05.03
2015

Iona Abbey, a principal atração da Ilha de Iona

Continuando meu tour por algumas ilhas da costa oeste da Escócia, a próxima ilha que visitei foi a Ilha de Iona.

A Ilha de Iona faz parte das Inner Hebrides e está localizada na costa oeste da Escócia, pertinho da Ilha de Mull e da Ilha de Staffa.

SONY DSC

Mesmo sendo uma ilha pequena e bem isolada, existe 177 pessoas que moram lá. Em dias de sol, eu imagino que deve ser um lugar super agradavel de ficar, já no inverno… 

Essa ilha tem atraido turistas do mundo todo por causa da sua única atração: a Abadia de Iona, um monastério fundado por St Columbas por volta do ano de 563, ou seja, a muuuito tempo atrás.

SONY DSC

Ao longo da sua história, o monastério foi muito disputado. Sofreu diversos ataques durante o periodo da Reforma, o que veio a deixá-lo um pouco destruido. Por longos anos a ilha ficou abandonada e apenas algumas décadas atrás que a Abadia foi restaurada.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Hoje em dia, o monastério está super bem preservado e inclusive ainda é utilizado como igreja. Junto a Abadia tem um museu, que conta um pouco das batalhas travadas ali, o periodo conturbado da Reforma religiosa na Escócia. O museu é bem interativo, com bastante objetos e imagens. Achei bem legal!

IMG_3251

Junto ao monastério existia também um convento para freiras, mas infelizmente hoje em dia esse convento encontra-se em ruínas.

SONY DSC

SONY DSC

Além disso, junto a Abadia tem mais algumas outras pequenas capelas nos arredores. A St Oran’s Chapel é a mais visitada, pois é onde estão enterrados alguns reis da Escócia e de outros países, como Irlanda, Noruega e França.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Perto da Abadia existe algumas cruzes celta, que acredita-se que tenha aparecido pela primeira vez aqui nessa ilha, como por exemplo a St Martin’s Cross e a St John’s Cross. As cruzes que vemos ali na parte externa da Abadia são replicas, pois as verdadeiras estão em exposição no museu.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Depois de visitar a Abadia, capelas e andar por essa região, eu aproveitei que ainda tinha tempo sobrando e fui dar uma voltinha pela ilha.

SONY DSC

Mesmo com uma população tããão pequena, a ilha tem escola, um posto de correio, lojinhas, restaurantes, um supermercado e até hotéis.

SONY DSC

SONY DSC

Outro grande destaque da ilha, na minha modesta opinião (além da Abadia, é claro), é a praia que fica junto ao porto e ao vilarejo de Baile Mòr (a unica cidadezinha da ilha), é a praia. Uma praia digna de Caribe, minha gente! Areia branquinha e água tom turquesa… Um espetáculo!

SONY DSC

Quem quiser ir até Iona, precisa ir até a ilha de Mull primeiro e lá pegar um ferry que vai até a Iona. O tempo de travessia é de apenas 10 minutinho. Já quem quiser ir de Iona até a Ilha de Staffa, o tempo aumenta um pouco, levando mais ou menos uns 30 minutos.

IMG_3264

Obs.: O tempo de visita na ilha foi de 2 horas, tempo mais que suficiente pra ver tudo com muuuuita calma, visitar a Abadia, comprar um lanche no mercado, comer, bater foto da praia, caminhar pela cidade, sentar e descansar um pouco enquanto eu esperava o ferry chegar!

Obs.: A visita a Abadia é paga, valor de setembro de 2014: 7,10 libras/pessoa.

** Precisando de hotel na Escócia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Hebrides, Ilha de Iona - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Iona Abbey, a principal atração da Ilha de Iona"
  1. Raquel   05/03/15 • 17h34

    Uma graça essa ilha!;)D

    • Contando as Horas   09/03/15 • 02h23

      Oi, Raquel

      Concordo! Achei essas ilhas menores da costa oeste da Escócia super bonitinhas. Como o turismo começou a ser explorado melhor não faz tanto tempo, ainda parece que as coisas são mais originais. Nada daqueles lugares lotados, sabe? Vale a visita!

  2. Eduardo W.Yazbek   14/12/19 • 16h35

    Oi. Gostei muito dos seus comentários e por estar lendo Júlio Verne é que cheguei aqui.
    Tenho uma dúvida há algum tempo. Por que os Escoceses chamam o território de Terras Altas ou as Highlands ? É por causa da latitude onde estão situadas ?

    • Contando as Horas   14/12/19 • 18h20

      Oi, Eduardo

      As Terras Altas recebem esse nome por vários motivos, entre eles, por ser onde estão as montanhas (munros) mais altos do país.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Contando as Horas