21.10
2015

Berlim: Como visitar o Parlamento Alemão

Se tem um passeio que eu considero imperdível é visitar o Parlamento de cada novo país que conheço. Quem estiver com viagem marcada a Berlim, vale a pena incluir esse passeio no roteiro.

IMG_7165

O Reichstag foi construído a mando do rei Guilherme I da Prússia e não demorou muito a presenciar dois grande acontecimentos: a abdicação do rei Guilherme II da Prússia que aconteceu logo após o fim da Primeira Guerra Mundial e a proclamação da República Federal da Alemanha. 

IMG_7190

Também não levou muito tempo para o Reichstag presenciar outros grandes acontecimentos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o edificio ficou praticamente em ruínas devido as bombardeios sofridos.

SONY DSC

Logo em seguida, aconteceu a divisão da Alemanha e de Berlim. O Reichstag, edificio onde fica o Bundestag, o Parlamento Alemão ficou abandonado, pois a capital do país tinha sido transferida para Bonn. Somente um tempo depois o Reichstag foi reconstruído.

SONY DSC

O primeiro grande evento sediado no Parlamento reconstruído foi a cerimônia oficial de Reunificação Alemã, que aconteceu em 1990.

Um tempo depois a capital da Alemanha voltou a ser Berlim e com isso, o edificio foi reinaugurado em 1999 como sede do Parlamento Alemão.

SONY DSC

Foi durante esse periodo de reformas que o arquiteto escolhido para projetar uma nova cupula ao Reichstag foi escolhido: o britânico Norman Foster.

SONY DSC

Quem já esteve em Londres, já viu outros projetos feitos por Norman Foster, como a Ponte do Milênio, a Prefeitura de Londres, entre outros. Ele sempre é muito preocupado com o meio ambiente e além disso, consegue dar um toque super moderno as suas obras. E a cúpula do Parlamento Alemão não fugiu dessa regra.

SONY DSC

Quem visita o Parlamento Alemão, vai conhecer através de uma visita guiada com duração de mais ou menos 1 hora e 30 minutos o seguinte:

– O parlamento: a visita guiada ao parlamento foi em inglês. A guia nos levou até o auditório do parlamento, que fica no andar superior. Lá do alto da pra ver toda a composição do parlamento. Ela começa contando a história do Reichstag, as composições do Parlamento, onde os membros de cada partido sentam, onde a chanceler Angela Merkel senta e assim por diante. Ela também fala do método de trabalho dos políticos alemães (achei bem interessante quando ela disse que se algum politico falta a alguma votação eles recebem multa, que é descontada do seu salário. Falando em salário, cada politico alemão recebe em torno de 9 mil euros, que é dividido entre ele e todos os seus funcionários. Ai já dá pra imaginar que cada politico tem um numero bem reduzido de funcionários, né?!?! Achei isso sensacional! Ah se aqui no Brasil fosse assim..), ela explicou sobre a arquitetura do edifício, a construção da nova cúpula e todo o sistema de iluminação natural e ventilação que é usada no parlamento (achei também super legal que o projeto da cúpula se preocupou muito com o meio ambiente) e claro, também contou algumas curiosidades com relação ao sistema de votação e sobre quem pode ou não frequentar o parlamento, entre outros assuntos.

IMG_9684

IMG_7223

SONY DSC

IMG_7209

SONY DSC

SONY DSC

A cúpula vista de dentro do plenário do Parlamento

– A cúpula: terminando a visita ao parlamento, somos encaminhados a um elevador que nos leva diretamente até a cúpula. Chegando ali, é legal pegar o áudio-guia (tem em português, português de Portugal, mas tá valendo!). É só colocar o fone de ouvido e seguir caminhando pelo trajeto pré-indicado, que conforme vamos passando por determinados pontos, as informações são dadas automaticamente. Enquanto a gente vai subindo a rampa e ouvindo as informações do áudio-guia, a gente pode apreciar a vista 360 graus de Berlim através da cúpula de vidro. Dá pra ver o Tiergarten, o Sony Center, a Torre de TV, o Portão de Brandemburgo, entre outros. Lá no alto da rampa, tem um terraço, de onde dá pra fotografar melhor a cúpula. Continuando a visita, é só seguir o trajetinho pré-determinado e descer a rampa ouvindo as demais informações. Esse trajeto de subir e descer a rampa que vai subindo toda a cúpula leva uns 20 minutos mais ou menos. Esse esquema de áudio-guia subindo e descendo a rampa ficou muito legal, a gente nem percebe o tempo passar. Quando a gente vê, já está ali no balcão pra devolver o audio-guia. Achei sensacional!

SONY DSC

Essa construção dá acesso cúpula através dos elevadores

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Dicas práticas:

– A visita ao Parlamento Alemão é gratuita.

– Existe a possibilidade de visitar o parlamento + cúpula ou somente a cúpula e ambos precisam ser reservados. Nós optamos por visitar o parlamento e a cúpula, que tem duração de 1 hora e 30 minutos.

SONY DSC

– Devido a grande procura, é necessário reservar o tour guiado no parlamento + cúpula com bastante antecedência. Nós reservamos o nosso tour com um pouco mais de um mês de antecedência.

SONY DSC

O rio Spree, Torre de TV e a Catedral de Berlim

– As visitas ao parlamento + cúpula ou somente a cúpula devem ser agendadas previamente através desse link aqui onde a gente vai preenchendo as opções. Quem quiser visitar o parlamento + cúpula, deve preencher a opção do meio “Guided tour followed by a visit to the Dome” e ai é só clicar em next e depois selecionar a opção “Guided tour for foreign visitors (available in a range of languages)” (tour guiado para visitantes estrangeiros) e clicar em next. Será necessário preencher o numero de visitantes e escolher o idioma para o tour guiado (existem diversos idiomas, mas as opções de tours com mais frequência são em alemão e em inglês) e continuar clicando em next e preenchendo tudo o que é solicitado.

SONY DSC

Portão de Brandemburgo

– Alguns dias depois vem um email com a confirmação, é bom olhar a caixa de spams também pra não ter problema. Nesse email eles pedem os nomes completo, data de nascimento e numero do passaporte de todos os visitantes, além da data desejada da visita.

SONY DSC

Sony Center

Nesse link tem o calendário com as datas de quando vai ter ou não sessão no parlamento.

– Os tours acontecem somente quando o parlamento não está em sessão, obviamente.

IMG_7243

Tiergarten e Siegessäule

– Os lugares são limitados, com no máximo 50 pessoas por vez.

– Por motivo de tempo ruim ou de segurança, os tours podem ser cancelados a qualquer momento.

IMG_7264

Berlin Hauptbahnhof (a Estação de Trem de Berlim)

– É altamente recomendado chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência, pois é necessário pegar um crachá e se dirigir até o Reichstag.

Ah, a estação de metro mais próxima é a Bundestag.

IMG_7276

Como deu pra ver, além de ser uma visita super interessante, é tudo muito organizado! Vale a pena incluir uma visita ao Parlamento Alemão no roteiro de Berlim!

** Precisando de hotel em Berlim? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Berlim

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Berlim
Booking.com
  1. Fernanda Scafi 22/10/2015 | 14:46

    Bruna, acredita que fiquei 1 mês e meio em Berlim, reservei 2 horários e não consegui subir na cúpula??? Na 1a vez, tinha reservado o tour + cúpula e fui fazer o tour mas dei azar de ter um evento fechado na cúpula naquele dia (e só avisaram na hora) e aí não podíamos subir… Reservei então para subir na cúpula na semana seguinte mas ai o tempo estava horroroso naquele dia e com chuva e eu desisti de subir porque não conseguiria ver nada… Aí depois o tempo só foi piorando pq era quase inverno e não tentei mais!!! aiaiai, preciso voltar urgentemente!

    • Contando as Horas 22/10/2015 | 22:25

      Oi, Fernanda

      Nossa, eu não acredito!!!!! Pra falar bem a verdade, eu tbm tava meio apreensiva de não conseguir visitar a o parlamento, principalmente pq a unica data que tinha disponível naqueles 9 dias que ficamos em Berlim foi esse e já era quase os últimos dias da viagem. Se algo acontecesse, não tinha como remarcar. Felizmente deu tudo certo.

      Maaaaas, pense pelo lado positivo, agora vc tem um motivo pra voltar a Berlim hehehe (Como se Berlim precisasse de motivos pra voltar, né!?!?) Adorei essa cidade!!

  2. Elisa Tavares 08/12/2015 | 11:54

    Oi, Bruna.
    Por falta de opção e de ter reservado antes também, acabou que só sobrou almoço no sphere às 12:15 do dia 21/12 e já tinha marcado visita ao Parlamento alemão no mesmo dia às 15:30. Vc acha que dá tempo?
    Não tem outros dias…
    Eu dei bobeira em não ter reservado o sphere antes. Eu queria tanto ir no jantar…
    Mas a minha preocupação agora é saber se dá tempo de ir ao sphere às 12:00, apreciar a vista, almoçar e estar no parlamento pelo menos umas 15:15.
    Pelo que vi nos seus posts, é perto.

    • Contando as Horas 10/12/2015 | 22:20

      Oi, Elisa

      Teoricamente dá tempo sim, pq vc pode chegar antes pra fazer a visita e subir pra almoçar no horário marcado. Não sei se no horário de almoço costuma ter mais pessoas que na janta, mas se vc for bem objetiva e já fizer os pedidos logo, acho que dá tempo de fazer tudo tranquilamente sim.

      Os dois lugares são relativamente perto, mas não pra ir a pé (por causa dos horários). Talvez se for de metro ou taxi, agilize muito mais.

Deixe o seu comentário...