04.08
2017

Escócia: Doune Castle, o Castelo Leoch em Outlander

Já faz um tempinho que toooodo mundo só fala em Outlander quando está com viagem marcada pra Escócia. E eu entendo perfeitamente!

Eu fiquei sabendo da existencia dessa série logo depois que voltei da viagem que fiz em setembro de 2014. Desde então, já li os 3 primeiros livros e já comecei a assistir a segunda temporada no Netflix.

doune castle (10)

E claro, nessa minha ultima viagem eu não deixei passar a oportunidade e aproveitei pra conhecer algumas locações que aparecem na série que eu não conhecia ainda. Uma delas era o Doune Castle, mais conhecido em Outlander como Leoch Castle. 

doune castle (24)

Doune (pronuncia algo como “Doon”) ou em gaélico escoces An Dùn, é um vilarejo com menos de 1.500 habitantes, localizado a 13 km ao norte de Stirling e bem no meio do caminho entre as cidadezinhas de Callender (a Celina, do blog Mala de Rodinhas fez um post bem legal sobre lá, para ver, clique aqui) e Dunblane (se quiser saber mais sobre Dunblane, clique aqui).

doune castle (23)

doune castle (21)

Essa vilarejo sempre foi famoso pela produção de pistolas (onde alguns exemplares podem ser vistos no Museu Nacional da Escócia) e de uns tempos pra cá, pelo Castelo de Doune (desde que Outlander estreiou, o numero de visitas a esse castelo aumentou consideravelmente comparado com os anos anteriores, algo em torno de 45%. Dá pra acreditar?).

doune castle (22)

doune castle (20)

O Castelo de Doune tem uma localização bem legal, fica praticamente no centro do vilarejo. Quem for de transporte publico até lá (eu fui!), pode ir caminhando tranquilamente. A caminhada passa pelo The Cross (cruzamento onde fica o Mercat Cross), Balkerach Street / Main Street (as principais ruas de comércio da cidade), por duas igrejinha até chegar na entrada do castelo (lado direito). É tudo bem sinalizado, é só seguir as placas. Não tem erro!

doune castle (19)

Pra chegar de fato no castelo, tem que caminhar um pouquinho por uma estrada que segue paralelo ao rio Teith, um dos afluentes do rio Forth. Essa caminhada é curtissima, menos de 5 minutos.

doune castle (18)

doune castle (17)

A area onde está o castelo é bem organizadinha. Tem uma construção onde ficam os banheiros, tem estacionamento e mais ao fundo, o castelo.

doune castle (16)

doune castle (15)

O Castelo de Doune fica no alto de uma pequena colina, ele está praticamente todo em ruinas (com apenas algumas partes bem preservadas). Junto ao portão principal fica o ticket office. Se quiser audio guide (recomendo pegar! senão aquele monte de pedras não vai fazer sentido algum e você vai perder as falas do ator que interpreta Jamie Fraser), existe apenas em inglês e ele é retirado numa mesinha antes do acesso ao castelo. A ordem da visita está toda numerada (impossivel se perder!), então, é só ir seguindo as placas.

doune castle (26)

Esse castelo foi construido durante o século 13 a mando do Duque de Albany, o terceiro filho do rei Robert II da Escócia. Quando seu irmão mais velho, Robert III se tornou rei da Escócia, seu reinado não durou muito tempo pq ele sofreu um acidente de cavalo. Até sua morte, a Escócia estava sendo comandada por um regente. Foi nesse momento que o Duque de Albany se tornou o comandante do Reino da Escócia. Ele não chegou a ser rei da Escócia, pq morreu antes de seu irmão, passando assim o trono para seu filho, que teve um curto reinado, pois logo ele foi morto. Quem passou a ocupar o trono foi o rei James I. Quando James I foi coroado rei, passando a ser James I da Inglaterra e VI da Escócia, ele partiu para Londres para tomar o seu posto e o Castelo de Doune perdeu seu status de castelo real.

doune castle (9)

doune castle (8)

Devido a sua proximidade com os Castelos de Stirling e Castelo de Edimburgo, logo ele foi caindo em desuso. Durante o periodo das rebeliões jacobitas, o castelo foi usado como esconderijo para Bonnie Prince Charlie, também foi usado como prisão durante a Batalha de Falkirk, e foi bastante destruido durante as batalhas que fizeram parte das Guerras de Independencia da Escócia.

doune castle (3)

doune castle (2)

Toda essa história é possivel ouvir no audio guide em detalhes, aqui eu fiz apenas um resumo muito bem resumido de tudo, pq senão esse post ficaria enorme e chato.

doune castle (4)

doune castle (5)

Mas… E Outlander, onde entra nessa história? Pois então, existem duas alas internas do castelo onde foram “gravadas” algumas cenas para a série (as cenas da cozinha da Sra Fitzgibbons). Na verdade, as cenas não foram de fatos gravadas dentro do castelo, mas os ambientes foram reproduzidos em estudio exatamente igual aos ambientes originais. E claro, foi ali onde aconteceram várias gravações de cenas externas onde o Castelo Leoch aparece nos episodios de Outlander.

doune castle (1)

doune castle (7)

Fique atento aos numeros extras nas plaquinhas, pq eles indicam quando tem histórias sobre filmes gravados ali. Além de Outlander, também foram gravados ali cenas de Monty Python and the Holy Grail e Game of Thrones. Só escutei as falas extras referente a Outlander, mas não vou contar o ator que interpreta o Jamie falou, senão perde a graça!

doune castle (6)

O Castelo de Doune abre todos os meses do ano, mas os horários mudam se for nos meses de verão ou de inverno. Fechado apenas nos dias 25 e 26 de dezembro e 01 e 02 de janeiro. Valor de 6,00 libras (referente a junho de 2017).

doune castle (13)

doune castle (14)

Ah, e se alguém tiver interesse, dá pra caminhar na area aos fundos do castelo. Tem uma trilha que vai margeando o rio Teith. Se você não quiser mais voltar pro centro da cidade, da pra ir caminhando até uma ponte (de onde se tem OTIMAS vistas do castelo e do rio – só vi isso quando tava no ônibus voltando pra Stirling!) e pegar o ônibus na parada Deanston (repare que na ida o onibus vai dar um ré numa rua minuscula pras pessoas poderem entrar no onibus, essa parada, é essa ai).

doune castle (11)

doune castle (12)

Para ir até lá é suuuuper simples. É necessário ir até Stirling, eu fui de trem a partir de Glasgow. O tempo de viagem é 35 minutos. Valor do ticket em junho de 2017 era de 8,20 libras. Se for de trem a partir de Edimburgo, o tempo de deslocamento é de 50 minutos. Chegando em Stirling, bem ao lado da estação de trem fica a rodoviária, é só procurar pela stance 7 (plataforma 7) que é de onde partem os ônibus 59 da empresa First. O trajeto leva uns 25 minutos. O valor do ticket do ônibus em junho de 2017 era de 7,60 libras.

doune castle (28)

doune castle (25)

doune castle (27)

Os ônibus chegam e partem dessa parada ai, quase em frente ao Red Lion Inn, em Doune

Importante: Pra facilitar a vida de todo mundo, aos poucos eu estou escrevendo sobre cada locação de Outlander. Por esse motivo, eu criei uma categoria “Outlander” aqui no blog, para reunir todos esses posts. Clique aqui para ver -> Todos os posts sobre Outlander.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Doune, Escócia, Outlander, Stirling - , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
5 comentários em "Escócia: Doune Castle, o Castelo Leoch em Outlander"
  1. […] voltei. Nessa ultima viagem, como iria visitar o Doune Castle (para ver esse post clique aqui-> Escócia: Doune Castle, o Castelo Leoch em Outlander) que fica ali pertinho, resolvi dar uma voltinha em Stirling novamente. Foi a melhor coisa que fiz! […]

  2. Beatriz Canella   27/08/19 • 01h41

    Olá! Estou encantada com a série, e estou lendo muito à respeito da mesma. Adorei ler seu blog! Me fez querer conhecer ainda mais a Escócia! Obrigada e sucesso! Um abraço

    • Contando as Horas   01/10/19 • 01h15

      Oi, Beatriz

      A série provoca mesmo esse efeito em todos que assistem haha :D Que bom! Espero que tenha gostado do que leu/viu por aqui.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  3. Valdinei   15/08/20 • 01h46

    Show!!!!
    Parabens pelo blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas