24.03
2012

Tudo sobre Scotch Whisky, o uísque Escoces!

Com o turismo crescendo em todo o mundo, a Escócia também não ficou de fora. Voos e mais voos diretos estão surgindo a cada ano vindos de várias partes do mundo. E assim, enquanto estamos organizando a viagem à Edimburgo é impossível não pensar em Whisky e consequentemente em Whisky Shop!!

A pesquisa pode (e deve) iniciar em casa, através de duas boas formas: pra quem é leigo, como eu no assunto, uma das maneiras mais facéis que descobri foi através do Whisky shop, um site onde é possível saber muitas coisas sobre o principal produto nacional escoces. Através desse link é possível pesquisar por uma lista de A-Z, ou através de regiões em que são produzidos na Escócia, ou pelo preço e se mesmo assim continuar a não endender bulhufas sobre as fábricas e whiskies, tem uma listinha pra ajudar, com os 10 mais recomendados de acordo com o número de vendas!! Para quem entende (e bem) do assunto, um site interessante é o Whisky Bible, e nesse link dá pra ver a lista com os melhores uisques vencedores em suas respectivas categorias (single, blended, por países, entre outras), ou ver através de uma lista onde estão os melhores uisques que receberam nota igual ou maior que 94.

Mas antes de se acabar nos whiskies ou até mesmo praticamente decretar falência, é importante saber algumas coisinhas, como:

Existem relatos que a bebida é destilada desde o final do século 15 na Escócia. E como todo mundo algum dia já leu/viu reportagens sobre o assunto por ai, a palavra “Whisky” vem do gaélico escoces “Uisge Beatha” e significa “Água da vida”.

Para ser considerado um Scotch Whisky, ou seja, um verdadeiro uísque Escoces, por lei, a bebida tem que ser destilada e maturada somente na Escócia e o processo de maturação exige que seja de pelo menos 3 anos em casco de carvalho. Então, por exemplo, se pegassemos todos os ingredientes necessários para fazer a bebida lá na Escócia e resolvessemos fazer somente o processo em outro país, esse uísque não seria considerado um autêntico Scotch Whisky!!! Ahhh, mas pq? O que muda?? Pq ele precisa ser feito em território escoces e  segundo pesquisas, os uisques feitos em outras partes do mundo sofrem alteração no sabor por influência de vários fatores, entre eles, principalemente, o clima.

Pensando em facilitar a nossa vida, os Escoceses dividiram o país em 5 regiões produtoras de uísque, as Lowlands (onde ficam as destilarias próximas a Edimburgo e Glasgow), as Highlands (região onde ficam Inverness e o Lago Ness), Speyside (famosa por ter as melhores destilarias do país e consequentemente onde os melhores whiskies escoceses são produzidos), Islay (produzem whisky um pouco diferente, com sabor meio “defumado”) e Islands (os uísques feitos nessa região levam outros produtos naturais, dando um toque diferente a bebida). Espalhados por essas cinco regiões podemos encontrar aproximadamente 100 destilarias, isso mesmo, CEM DESTILARIAS!!

Uma dúvida comum bastante frequente que todos os turistas tem é… Qual é o melhor tipo de uísque??  Então, antes de qualquer coisa, resumidamente podemos dizer que existem basicamente 2 tipos:

– Single Malt Scotch Whisky ou simplesmente Single Malt que é feito exclusivamente com um único tipo de malte e produzido em uma única destilaria. Como exemplo, nos já provamos e compramos uisques Macallan, Dalmore Gran Reserva, Dalmore King Alexander III e Glenfiddich.

Sem esquecer é claro, do whisky single malt Old Pulteney 21-years-old, que foi eleito o melhor uisque do mundo em 2012 e recebeu também o maior prêmio nacional sendo eleito o melhor Scotch whisky desse ano! De acordo com a Whisky Bible de Jim Murray, o Old Pulteney teve nota 97,5 de uma escala que vai até 100. O unico “problema”, pro meu gosto (lá vai a minha opinião de super entendida no assunto heheeh), é que a graduação alcoolica é forte, e chega a mais de 45%. Mas uma boa notícia, que mesmo recebendo todos esses prêmios, o litro não custa um absurdo!!

– Blended Scotch whisky ou também chamado de Blended que é uma mistura de vários maltes, podendo chegar em alguns casos a ter mistura de mais de 40 tipos e/ou de varias destilarias. Segundo pesquisas, esse é o tipo de uísque mais vendido, chegando a 90% de todos os uisques vendidos no mundo. Nos já provamos e compramos esses whiskies também, como por exemplo o Chivas Regal, Dewar’s Signature e Sheep Dip.

É dificil dizer qual é o melhor uisque, pq isso vai depender muito do gosto de cada um, normalmente o que os escoceses dizem é que até não provarmos o Single Malt, o Blended sempre vai ser considerado melhor! E faz sentido! Eu que nem gostava tanto assim de uísque, aprendi a apreciar a bebida e hoje consigo tomar normalmente uma dose pura e não apenas um golinho (antes eu achava a bebida muito forte).

Pra quem acha a bebida muito forte, uma boa opção também são os licores feitos com uísque. Acabei descobrindo a existência deles numa lojinha dentro do Castelo de Stirling. Gostei tanto, que acabamos comprando uma garrafa. Quanto ao gosto do uisque, ele acaba ficando um pouco mais suave, já que é misturado com um creme, na verdade, esse tipo de licor lembra um pouco o gosto do Amarula. Muito bom!!!

Como eu já disse anteriormente, por lei, todo o whisky produzido na Escócia deve ser maturado pelo menos 3 anos. Já os single maltes devem permanecer por pelo menos 8 anos, e quanto maior os anos, melhor (e mais caro, é claro)!!! Outro detalhe, diferentemente dos vinhos, o uísque precisa ficar no casco, já que ele não continua sendo maturado depois de ser engarrafado.

Normalmente o uisque é tomado em doses que podem ser tanto em copo de martelinho (mais informalmente) ou em um copo especial, em forma de tulipa (recomendado). Ahh, e sem esquecer do flasks, que são aquelas garrafinhas onde os escoceses carregam o seu puro malte pendurado em seus kilts. De um tempos pra cá, essas garrafinhas acabaram se tornando uma otima opção de souvenir também!!

E aquela história de que os escoceses torcem o nariz pra quem ousar a misturar uisque com gelo, coca-cola ou guaraná.. o que tem de verdade e mito nisso?!?! Nos perguntamos!! E o que é realmente verdade nisso tudo é que ao misturar qualquer coisa com um Single Malte, os escoceses vão olhar de atravessado e vão reprovar a sua atitude, principalemente ser for um uisque de 18 anos pra mais! O ideal é tomar a dose pura, pra sentir todos os ingredientes usados na fabricação.

E convenhamos, que tomar um Natu Nobilis ou um Drurys, e depois tomar qualquer uisque escoces, nem que seja um 10 anos, a gente nota que a diferença é enoooorme, e realmente é um ofença misturar qualquer coisa a um autentico Scotch escoces! Mas veja bem, se mesmo assim continuar achando a bebida um pouco mais forte, pede um uisque blended e mistura com o que preferir, assim, ninguém vai olhar de cara feia!!

Outra duvida que sempre aparece, principalmente depois que vamos a Irlanda é com relação a grafia da bebida. Existem diversas formas de escrever a palavra whisky, entre elas whiskey, wiskey ou wisky. Isso se deve somente pq, por lei, somente os uisques escoceses podem ser chamados de Whisky, qualquer outro pais produtor deve adotar outra variavel, aquela que achar mais conveniente. Por exemplo os Irlandeses adotaram Whiskey, com um “e” no meio!

Um outro whiskey que acabei descobrindo, foi quando fui passar um final de semana na Irlanda do Norte e acabamos passando pela destilaria Bushmills, que é considerada a destilaria mais antiga do mundo que ainda está em funcionamento e existe desde 1608, ou seja, já são mais de 400 anos em funcionamento. E o whiskey irlandes é realmente muito bom mesmo!

A primeira vez que estivemos em Edimburgo a passeio, fomos visitar um dos principais “museus” dedicado ao tema, que fica na Royal Mile, bem próximo ao Castelo de Edimburgo, o Scotch Whisky Experience. E o lugar acabou se tornando referencia e é justamente lá onde os turistas tem o primeiro contato com tudo o que envolve a bebida. Durante a visita podemos conhecer um pouco da história, do processo de fabricação, tbm tem uma coleção enoooorme de muitos exemplares de uisque, além, é claro de poder degustar e entender as principais diferenças entre os dois principais tipos da bebida, e tudo isso com a explicação e orientação de um especialista!!

No final, ainda tem a lojinha de souvenirs, com muitos produtos escoceses e também muitos exemplares de garrafas e garrafinhas de uisques. Uma dica que deixo, é que os produtos vendidos ali são beeem mais caros do que em qualquer outra Whisky Shop espalhada pela cidade. Se puder, visite outras lojas de uisque, elas estão espalhadas pela Royal Mile, Grassmarket, Rose Street..

As melhores lojas pra comprar uisque em Edimburgo, na minha modesta opinião (eram as lojas onde comprei os uisques pro meu pai), são:

Whisky Shop: que esta localizada no Princes Mall, um shopping bem ao lado da Waverley Station. O pessoal é bem atencioso, e lá tem uma boa variedade de tipos e destilarias de uisques, além é claro, de ter uma ampla coleção de mini-garrafinhas da bebida (pra quem quer provar mas não quer levar uma garrafona pra casa).

– The Whisky Trail fica na Lawnmarket, que faz parte da Royal Mile. A loja vende muitos tipos de Whisky, e também outros tipos de bebidas alcoolicas escocesas e do mundo todo.

Royal Mile Whiskies como o próprio nome sugere está localizada na High Street que faz parte da Royal Mile. Tem uma ampla variedade de uisques de toda a Escócia. Porém o lugar é pequeno, dá a impressão de que vamos derrubar tudo enquanto caminhamos pela loja.

E sem esquecer que também dá pra comprar  no Free shop do Aeroporto de Edimburgo e no Free shop do Aeroporto de Heathrow em Londres (inclusive pra quem voo Tap ou TAM a partir do Terminal 1 do Heathrow, tem uma lojinha da Whisky Shop lá).

E se a intenção não for comprar nada, uma boa opção pra provar os uísques escoceses é o pub Robertsons bar, um dos mais famosos de Edimburgo, que fica na Rose Street. São mais de 100 anos de existência, e acabou se tornando referência por ser um pub classificado como “Malt Whisky specialist”. No menu, são mais de 150 tipos de single malt, além de uisque de outras partes do mundo. Vale a visita!

Deixo aqui também registrado algumas outras sugestões pra quem gostar muuuuuuito dos Scotch Whisky. Eu não fiz esses passeios e nem visitei nenhum desses festivais, infelizmente, mas quem tiver oportunidade, são eventos que não dá pra não ir!!

Se gostar muuuito, mas muuuito mesmo da bebida, um ótimo passeio é fazer o Malt Whisky Trail, que percorre 9 das melhores destilarias escocesas e todas estão localizadas na região de Speyside, no norte da Escócia. Eu não fiz essa “trilha”, mas é bastante recomendada tanto por escoceses como também em muitos sites sobre o assunto. Em dezembro de 2017 eu percorri uma pequena parte dessa trilha, fui até a cidade de Dufftown, considera a malt whisky capital. Se quiser ver o post, é só clicar aqui: Dufftown: A capital do Whisky Single Malt.

E sem esquecer, é claro, dos Whisky Festivals que acontecem todos os anos por toda a Escócia, e tem se tornado cada vez mais popular, pois durante esses festivais algumas destilarias que não costumam abrir suas portas para visitas, abrem! Os festivais mais populares são: Spirit of Speyside Whisky Festival que acontece sempre no inicio de maio,  o Feis lle – Islay Malt and Music festival que vai desde o final de maio até o inicio de junho e o Glasgow Malt Whisky Festival acontece em um unico dia no mês de novembro.

Depois dessa enxurrada de informações.. não deixe de provar um autentico uisque nacional, então é escolher o tipo de whisky que mais agrada, e como diriam os escoceses ao fazer o brinde… Sláinte!!!

Crédito das fotos: meu pai e meu irmão! Essa é uma pequena parte da coleção de whiskys que eu já trouxe pro meu pai!

** Precisando de hotel na Escócia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Compras, Edimburgo, Escócia, Glasgow, Ilha de Skye, Inverness, St Andrews, Stirling - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
47 comentários em "Tudo sobre Scotch Whisky, o uísque Escoces!"
  1. Alexandre   31/03/12 • 17h14

    Oi Bruna,

    Gostei do seu artigo. Legal saber que você gosta de whisky também e entende do assunto.
    Temos um site de whisky: http://www.singlemalt.com.br/ e brevemente estaremos lançando a primeira loja especializada de whisky do Brasil.

    Slainte Mhath.
    Alexandre.

    • Bruna   01/04/12 • 16h13

      Oi Alexandre,
      não conhecia o teu site, olhei ele ontem e achei bem legal tbm! sorte ai nos negócios!!!

  2. Euclídes Vargas   01/04/12 • 08h12

    Bruna e Alexandre, que preciosidade essas informações. Quero muito tomar um autêntico Scotch quando estiver na Escócia e se possível trazer algumas garrafas para casa. Sou apreciador entusiasta sobre a bebida.

    Sabes me dizer quantas garrafas posso trazer se comprar no Free Shop? Meu último voo parte de Paris para o Brasil, acreditas que encontrarei boas variedades no aeroporto Charles de Gaulle?

    Obrigado aos dois por compartilhar essas informações.

    Euclídes Vargas

    • Bruna   01/04/12 • 16h17

      Oi Euclides!!

      Não deixe mesmo de tomar um autentico qdo estiver lá!!

      O máximo de garrafas de whisky q eu trouxe foram 4, então acredito q esse número seja permitido. Mas teria que pesquisar pra te dizer ao certo.

      O Aeroporto de Paris até tem opções, mas é bem fraquinho se comparado com Heathrow ou aeroporto de Edimburgo ou qualquer loja no centro de Edimburgo. Sugiro que vc compre no aeroporto em Londres (se vc passar por lá) ou na Escócia, em qualquer lugar. Opções não vão faltar!!

  3. Euclídes Vargas   03/04/12 • 08h43

    Oi Bruna, agradeço sua atenção ao me responder. Não passarei por aeroportos em Londres, vou chegar na Escócia de avião e me desloco até Londres de trem. Pelo que me disse, devo ficar de olho nos whiskys no centro antigo de Edimburgo. Pretendo trazer umas duas garrafas ao menos, um Single e um Blended. Acredito que não terei problemas, o que você acha?

    • Bruna   13/04/12 • 17h06

      Oi Euclides,
      Somente duas garrafas acredito q nao seja problema pra vc. Pode comprar tranquilamente!

    • Alexandre   21/04/12 • 11h37

      Elclídes, desculpe não ter respondido antes.
      A legislação permite entrar no Brasil com até 24 garrafas de álcool. Sendo que o limite é de $500 comprados no exterior e $500 em duty-free. Mas, os $1,000 não se aplicam apenas a álcool e sim a todos os produtoes que estiver trazendo.
      Abraços,
      Alexandre.

  4. Alex Sandro Alves da Silva   02/06/12 • 14h53

    Olá Bruna, me chamo Alex, as informações sobre o whisky foi muito proveitoso, gostei das dicas acima.
    Sou militar e estarei na Escócia no mês de Setembro, e pretendo aproveitar rsrs um forte abraço.

    • Bruna   03/06/12 • 02h18

      Oi Alex,
      Aproveite mesmo. Edimburgo em setembro é bem agradavel. A cidade ja esvaziou da muvuca dos festivais de agosto. Voce vai adorar!
      =)

      • Alex Sandro Alves da Silva   03/06/12 • 22h52

        Obrigado Bruna, pela a Atenção dada.

  5. Fatima Serrano   02/06/12 • 21h14

    Oi, Bruna parabéns pelas suas dicas. São otimas.
    Estou planejando a minha ida para Edimburgo e através das suas dicas já replanejei a data para pegar o Festival de Art e o Fireworks.

    • Bruna   03/06/12 • 02h19

      Oi Fatima,

      Ah, obrigada. Que bom que gostou.. =)
      O fireworks de inicio de setembro??? nossa, se for esse, deve ser incrivel!! Eu ainda quero ver um dia ao vivo e a cores aquela cascata.

  6. Léo   07/10/12 • 15h13

    Bruna: seu blog êh simplesmente fantástico! Parabéns!!!
    Me diga uma coisa: eu consigo chegar de trem nas destilarias do norte da Escócia ou tenho q ir de carro? Estarei em Edimburgo e li nos seus comentários q as melhores destilarias estão no norte….pego um carro em Edimburgo para chegar nelas ou vou de trem mesmo??? Me parece que as destilarias não são em cidades e sim no meio de estradas/campos/lugares desabrigados…..não?

    • Bruna   08/10/12 • 17h59

      Oi Léo,

      Obrigada!! =))

      Realmente as destilarias ficam um pouco afastadas dos vilarejos.. o mais indicado é ir de carro ou pegar algum tour com empresas que vão de ônibus especialmente pra lá ou também da pra ir de trem e montar base em alguma cidade mais ao norte ou na costa oeste e de lá partir de carro/ferry pras visitas.

      Se tu for a Speyside (onde estão as melhores destilarias), tu pode ficar em Aberdeen ou Inverness ou outro vilarejo qualquer e montar base la para fazer as visitas. Lembrando que elas não abrem todos os dias e nem disponibilizam diversos tours.. a coisa é bem mais especifica e reduzida. Tem que pesquisar bem pra ver os dias e horários das visitas pra não chegar la e encontrar as portas fechadas. Já se tu quiser ir conhecer as destilarias de Islay teria que ver pra ir até Oban e de lá pegar um ferry ou algo do tipo.

      Ja as outras são bem mais simples de serem exploradas, então tu pode ficar hospedado em Edimburgo mesmo e explorar as que ficam nas redondezas ou ir até Inverness (a capital das Highlands) e visitar as que ficam por ali.

      Já as que ficam na região de Island, acho que são as mais complicadas pra se chegar, nunca li nada em especifico, então vou ficar te devendo essa informação.

  7. […] as horas, por Bruna Bartolamei: Tudo sobre o Scotch Whisky, o uísque Escocês. Lá se foram quase 2 anos em terras escocesas e uma coisa eu não poderia deixar de fazer: provar […]

  8. Marilia   14/02/13 • 16h34

    A Escócia é linda! Quero voltar!!!

    • Bruna   18/02/13 • 05h21

      Oi Marilia,

      Concordo em genero, número e grau! =))))

  9. vania maria da Natividade   11/03/13 • 14h24

    oi meu nome é vania goastaria de saber quanto custa hj no Brasil um whisk DEWAR S de luxe ancestor scotch e onde eu poderia vender para apreciadores aqui no brasil

    • Bruna   11/03/13 • 22h36

      Oi Vania,

      O Dewars é um whisky bem carinho. Nao lembro exatamente qto era a garrafa, mas era por volta de 150,00 libras (ou mais até).

      Quanto a tua outra duvida, infelizmente vou ficar te devendo essa informaçao.

  10. Martha Miranda Lacerda   19/07/13 • 16h35

    Oi Bruna ,
    Que legal , seu blog , é muito bacana e muito informativo ! Parabéns mesmo !
    Eu que nao entendia nada sobre whisky , já me tornei lendo seu relatos uma expert !!!! E vou tomar coragem e experimentar um legitimo Scott!!!!!
    Agora , vamos as perguntas ?
    1-Qual é o nome dos dois ultimos uísques que aparecem na primeira foto do relato do dia 24/03/12( é uma garrafinha prateada e uma azul , muito bonita)?
    2- Paga-se imposto VAT , na compra de bebida na Escocia? Posso pedir o reembolso do VAT , se for o caso ?
    3- Qual é o nome do licor de whisky que tu compraste no Castelo de Stirling?
    4- Tu sabes , no voo domestico , quantas garrafas de bebidas posso levar , pois, meu voo para o Brasil sai de Londres ?
    Ou eles so levam em consideracao o peso em voo domestico ?
    Muito obrigado,
    Vou aguardar sua resposta.
    Bjs.
    Martha .

    • Bruna Bartolamei   19/07/13 • 20h42

      Oi, Martha

      Obrigadaaa!! :D

      1) A prateada é o flask, as garrafinhas que os escoceses usam pra levar seus whiskies no kilt. E a azul é o licor feito com whisky que comprei no Castelo de Stirling.

      2) não sei te dizer sobre o VAT, pois nunca me preocupei em pegar esse imposto de volta. Vou ficar te devendo essa informação.

      3) o nome do licor é “King of Scots”.

      4) se vc despachar a mala, acho q vc pode levar umas 2 ou 3 garrafas, pois eu ja levei 2 garrafas assim. E outras garrafas comprei no Free Shop, ai é só não tirar o lacre da sacola e nem desgrampear a notinha que vem anexada a sacola. Nunca tive problema fazendo isso. Já trouxe 5 garrafas de uma só vez (duas na mala e mais três como bagagem de mão compradas no Free Shop).

      :D

  11. Martha Miranda Lacerda   19/07/13 • 22h17

    Bruna,
    Voce é demais!
    Muito obrigada e vou continuar lendo seus posts, pois, tem muita coisa , para eu apreender com eles!
    Martha.

  12. Martha Miranda Lacerda   23/07/13 • 14h00

    Oi Bruna,
    Mais uma vez , lá venho eu com minhas perguntas e aproveitar para AGRADECER , suas respostas , MUITO MUITO OBRIGADA !
    O Licor King of Scots , pode ser comprado em Edimburgo, nas lojas de bebidas ou só no Castelo !
    Caso nao venda em Edimburgo , vou fazer o Passeio que tu fizeste , pela Scotlline Tours. Tue lembras , amis ou nemos do Preco? Tu tens o site dela , para que colha informacoes sobre os Tours e precos ?
    Obrigada,
    Martha .

  13. gilvan   26/02/14 • 14h41

    quanto custa uma garrafa de whisky rob roy, onde eu consigo comprar. por favor se alguém puder me ajudar ou ao menos me informar o valor, eu fico agradecido.

    • Contando as Horas   28/02/14 • 19h09

      Oi, Gilvan

      Infelizmente não sei te dizer quanto custa esse ehisky, mas vc já tentou olhar se está a venda no site do Whisky Shop? Talvez ai vc pode ter uma idéia!!

  14. Flávio - Brasília-DF   05/09/14 • 12h50

    Prezada Bruna, estive em junho/14 em Edinburgh, com minha esposa, e suas informações foram muito valiosas.
    Agradecemos as dicas e desejamos mais sucesso para seu blog, ou , quem sabe, em futura agência de viagens ou de guias turísticos.
    Abs.

    • Contando as Horas   06/09/14 • 05h20

      Oi, Flávio

      Muito obrigada! Fico feliz que tenha dado tudo certo e que o blog ajudou de alguma forma.
      :D

  15. Raquel Quintiliano   20/12/14 • 21h33

    Adorei todas as informações que vc passou, mas eu quero saber a data de engarrafamento de um whisky que ganhei de minha vó. Nao pretendo vende-lo, mas quero saber a data pq ela me disse que nao lembra se foi do noivado ou do casamento, e a data que vou tomar depende dessa informação, se facilitar ele é um Chivas. Desde já agradeço.

    • Contando as Horas   01/01/15 • 19h26

      Oi, Raquel

      Infelizmente não vou poder te ajudar nessa questão, não tenho a menor idéia.

      De qqer forma, obrigada pela visita aqui no blog!

  16. antônio Santos   25/01/15 • 16h19

    Olá, Amigos, ao longo dos anos preparei o mais abrangente index do scotch whisky do Mundo, mais completo do que o do WhiskyBase. São quase 38.000 ítens. Está pronto para digitar. Vendo barato : 2.000 reais. Interessa-lhes ?. Dei-lhe o nome de SCOTCH WHISKY_THE ENCICLOPEDIA. Estou em São Paulo,Capital. Abraço, Antônio

    • Contando as Horas   25/01/15 • 19h12

      Oi, Antonio

      Legal sua inciativa. Caso apareça alguém interessado em comprar, os leitores do blog podem entrar em contato com vc.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  17. Wesley   01/04/15 • 16h42

    Belo tópico Bruna
    Linguagem Clara e objetiva Nós que estudamos e apreciamos wwhisky nos sentimos homenageados, grato

    • Contando as Horas   05/04/15 • 20h13

      Oi, Wesley

      Muito obrigada pelas palavras. Não foi fácil escrever esse post, muitas informações e pra uma leiga no assunto como eu, exigiu muita pesquisa!
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  18. Cicero Almeida   23/01/16 • 22h05

    Parabéns pelo Blog. Há diferença de variedades de Whisky e preço em comprar nas lojas de edimburgo e freeshop do Heathrow?

    • Contando as Horas   24/01/16 • 21h38

      Oi, Cicero

      Basicamente tudo que vc encontra no aeroporto tem nas lojas de whisky no centro de Edimburgo, porém em algumas lojas do centro tem alguns tipos de whisky mais raros e de marcas menos conhecidas. Sobre os preços, tem uma pequena diferença sim, mas nada super astronômico.

  19. Romilton   12/02/16 • 18h07

    Linda garrafa desse Whisky,em breve vou comprar uma garrafa!!!

    • Contando as Horas   13/02/16 • 19h04

      Oi, Romilton

      Tem algumas garrafas de whisky que realmente são muito bonitas, sem falar na embalagem (caixas de madeira e tal).

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  20. Cicero Almeida   16/02/16 • 18h02

    Obrigado pela resposta.

  21. Cicero Almeida   20/02/16 • 19h36

    Boa noite Bruna, vou estabelecer base em liverpool. É possível ir direto de liverpool para skye ou lnverness e só na volta destes locais passar por edimburgo?

    • Contando as Horas   21/02/16 • 22h28

      Oi, Cicero

      Direto nao tem como, vc terá que fazer conexão pelo caminho, geralmente tem conexão em na Esccócia, Edimburgo (não sei se tem opçao via Glasgow) e em York, na Inglaterra. Enfim, vc vai ter que trocar de trem em alguma dessas cidades.

  22. Diógenes   22/11/16 • 16h44

    Bruna, eu encontro os destilados escoceses em todos os Whisky Shops espalhados pelo Reino Unido ou nas lojas em Edimburgo a oferta é maior? Estarei em Newcastle, passarei 3 dias em Edimburgo e quero comprar algumas unidades para trazer pro Brasil.

    • Contando as Horas   22/11/16 • 19h28

      Oi, Diógenes

      Você encontra em vários lugares pelo Reino Unido sim, na Escócia é mais fácil achar e também, se vc quer algo mais local, digamos, algo mais desconhecido (que não seja esses whiskys tipo Jhonny Walker, por exemplo), vc acha com mais facilidade em lojas especializadas na Escócia.

  23. rute noguchi   27/01/17 • 00h35

    Nossa! Seu artigo foi um achado! Estava justamente procurando alternativa de lugares onde comprar whisky além do Scotch Whisky Experience, pois creio que farei visita a uma destilaria na Irlanda. Obrigada, Bruna! Um abraço.

    • Contando as Horas   27/01/17 • 22h50

      Oi, Rute

      Legal! Obrigada pelo comentário e visita aqui no blog!

      Fique tranquila, existem vários lugares pra comprar whisky em toda a Escócia, inclusive no aeroporto.

  24. Everaldo José Alves da Silva   04/10/19 • 23h24

    Eu desejo saber mais sobre o verdadeiro Whiski escocês e quais os preços de cada litro; e, onde, eu posso comprar estes produtos com documentos de procedência.

    • Contando as Horas   17/10/19 • 12h01

      Oi, Everaldo

      O que eu sei de forma geral, é isso que escrevi no post. Coisas muito especificas, vc deve procurar sites especializados nesse assunto. Existem sites também onde é possível pesquisar os preços.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas