20.10
2015

Berlim: Museu Judaico e Memorial do Holocausto

Pra quem gosta de história, a Europa em geral, é um lugar muito interessante. E claro que, Berlim também é!

Dois lugares relativamente próximos e que com toda a certeza valem a visita são: o Museu Judaico e o Memorial do Holocausto.

SONY DSC

Nosso roteiro começou pelo Museu Judaico (Jüdisches Museum), um museu fundado em 1933, mas que durante o período nazista foi fechado, voltando a reabrir as suas portas em uma nova sede em 2001. Uma coisa que chama muito a atenção é que, apenas a fachada desse museu tem estilo barroco e o restante da construção é toda moderna. 

SONY DSC

Logo ao entrar no museu, a gente precisa passar por um controle de segurança e só depois disso podemos ir até a bilheteria comprar os tickets. Os funcionários do museu são bem rigorosos com as roupas e coisas que estamos carregando, portanto, é proibido entrar com casacos (qualquer tipo de casaco) e bolsas/mochilas muito grandes.

SONY DSC

SONY DSC

Esse museu, obra de Daniel Libeskind, filhos de judeus que sobreviveram ao Holocausto, conta um pouco da triste história dos judeus na Alemanha, através de documentos, fotos, depoimentos, videos, roupas, entre outros.

SONY DSC

SONY DSC

Logo no inicio do museu tem uma parte onde são contadas algumas histórias de judeus que sobreviveram ao Holocausto. Junto com a suas histórias, estão suas fotos e alguns objetos. Achei essa parte muito legal!

SONY DSC

SONY DSC

Ali pertinho, fica o Jardim do Exílio e a Torre do Holocausto, dois lugares que eu também achei bem interessante para refletir. Enquanto o jardim é numa área ao ar livre, a torre é um lugar gelado e mal iluminado. Apesar de serem dois lugares solitários, cada um tem um ponto de vista interessante.

SONY DSC

E por fim, outra ala que gostei bastante foi a que fala sobre as tradições judaicas, com detalhes sobre a cozinha kosher, seus costumes, religião, casamento, vestimentas, circuncisão, a estrela amarela, entre outros.

SONY DSC

Ah, e claro, eu não poderia deixar de comentar sobre um caso de sucesso entre todas essas histórias tristes. Quem aqui sabia que o dono da Levis, Levi Strauss era judeu e fugiu da Alemanha e conseguiu construir o seu império nos Estados Unidos? Eu não sabia e achei a sua história bem interessante!

SONY DSC

Sério mesmo, se estiver em duvida sobre quais museus visitar em Berlim, não deixe esse de fora do roteiro, ele é sensacional!

SONY DSC

No total, nossa visita levou mais ou menos umas 2 horas. A estação de metro mais próxima é a Hellesches Tor ou a Kochstrasse.

SONY DSC

Não muito longe dali, fica o Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou Denkmal für die ermordeten Juden Europas (mais conhecido por Memorial do Holocausto ou Holocaust-Mahnmal), projeto do arquiteto Peter Eisenman.

SONY DSC

Esse memorial, como o próprio nome já indica, presta uma bela homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que foram vitimas do Holocausto. O que podemos ver ali são 2.711 blocos de concreto, de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.

IMG_7097

SONY DSC

SONY DSC

É interessante caminhar entre os blocos e mesmo sendo uma atração com bastante movimento de pessoas o dia t-o-d-o, a caminhada entre os blocos é bem tranquila. Dá até pra sentar nos blocos e se emocionar com essa história.

SONY DSC

IMG_9671

SONY DSC

Pra quem se interessar em saber mais sobre o assunto, junto ao memorial existe um museu subterrâneo que fala com mais detalhes sobre o Holocausto. Como a gente já tinha ido ao Museu Judaico, acabamos não visitando esse outro museu. Mas de qualquer forma, fica a dica!

SONY DSC

Esse memorial fica a uma quadra do Portão de Brandemburgo. Os blocos de concreto do Memorial são abertos ao publico e tem entrada gratuita e o museu tem horário de abertura diferenciado, é bom checar no site direitinho os horários e dias de abertura. A estação de metro mais próxima é a Französische Strass (a mesma que fica perto da Gendarmenmarkt também).

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim - , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Berlim: Museu Judaico e Memorial do Holocausto"
  1. Fernanda Scafi   22/10/15 • 15h10

    Eu acho que li tanta gente falando tão bem do museu judaico que esperava mais… Sei lá, é grande até demais e como fala de coisas muito além da 2a Guerra e Holocausto, não é muito o foco que eu queria. Já embaixo do memorial que vc mostrou, a exposição é beeem focada no holocausto e me interessou mais. Mas tive que ir umas 3, 4 vezes pra conseguir visitar – estava quase sempre fechada pra renovação (entre fim de outubro e início de dezembro do ano passado).

    • Contando as Horas   22/10/15 • 22h29

      Olá!!!

      Eu gostei pq esse museu fala um pouco de tudo relacionado aos judeus, achei a forma que eles colocaram bem tranquila, nada daqueles textos e audios intermináveis. Eu gostei bastante.

      Eu até queria visitar esse outro museu ai junto com o Memorial do Holocausto, mas achei q talvez fosse ficar muito repetitivo. Legal saber que o foco é mais no Holocausto mesmo.

      O dia que eu voltar a Berlim, certeza que vou lá conhecer então!

      Obrigada pelo comentário aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas