comprei os tickets de trem e deu certinho. Valeu.

  23. Larryane Carvalho 27/07/2015 | 17:07

    Olá.. comprei o trecho Viena – Praga para 18/10 e aconteceu comigo este detalhe dos assentos passou despercebido e finalizei a compra sem marcar. Como eu poderia fazer essa marcação? E caso eu não marque deixe como está… no dia eu poderia sentar em qualquer lugar é isso?

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 22:02

      Oi, Larryane

      Eu acredito que não tenha problema vc ficar sem os assentos marcados, mas vc não lode sentar em qqer lugar, pois os lugares reservados tem algum tipo de marcaçao. Vc deve procurar pelas poltronas livres, sem nenhuma marcação.

  24. LILIAN AZEVEDO DE MORAES 30/07/2015 | 00:45

    Olá,Bruna
    Estou tentando comprar 3 passagens de tre de Salzburgo para Innsbruck pela internet e como meu ingles é meio precário acho que entendi que daqui do Brasil eu não posso comprar pela internet,é isso mesmo ? ou posso comprar mas tenho que retirar o ticket lá na estação ? você teria como me ajudar com essa informação ?
    Obrigada desde já,Lilian

  25. LILIAN AZEVEDO DE MORAES 30/07/2015 | 01:02

    Oi,Bruna vc acha tranquilo comprar as passagens só quando estivermos lá,somos 3 adultos e viajaremos em outubro. Será que lá no guichê é mais fácil ? Pelo site da OBB não estou conseguindo.Obrigada,Lilian

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 23:09

      Oi, Lilian

      Depende de qual site de esta tentando comprar. Eu comprei minha passagem pelo site da ÖBB e consegui comprar ainda aqui no Brasil, pela internet. Logo apos a compra eu recebi as passagens no email, ai foi so imprimir e levar na viagem.

      Vc ja ligou no teu banco e autorizou a compra no exterior? Geralmente quando a gente nao faz essa autorizaçao de compra no cartao, a compra é recusada.

  26. LILIAN AZEVEDO DE MORAES 07/08/2015 | 20:42

    Oi,Bruna tentei pelo site e consegui eu precisei me cadastrar.
    Obrigada,Lilian

  27. Julio 06/09/2015 | 14:48

    Boa tarde, consegui comprar viagem Zurich para Viena pela OBB. Preciso validar na estação ou posso embarcar com o pdf que enviaram para o e-mail? Obrigado

    • Contando as Horas 06/09/2015 | 18:27

      Oi, Julio

      Não precisa validar se no bilhete tiver o horário e o dia da viagem. Nós não precisamos!

  28. Larryane Carvalho 11/09/2015 | 16:02

    Oi.. eu de novo!!! como já havia falado comprei o bilhete Viena/Praga porém não marquei os benditos assentos, estou com medo de chegar na hora e me enrolar toda… ou ficar separada do meu namorado. Como eu faço para marcar o assento depois de comprado o bilhete??? ja rodei o site do obb e não consigo :( terias o link?

    • Contando as Horas 12/09/2015 | 01:03

      Oi, Larryane

      Aconteceu algo do tipo com nós, nesse mesmo trecho, Viena – Praga. Comprei a passagem e não vi o lugar das reservas de assentos. O que eu fiz foi entrar em contato com a OBB, por email, expliquei a situação e consegui reservar os assentos. Tive que pagar uma taxa, que não lembro quanto foi, mas não foi muito. Deu tudo certo. Tenta fazer isso, procura no site o email ou algum formulário de contato, explica a situação (nome, numero da reserva, quantidade de pessoas, trecho e horarios) e pede se tem como marcar os assentos.

      Tenta nesse link aqui:
      https://www.oebb.at/en/Services/Contact/index.jsp

  29. Paloma 02/10/2016 | 12:54

    Oi tudo bem? Preciso da sua ajuda também vou fazer esse trajeto de Zurique a Salzburg mas to perdida pq o site que vc indicou ingles eu nao entendo nada kkkk qual seria os nomes das estacoes que devo colocar para reservar ?

Deixe o seu comentário...