13.08
2014

Tour pelas ilhas de Veneza: San Giorgio Maggiore, Murano, Burano e Torcello

por Raul Bartolamei

Nessa última viagem a Itália, nós reservamos quatro dias para conhecer Veneza. Um roteiro na medida para a cidade, na minha opinião, poderia ter apenas três dias. Um dia para conhecer as atrações na Piazza San Marco, outro dia pra explorar outros museus e andar de gôndola e um terceiro dia para conhecer algumas de suas ilhas.

Veneza é formada por diversas ilhas, sendo que as mais procuradas pelos turistas são: San Giorgio Maggiore, Murano, Burano e Torcello. Essas quatro ilhas fizeram parte do nosso roteiro.

A ilha de San Giorgio Maggiore é a primeira ilha que vemos quando estamos na Piazza San Marco. Por ser uma ilha pequena, tranquilamente dá pra visita-la em uma hora mais ou menos. A melhor forma para ir até lá é ir com o vaporetto número 2, que parte da estação de barcos chamada de “San Zaccaria”. O trajeto é rapidíssimo, pois é só atravessar o Grande Canal e em menos de 5 minutos estamos desembarcando lá.

As principais atrações da ilha são: o mosteiro de San Giorgio Maggiore, a Basílica de San Giorgio Maggiore e um pequeno porto. Quem quiser ter uma boa visão da Piazza San Marco, a melhor forma é subir a Torre do Campanário.

As outras três ilhas, nos conhecemos através de um tour com duração de meio dia com a empresa Viator. Compramos o tour com cerca de um mês de antecedência, pela internet, através do site dessa empresa. Terminado o processo de compra do tour, recebemos o voucher por email.

No dia agendado para fazer o tour, chegamos com uns 30 minutos de antecedência, pois precisávamos trocar o voucher pelos ingressos. O guichê ficava no píer da Alilaguna, em frente do Giardinetti Reali, que fica ao lado da Piazza San Marcos. Foi bem tranquilo de achar.

Após receber nossos ingressos, ficamos aguardando o barco no píer. Quando o tour começou, durante o deslocamento até a nossa primeira parada, a guia ia explicando tudo o que estávamos vendo no caminho e sempre em três idiomas: inglês, espanhol e italiano.

A menos de 1 km de distância do centro de Veneza está a ilha de Murano, nossa primeira parada. Como o próprio nome da ilha já indica, tudo por lá gira em torno da produção de vidros coloridos de Murano.

Antigamente, por volta do século 13, praticamente todas as casas do centro de Veneza eram de madeira. As fábricas de vidro de murano estavam espalhadas por toda a parte e o risco de incêndios eram altos devido as altas temperaturas das fornalhas. Para evitar incêndios, chegou-se a conclusão de que seria melhor mudar o local das fabricas de produção desses vidros para um outro lugar. Hoje em dia, praticamente toda a produção dos vidros de murano são feitos na Ilha de Murano.

Começamos o passeio visitando uma fábrica de vidro de murano. A apresentação de como é feito o vidro foi bem rápida, algo em torno de uns 10 a 15 minutos. E além disso, o guia explicou as principais diferenças entre as duas técnicas de produção de vidros existentes e sobre a criação de uma marca chamada de Vetro Murano Artistico, que certificam que os vidros foram mesmos produzidos na ilha de Murano, evitando assim as falsificações.

Depois disso, tivemos um tempinho pra visitar a Basílica dei Santi Maria e Donato, que é famosa por seus mosaicos bizantinos. E por fim, uma rápida caminhada pela ilha.

A ilha de Murano é a maior de todas as ilhas que visitamos e a única coisa que não gostamos nesse tour foi o tempo total dado para a visita que foi algo em torno de 1 hora. Se tivéssemos uns 30 a 40 minutos a mais, daria pra ver tudo com mais calma e comprar alguma coisa, pois existem muitas lojas com milhares de opções de coisas feitas de murano e como as opções eram tantas, não conseguimos comprar nada.

De volta ao barco, seguimos o tour a caminho da ilha de Burano. Essa ilha fica a 11 km do centro de Veneza e a uns 10 km da ilha de Murano. O trajeto de barco até lá é de uns 20 a 30 minutos, mais ou menos.

Essa é a ilha mais colorida e também a mais bonita, na nossa opinião. Não é atoa que ela ficou conhecida como a “Ilha colorida”. Além das casinhas coloridas as longo de seus canais, outra grande atração da ilha é a produção de renda.

No dia que tivemos lá, a guia nos levou até uma loja chamada Merletti dalla Olga e enquanto vimos uma mulher fazendo as rendas, a guia foi explicando as curiosidades relacionadas a sua produção. Essa renda é produzida em Burano desde o século 16 e recebe o nome de merletto buranese. Dizem que ela tem uma técnica mais simples do que outros tipos de produção desse produto.

Depois tivemos um tempo relativamente bom pra explorar o restante da ilha por nossa conta. Aproveitamos pra comer alguma coisa e caminhar sem pressa pela rua principal da ilha, a Via Baldassare Galuppi. Essa rua é cheia de lojinhas, tem vários restaurantes, enfim, é o lugar mais movimentado.

E por fim, nosso tour terminou na Ilha de Torcello, a mais longe de todas as ilhas. De Burano até lá o trajeto foi rapidinho e em menos de 10 minutos chegamos. Essa é uma ilha mais medieval e desabitada. As principais atrações dessa ilha são: a Catedral de Santa Maria dell’ Assunta, fundada no ano de 639 e assim é considerada a construção mais antiga de Veneza e a Igreja Santa Fosca, famosa por seus arcos externos e seu interior de estilo bizantino. Além disso, a guia nos disse que numa pousada/restaurante era onde Ernest Hemingway tirava férias e escrevia seus livros. O que mais me chamou atenção por aqui era de que tudo estava muito bem preservado.

Nessa ilha, o tempo de visita poderia ter sido um pouco maior, algo em torno de uns 20 a 30 minutos, assim daria pra ver tudo com mais calma.

Depois disso, levamos uns 40 minutos pra voltar ao píer em frente ao mesmo local de onde saímos, perto da Piazza San Marco.

Em resumo: esse tour é indicado apenas pra quem quer for ficar pouco tempo em Veneza e quiser ter apenas uma idéia de como são as ilhas. No total, nosso tour durou umas 4 horas, mas se tivéssemos ido por conta, poderíamos ter tido mais tempo pra explorar as atrações de cada uma das ilhas com mais calma. Pra quem for ficar mais tempo, eu aconselho a ir por conta e risco com o vaporetto de linha normal, vai valer mais a pena. Evidente que não vai ter a história e as curiosidades que a guia nos contou, porém isso pode ser facilmente achado em livros ou até mesmo na internet.

Obs.: A ilha de San Giorgio Maggiore nos visitamos sozinhos, sem tour. Somente as ilhas de Murano, Burano e Torcello que fizemos o tour com guia.