04.08
2017

Escócia: Doune Castle, o Castelo Leoch em Outlander

Já faz um tempinho que toooodo mundo só fala em Outlander quando está com viagem marcada pra Escócia. E eu entendo perfeitamente!

Eu fiquei sabendo da existencia dessa série logo depois que voltei da viagem que fiz em setembro de 2014. Desde então, já li os 3 primeiros livros e já comecei a assistir a segunda temporada no Netflix.

doune castle (10)

E claro, nessa minha ultima viagem eu não deixei passar a oportunidade e aproveitei pra conhecer algumas locações que aparecem na série que eu não conhecia ainda. Uma delas era o Doune Castle, mais conhecido em Outlander como Leoch Castle. 

doune castle (24)

Doune (pronuncia algo como “Doon”) ou em gaélico escoces An Dùn, é um vilarejo com menos de 1.500 habitantes, localizado a 13 km ao norte de Stirling e bem no meio do caminho entre as cidadezinhas de Callender (a Celina, do blog Mala de Rodinhas fez um post bem legal sobre lá, para ver, clique aqui) e Dunblane (se quiser saber mais sobre Dunblane, clique aqui).

doune castle (23)

doune castle (21)

Essa vilarejo sempre foi famoso pela produção de pistolas (onde alguns exemplares podem ser vistos no Museu Nacional da Escócia) e de uns tempos pra cá, pelo Castelo de Doune (desde que Outlander estreiou, o numero de visitas a esse castelo aumentou consideravelmente comparado com os anos anteriores, algo em torno de 45%. Dá pra acreditar?).

doune castle (22)

doune castle (20)

O Castelo de Doune tem uma localização bem legal, fica praticamente no centro do vilarejo. Quem for de transporte publico até lá (eu fui!), pode ir caminhando tranquilamente. A caminhada passa pelo The Cross (cruzamento onde fica o Mercat Cross), Balkerach Street / Main Street (as principais ruas de comércio da cidade), por duas igrejinha até chegar na entrada do castelo (lado direito). É tudo bem sinalizado, é só seguir as placas. Não tem erro!

doune castle (19)

Pra chegar de fato no castelo, tem que caminhar um pouquinho por uma estrada que segue paralelo ao rio Teith, um dos afluentes do rio Forth. Essa caminhada é curtissima, menos de 5 minutos.

doune castle (18)

doune castle (17)

A area onde está o castelo é bem organizadinha. Tem uma construção onde ficam os banheiros, tem estacionamento e mais ao fundo, o castelo.

doune castle (16)

doune castle (15)

O Castelo de Doune fica no alto de uma pequena colina, ele está praticamente todo em ruinas (com apenas algumas partes bem preservadas). Junto ao portão principal fica o ticket office. Se quiser audio guide (recomendo pegar! senão aquele monte de pedras não vai fazer sentido algum e você vai perder as falas do ator que interpreta Jamie Fraser), existe apenas em inglês e ele é retirado numa mesinha antes do acesso ao castelo. A ordem da visita está toda numerada (impossivel se perder!), então, é só ir seguindo as placas.

doune castle (26)

Esse castelo foi construido durante o século 13 a mando do Duque de Albany, o terceiro filho do rei Robert II da Escócia. Quando seu irmão mais velho, Robert III se tornou rei da Escócia, seu reinado não durou muito tempo pq ele sofreu um acidente de cavalo. Até sua morte, a Escócia estava sendo comandada por um regente. Foi nesse momento que o Duque de Albany se tornou o comandante do Reino da Escócia. Ele não chegou a ser rei da Escócia, pq morreu antes de seu irmão, passando assim o trono para seu filho, que teve um curto reinado, pois logo ele foi morto. Quem passou a ocupar o trono foi o rei James I. Quando James I foi coroado rei, passando a ser James I da Inglaterra e VI da Escócia, ele partiu para Londres para tomar o seu posto e o Castelo de Doune perdeu seu status de castelo real.

doune castle (9)

doune castle (8)

Devido a sua proximidade com os Castelos de Stirling e Castelo de Edimburgo, logo ele foi caindo em desuso. Durante o periodo das rebeliões jacobitas, o castelo foi usado como esconderijo para Bonnie Prince Charlie, também foi usado como prisão durante a Batalha de Falkirk, e foi bastante destruido durante as batalhas que fizeram parte das Guerras de Independencia da Escócia.

doune castle (3)

doune castle (2)

Toda essa história é possivel ouvir no audio guide em detalhes, aqui eu fiz apenas um resumo muito bem resumido de tudo, pq senão esse post ficaria enorme e chato.

doune castle (4)

doune castle (5)

Mas… E Outlander, onde entra nessa história? Pois então, existem duas alas internas do castelo onde foram “gravadas” algumas cenas para a série (as cenas da cozinha da Sra Fitzgibbons). Na verdade, as cenas não foram de fatos gravadas dentro do castelo, mas os ambientes foram reproduzidos em estudio exatamente igual aos ambientes originais. E claro, foi ali onde aconteceram várias gravações de cenas externas onde o Castelo Leoch aparece nos episodios de Outlander.

doune castle (1)

doune castle (7)

Fique atento aos numeros extras nas plaquinhas, pq eles indicam quando tem histórias sobre filmes gravados ali. Além de Outlander, também foram gravados ali cenas de Monty Python and the Holy Grail e Game of Thrones. Só escutei as falas extras referente a Outlander, mas não vou contar o ator que interpreta o Jamie falou, senão perde a graça!

doune castle (6)

O Castelo de Doune abre todos os meses do ano, mas os horários mudam se for nos meses de verão ou de inverno. Fechado apenas nos dias 25 e 26 de dezembro e 01 e 02 de janeiro. Valor de 6,00 libras (referente a junho de 2017).

doune castle (13)

doune castle (14)

Ah, e se alguém tiver interesse, dá pra caminhar na area aos fundos do castelo. Tem uma trilha que vai margeando o rio Teith. Se você não quiser mais voltar pro centro da cidade, da pra ir caminhando até uma ponte (de onde se tem OTIMAS vistas do castelo e do rio – só vi isso quando tava no ônibus voltando pra Stirling!) e pegar o ônibus na parada Deanston (repare que na ida o onibus vai dar um ré numa rua minuscula pras pessoas poderem entrar no onibus, essa parada, é essa ai).

doune castle (11)

doune castle (12)

Para ir até lá é suuuuper simples. É necessário ir até Stirling, eu fui de trem a partir de Glasgow. O tempo de viagem é 35 minutos. Valor do ticket em junho de 2017 era de 8,20 libras. Se for de trem a partir de Edimburgo, o tempo de deslocamento é de 50 minutos. Chegando em Stirling, bem ao lado da estação de trem fica a rodoviária, é só procurar pela stance 7 (plataforma 7) que é de onde partem os ônibus 59 da empresa First. O trajeto leva uns 25 minutos. O valor do ticket do ônibus em junho de 2017 era de 7,60 libras.

doune castle (28)

doune castle (25)

doune castle (27)

Os ônibus chegam e partem dessa parada ai, quase em frente ao Red Lion Inn, em Doune

Importante: Pra facilitar a vida de todo mundo, aos poucos eu estou escrevendo sobre cada locação de Outlander. Por esse motivo, eu criei uma categoria “Outlander” aqui no blog, para reunir todos esses posts. Clique aqui para ver -> Todos os posts sobre Outlander.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Doune, Escócia, Outlander, Stirling - , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
3 comentários em "Escócia: Doune Castle, o Castelo Leoch em Outlander"
  1. […] voltei. Nessa ultima viagem, como iria visitar o Doune Castle (para ver esse post clique aqui-> Escócia: Doune Castle, o Castelo Leoch em Outlander) que fica ali pertinho, resolvi dar uma voltinha em Stirling novamente. Foi a melhor coisa que fiz! […]

  2. Beatriz Canella   27/08/19 • 01h41

    Olá! Estou encantada com a série, e estou lendo muito à respeito da mesma. Adorei ler seu blog! Me fez querer conhecer ainda mais a Escócia! Obrigada e sucesso! Um abraço

    • Contando as Horas   01/10/19 • 01h15

      Oi, Beatriz

      A série provoca mesmo esse efeito em todos que assistem haha :D Que bom! Espero que tenha gostado do que leu/viu por aqui.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas