20.10
2015

Berlim: Museu Judaico e Memorial do Holocausto

Pra quem gosta de história, a Europa em geral, é um lugar muito interessante. E claro que, Berlim também é!

Dois lugares relativamente próximos e que com toda a certeza valem a visita são: o Museu Judaico e o Memorial do Holocausto.

SONY DSC

Nosso roteiro começou pelo Museu Judaico (Jüdisches Museum), um museu fundado em 1933, mas que durante o período nazista foi fechado, voltando a reabrir as suas portas em uma nova sede em 2001. Uma coisa que chama muito a atenção é que, apenas a fachada desse museu tem estilo barroco e o restante da construção é toda moderna. 

SONY DSC

Logo ao entrar no museu, a gente precisa passar por um controle de segurança e só depois disso podemos ir até a bilheteria comprar os tickets. Os funcionários do museu são bem rigorosos com as roupas e coisas que estamos carregando, portanto, é proibido entrar com casacos (qualquer tipo de casaco) e bolsas/mochilas muito grandes.

SONY DSC

SONY DSC

Esse museu, obra de Daniel Libeskind, filhos de judeus que sobreviveram ao Holocausto, conta um pouco da triste história dos judeus na Alemanha, através de documentos, fotos, depoimentos, videos, roupas, entre outros.

SONY DSC

SONY DSC

Logo no inicio do museu tem uma parte onde são contadas algumas histórias de judeus que sobreviveram ao Holocausto. Junto com a suas histórias, estão suas fotos e alguns objetos. Achei essa parte muito legal!

SONY DSC

SONY DSC

Ali pertinho, fica o Jardim do Exílio e a Torre do Holocausto, dois lugares que eu também achei bem interessante para refletir. Enquanto o jardim é numa área ao ar livre, a torre é um lugar gelado e mal iluminado. Apesar de serem dois lugares solitários, cada um tem um ponto de vista interessante.

SONY DSC

E por fim, outra ala que gostei bastante foi a que fala sobre as tradições judaicas, com detalhes sobre a cozinha kosher, seus costumes, religião, casamento, vestimentas, circuncisão, a estrela amarela, entre outros.

SONY DSC

Ah, e claro, eu não poderia deixar de comentar sobre um caso de sucesso entre todas essas histórias tristes. Quem aqui sabia que o dono da Levis, Levi Strauss era judeu e fugiu da Alemanha e conseguiu construir o seu império nos Estados Unidos? Eu não sabia e achei a sua história bem interessante!

SONY DSC

Sério mesmo, se estiver em duvida sobre quais museus visitar em Berlim, não deixe esse de fora do roteiro, ele é sensacional!

SONY DSC

No total, nossa visita levou mais ou menos umas 2 horas. A estação de metro mais próxima é a Hellesches Tor ou a Kochstrasse.

SONY DSC

Não muito longe dali, fica o Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou Denkmal für die ermordeten Juden Europas (mais conhecido por Memorial do Holocausto ou Holocaust-Mahnmal), projeto do arquiteto Peter Eisenman.

SONY DSC

Esse memorial, como o próprio nome já indica, presta uma bela homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que foram vitimas do Holocausto. O que podemos ver ali são 2.711 blocos de concreto, de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.

IMG_7097

SONY DSC

SONY DSC

É interessante caminhar entre os blocos e mesmo sendo uma atração com bastante movimento de pessoas o dia t-o-d-o, a caminhada entre os blocos é bem tranquila. Dá até pra sentar nos blocos e se emocionar com essa história.

SONY DSC

IMG_9671

SONY DSC

Pra quem se interessar em saber mais sobre o assunto, junto ao memorial existe um museu subterrâneo que fala com mais detalhes sobre o Holocausto. Como a gente já tinha ido ao Museu Judaico, acabamos não visitando esse outro museu. Mas de qualquer forma, fica a dica!

SONY DSC

Esse memorial fica a uma quadra do Portão de Brandemburgo. Os blocos de concreto do Memorial são abertos ao publico e tem entrada gratuita e o museu tem horário de abertura diferenciado, é bom checar no site direitinho os horários e dias de abertura. A estação de metro mais próxima é a Französische Strass (a mesma que fica perto da Gendarmenmarkt também).

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Berlim: Museu Judaico e Memorial do Holocausto"
  1. Fernanda Scafi   22/10/15 • 15h10

    Eu acho que li tanta gente falando tão bem do museu judaico que esperava mais… Sei lá, é grande até demais e como fala de coisas muito além da 2a Guerra e Holocausto, não é muito o foco que eu queria. Já embaixo do memorial que vc mostrou, a exposição é beeem focada no holocausto e me interessou mais. Mas tive que ir umas 3, 4 vezes pra conseguir visitar – estava quase sempre fechada pra renovação (entre fim de outubro e início de dezembro do ano passado).

    • Contando as Horas   22/10/15 • 22h29

      Olá!!!

      Eu gostei pq esse museu fala um pouco de tudo relacionado aos judeus, achei a forma que eles colocaram bem tranquila, nada daqueles textos e audios intermináveis. Eu gostei bastante.

      Eu até queria visitar esse outro museu ai junto com o Memorial do Holocausto, mas achei q talvez fosse ficar muito repetitivo. Legal saber que o foco é mais no Holocausto mesmo.

      O dia que eu voltar a Berlim, certeza que vou lá conhecer então!

      Obrigada pelo comentário aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas