31.10
2017

Edimburgo: Uma das cidades mais mal assombradas da Europa (e informações sobre empresas que oferecem Ghost Tour pela cidade)

Edimburgo está sempre na lista das cidades mais mal assombradas da Europa. É muito frequente ouvir ou ler alguma história de fantasmas ou coisas esquisitas que já aconteceram / ainda acontecem em diversos lugares turisticos (ou não) da cidade. E por esse motivo, obviamente, diversas empresas oferecem Ghost Tours dos mais variados tipos.

ghost tours edimburgo (5)

Confesso que esse não é meu tipo de passeio preferido. Passei anos e mais anos evitando qualquer tour desse tipo, mas nessa ultima viagem a Escócia, em junho de 2017, achei que era hora de enfrentar meus medos. 

Entre as histórias mais horripilantes estão algumas relacionadas ao Castelo de Edimburgo e ao cemitério de Greyfriars, mas existem muitas outras histórias.

ghost tours edimburgo (8)

Quem estiver em Edimburgo, um dos melhores lugares pra descobrir quais os Ghost Tours que estão rolando pela cidade é na Royal Mile, mais precisamente, logo atrás da Catedral de St Giles. Ali existem uma série de cartazes de diversas empresas que oferecem os mais variados tipos de tours desse tipo.

→ As empresas 

1) Mercat Tours: Considerada uma das empresas mais populares nesse quesito. Eles oferecem 2 tipos de tours: History Walks (subdividido em várias temáticas) e Ghost Tours (também subdividido em várias temáticas). Essa é a unica empresa que oferece a possibilidade de conhecer uma espécie de cripta subterranea, a Blair Street Underground Vaults. Essa empresa está localizada na 28, Blair Street.

ghost tours edimburgo (18)

2) Cadies & Witchery Tours: É outra empresa super popular no quesito tours horripilantes em Edimburgo. Essa empresa oferece 2 tipos de tours tambem: Ghosts & Gore (acontece somente nos meses de verão) e o Murder & Mystery (acontece todos os meses do ano). Essa empresa está localizada na 84, Victoria Street, pertinho da Grassmarket.

ghost tours edimburgo (4)

 3) City of the Dead Tours: É outra empresa que oferece ghost tours pela cidade. Eles tem 4 tipos de tours: Underground City of the Dead Ghost Tour, City of the Dead Haunted Graveyard Tour, The Double Dead Walking Tour e o Halloween Tour (só acontece no mês de outubro). Essa empresa também não tem um escritório na cidade, os tours podem ser agendados na Royal Mile, perto do Mercat Cross, atras da Catedral de St Giles.

ghost tours edimburgo (10)

4) Free Ghost Tour: Pra quem não sabe se vai gostar desse tipo de tour e não quer investiver algumas libras nesse tipo de passeio, existe um Free Ghost Tour na cidade. O unico “problema” é que só existe um unico tipo de tour. Pelo que entendi, eles não tem um escritório na cidade, o ponto de encontro é na 144, High Street, na Royal Mile.

ghost tours edimburgo (3)

→ Tour que eu escolhi

Depois de muuuito pesquisar, de ler todas as descrições dos mais variados tipos de ghost tours dessas empresas, de olhar fotos na internet, eu optei por fazer o tour Doomed, Dead and Buried, com a Mercat Tours. Esse tour tem inicio na Mercat Cross, logo atrás da Catedral de St Giles.

ghost tours edimburgo (7)

ghost tours edimburgo (11)

Esse era um dos tours mais completos, com direito a muitas histórias de fantasmas e assombrações, passando por closes (becos), criptas subterraneas e por um cemitério. Quando eu fiz esse tour, era verão (junho de 2017) e haviam 2 horários disponiveis: as 19:30 e as 20:30. Eu como sou medrosa (hahaha), escolhi o tour das 19:30, pois assim, faria o tour inteiro enquanto ainda era dia.

ghost tours edimburgo (12)

A guia do tour era escocesa, se vestia de um jeito caracteristico (mas nada super mega fantasia de Halloween, sabe?) e era super master mega empolgada (dava uns gritos e fazia todo um suspense sem ser chato ou exagerado, era algo bem natural). Conforme o tour vai passando por diversas ruas, becos e construções da cidade, a gente para, ela faz toda a encenação do que aconteceu (ou dizem ter acontecido) naquele lugar e logo a gente parte pra proxima parada. Esse tour teve 5 paradas (City Chambers, Fisherman’s Close, Blair Street Underground Vaults, Gullans Close e Canongate Graveyard).

ghost tours edimburgo (13)

ghost tours edimburgo (14)

Uma das coisas que me fez escolher essa empresa foi a visita a cripta subterranea (Blair Street Underground Vaults). Esse lugar ficou sem acesso desde o século 19 e somente em 1980 esssa galeria subterranea foi redescoberta. A fama desse lugar é de ser um dos mais mal assombrados da cidade, dizem que varias coisas horriveis ja aconteceram ali. Já que é pra passar medo, então vamos passar medo geral! hahaha Já vamos de cara no “pior” lugar da cidade!

ghost tours edimburgo (15)

ghost tours edimburgo (19)

Além disso, as histórias desse tour envolvem pessoas famosas, como Adam Smith (considerado o pai da Economica), David Rizzio (amante da Mary, Queen of Scots) e James Douglas (um marques canibal).

ghost tours edimburgo (16)

ghost tours edimburgo (17)

Se você gosta de histórias de fantasmas, de assassinatos, coisas paranormais, assombração, canibalismo, torturas, entre outros… Esse tour é pra você! :D

ghost tours edimburgo (20)

Ah, esse tour tem duração de 1 hora e 45 minutos. O valor em junho de 2017 era de 16,00 libras/pessoa.

ghost tours edimburgo (21)

Se você estiver se perguntando: E ai, valeu a pena? Olha, pra ser bem sincera, por ter sido meu primeiro tour desse tipo, eu até achei a experiência bem legal. As histórias realmente são bem assustadoras e o fato de estar caminhando pela cidade, final do dia, quase anoitecendo, sem duvida, deu um toque especial ao passeio. A guia fez toda a diferença, afinal, ela precisou dar um certo ar de terror a história, fazer toda uma encenação e não ser chata. Nesse sentido, a guia do tour era excelente! Gostei da experiência e de saber mais sobre esse lado sombrio e mal assombrado de Edimburgo! Quando morei lá, nunca vi ou ouvi nada desse tipo, graças a Deus! Mas enfim.. To até cogitando fazer outros tours em outras viagens!

ghost tours edimburgo (1)

→ Dicas

– Tire um tempo pra entrar em cada um desses sites e olhar direitinho a descrição de cada tour. Escolha o que você achar melhor e mais adequado para o seu medo.

ghost tours edimburgo (9)

– Existem tours a tarde, final de tarde e a noite. Alguns tours acontecem todos os dias (faça chuva ou faça sol), outros só alguns dias, outros só nos finais de semana, outros só no verão, outros só no inverno. Alguns tours tem duração de 1 hora, outros são mais longos e podem chegar até 2 horas e 30 minutos. Leve o tempo em consideração, principalmente por causa do frio e da chuva (pode chover, né!).

– A maioria dos tours são em inglês, mas existem empresas que oferecem tours em outros idiomas (porém eles são limitados, com datas e horários especificos), como espanhol, alemão, francês, entre outros. Não vi nenhuma dessas empresas oferecer tour em português.

ghost tours edimburgo (2)

– Os tours podem ser reservados pela internet, alguns tem capacidade máxima. Se você optar por fazer um desses tours, já reserve ainda enquanto estiver aqui no Brasil. Eu optei por reservar o meu tour pela internet, fiz isso com uns 30 dias de antecedência, mais ou menos.

– Pelo que percebi, todos os tours de todas as empresas partem do mesmo lugar, da Mercat Cross, atras da Catedral de St Giles. Chegue uns minutos antes (uns 10 a 15 minutos antes do horario marcado). É necessário entregar o voucher para uma pessoa responsavel, ele vai te entregar uma fichinha que deve ser entregue para o guia antes do tour começar.

ghost tours edimburgo (6)

– Não esqueça em hipotese alguma de se agasalhar bem. Leve tudo o que achar necessário. Eu fiz o tour no verão. Naquele dia amanheceu com sol, tava relativamente quente (pro padrão escoces), a tarde ventou muito, choveu forte e final da tarde o sol voltou. E adivinhem? Tava frio! Sorte que levei um casaco e um cachecol, pois durante o dia andei só de camiseta de manga comprida. Não de bobeira com a roupa! E não esqueça o guarda chuva!

– E por fim, porém nao menos importante, todos os tours são historias que dizem ter acontecido em Edimburgo ao longo dos séculos, obviamente. Algumas histórias são super famosas, outras nem tanto.

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel em Edimburgo aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia - , , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Edimburgo: Uma das cidades mais mal assombradas da Europa (e informações sobre empresas que oferecem Ghost Tour pela cidade)"
  1. Raquel   02/11/17 • 14h03

    Interessante, também não sei se tenho coragem mas vou anotar a dica , obrigada Bruna!;)

    • Contando as Horas   07/11/17 • 14h56

      Oi, Raquel

      Como deu pra perceber, levei vários anos pra ter coragem. Mas se vc quiser saber mais sobre esse lado mal assombrado de Edimburgo, pega um tour mais light e mais curtinho. E depois tenta fazer alguma programação que te distraia dessas histórias hahaha Eu fiz isso! Terminar o tour e ir direto pro hotel, não ia dar muito certo.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas