11.11
2016

Fortaleza de São Pedro e São Paulo, local onde a cidade de São Petersburgo foi fundada

São Petersburgo é formada por diversas ilhas interligadas por pontes. Historicamente, a Ilha Hare é a mais importante, pois foi ali que o Czar Pedro, o Grande fundou a cidade de São Petersburgo em 1703, através da construção da Fortaleza de São Pedro e São Paulo.

fortaleza sao pedro e sao paulo (6)

É possível ir até lá de diversas formas, mas nós optamos por ir de metro e voltar caminhando. Se você resolver fazer o mesmo que nós, ao sair da estação de metro de Gorkovskaya ou Горьковская (linha 2 cor azul), desvie um pouco o caminho e siga para os fundos da estação, local onde está o Jardim Aleksandrovskiy. 

mini-st petersburgo (3)

mini-st petersburgo (1)

Nesse local tem uma área que ficou conhecida por Mini-São Petersburgo, onde estão reunidas todas as principais atrações da cidade em tamanho miniatura. Achei muito legal!

mini-st petersburgo (2)

mini-st petersburgo (4)

Infelizmente não é possivel entrar e caminhar por essa região, apenas avistar as atrações a partir das grades. Maaaaas, nós tivemos a sorte de conhecer uma moça que conversou com o guardinha e ele liberou a nossa entrada! Imperdível! Eu nunca tinha lido nada sobre esse lugar, acabei descobrindo muito por acaso. Então, fica a dica!

mini-st petersburgo (5)

mini-st petersburgo (6)

Depois de atravessar o parque e uma avenida, a gente chegou em uma das pontes que dá acesso a Fortaleza de São Pedro e São Paulo. Quem entrar por esse lugar especifico, no lado esquerdo vai ter a bilheteria e logo ao lado, uma lojinha de souvenirs.

fortaleza sao pedro e sao paulo (3)

Vale dizer que existem diversos tipos de tickets, mas nos compramos o ticket que dava acesso apenas a Catedral de Pedro e Paulo e ao Panorama de São Petersburgo.

IMG_0111

A Fortaleza de São Pedro e São Paulo ou Петропавловская крепость ou Petropavlovskaya Krepost está localizada em uma ilha de formato hexagonal, de frente para o rio Neva e muito perto do acesso ao Golfo da Finlândia e Mar Báltico.

fortaleza sao pedro e sao paulo (5)

Essa fortaleza foi construída para proteger a cidade dos ataques de suecos, que na época, ocupavam as terras finlandesas e tinham o controle de todo o mar Báltico. Mais tarde, também foi usada de alojamento e prisão para presos políticos.

fortaleza sao pedro e sao paulo (4)

Existem milhares de coisas pra visitar na Fortaleza, mas as mais importantes, na minha opinião, são:

– Estátua do Czar, Pedro o Grande: essa estátua está localizada no trajeto entre o acesso principal a Fortaleza e a lateral da Catedral de São Pedro e São Paulo.

fortaleza sao pedro e sao paulo (1)

– Catedral de Pedro e Paulo ou Петропавловский собор ou Petropavloskii Sobor: essa igreja ortodoxa russa é a principal atração da Fortaleza. Ela tem uma localização central e é bem fácil de ser identificada, afinal, com seus 123 metros de altura, ela pode ser facilmente vista de qualquer lugar, devido a altura da sua torre.

DSC_4498

DSC_4549

É lá onde estão enterrados os Czares desde Pedro, o Grande até Nicolau II e seus familiares (exceto os Czares Pedro II e Ivan VI). É possivel ver os túmulos de Catarina I e Catarina II (Czarina Catarina, a Grande), entre outros Czares.

DSC_4484

DSC_4458

DSC_4481

DSC_4482

Outro grande destaque fica para o seu altar principal, todo coberto de ouro. UAU, é realmente impressionante! Não deixe de reparar também nos ícones dos santos russos, todos muito bonitos!

DSC_4461

DSC_4467

DSC_4469

E ainda, dentro dessa igreja fica a Capela de Santa Catarina, local onde estão enterrados os membros da Família Romanov, assassinados por Bolcheviques em Ecaterimburgo, em julho de 1918. Apenas dois deles não estão enterrados ali, pois nunca foram encontrados. Essa cerimonia de enterro aconteceu em 1998, na presença do então presidente da Rússia, Boris Yeltsin e outras autoridades.

DSC_4477

Desde então, a Igreja Ortodoxa Russa canonizou todos os membros da família Romanov que foram assassinados e hoje em dia eles são considerados santos. E ainda, dois anos depois, o Patriarca ainda os reconheceu como Martirs. Impressionante essa história, hein!

DSC_4479

– Panorama de São Petersburgo é uma espécie de mirante, onde é possivel percorrer uma parte das muralhas da Fortaleza. A parte aberta para visita é imperdível, afinal, ela fica de frente para o rio Neva, onde da outra margem do rio estão o Museu Hermitage, do lado esquerdo a Ponte da Trindade e no lado direito, a Ilha Vasilievsky. Não deixe de conhecer, a vista la do alto é espetacular!

DSC_4499

DSC_4507

DSC_4510

DSC_4447

DSC_4528

DSC_4516

DSC_4515

– Outras atrações: Pra quem se interessar, também é possivel visitar as Prisões, o Museu que conta a História de São Petersburgo, o Museu que conta a história da Fortaleza, Museu da Artilharia e Museu da Exploração Espacial.

DSC_4534

DSC_4543

DSC_4536

A entrada na Fortaleza é de graça, mas para visitar cada uma das atrações é necessário pagar. Os tickets podem ser comprados em separado ou um passe, que dá direito a visitar todas as atrações.

Dica: Não visite a Fortaleza as quartas-feiras, a maioria das atrações estão fechadas.

DSC_4553

E por fim, quando terminamos de visitar a Fortaleza, fomos caminhar pelo restante da ilha. Existe um calçadão bastante convidativo para caminhar ou apenas sentar e apreciar a vista.

DSC_4555

Se quiser ver as muralhas da Fortaleza, é possivel. Contorne toda a ilha por esse calçadão (no caminho vc vai parar pra bater milhares de fotos, afinal, dá pra ver o Hermitage no outro lado do rio Neva).

DSC_4559

DSC_4579

DSC_4566

Existe uma praia pequena, onde dá pra caminhar e fotografar as muralhas dessa Fortaleza.

DSC_4582

DSC_4586

É um passeio muito legal! Vale a pena separar um dia para esse passeio!

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em São Petersburgo.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre São Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Rússia, St Petersburgo - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas