13.01
2014

O que levar na mala: Roupas de inverno (e onde comprar em Londres e Edimburgo)

Mesmo pra quem mora no sul do Brasil e já está acostumado a enfrentar temperaturas baixas por alguns dias do ano, eu ainda assim fiquei me perguntando se o frio do “lado de lá do mundo” era muito mais intenso do que aqui. E eu já adianto, nada se compara com as temperaturas e o frio que encontramos no hemisfério norte durante os meses de inverno de lá. É realmente muito frio! E no caso do Reino Unido em geral, o vento pode ser um fator que potencializa muito mais esse friozão todo.

SONY DSC

Congelando na Lapônia!!

Não fazia nem 5 meses que eu estava na Escócia e o país foi “presenteado” com uma das maiores nevascas dos últimos-não-sei-qtos-anos. Bom, ai vieram os 45 dias de pura neve, que me renderam um voo adiado pra Dublin, um voo cancelado para a Lapônia. Mas nada disso me intimidou, o jeito foi sair atrás das roupas e calçados certos pra enfrentar todo esse frio.

IMG_8091_1200x800

Todas as roupas possíveis para enfrentar o friozão de 2 graus no Blenheim Palace!

Então pra que ninguém passe pelo menos sufoco que passei por uma semana enquanto ia de atrás de roupas, acessórios e galochas, aqui vai um post com tudo que seja necessário (ou não) ter pra enfrentar temperaturas de até -16 graus, que foi a máxima (ou seria a mínima?) que peguei em Edimburgo em 2010 por três dias.

√ Casacos e Coletes para o frio

Sinto dizer, mas os casacos aqui do Brasil não servem para o friozão que faz no inverno Europeu. Logo que cheguei em Edimburgo, uma das primeiras coisas que fiz foi comprar um bom casaco para o frio, mas jamais imaginei que ele seria tãããão útil quando caiu toda aquela nevasca. Na verdade, eu comprei esse casacão em Oslo, onde em pleno verão (em setembro), acabei pegando 5 graus e um ventão de arrancar os cabelos. É, tava muito frio!

IMG_8936_1200x813

Esse foi o jaquetão que comprei em Oslo e levei nessa última viagem a Inglaterra – Na foto: Cambridge!

Quem quiser deixar pra comprar casacos ou coletes lá em Londres ou em Edimburgo, eu acho que é a coisa mais sensata a se fazer, pois a qualidade e os materiais que são utilizados pra fazer essas roupas tem mais tecnologia e portanto, são mais adequados para enfrentar o frio que faz por lá.

Também acho importante comprar casacos do tipo impermeável, aqueles com tecidos para chuva e neve (apesar de a neve não ser tããão frequente assim), pois casacos de lã molham muito facilmente e pode não ser uma boa idéia.

r15_1200x861

Quem gostar muito de capuz, é uma boa idéia comprar um casaco com capuz, pois as garoas são bem frequentes por todo o Reino Unido, então ajudam a manter os cabelos bonitos (sem ficar todo espigado) além de proteger a cabeça da chuva e do vento. Eu particularmente não gosto de casacos com capuz, então quando tava ventando muito (leia: impossível abrir um guarda-chuva), eu usava uma jaquetinha super fina com capuz por baixo do casaco, assim evitava de molhar os cabelos.

r1_1200x815

Nessa ultima viagem a Londres, comprei o colete ultra light down da Uniqlo (para ver o modelo é só clicar no link em vermelho), que vou precisar pra viagem que farei durante esse ano de 2014. Não cheguei a usar o coletinho lá em Londres pra testar, mas meu primo comprou duas jaquetas da Uniqlo e disse que realmente resolve e combate o frio mesmo pesando poucas gramas!

√ Demais roupas para o frio

Eu estou entre aquele grupo de pessoas que sente mais frio na parte superior do corpo do que nas pernas, portanto, eu sempre me vesti em camadas na parte superior. Na minha opinião, a blusa que vai estar mais perto do corpo (chamada de segunda pele) é muito mais importante do que o casaco, eu diria. Eu fiz a experiência de sair de casa com uma camiseta qualquer dessas mais curtas e um outro dia coloquei uma outra camiseta dessas que dava pra prender por dentro das calças e minha gente, quanta diferença.

Desde esse dia, sempre quando estou viajando por países onde eu sei que vai estar frio, eu tenho sempre me vestido assim:

r4_1200x847

– importantíssimo ter camisetas dessas tipo da Hering pra usar como segunda pele, sejam elas de manga curta ou manga comprida. Quando fui a Escócia, eu só tinha de manga curta, então sempre acabava colocando uma camiseta de manga comprida qualquer e mais uma camiseta de manga curta dessas mais compridas pra poder prender dentro das calças.

– na sequencia, se estava muito frio ou ventando muito, eu colocava uma blusa de gola de lã fininha.

– e por ultimo, eu procura vestir blusas de lã ou puro cashmere (Edimburgo tem uma série de lojas que vendem blusas de puro cashmere ou blusas de lã de ótima qualidade).

SONY DSC

Nos jardins do Palácio Schonbrunn, em Viena

Logo que cheguei a Edimburgo, durante aqueles dias de neve intensa, minhas colegas da Alemanha, da França, da Polônia e da Rússia me falaram das blusas de fleece e de roupas térmicas, que até então eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha comprado nada, pois sinceramente, aqui no sul do Brasil não faz frio pra tudo isso.

Eu acabei comprando uma blusa de fleece (muito útil por sinal, que usei bastante) e uma camiseta dessas térmicas, que acabei usando apenas na viagem que fiz a Lapônia.

Outra coisa que acho importante dizer é que, é interessante comprar jaquetas que imitam couro e trech coat para dias frios, onde não é necessário usar esses casacos mais pesados.

r27_1171x900

No tempo que morei em Edimburgo, além de comprar esse super jaquetão em Oslo, comprei um outro casaco desses mais pesados (cor preta) em Paris na galeria Lafayette (nas fotos de Helsinki e da Lapônia to usando ele), comprei dois trech coat (um melhorzinho da Burberry cor preta e outro azul da Zara) e ainda comprei mais duas jaquetas que imitam couro na Zara, em azul e cinza (foto no Palácio Schonbrunn e no Museu da Heineken). Sempre procurei comprar cores mais neutras e fáceis de combinar, pois os acessórios custam muito mais barato do que qualquer casaco, e esses sim devem ser coloridos!

√ Meia calça e meias

Se tem uma coisa que não presto atenção é em meia calça. Tenho verdadeiro pavor de usá-las (a não ser quando tenha que ir a um casamento ou uma formatura). Não gosto nem de usar como segunda calça nos dias de frio. Na verdade, não consigo usar duas calças. Apenas uso calça jeans, mesmo que esteja nevando, com um super ventão e muito frio. Se tem um lugar que não sinto muito frio são nas pernas. Ainda bem!

IF

Londres, essa foto é da primeira viagem que aconteceu em 2008.

Quem sente muito frio nas pernas, uma boa opção são levar aquelas calças de usar na academia ou até mesmo dá pra comprar meias calças do tipo fio 40 e levar aqui do Brasil. Mas quem sentir muuuuito frio nas pernas, na Boots, na Uniqlo, na Primark ou em lojas de departamento, também é possível encontrar meias-calças com tramas de fios mais fechadas (que protegem mais contra o frio) e até mesmo calças térmicas.

Como não uso meia calça, nos dias de muito frio, a forma que encontrei de me proteger do frio foi usando duas camadas de meias. A primeira camada era uma meia de algodão qualquer e a segunda camada uma meia de lã dessas mais compridas que chegam até a metade da perna.

IF

Na Lapônia!

Não vou dizer que não passei um friozinho nos pés, pq estaria mentindo, mas ao menos meus dedos não ficavam congelados quando eu fazia essa combinação, especialmente nos dias de neve em Edimburgo, na viagem que fiz a Lapônia e a Polônia, me ajudaram bastante.

√ Botas e Galochas pra chuva e pra neve 

Como eu sabia da fama do tempo em Edimburgo, nem cogitei de ficar levando mil e um tipos de calçados, pois sabia que iria usar muito mais botas do que qualquer outro calçado. Dito e feito. Mesmo levando duas botas (uma marrom e uma preta), ainda levei uma sapatilha e uma sandália (na esperança de usar no verão), o que mais usei mesmo foram as botas.

Eu procurei levar botas de estilos diferentes, ou seja, enquanto minha bota marrom era com cano curto, minha bota preta era de cano longo, essas que dá pra usar com as calças por dentro. Esse modelo foi a que mais usei, pq como sempre tava chovendo em Edimburgo, essa bota de cano alto evitava de molhar as calças e também, nos dias mais frios, ajudava a proteger mais as pernas.

r12_1200x785

Quem não tiver galochas pra neve, que são extremamente importantes pra evitar escorregões e tombos, é bem fácil encontrá-las por todo o Reino Unido. Duas marcas se destacam no mercado: a Hunter e a Le Chameau. Como a Hunter em um escritório lá em Edimburgo (que por coincidência eu passava por ali todos os dias no trajeto pra escola de inglês), eu acabei comprando uma galocha da Hunter mesmo, pois foi muito mais fácil de achar em Edimburgo. Na verdade eu nunca tinha ouvido falar nessas marcas e quando uma das minhas professoras de inglês apareceu na aula com uma bota da Hunter azul, pedi onde ela tinha comprado e fui atrás de uma também.

foto_1200x795

Neve em Edimburgo!

Com a nevasca surpresa que atingiu o Reino Unido todo em 2010, todas as galochas existentes em Edimburgo evaporaram da noite pro dia. Então, três dias depois de cair dois tombos e quase quebrar uma perna, eu disse pra mim mesma que não ia voltar pra casa sem uma galocha nos pés. Por sorte, no dia que resolvi sair pra comprá-la, uma grande remessa chegou em Edimburgo e todas as lojas tinham filas gigantes. Eu consegui garantir a minha. Uma cena engraçada que aconteceu foi que, como eu não sabia meu número no UK, eu arranquei minha bota do pé e entreguei pra vendedora (pense o mico hahaha), tamanho era o meu medo de ficar sem!

Dica #1: já saiba de antemão o número do calçado na versão do país de destino, isso ajuda bastante e ainda, ninguém precisa pagar o mesmo micão que eu!!! Um bom site que pode ajudar nessa missão é o Convert World, onde a gente seleciona o país de origem (Brasil), inclui o número do calçado usado aqui no Brasil (no meu caso, número 36) e ele converte automático para os números equivalentes em diversos países.

r11_1200x867

Na época, eu comprei minha galocha da Hunter na Office, uma loja que fica na Princes Street (bem perto do The Mound) em Edimburgo e paguei 55,00 libras, mas nessa última viagem a Londres (em dezembro de 2013) eu vi que elas estão custando 85,00 libras. É caro, eu sei, mas vale o investimento!

Ah, e pra quem sente muuuito frio nos pés, eu vi em Londres, na Seldridges, galochas da Le Chameau forradas com pele por dentro, o que garante mais proteção contra o frio, principalmente na neve.

√ Luvas

Tá ai um acessório indispensável, as luvas. Existem diversos modelos e elas são feitas nos mais diferentes materiais, então, é muito fácil encontrar em qualquer lugar.

r2_1200x835

Frequentemente a gente vê dois modelos de luvas: as luvas normais inteiras e as luvas com permitem os dedos ficarem de fora (algumas tem até uma capinha pra cobrir e descobrir os quatro dedos, exceto o polegar que fica todo fechado). No caso das luvas normais inteiras, ainda é possível encontrá-las na “configuração” touch screen, que permitem manusear eletrônicos (iphone e ipad) sem a necessidade de tirá-las. Uma maravilha!

r7_1200x827

No tempo que morei em Edimburgo, eu tinha luvas de todos os tipos, e nessa ultima viagem a Londres, comprei uma dessas luvas com tecnologia heattech e touch screen também. A parte touch screen dessa luva esta presente apenas na ponta do polegar e na ponta do dedo indicador e aparentemente funcionou bem nos dias que testei nessa última viagem.

r14_1200x857

Lugares indicados pra comprar luvas tanto em Londres como em Edimburgo: Accessorize, Primark, as lojas de departamento e na Uniqlo e na North Face (em ambas essas lojas em Londres eu vi a as luvas touch screen).

Toucas e acessórios para a cabeça

Eu não tenho muito costume de usar nada na cabeça, pq realmente não sinto frio. Claro que nos dias de super frio e ventão, eu sentia frio e consequentemente tive que acabar cedendo e comprei alguns acessórios.

As toucas de lã são facilmente encontradas em praticamente qualquer loja tanto em Londres como em Edimburgo, então as mesmas lojas que citei no tópico das luvas valem pra toucas e coisas pra proteger a cabeça em geral.

r17_1200x847

Uma coisa que achei legal foi quando fui a Finlândia e antes de ir a Lapônia, lá em Helsinki entrei numa loja da Esprit e a atendente me mostrou uma touca com uma pequena aba (tipo de boné, só que bem menor) pra usar em dias que estivessem nevando. Achei que seria uma boa oportunidade de comprar, pois certamente na Lapônia eu pegaria neve. Realmente essa aba desse tipo de touca protege os olhos da neve, que normalmente se prendem nos cilios e prejudicam a visão (pra ver esse conjuntinho de touca com aba + cachecol, eles aparecem na primeira, segunda e na última foto desse post).

r16_1200x841

Eu comprei dois conjuntinhos dessas toucas com abas e mais cachecóis e lembro que na época paguei algo em torno de 25,00 euros/conjunto.

r25_1200x900

Outra coisa que eu já usei muito, especialmente na primeira vez que estive no Reino Unido (ainda em 2008), foi faixas no cabelo, pois elas além de esquentarem as orelhas, também ajudam a segurar os cabelos quando está ventando muito.

√ Cachecóis e Lenços

Se tem um lugar onde sinto muuuito frio é no pescoço, não consiguia sair de casa sem usar um cachecol, fosse de lã ou qualquer lenço, mesmo que fosse pra ir até o mercado.

Existem cachecóis mais curtos, mais compridos, de lã super grossa, os cachecois em forma oval (com as pontas custuradas, que na minha opinião são muito mais praticos), enfim, existem vários modelos. E as cores então? Nossa, dependendo da loja tem paredes interminaveis de todas as cores possiveis e imaginaveis e ainda nas versões com bolinha, listrados, xadrez, entre outros.

SONY DSC

Em Helsinki

Qualquer cachecol cumpre bem a sua função que é esquentar o pescoço, então qualquer cachecol vendido na Accessorize já vai resolver o problema, por exemplo.

Nesse caso, as mesmas lojas que citei no post das luvas, vale pra esse tópico também. Mas pra quem quiser fazer estilo e gastar uma boa grana em apenas um cachecol, os xadrez da Burberry e os de estampas de florzinha da loja de departamento Liberty com certeza são os mais populares.

r10_1200x746

Loja de departamento Liberty, em Londres.

Geralmente um cachecol na Primark custa umas 6,00 a 10,00 libras, os da Accessorize custam por volta de 10,00 – 20,00 libras. Na Uniqlo e na North Face os preços podem ser um poucos mais caros, mas nada muito exagerado, mais ou menos em torno de 15,00 a 30,00 libras.

Ah, e na Accessorize ainda existem os cachecóis com brilho, ideais pra quem quer sair a noite ou jantar e não quer perder o estilo. Eu comprei um cinza com uns brilhos bem discretos e a diferença de preço é bem pequena quando comparado com os mais básicos.

√ Protetor de Orelhas

Uma das coisas que eu nunca usei até hoje foi um desses protetores de orelha. Até hoje não entendo como as pessoas sentem tanto frio na orelha, vai entender!

Se tem uma coisa que nunca reparei muito foi nesse tipo de acessório, mas sei que praticamente todas as lojas vende. Então todas as lojas que citei no tópico das luvas, valem pra esse aqui também.

r24_1200x813

Geralmente o modelo que as pessoas mais usam são os mais peludinhos.

Uma outra serventia que eles podem ter é a de segurar os cabelos em dias de muito vento, afinal, o que mais “vemos” no Reino Unido são dias de chuva e vento.

Ah, e o nome deles em inglês é Ear Muffs ou Ear Warmers.

√ Onde comprar roupas para o frio em Londres e em Edimburgo

Mas ai todo mundo deve estar se perguntando.. Falou, falou e não disse nada.. Mas então… Onde eu compro tudo isso? Fora algumas lojas e lugares que citei dentro de cada tópico em especifico, aqui vão mais algumas dicas:

Em Londres

O melhor lugar pra fazer compras é a Oxford Street (como por exemplo, a Selfridges que tem um setor que vende roupas de ski e para esportes de inverno, eles vende roupas da Canada Goose, ainda existem várias outras lojas espalhadas pela Oxford Street como Uniqlo, Zara, GAP, Benetton, entre outras ), mas também é possível dar uma voltinhas nas ruas vizinhas como a Regent Street (onde a gente encontra Ugg Boots Australia, Timberland, um outra loja da Uniqlo), Piccadilly Street (Fotnum & Mason, Cotswold Outdoor ) e a Canarby Street. Todas essas quatro ruas ficam super perto e oferecem diversas opções de lojas para todos os bolsos.

SONY DSC

Mas quem quiser ir direto ao ponto, bem perto do Covent Garden, entre o Covent Garden Market e a rua Strand, existe uma ruazinha chamada Southampton Street com algumas lojas, como The North Face, Cotswold Outdoor, Tresspass, Mountain Warehouse e Ellis Brigham Mountain Sports que vendem coisas relacionadas a montanhismo e a ski, mas que podem ser boas opções para comprar casacos, acessórios e roupas para ajudar a enfrentar o frio.

lojas de roupas de frio em londres

Na legenda: (A) Covent Garden Market e (B) Southampton Street, rua onde tem diversas lojas pra comprar roupas de frio.

Para comprar botas e galochas, ótimos lugares são as lojas de departamento, pois existe marcas e modelos de diversas marcas. Mas duas lojas que eu gosto muito são: Russel & Bromely que vendem botas de ótima qualidade (tem uma no Covent Garden e tem também na Oxford Street e na Regent Street, além de outras lojas espalhadas por Londres) e na Office (que tem no Covent Garden e na Oxford Street, eu já vi, mas imagino que tenha em outros lugares da cidade).

SONY DSC

Para comprar acessórios, três lojas que eu gosto bastante são: Accessorize (existe uma na Oxford Street e na Regent Street, mas existem por todos os lugares da cidade, é bem fácil achar uma loja dessas, pois tem até nos aeroportos), Esprit (tem uma na Regent Street), Zara (tem em praticamente todos os lugares em Londres). Claro que existem outras lojas, principalmente dentro das lojas de departamento como Selfridges, Harrods, Harvey Nichols, Liberty, entre outras.

Em Edimburgo

A maioria das lojas que a gente encontra em Londres também estão presentes em Edimburgo. Claro que a maioria dessas lojas tem um tamanho menor do que as lojas de não-sei-quantos-andares que a gente vê em Londres.

Todas essas principais lojas estão localizadas na Princes Street, na Royal Mile, na George Street, nos arredores do Multress Walk, na Rose Street e na Grasmarket.

A principal loja de departamento de Edimburgo é a Jenners, mas existem muitas outras lojas de departamento que existem em Londres por lá também (como por exemplo a Harvey Nichols, Debenhams, John Lewis, entre outras).

Pra quem procura casacos em Edimburgo, uma boa idéia é ir até a Montain Warehouse (em  uma das extremidades da Princes Street, perto do hotel Hilton Caledonia), na Rose Street tem algumas lojas de materiais esportivos, montanhismo e de ski que também vendem muita coisa, desde roupas até acessórios para o frio. No Multrees Walk apesar de ter uma série de lojas de grifes mais famosas também pode ser uma boa opção, ao lado fica a Harvey Nichols e atrás fica o St James Shopping Centre (e ainda tem o Princes Mall que fica ao lado da estação de trem de Waverley e o Ocean Terminal, um shopping que fica na região de Leith).

IF

No Heineken Experience, em Amsterdam! E a cara feia era pq eu tava batendo essa foto pela terceira vez e sempre aparecia alguém pra atrapalhar a foto.

Quem quiser comprar cashmere, uma boa opção são as lojas da Royal Mile, existem várias, desde as lojas melhorzinhas até as do tipo outlet que geralmente tem boas promoções. Agora quem quiser roupas e acessórios de cashmere de qualidade, três ótimas opções são: a loja Hawick Cashmere of Scotland que está localizada na Grassmarket (também tem loja em Londres), a Jonhstons of Elgin que vende na Elgin Cashmere que fica na Royal Mile (também vende bastante opções de acessórios, inclusive comprei vários cachecóis xadrez lá) e a Brora que fica na Frederick Street, entre a Princes Street e a Queen Street. Essas são as que lembrei de cabeça, mas ainda quero escrever um post especial somente sobre o cashmere escoces.

Já os acessórios podem ser encontrados na Accessorice e Primark, ambas ficam na Princes Street. A TopShop também pode ser uma boa opção, ela também fica na Princes Street, na altura do Scott Monument.

Para calçados, além da Russel & Bromley, a Office e a Clarks são ótimas opções. A Jenners também tem um setor que vende calçados, botas e galochas.

√ Enfim, como se vestir

Eu particularmente, nos dias bem frios, me vestia assim:

– camiseta de manga comprida (dessas da Hering mesmo);

– camiseta de manga curta, umas que comprei na Hard Rock, pois elas são mais compridas e são facéis de prender por dentro das calças;

– blusa de gola de lã, de tecido mais fino, nada muito grosso ou que fique pinicando o pescoço;

– blusa de cashmere ou fleece;

– casaco impermeável;

IMG_8034_1200x816

Blenheim Palace, nessa última viagem a Ingalterra, em dezembro de 2013.

– calça jeans (mesmo em temperatura super negativas, como quando peguei os – 16 graus em Edimburgo, eu nunca usei mais de uma calça, tenho verdadeiro pavor, não gosto mesmo. Mas pra quem sente muito frio nas pernas, é aconselhado usar mais alguma coisa por baixo, claro)

– luvas, cachecóis (quando estive na Lapônia cheguei a usar dois cachecóis, um menorzinho que enrolei bem no pescoço e outro daqueles que parecem um circulo, que ai a gente da duas voltas no pescoço)

– e ainda.. quando tava chovendo muito ou nevando forte, eu usava um guarda chuva ou uma jaquetinha super fina com capus, só pra proteger o cabelo.

Daqui uns dias vou escrever um outro post, que pode muito bem complementar esse, com mais dicas para enfrentar o frio.

Posts relacionados:

Lista com todos os posts sobre Edimburgo

Lista com todos os posts sobre Londres

O tempo em Edimburgo e na Escócia

O que podemos levar na bagagem de mão?

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Compras, Compras, Edimburgo, Escócia, Inglaterra, Londres
Booking.com
  1. Flávia 13/01/2014 | 11:49

    Olá Bruna!
    Ótimo post! Acompanho o seu blog há um tempinho, estava na Inglaterra na mesma época que você! Como em Londres não fazia tanto frio como na Escócia, felizmente não gastei tanto com roupas de frio! Mas como você disse várias lojas oferecem e com um preço muito bom! Elas são realmente um investimento!
    Essas botas da Hunter são realmente lindas! Já estão na minha lista de compras para esse ano! Abraços
    Flávia.

    • Contando as Horas 14/01/2014 | 18:01

      Oi, Flavia!!

      Obrigada!! Realmente, em Londres não tava tão frio, pegamos mais frio em Cambridge, Oxford e no dia que visitamos o Blenheim Palace. Ai sim, precisei usar td que tinha levado pro frio.

      Geralmente, lá na Escócia costuma ser sempre muito frio, as vezes o termometro ate marca uma temperatura agradavel, tipo 10 graus, mas o ventão da a sensação de muuuito mais frio.

      Essas galochas da Hunter são um bom investimento, e ao contrario do que possa parecer, não é só na neve que ela é util, pq em dias de chuvão tbm da pra usar!! Eu usei bastante essa galocha no tempo que morei em Edimburgo!!

      :D

  2. Fernanda Scafi 13/01/2014 | 13:34

    Eu tb tenho pavor de meia-calça! rs Pinica demais!!! Quando vou pegar friozão, uso uma legging por baixo da calça jeans. E 2 meias sempre! Eu tenho frio na orelha sim, mas nunca usei esses ear muffs ai. O que eu faço é usar uma faixa + um gorro e está resolvido! Quando entro nos lugares fechados, tiro só o gorro e o cabelo não fica tão bagunçado pq ainda tem a faixa segurando.

    • Contando as Horas 14/01/2014 | 18:05

      Oi, Fernanda!!

      Verdade!! Eu tbm evito sempre que posso, só em ultimos casos mesmo. Mas em dias de frio não uso de jeito nenhum outra calça por baixo da calça jeans, não consigo mesmo. Mas aos poucos a gnt se adapta e pega uma meia mais comprida (ate o joelho) ou compra um casaco mais logo, ate ou abaixo do joelho e assim, a gnt vai sobrevivendo. :DDD

      A faixa no cabelo é uma boa opção mesmo, princialmente lá no UK que venta horrores!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

  3. Matheus 17/01/2014 | 15:29

    Oi Bruna! Adorei o seu blog e tirei várias dúvidas a respeito de Londres pois estou viajando à Inglaterra próxima semana para fazer um intercâmbio. Eu vou fazer um curso de inglês em Londres que inclui hospedagem, alimentação e atividades de lazer incluídas e espero que no meu tempo livre eu aproveite bastante esta cidade que dizem ser fascinante. Eu vou estudar em uma escola de inglês perto do centro da cidade chamada Sprachcaffe e estou super ansioso para tomar as minhas aulas. Obrigado pelas dicas e fica aqui a dica da escola onde vou estudar inglês

    • Contando as Horas 18/01/2014 | 18:56

      Oi, Matheus

      Obrigada!!! Aproveite bastante, pq Londres é tudo isso e muito mais do que falam por ai!! :DDD

      Tenho certeza que vc vai adorar a experiência!!

  4. Alice 20/02/2014 | 22:52

    Olá, adorei as dicas! Estou indo p/ a Europa no final de março e passarei 5 dias em Londres. Pelo que tenho acompanhado nas notícias, parece que este ano está uns 2 graus mais quente na Europa… mas mesmo assim devo levar bastante roupas de frio, né? O que vc me sugere para esta época do ano? Tenho receio de levar muita coisa de frio (casacos, botas, luvas, gorros) e acabar pegando alguns dias mais quentes e não ter algo mais leve pra usar. O que vc acha? =)

    • Contando as Horas 21/02/2014 | 05:29

      Oi, Alice

      Março não costuma estar mais tããão frio, faz frio, porém (apesar de não poder afirmar, sabe como é o tempo, né?!?!) não é necessário touca, luvas e casacos super pesados. Eles já vão estar praticamente entrando na primavera, então acredito que não é necessário tanta coisa não.

      A melhor coisa, na minha opinião, é vc verificar a previsão do tempo em Londres no site da BBC uns dias antes da tua viagem. Não esquece de verificar também a previsão do vento, pois o vento costuma interferir muito.

  5. Andréia 11/03/2014 | 20:21

    Olá Bruna, parabéns pelo blog! Está me ajudando bastante em uma viagem que farei com meu marido à Londres e Edinburgo agora em maio. Aliás, qual a temperatura média nessas duas capitais de 22 a 01 de junho ( data de minha viagem), vc tem idéia? Vamos para Edinburgo de trem partindo da estação King Cross de Londres… espero aproveitar suas dicas.
    Abraços,
    Andréia (São Paulo)

    • Contando as Horas 11/03/2014 | 22:48

      Oi, Andréia

      Nestas datas será verão lá no UK, portanto vc não vai pegar frio, mas tbm não chega a fazer calor como aqui no Brasil. No caso da Escócia, se tiver chovendo e com vento, é possivel q vc pegue temperaturas um pouco mais frias, é sempre bom ter um guarda-chuva e um casaco na bolsa.

      Sobre esse assunto, eu já escrevi um post que talvez te ajude, não sei se vc já viu?!?
      http://contandoashoras.com/2013/10/22/o-tempo-em-edimburgo-e-na-escocia/

  6. Mileide 27/03/2014 | 18:12

    Olá, Bruna!As suas dicas são ótimas!
    Irei para Bariloche no inverno e quero comprar uma bota pra andar na neve! As galochas HUNTER são boas mesmo pra neve? Elas não escorregam? E aquece o pé? Basta usar apenas uma meia térmica e está tudo resolvido?
    Abr.

    • Contando as Horas 28/03/2014 | 18:51

      Oi, Mileide

      Eu só tive essa bota de neve da Hunter, na minha opinião, ela é boa sim, não escorrega. Mas em compensação não esquenta o pé, se vc transpirar, tuas meias vão ficar bem molhadas. Parece que o pé não transpira. Eu usava duas meias, uma de algodão e outra de lã por cima, dava pra enfrentar bem o frio.

  7. Mileide 31/03/2014 | 11:51

    Muito obrigada pelas dicas!!! :)

  8. David Souza 02/05/2014 | 13:19

    Boa tarde!

    Seu BLOG é incrível!

    Estou de viagem marcada para Londres na segunda semana de dezembro, não tenho muitas roupas de frio. Acho que vou passar muito frio. Dissera-me que no dia 26/12 é o dia de liquidação de inverno em Londres. Mas eu vou passar muito frio.
    Poderia ajudar-me?

    Não quero comprar roupas de frio no Brasil, porque eu sei que não vai ser o agasalho ideal.

    Existe algum lugar em Londres onde eu possa comprar roupas com um bom desconto ?
    Fico no aguardo da sua reposta.

    • Contando as Horas 04/05/2014 | 19:43

      Oi, David

      Obrigada!! :D

      Ai é questão de vc dar sorte, mas vc pode comprar coisas mais baratas em lojas como a GAP, Primark, Topshop, H&M. Essas lojas tem coisas legais e os preços são bem em conta (mas não espere muuuuito da qualidade).

  9. Angela Linck 11/05/2014 | 15:11

    olá Bruna, amei seu blog, esta me ajudando muito a planejar a minha viagem. Estou de viagem marcada para Londres na primeira semana de setembro,vou ficar 20 dias lá, na casa de uma prima, mas terei que me virar sozinha pois ela não estará em Londres. Você teria alguma dica de curso intensivo de inglês próximo da cidade de Denham, e dicas de lugares para ir sozinha.Fico no aguardo da sua resposta… hugs

    • Contando as Horas 11/05/2014 | 17:22

      Oi, Angela

      Obrigada!! =D

      Infelizmente não tenho nenhuma dica de curso perto dessa cidade, pra te falar bem a verdade, até hoje nunca tinha ouvido falar dessa cidade. A tua amiga não sabe te dizer alguma escola?

      Vc pode ir sozinha por onde vc quiser no tanto em Londres como em qualquer cidade do Reino Unido. No geral, o país é bem seguro. Diversas vezes eu fui sozinha a muitos lugares e nunca tive nenhum problema.

  10. Gabriela 21/08/2014 | 06:22

    Oi Bruna, muito obrigada pelas dicas, seu post é completíssimo. Adorei! Vou estar em Londres entre 09 e 14 de novembro, acho que já vai estar bem frio, né? Deixo para comprar lá?

    • Contando as Horas 22/08/2014 | 00:03

      Oi, Gabriela

      Teoricamente pode estar frio, mas não dá pra garantir, pq o tempo ultimamente sempre anda meio louco. Vc pode acompanhar a previsão do tempo no site da BBC e assim, decidir o que levar. Não é tão frio a ponto de vc precisar de milhões de blusas e casacos e tal, mas vai estar friozinho sim.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Carlos Gonçalves 27/08/2014 | 22:35

    Bruna,

    Estou indo para Inglaterra no mês de Setembro, estou indo para Manchester. Você acha melhor deixar para comprar lá roupas de frio? Na verdade estou muito perdido e nem sei que roupas levar e foi onde achei seu blog que por sinal, é muito bom!
    Estive pensando em comprar apenas uma jaqueta de couro porque não quero ficar andado muito de guarda-chuva, a não ser que chova muito, né? O que vc acha??? Obrigado!

    • Contando as Horas 28/08/2014 | 11:25

      Oi, Carlos

      Teoricamente em setembro não costuma ser friozão. Não sei quanto tempo vc vai ficar lá, mas eu deixaria pra comprar um casaco lá, é melhor, principalmente se vc for ficar mais tempo e for pegar todo o inverno.

      Uma jaqueta de couro pode ser uma boa idéia. Algo com capuz tbm ajuda. Se não chover muito e não ventar, é melhor deixar o guarda chuva em casa mesmo. Vc vai me dar razão!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  12. Jefferson Luiz de Lara 19/09/2014 | 15:47

    Olá, Bruna!

    Excelente seu blog, estou aqui alucinado lendo todas as suas publicações sem nem pestanejar por um instante sequer!
    Eu também sou aqui do Sul (Região Metropolitana de Curitiba) e confesso que gosto muito do frio, faço parte do time “quanto mais frio, melhor”.
    Estive na Europa há 06 meses atrás, especificamente em Londres e Dublin, passando por Amsterdam, e, simplesmente, fiquei encantado com tudo que vi, vivi, conheci e aprendi. Fui sozinho, estilo mochileiro, sem falar muita coisa em inglês e com muita coragem na bagagem! Inclusive, até pensei em escrever um blog também.
    Agora, em março/2015, voltarei para a Europa (Inglaterra, Edimburgo, Dublin e, talvez, Roma e o Vaticano), novamente sozinho e com pouca bagagem (rsrs!).
    Finalizo dizendo que foi excelente descobrir seu blog hoje e poder aproveitar das suas dicas.

    Obrigado!

    Att.,
    Jefferson.

    • Contando as Horas 23/09/2014 | 22:41

      Oi, Jefferson

      Muito obrigada, fico feliz em saber!!
      Eu tbm adoro frio! Como vc vai em março, ainda vai estar frio nesses lugares, o que vai muito bom! Hehe
      Se precisar de algo sobre Edimburgo, é só me escrever!!

      Eu acabei de voltar de viagem, estava na Escócia, em breve mais dicas de Edimburgo e de outras regiões. Do país. Obrigada pela visita aqui no blog! E desculpa pela demora em responder, mas voltei hj de viagem!

  13. Caio 26/09/2014 | 21:28

    Olá Bruna! Estou com uma viagem para Paris e Londres em dezembro, e estou em dúvida se compro um casaco do Brasil ou compro por lá. Estou pensando em comprar um casaco de poliamida e forro poliéster, você acha que seria suficiente?

    • Contando as Horas 28/09/2014 | 22:04

      Oi, Caio

      Se vc tiver um casaco mais ou menos pra chegar lá, eu aconselho vc a comprar um casaco lá. Os preços são bons e a qualidade é excelente. Os casacos de lá são mais adequados pro frio que faz nesses países.

      Não entendo muito sobre esses materiais ai, mas na minha opinião, se o casaco for feito com tecido impermeável, propicio pra chuva, essa seria a melhor opção.

  14. cristiano 23/10/2014 | 20:22

    Oi… vou para Paris e Londres na segunda quinzena de novembro e quero muito saber sobre o frio nessa época.Ainda es´ta como aqui ou mais intenso. As roupas de frio que uso aqui da para usar nesse período?
    Obrigado!

    • Contando as Horas 24/10/2014 | 12:52

      Oi, Cristiano

      Teoricamente é friozinho, mas nada exagerado. Claro que não dá pra afirmar, pois o tempo anda meio doido ultimamente.

      Sim, as roupas que vc usa aqui vc pode usar tranquilamente lá nesse período.

      Ano passado, eu fui a Londres em dezembro e o tempo tava friozinho, usei camiseta, blusa de lã e jaqueta com cachecol. Quando fiz bate-voltas ao Blenheim Palace, Oxford e Cambridge, precisei usar luvas e touca, pois tava mais frio. Mas em Londres mesmo, tava bem tranquilo, nem precisei usar luvar e touca, por exemplo.

  15. Denys Mesquita 12/11/2014 | 22:05

    Nossa !!!! Seu blog tá me ajudando horrores !!!! estou indo agora fim do ano para vários países da europa e minha preocupação maior é com o frio, como moro aqui em Brasília raramente temos temperaturas baixas e quando acontece é claro que não chega nem perto do clima do extremo sul do Brasil e evidentemente muito menos da europa. Já comprei um monte de roupa de frio antes de ter lido suas dicas, ou seja, vou ter que gastar lá tb com roupas e acessorios, mas mesmo assim fico feliz em ter descoberto o seu blog, servirá sempre de ponto de partida para minhas pesquisas.

    • Contando as Horas 13/11/2014 | 13:21

      Oi, Denys

      Se vc já comprou bastante coisa aqui no Brasil, acho que não há tanta necessidade de vc perder tempo comprando coisas lá. Tenta usar o que vc já tem, e uma ou outra coisa vc pode deixar pra providenciar lá.

      Na verdade, parecem dicas bobas, mas são muito importantes pra quem vai pro hemisfério norte pela primeira vez, pois o frio lá é muito (mas muuuito) mais intenso que aqui no sul do Brasil.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  16. Lorena 24/11/2014 | 20:44

    Olá, Bruna.
    Adorei o blog e todas as dicas, parabéns!
    Estou indo fazer intercâmbio no inverno na Inglaterra e pretendo comprar ao menos um casaco antes de viajar. Você tem alguma loja com bons preços no Brasil para indicar? Obrigada desde já. :)

    • Contando as Horas 26/11/2014 | 01:00

      Oi, Lorena

      Eu se fosse vc não me preocuparia tanto com isso. Viaja com um casaco que vc já tenha e deixa pra comprar um lá, vale mais a pena (tanto pela qualidade como pelo preço).

      Mas se mesmo assim vc acha importante comprar um aqui, eu acho q vc encontra alguma coisa em lojas esportivas.

  17. Adriana Lopes 09/12/2014 | 00:14

    Oi Bruna!
    Que blog bacana!, estava procurando respostas para minhas infindaveis duvidas e angustias, pois farei minha primeira viagem a Europa, e meu destino será Londres, farei um intercambio de 3 semanas, ficarei por 23 dias por lá, e nao quero levar muita coisa, quero levar uma mala bem enxuta, e suas dicas foram excelentes, levarei um casaco que usei quando fui a Buenos Aires, assim como os acessorios, creio que comprarei a luva touch, pois tenho muito frio nas extremidades do meu corpo.
    Teria alguma dica de mela bemmmm enxuta? tipo: 1 casaco, 2 luvas… outra coisa, quero ir a Paris num dos fins de semana que estarei perdida em Londres, usarei o Trem, mas, como nunca viajei sozinha, estou insegura, teria algum lugar pra indicar em Paris? eu iria na sexta a tarde, dormiria em Paris, pra poder acordar cedo e bater perna na cidade o dia inteiro, dormiria novamente e voltaria para Londres no domingo… o que acha? tem alguma dica? toda informacao é bem vinda para mim, pois quero poder voltar outras vezes, mas a primeira viagem, é inesquecivel, e quero dela, o maximo de exito e boas lembranças.
    Obrigado por compartilhar suas experiencias conosco!
    Um abraçø e mais um montao de viagens legais!
    Dri Lopes ( Rio de Janeiro, Quintino)

    • Contando as Horas 10/12/2014 | 00:56

      Oi, Adriana

      Huuumm.. isso de mala bem enxuta é meio relativo. Eu particularmente sempre levo 2 calças, umas 4 ou 5 camisetas, 4 ou 5 blusas de lã e um (as vezes dois) casacos. Fora as roupas que já vou usando, que de certa forma também já procuro vestir algo que seja adequado pro clima que vou encontrar. Os acessorios vc pode levar poucos, pq com certeza vc vai ver muuuita coisa bonita por lá e vai querer comprar alguma coisa, principalmente touca e cachecol, sem contar que esses acessorios são baratos.

      A viagem de trem entre Londres e Paris de Eurostar é bem tranquila. Eu não fiz esse trajeto exatamente, pois fui até Bruxelas e gostei bastante. Não sei se vc já viu o post que falo sobre esse trem?!?!
      http://contandoashoras.com/2013/08/18/eurostar-como-ir-de-londres-a-bruxelas-de-trem/

      O que vc precisa em Paris? Uma indicação de hotel ou de uma região pra se hospedar? É interessante vc ficar bem ligada, pois existem muitos batedores de carteira em Paris. Não to querendo te assustar, mas é a realidade, infelizmene. Pra não ter nenhum problema, é bom sempre ficar de olho em tudo e so ande com a máquina fotografica a mostra quando realmente for necessario, pois se ninguem ver nenhum indicio que vc é turista, certamente vc não vai ser alvo fácil. Eu e meu irmão já escrevemos diversos posts sobre Paris, que vc pode ver aqui:
      http://contandoashoras.com/categoria/destinos/franca/paris/

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  18. ana 21/03/2015 | 08:16

    Oi amei seu post! Me ajudou mt, minha única dúvida é se Vc sabe onde vende esses protetores de orelha fofinhos no Brasil!? De preferência em sp

    • Contando as Horas 23/03/2015 | 00:13

      Oi, Ana

      Não sei, mas talvez vc encontre nessas lojas fast fashion. Se vc não achar em sp, com certeza no destino que vc for, se for super frio, vc acha mais fácil.

  19. Roberto 23/03/2015 | 14:24

    E viagens com bebês de 1 ano para Londres, alguma dica?

    • Contando as Horas 24/03/2015 | 01:49

      Oi, Roberto

      Puxa, vou ficar te devendo dicas sobre isso. Ainda nào tive nenhuma experiencia de viajar para o frio (ou pra qualquer lugar) com bebes hehe =DD

  20. Denise 03/07/2015 | 19:26

    Olá. Sabe me dizer se em Outubro na Escócia precisarei dos casacos mais pesados, pela experiência que vc tem? Obrigada!

    • Contando as Horas 05/07/2015 | 01:33

      Oi, Denise

      Não, casacos muito pesados não. Mas é bom levar cachecol e talvez uma luvinha (só pra garantir).

  21. LILIAN SEBIN 17/02/2016 | 17:55

    oI Bruna
    Estarei em londres e tenho 2 dias para visitar algum lugar. Vc acha que da para visitar edimburgo e mais alguma coisa? que roteiro vc me aconselha na escocia.
    abraço

    • Contando as Horas 17/02/2016 | 23:36

      Oi, Lilian

      Com dois dias livres acho que vc só consegue visitar Edimburgo mesmo. Dois dias é o tempo minimo pra vc conhecer o principal da cidade. Se vc tivesse um dia a mais, daria pra vc ir a Inverness, mas 1 dia em Edimburgo e 1 dia em Inverness acho que fica muito corrido.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  22. Manuela Crespo 06/07/2016 | 07:09

    Vou viajar para a Rússia em julho. O que devo levar na bagagem para vestir?

    • Contando as Horas 06/07/2016 | 16:28

      Oi, Manuela

      Acredito que agora em julho não vai estar frio na Rússia, mas sempre vale a pena acompanhar a previsão do tempo, assim vc consegue definir melhor o que levar. Se vai precisar de casaco ou de vestido.

  23. ester schurch 28/08/2016 | 15:54

    estou indo no dia 2 de setembro para Noroega,Suecia ,Dinamarca,Bruxelas e Holanda e voce acabou tirando as minhas dúvidas,com certeza levarei um casaco mais pesado .Valeu pelas dicas.

    • Contando as Horas 29/08/2016 | 13:45

      Oi, Ester

      Hoje em dia, com esse clima louco, nada é garantia. É melhor levar casacos, pq lá tende mais a ser frio do que calor, mesmo no verão. Obrigada pela vista aqui no blog!

  24. herica 18/09/2016 | 18:05

    qual a media de preço dos casacos em londres?

    • Contando as Horas 22/09/2016 | 18:12

      Oi, Herica

      Depende. Depende muito do material, se for comprido ou curto, da loja que vc for comprar e tal. Eu comprava minhas roupas na Zara, Gap, lojas desse tipo e na época paguei na faixa de 60,00 a 100,00 libras.

Deixe o seu comentário...