22.10
2013

O tempo em Edimburgo (e na Escócia)

É, eu sei. Quando eu comecei a programar as férias de 2008 (onde passamos 5 dias em Edimburgo) e o meu intercâmbio, uma das primeiras questões que me preocupou muito foi o clima na Escócia. Impossível não pensar nesse assunto, né?

Todo mundo tá careca de saber que a Escócia tem uma fama “maravilhosa” de sempre ter um clima com chuva, vento e muito frio.

Edimburgo do alto do Calton Hill

Edimburgo do alto do Calton Hill

Mas ai eu fiquei me perguntando: Será que é realmente muito frio mesmo? Será que chove muito? Por estar em uma ilha, será que venta bastante? Será que é verdade que não existe verão na Escócia? Será…? Pois então, todas essas questões vão ser respondidas aqui nesse post, baseado nas experiencias que tive e no que venho sempre acompanhando sobre a previsão do tempo em Edimburgo e na Escócia em geral.

Sem querer desanimar, a verdade verdadeira sobre o clima na Escócia é a seguinte: faz muito frio, venta horrores e chove praticamente todos os dias. Mas mesmo assim, eu tenho certeza absoluta que todo mundo vai amar conhecer esse país!

Depois de comprar a minha passagem pra Escócia, uma das primeiras coisas que fiz foi adicionar Edimburgo no aplicativo da Previsão do tempo no meu iPhone. Toda a semana eu sempre estava/estou de olho!

Legenda: em vermelho indica o horário que o sol nasce e quando acontece o por-do-sol e em verde, a previsão do vento

Legenda: em vermelho indica o horário que o sol nasce e quando acontece o por-do-sol e em verde, a previsão do vento

Mas pra quem não tem iPhone, existem duas formas (que eu recomendo) de checar a previsão do tempo na Escócia:

– digitar no google “Edinburgh weather forecast”, onde vai ser possível ver como vai estar a previsão do tempo para a semana toda;

– visitar a página da previsão do tempo no site da BBC Scotland. Eles dão a previsão do tempo de hora em hora. Geralmente (em 90% das vezes) essa previsão acontece exatamente como está ali. Eu não saia de casa sem ver esse site antes.

O clima na Escócia é muito instável. Esse foi um dos lugares onde senti na pele o que é viver em um lugar onde amanhece com sol, daqui 30 minutos tá garoando, de repente do nada tem neblina, 1 hora depois abre o maior solzão e no final do dia tá chovendo. É bem assim mesmo. Ou pode ser ainda pior. Pode ser pior que isso? Sim, quando neva ou quando tem muito vento!

Dica número 1: não subestime o vento na Escócia. A previsão do tempo e os termometros podem até marcar 7 graus ou 8 graus, mas não esqueça de ver a “previsão de vento” também. O vento, como todo mundo sabe, pode causar uma sensação de estar muito mais frio do que realmente aparenta estar. E na Escócia então, um ventinho qualquer pode significar de fato que vai estar muito frio.

Chuva no Princes Street Gardens

Chuva no Princes Street Gardens

Mas antes de dar a minha opinião sobre qual é a melhor época pra visitar Edimburgo e a Escócia, eu vou falar um pouquinho sobre como são as estações do ano por lá. Pra quem ainda não sabe, as estações do ano na Escócia são ao contrario aqui do Brasil, então quando aqui é verão, na Escócia é inverno. Quando aqui no Brasil é outono, na Escócia é primavera. Cada estação do ano na Escócia é mais ou menos assim:

– inverno (de dezembro a março): é muuuuuito frio, é muuuito frio mesmo. Tem muita neblina. Chove bastante. É muito umido.  E de uns tempos pra cá tem nevado também. Em 2010, no ultimo final de semana de novembro começou a nevar, ficou nevando por mais de um mês sem parar. Foi um caos. Fazia não sei quantas décadas que não nevava por lá. Ninguém estava preparado pra enfrentar toda aquela neve nas ruas e estradas. Desde então, não nevou mais como em 2010, mas a neve fraquinha tem se tornado bem frequente na Escócia.

– primavera (abril a junho): ainda faz um friozinho, mas como tem fama de ser a época com maior probabilidade de sol, durante o dia costuma ficar mais fresquinho. Sabe aquela coisa de andar de regata e bermuda? Pois bem, no tempo que fiquei lá, eu nunca usei nenhuma regata e muito menos bermuda. Podia até fazer um calorzinho ao meio dia, mas nada que alguém fosse morrer de calor por estar usando uma calça e camiseta de manga comprida.

– verão (julho a setembro): eu diria que o verão é bem agradável. Durante o dia, não faz calor mas também não está frio. Geralmente a temperatura é amena, digamos assim. Lembro que teve um unico dia que senti calor e precisei sair de camiseta de manga curta com um casaquinho, mas também foi só aquele dia mesmo, pq no outro dia amanheceu chovendo e com neblina e tava beeem frio. Pra quem acompanha a temperatura no Reino Unido, deve ter visto que esse verão foi totalmente atipico por lá. A previsão do tempo chegou a marcar 28 graus em Edimburgo. Sabe o que isso significa? Que os escoceses estavam literalmente derretendo. A média nessa época costuma chegar no máximo dos máximos a 18 graus, mas quando tem vento, como eu disse antes, a sensação termica dá a impressão de que está mais frio do que realmente está.

– outono (outubro a dezembro): nessa época já começou a esfriar. É preciso retirar o jaquetão do armário e deixar apostos pra qualquer necessidade. Os dias começam a ficar mais curtos, e consequentemente quando cai a noite, fica mais frio. As garoas são bem frequentes também. Inclusive é bem comum ter aquelas garoas beeeem fininhas, que não molha nada, mas deixa o cabelo que é uma beleza (todo arrepiado).

Nevasca que caiu em Edimburgo em 2010

Nevasca que caiu em Edimburgo em 2010

Dica número 2: usar guarda-chuva na Escócia é garantia de que todo mundo vai saber que vc é turista. É verdade. Geralmente os escoceses não usam guarda-chuva. Eles costumam ter sempre na bolsa ou estão sempre vestindo roupas com capuz. Eu tinha uma verdadeira relação de odio com roupas com capuz, mas depois da minha temporada na Escócia passei a amar a pessoa que teve essa brilhante idéia. Tenho certeza que, assim como os meus cabelos, os seus cabelos também vão agradecer muito a existencia das roupas com capuz. Mais importante do que ter um guarda-chuva na bolsa, é importante carregar sempre uma jaquetinha de tecido impermeavel com capuz.

Dica número 3: eu tinha guarda-chuva na bolsa no tempo que morei em Edimburgo. Mas o guarda-chuva só era usado nos dias que não tinha muito vento. Tinha dias que facilmente a ventania passava dos 30 km/h, o que tornava a missão de andar na rua com um guarda-chuva quase impossivel. No total eu tive 3 guardas-chuvas no tempo que morei lá. Os dois primeiros obviamente quebraram por causa do vento.

Dica número 4: não leve casaco de lã ou de qualquer tecido semelhante em uma viagem pra Escócia durante o outono e inverno principalmente. A minha dica é levar sempre casaco feito com tecido impermeavel. Tenho certeza que naquele friozão em pleno Hogmanay, ninguém vai querer ficar todo molhando e congelando no frio e na chuva.

Um agradável dia de verão em Dunbar

Um agradável dia de verão em Dunbar (repare nas pessoas de jaqueta)

Depois de todo esse tratado sobre o tempo em Edimburgo e na Escócia, na minha opinião, a melhor época para viajar pra Escócia meteorologicamente falando é moleza de responder: primavera ou verão (mas sem garantia de dias de sol). Mas claro que ninguém vai levar somente o tempo em consideração, senão o que seria do Hogmanay (o Ano Novo escocês), não é mesmo?!?!?!?

O negócio é estar preparado, seja com os apetrechos  e guarda-chuva na bolsa ou com jaqueta impermeavel. Eles ajudam a garantir que a viagem seja bem mais legal, pode ter certeza.

E posso falar mais uma ultima coisa? Como eu já disse nesse post, o clima na Escócia é extremamente instável, então uma coisa é praticamente certo: é muito dificil um dia começar chovendo e terminar chovendo. Geralmente todas as estação do ano e todas as suas variaveis vão acontecer em um mesmo dia. Isso além de ser imprevisivel, não tem preço! Nada melhor do que acordar com uma chuvinha e neblina e terminar o dia no alto do Calton Hill vendo um por do sol maravilhoso! Então é isso… Welcome to Scotland!

(Glossário: Rainy day = dia chuvoso, mist = é um nevoeiro mais fraquinho, fog = neblina mais pesada, Sunny day = dia com sol, partly cloudy = sol entre nuvens, heavy shower = chuva mais forte, drizzle = garoa, heavy snow = vai nevar muito).

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Clima, Edimburgo, Escócia - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
53 comentários em "O tempo em Edimburgo (e na Escócia)"
  1. Ana Luiza Rebellato   22/10/13 • 18h49

    Oh my God, vou congelar! Hahaha eu não coloquei casaco com capuz na mala (pensa, to tão animada pra viajar que já até comecei a fazer a mala pra viajar no fim da semana que vem), e acho que vou ter que comprar um por lá mesmo, pq meu único casaco com capuz eu meio que já cansei dele kkk
    Casaco tipo trench coat vc acha que é adequado? Pq ele não molha, mas também não esquenta muito… pensei em levar um pra usar com 10 mil blusas por baixo…
    Minha duvida maior são os calçados, pensei em levar uma botinha daquelas da timberland forradas com pelinho, tenho uma que eu usei no inverno em Toronto, é horrorosa, mas quentinha. O que me preocupa nas botas que eu tenho aqui em casa (tirando essa da timberland) é que elas não são nem um pouco impermeáveis, e ficar com o pé molhado é péssimo… Como com certeza vou pegar chuva, não quero também ocupar espaço na mala levando uma bota que não vai ser funcional! Vi uma foto sua com uma Hunter na neve, vale a pena comprar? É confortável? :)
    Bjos!!

    • Contando as Horas   23/10/13 • 14h35

      Ana Luiza,

      Congelar vc não vai, mas vai estar friozinho. Sabe que é bem melhor caminhar esse friozinho (a gente não sua e não cansa tanto) do que no calorzão que peguei na Itália? Pelo menos eu prefiro muito mais viajar no frio do que no calor pra fazer “bateção de perna” pra lá e pra cá.

      Ano passado quando fui pra Edimburgo (novamente hahaha) passar meu aniver, eu levei um desses trench coat azul e mais uma jaqueta cinza que imita couro. Ambas eu comprei lá na Escócia mesmo. Eu me vestia em camadas, tipo… Camiseta de manga comprida dessas fininhas de malha da hering, mas uma camiseta de manga curta dessas do Hard Rock (elas são boas, pq são mais compridas no comprimento, ai da pra prender por dentro das calças), mais uma blusa de lã, a jaqueta/casaco e os acessórios (cachecol só, luvas não precisei usar nessa época).

      Como eu disse no post, mesmo com sol, vc vai ver os britânicos de roupinhas super leves, mas pra nos isso já é bem frio. Eles não são muito parametro hhehe

      Na Zara, na Gap, na Urban Outfit tem umas jaquetas bem legais. Todas essas lojas ficam na Princes Street. São roupas de uma certa qualidade e não são muito caras. Eu sempre comprava a maioria das minhas roupas ali.

      Mas vc pode fazer o seguinte também.. levar uma jaquetinha fina com capus se vc tiver e colocar por baixo de um outro casaco que vc já tenha. Assim qdo começa a chover e se tiver muito vento, vc só puxa o capus. Na minha proxima viagem ao UK, que ainda não vai estar super hiper master mega friozão eu vou fazer isso, pq tbm não tenho casacão com capus (não acho muito pratico).

      Botas forradas ainda não precisa, vc pode levar botas normais de couro de preferencia, pq se chove não suja tanto.

      Quanto as botas da Hunter elas são bem confortaveis, são boas pra usar em dias de chuva, mas o pé não transpira. Então nos dias que tava muito frio (no inverno), eu usava duas meias e chegava com os pés molhados em casa, pq meu pé não transpirava, ficava meio sufocado dentro da bota. Mas no geral, eu acho que valeu a pena comprar sim. Eu não uso a minha com frequencia aqui no Brasil, mas naqueles dias de mega chuvão dá pra usar sem problemas.

      • Ana Luiza Rebellato   23/10/13 • 18h02

        Obrigada pelas dicas!! Decidi que vou levar só o trench coat mesmo e comprar outro casaco por lá. Guria, agora vou ser obrigada a parar de ler seu blog, pq já to querendo ir pra Barbados em dezembro ou janeiro!!! Hahaha! :) Bjos!

        • Contando as Horas   24/10/13 • 16h41

          Oi, Ana Luiza

          Ah, legal! Vai ser bem tranquilo. Tem visto a previsão do tempo? Ontem tava 8 graus, acho que vai manter essa média. Eu to sempre olhando a previsão do tempo lá em Edimburgo e em Londres (a louca hehehe).

          Não deixe de ler o blog, aproveita e organiza uma viagem a Barbados, vc vai ver que por ter sido colonia britânica até pouco tempo esses dois países são bem parecidos, a unica diferença é que em Barbados tem sol e faz calor =DDD

          Aproveite muito a viagem, e quando voltar, passe aqui pra deixar as tuas dicas!!

  2. Nick   23/10/13 • 09h58

    Oi Bruna, ano passado fui pra lá em maio. Cheguei num domingo e o dia estava nublado com aquela chuvinha fraca e irritante, mas o que mais me impressionou foi ver as pessoas exibindo seus modelitos de verão. Rapazes de bermuda e camisete a as meninas de saia curta e regatinha. Nos dois dias seguintes fez um sol incrível, ainda estava frio, mas nada que uma camiseta de manga comprida e uma jaqueta, não pudesse resolver.

    • Contando as Horas   23/10/13 • 14h42

      Oi Nick,

      Sim, eles são loucos. Dá um dia de solzinho (mas tem um vento gelado) e teoricamente ainda está frio, mas pra eles está o maior calorzão de todos os tempos. Na verdade, eu achava isso bem engraçado. A unica explicação que achei foi: se eles não usaram as bermudas e regatas nesses dias, iriam usar quando?

      Na primeira parte do intercâmbio eu até levei camisetas regatas e de manga curta, mas quase não usei. De todos os dias que fiquei lá em Edimburgo, achei apenas um unico dia calor. Tanto que na outra mala que arrumei, quando voltei pra lá pra segunda parte do intercâmbio, não levei nenhuma regata e levei menos camisetas de manga curta, pq a gente realmente não usa.

      Arrumar roupas pra uma viagem é uma coisa bem pessoal, pq eu por exemplo sou super calorenta, mas lá no UK, não achei que fez calor nenhum dia pra usar regata e vestidinho. Muito menos pra tomar banho de sol nos parques, como vi varias vezes. Vai entender… =D

  3. Thomaz Mostardeiro   24/05/14 • 20h23

    Eu morei em Edimburgo durante a primavera, grande parte do inverno em 2011 e também o início do verão de 2011. A Bruna me conhece e sabe que eu gosto de falar do clima também, hahahahah. O clima da Escócia nos últimos anos vem sofrendo mudanças drásticas e fica muito difícil definir um padrão para o clima de lá. Durante o mês de Abril foi bastante ensolarado, as temperaturas foram muito agradáveis e choveu pouco, mas, vendo os climogramas fica realmente difícil dizer que isso é o normal. Mas, considerando generalidades, eu gosto de definir algumas coisas do clima da Escócia, especificamente Edimburgo

    1- O “frio” do Inverno. Em Janeiro, o mês mais frio do ano na Escócia, Edimburgo tem uma média de temperatura de 4 graus e 12 dias com alguma precipitação incluindo neve, chuva, granizo. Se considerarmos a latitude de Edimburgo (55 N), uma média de 4 graus seria calor. Comparando latitudes similares na Rússia e no Canadá, as temperaturas ficam em média dos -20 no inverno. Várias regiões ao sul da Europa mesmo, como Dinamarca, Alemanha, Áustria, Suíça, Regiões mais altas do norte da Itália e da França possuem invernos mais frios. Entretanto, o que caracteriza o inverno escocês, mais do que outras regiões, é a presença de nevoeiros e dias nublados. Os dias de chuva e a precipitação total são baixos se você considerar outros climas na Europa mesmo.

    2- Neve. Neve, como a Bruna disse, é um dos fenômenos que estão se tornando mais comuns e tipicamente não são comuns no clima escocês. Nevascas com mais de 10cm de acumulação pode ser considerado algo raro em cidades como Edimburgo e tendem a ocorrer de uma a duas vezes em cada década. Antes de tudo, a chuva e o nevoeiro caracteriza mais o inverno escocês.

    3- Verão escocês. A média do mês de Julho, o mais quente em Edimburgo, é de 15 graus. Conhecendo o verão escocês e viajando pela europa durante esse período, observando outros climas também na Europa, o que caracteriza o verão escocês realmente são as temperaturas baixas do verão. O mês de Julho conta com 9 dias de chuva mas são ainda mais comuns os dias nublados, raramente o céu esta plenamente limpo mesmo em Julho. É comum voce viajar para outras cidades da Europa durante essa época e estranhar o calor de Londres, Berlim, Paris ou Bruxelas por ex. Para quem viajará para a Europa e passara por Edimburgo, Dublin, Glasgow ou cidades da região deve tomar cuidado com a previsão do tempo, pois existe uma séria tendência que nessas cidades as temperaturas estarão consideravelmente mais baixas do que em Londres por exemplo. A comparação que eu faço foi quando sai de Edimburgo num dia nublado e com 10 graus de casaco impermeável e 5h após quando cheguei em Londres, com sol e 21 graus, tive que ficar somente com camiseta já que estava achando a cidade bastante quente.

    4- Vento. Venta muito nas regiões costeiras da Escócia, o que inclui sua capital Edimburgo. A associação vento + chuva cria uma situação em que realmente é complicado usar somente guarda chuva. As precipitações em Edimburgo nao costumam ser muito altas, nao costuma haver uma forte pancada de chuva como em climas mais quentes da França por ex e somente lembro de escutar trovões 2 vezes em 5 meses. Nessa situação recomendo casacos longos e impermeáveis, aqueles clássicos ingleses mesmo. O guarda chuva nao vai proteger você muito da chuva e pode até ser danificado frente aos ventos.

    5- Chuva. Como discutido anteriormente, o que caracteriza a Grã Bretanha é a chuva. Mas até que ponto? Se observarmos os climogramas da Europa e do UK observamos que chove em volumes totais pouco na Escócia (700mm em Edimburgo por exemplo) comparado com uma média europeia de 1200mm (Berlim, Bruxelas, Amsterdam, Paris). Os dias de chuva nunca passam de 15 dias por mês e geralmente figuram na média ou até abaixo do continente europeu. Não se sabe exatamente a origem do estereotipo chuva constante para Londres e para o UK, mas dizem que a literatura da era vitoriana (século XIX) e a expansão do UK para territórios ultramarinos tropicais ajudou na construção de uma imagem nem tao realista do clima da Grã Bretanha. Entretanto, essas regiões sim recebem pouco sol e figuram entre as regiões menos ensolaradas da Europa, portanto, sim, essas regiões são bastante nubladas.

    Bom, espero ter ajudado o pessoal. Espero que a associação de dias mais nublados, talvez chuvosos em Edimburgo seja para todos que conhecerão a cidade mais um charme que a Escócia oferece do que algo que atrapalha o turismo. Conhecer um país novo significa também mudar nossos conceitos sobre “com sol tudo fica mais bonito” e “o frio é uma coisa horrível que não deixa saírmos da rua”. Sucesso com o blog Bruna!

    • Contando as Horas   26/05/14 • 00h49

      Thomaz, Mr Switzerland!!

      hahahaha Vc gosta mesmo desse assunto, hein?!?! Ótimas colocações. Acho que o friozão da Escócia já é suficiente como é hoje em dia. Já imaginou se lá chegasse a fazer o mesmo frio e temperaturas negativas do Canadá?!?! Seria um país desabitado!

      Outra coisa que eu acho que interfere muito pra que o clima da Escócia seja assim tão cruel é a associação dos ventos (muito fortes) com a umidade. Da uma sensação de que está muito mais frio do que o termometro marca. É um frio diferente, parece que até os ossos congelam.

      Já o verão é ótimo. Eu que não gosto muito de calor (exeto quando estou na praia), achei espetacular. Andar e andar pra la pra cá sem suar, foi muito bom!

      As chuvas na Escócia são mais garoas chatas do que chuvas propriamente ditas. Acho que nesse tempo todo que morei em Edimburgo, lembro de ter pego uns 5 ou 6 dias de chuvão mesmo. No resto, a grande maioria das vezes so garoa. E ainda, tem aquela garoa invisivel, que só serve pra arrepiar os cabelos, pq não molha nada. A pior de todas (principalmente para as mulheres)!!

      Mas é isso ai, Edimburgo fica lindíssima com sol, mas aquele ar sombrio que o clima caracteristico da Escócia proporciona, rende fotos únicas!

      Eu adorava sair bater foto quando estava chovendo, geralmente nunca tinha ninguém pra atrapalhar as fotos! Era ótimo!!

      Obrigada pelos comentários, certamente essa tua analise vai ajudar muita gente! =DDD

  4. Katia   16/08/14 • 07h37

    Olá Brunna que ótimo ler seu blog esta me ajudando muito a planejar melhor minhas férias. vou agora dia 21 de agosto Edimburgo dublim cork glasgow
    Fiquei duvida quanto ao tennis acho que molha muito sera que nem vale a penna nesta epoca

    • Contando as Horas   17/08/14 • 08h58

      Oi, Katia

      Não acho que seja um grande problema vc levar um tênis, na verdade, sapatilhas ou sandálias poderiam meio que ser um peso extra na mala sem necessidade.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Katia   19/08/14 • 18h48

        Entao tenho acompanhado o tempo no site da BBC, a temperatura não esta tão alta mesmo 15 a 8 graus C entao resolvi levar bota de couro um tenis de couro spatilha para paris pois depoismirei para lá
        Vou pela Air France a bagagem pode ser 1. Mala 32 kg ou 2 de 23 kg certo..?
        Estou levando muita camiseta de mangas compridas e malha para colocar por baixo de uma jaqueta que é impermeavel e tenho uma capa “todas com capuz” hahahaha
        Sandalia nem vou levar né ja tirei da mala
        Ai esta fase de arrumação das malas é um porre né. Obrigada pelas dicas e vou dar noticias de lá ok
        Beijos ah amei o seu blog

        • Katia   19/08/14 • 19h34

          Saindo de Dublin iremos para Mont s. Michel y Castelos Del Loire la a temperatura sobe um pouco

          • Contando as Horas   20/08/14 • 19h07

            Oi, Kátia

            Isso, é a melhor coisa a se fazer pra ter uma noção do tempo. Eu vi que deu uma chuvarada lá na Escócia esses últimos dias, por isso apareceu uma frente fria inesperada. Mas a temperatura por lá nessa época é assim mesmo, raramente fica quente do tipo insuportável como é frequente aqui no Brasil.

            Sobre a quantidade de bagagem da Air France, eu não sei te dizer, mas vc deve encontrar essa informação facilmente no site. O numero de malas e a quantidade muda de acordo com a classe (econômica, executiva) em que vc vai viajar.

            hahahaha Vc vai me dar razão, capuz foi a melhor invenção, principalmente quando a gente está na Escócia!

  5. Alvaro   28/08/14 • 23h08

    Olá Bruna, sempre começo agradecendo pela dedicação do blogueiro, ajuda inestimável nestes nossos tempos de internet. Valeu mesmo. Acho que também é uma forma de vc estar sempre relembrando suas viagens, não é mesmo?
    Seguinte : 20 dias de férias em janeiro. Idéia de passar todo o período em Londres, primeira vez na cidade (já fiz o mesmo em Paris e Nova York, entendo as críticas ao suposto “desperdício” mas acho a melhor maneira de conhecer de verdade as grandes capitais). Porém seus relatos sobre Edimburgo me instigam a abrir uma pequena exceção aqui, esse lance da ventania me deixa um pouco em dúvida (osso congelado é dureza, experimentei em janeiro desse ano nos EUA) mas a curiosidade é maior. Perguntinha simples : quantos dias? para conhecer bem, ou pelo menos voltar com essa sensação, se é que é possível. Obrigadão!

    • Contando as Horas   30/08/14 • 21h11

      Oi, Alvaro

      Certeza, melhor forma de relembrar as minhas viagens e ainda, ajudar outras pessoas. :D

      Jura que vc fica todo esse tempo nas grandes cidades? Melhor coisa que vc faz! Fico meio nervosa quando vejo o pessoal passando 1 ou 2 dias nessas grandes cidades. Acho que vc faz muito bem em ficar todos esses dias. Vale muito a pena!

      Então, eu diria que uns 3 dias só para Edimburgo já está ótimo. Se vc quiser ir as Highlands, teria que colocar 1 ou dois dias a mais.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Fiquei bem feliz em saber que vc se interessou em conhecer Edimburgp. Vc vai adorar, mesmo com frio e ventania! Heheh :D

  6. Dryelle   05/09/14 • 13h08

    Olá.
    Estive lendo o blog e estou amando cada vez mais a Escócia.
    Me ajude: se você pudesse escolher, planejaria sua viagem para o mês de maio ou para o mês de setembro?
    Obrigada, beijos!

    • Contando as Horas   06/09/14 • 06h02

      Oi, Dryelle

      Depende, se vc for só em Edimburgo, Glasgow ou qqer outra cidade mais ao sul, qqer um dos meses. Agora se vc for incluir as Highlands e principalmente se vc for por conta, sem pegar tour, eu acho melhor o mês de maio.

  7. Washington   21/09/14 • 21h48

    Bruna,
    Não conheço a Escócia, estou pensando em passar o réveillon em Edimburgo com meu sogro e sogra, dizem que é muito bonito e famoso! Pergunto se vale a pena devido ao frio, vale?

    • Contando as Horas   23/09/14 • 23h08

      Oi, Washington

      Certeza que vale, o Ano Novo é uma das comemorações mais aguardadas por lá. O frio é só um detalhe.

      Importante vc saber, os ingressos para o Hogmanay (Ano Novo Escocês), já estão a venda. Dependendo do evento, os tickets esgotam rapidinho.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

  8. Maria Fernanda   09/10/14 • 23h15

    Oi, Bruna! Adorei o seu blog, parabéns!!
    Eu e meu marido estamos planejando ir à Escócia no inverno. Você falou bastante do clima em dezembro e janeiro. Mas e fevereiro? É tão frio quanto? Chove muito também? Estamos pensando em ir de excursão durante uns 7 dias, pois viajar por conta própria no frio é mais complicado. Você indica alguma empresa?
    Obrigada!

    • Contando as Horas   11/10/14 • 17h35

      Oi, Maria Fernanda

      Olha, difícil dizer alguma coisa com precisão, o tempo anda muito louco ultimamente. Mas assim, no geral, no mês de fereveiro ainda é frio sim, só começa a esquentar um pouquinho lá por abril mesmo. Na Escócia sempre chove, quanto a isso não tem como fugir.

      Infelizmente não tenho nenhuma empresa pra indicar. Talvez vcs podem consultar o site do Visit Scotland, e lá vão encontrar diversas empresas que oferecem uma infinidade de passeios.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  9. glaucia   27/10/14 • 22h44

    Oi Bruna, estou louca para conhecer o Reino Unido e estou pensando em ir em janeiro, metade do mes, em excursão pois sempre viajamos com nossa filha que agora tem 12 anos e em lugares assim acho mais tranquilo excursão. você acha muito sofrido essa época? sonho em conhecer o lago Ness. O que voce acha?
    abraço
    glaucia

    • Contando as Horas   30/10/14 • 15h19

      Oi, Glaucia

      Esse não seria o melhor mês para viajar pela Escócia. É muuuito frio e frequentemente tem nevado. Claro que se vc tiver disponibilidade só nessa data, fazer o q? O jeito é aproveitar como for possivel. O unico inconveniente em pegar uma excursao ao Lago Ness é que, durante o inverno escurece muito cedo na Escócia, por volta das 15:30. Minha dica, principalmente se vc quiser fazer o passeio de barco, é pedir a empresa que horas mais ou menos esse passeio acontece, ai vc decide se vale a pena ou nao. Eu imagino que esse passeio deve ser feito por volta do meio dia, pq mais tarde que isso seria meio inviavel, pois ja começa a ficar escuro.

  10. Arnaldo Bandeira   25/12/14 • 23h19

    Verdade que em Edinburgh em certos dias há muito vento e por isso o guarda chuva näo é recomendável, além de aumentar a sensibilidade térmica. Que a partir da 2ª semana de Dezembro,Janeiro e principalmente Fevereiro há dias bem escuros e frios. Mas achei suas palavras muito “pesadas” exagerada quanto ao clima em Edinburgh. Eu já vivi e sofri mais frio e problemas com a neve na Alemanha que em Edinburgh onde há pouca neve. Em Montreal no Canadá, certa vez tive que descer uma rua literalmente de costas por näo conseguia abrir os olhos devido ao forte vento. Creio que Londres chove mais que em Edinburgh. Ainda bem que näo estamos falando de Estocolmo, Moscou, Zurich, Praga, Viena…

    • Contando as Horas   01/01/15 • 22h20

      Oi, Arnaldo

      Eu escrevi esse post baseado nas experiencias que tive em 2010 e 2011. Frio, vento e neve foram frequentes na Escócia.

      Hoje em dia pode ser que algumas coisas mudaram, como aconteceu com o clima em diversos lugares do planeta. MAs no geral, a ideia é essa, é sempre frio e venta muito por lá. Pode ser que vc tenha dado sorte de não ter pego um clima tão frio ou ainda, vc pode ter pego climas mais intensos em outras partes da Europa (Alemanha, Austria, Suécia, Russia e tal), mas no geral é isso mesmo que acontece lá em Edimburgo também. Talvez não seja tão intenso assim, pois nos ultimos anos não teve o mesmo inverno que peguei em 2010.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Feliz 2015 pra ti!

  11. Beatriz   03/01/15 • 04h26

    Oi Bruna!

    Vou viajar agr em fevereiro para Edimburgo e planejo passar em Glasgow e
    Londres mas fiquei um pouco assustada com seu post. Gosto do frio mas fiquei me perguntando se da pra aproveitar bem os passeios pelas cidades em fevereiro com esse clima?

    Bjos
    Obrigada!

    • Contando as Horas   06/01/15 • 18h47

      Oi, Beatriz

      Teoricamente sim, vc consegue aproveitar sim. Será frio, mas se vc estiver com as roupas adequadas, não terá maiores problemas. Outra coisa que vc deve levar em consideração é que em fevereiro amanhece por volta das 08:30 e 15:30 – 16:00 já está escuro, portanto é necessario se mexer beeem cedo pra aproveitar o “dia”.

  12. viviane   04/01/15 • 23h42

    Olá…sou eu novamente..
    Afê já estou até preocupada com tanta chuva..detesto! Ano passado quando fui para Dublin todo mundo falava que lá chovia todos os dias…passei dias de calores escaldantes e uns 3 de chuva. Mas indo para Escócia vc acha que tem necessidade de um bota de chuva no verão? Acho que meu casaquinho impermeável vou comprar lá..um mais básico e levinho…

    • Contando as Horas   06/01/15 • 20h30

      Oi, Viviane

      Não posso te afirmar eheheh GEralmente quando vou pra Escócia sempre levo uma bota, pq sempre chove. Mas talvez não seja necessario uma galocha e tal, mas uma bota normal.

      Quanto aos casacos, o ideal é ter um casaco impermeavel ou esses tipo capa de chuva, sabe? Pq as vezes chove pouco (tipo uma garoa) e tem muito vento, o que impede o uso de guarda chuvas.

      Mas né, hoje em dia isso já não é mais regra, pq como vc bem disse sobre sua experiencia em Dublin, o clima tá meio doido e tudo pode acontecer.

  13. sandra   17/01/15 • 12h04

    Já comprei passagem vou 2/11 novembro próximo.
    Já preocupada com este frioooo que VC comentou ai.ai.ai. mas vou assim mesmo kk

    • Contando as Horas   19/01/15 • 01h03

      Oi, Sandra

      Em novembro ainda não costuma ser tãããão frio, já faz frio, mas nada de super frio que exija milhoes de casacos e blusas. A não ser que o vento esteja muito forte, ai a coisa muda de figura.

      Na Escócia geralmente sempre faz um friozinho, mesmo no verão. Não deixe de ir pra lá, tenho certeza que o clima vai ser apenas um pequeno detalhe. Aproveite!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  14. Ines   28/02/15 • 22h05

    Oioi bruna!
    Vou para Edimburgo no dia 22 de Março e tou bem à toa no que levar.. não sei que tipo de calçado levar porque sei que vou andar muito e não sei se leve umas botas hunter e uns ténis ou outro tipo de calçado.. devo levar luvas, gorro e cachecol? E em relação à roupa que tipo de casacos acha que deva levar? Tinham-me dito que na rua é extremamente frio e dentro dos estabelecimentos é bem quente por isso devo levar um casacão e depois roupas mais finas por baixo?
    sei que o tempo é muito instável e como vou numa altura que é mesmo no fim do inverno gostava que me ajudasse nestas dúvidas! Beijinho!

    • Contando as Horas   01/03/15 • 20h44

      Oi, Ines

      Final de março, teoricamente, não costuma mais ser tão frio. É friozinho, mas não faz mais aquele suuuper friozão.

      Quanto aos calçados, vc deve levar algo confortavel pra caminhar (claro!), mas de preferencia calçados fechados, pois é mais comum dias de chuva do que de sol na Escócia.

      Acho que aqueles super casacões de frio não é necessário, talvez um casaco bom, pois ainda vai fazer frio, mas nada muito exagerado. Se vc sente muito frio, cachecol é util, mas luva e gorro, não sei, só se vc quiser levar por garantia (podem ser de tecidos mais fininhos).

      Claro que não posso garantir nada, vc sabe como anda o tempo ultimamente, meio louco. Mas geralmente costuma ser friozinho no final de março, mas nada muito exagerado.

  15. Guilherme Henrique   22/06/15 • 18h42

    Olá, Bruna!!!
    Estou procurando um local para realizar um intercambio no final desse ano. Vi que alguns pacotes para Escócia esta ficando barato. O que você me diz? Vale a pena encarar o frio de fim de ano em um intercambio de 2 meses? É possível aproveitar a viagem e conhecer os lugares mesmo estando frio?

    • Contando as Horas   22/06/15 • 22h34

      Oi, Guilherme

      Bom, primeira coisa que vc tem que analisar é se vc gosta de frio (e de chuva e de ventania hehe). Se vc não tem problema com isso, a Escócia é um ótimo lugar. Sério mesmo. É tudo muito organizado e seguro.

      Alguns lugares são possíveis vc conhecer sim, alguns não. Vc precisa listar o que te interessa e dar uma olhada. Tem castelos, palácios, destilarias que não abrem no inverno. Já tem coisas que abrem, mas que funcionam com horários especiais. Então é sempre bom levar isso em consideração. Pra aproveitar bem o dia na Escócia durante o inverno, vc precisa se mexer cedo, pq o dia dura muito pouco, indo das 08:30 as 15:30. Mas claro, sempre dá pra aproveitar!

  16. Natalia   28/06/15 • 08h44

    Oi Bruna, tudo bem?
    Vou fazer intercambio de um mês para Edimburgo, e vou no fim de janeiro de 2016. Estou lendo tudo do seu blog, esta ajudando muito :)
    Mas estou com uma duvida, e gostaria de saber sua opiniao.
    Vi seu ultimo comentario sobre atrações que fecham no inverno. Isso acontece com muitas atrações? Vou deixar de conhecer muitas coisas por ir nessa epoca? Ou não, ainda terei muita coisa para visitar e conhecer?
    Obrigada.

    • Contando as Horas   28/06/15 • 16h37

      Oi, Natalia

      Não acontece com muitas atrações não, mas dependendo do que vc quer ver (mais com relação a castelos, palácios, passeios de barco ou visita a destilarias), essas coisas podem nao funcionar, ou ainda, quando funcionam, tem horário reduzido. Por isso sempre aconselho a pesquisar tudo antes, pois vai que justo o que vc mais quer ver na Escócia não abre em pleno inverno? É sempre bom fazer uma pré-pesquisa, assim evita problemas futuros.

  17. Ana Cristina   28/08/15 • 14h55

    Oi, Bruna! Td bem? Adorei seu blog! Estou indo pra Edimburgo no fim de setembro e início de outubro! Que tipo de roupa e calçado vc indicaria? To com medo de levar coisas inúteis e faltar coisas uteis!!! Obrigada!

  18. Cida torres   08/11/15 • 18h25

    Olá Bruna, amei seu blog..
    Vamos para Edimburgo dia 28/12 para o ano novo e depois vamos para Paris.
    Estou super preocupada com o frio…pela suas dicas é melhor comprar as roupas de frio lá?
    Que tipo de roupa e calçado vc indica para levar na mala?
    Obrigada.

  19. Ida alves   03/12/16 • 17h44

    Estou pensando ir morar para a escocia
    O que voce acha sobre isso e uma boa opcao

  20. Daniel Jacques benuzio   08/02/17 • 19h10

    Oi Bruna, tudo bem?

    Passei o último natal em Londres e aguentei bem o frio. Gostaria de saber se o frio em glasgow em dezembro é muito superior ao de Londres? abraço

    • Contando as Horas   12/02/17 • 21h03

      Oi, Daniel

      Acho que é mais ou menos igual, talvez um pouquinho mais frio. Se tiver ventania, ai sim o frio se potencializa, senão, é bem tranquilo em dezembro. As temperaturas sempre ficam na faixa dos 5 a 7 graus.

  21. Angela   24/05/17 • 21h29

    Oi Bruna, estamos indo morar em Glasgow e só escuto que nao faz sol nunca, estou apavorada rsrsrsrs Edimburg faz mais sol, é isso? Sera que me acostumo? Morei nos EUA Philadelphia 3 anos cheguei a pegar -18, porem no verao era muuuito quente, 43 graus…

    • Contando as Horas   26/05/17 • 17h07

      Oi, Angela

      Hahaha Sol na Escócia é coisa rara, raríssima. Dificil dizer, mas o tempo lá é sempre mais frio do que calor. Calorzão mesmo, uns poucos dias do ano. Se vc gosta de frio, vai adorar a Escócia. :D

  22. Jane   05/07/17 • 23h09

    Ola, Bruna!
    Vou passar o mes de dezembro na Europa, Franca e Londres, basicamente; pensei em ir 2 dias para Edimburgo conhecer. Mas estou na duvida, pois me falaram que eu teria pouco periodo de “dia” para passear e visitar os lugares. Que poderia deixar para o periodo que os dias fossem mais longos.
    Ah! moro em Curitiba… hehe.. frio aqui nao falta…
    Obrigada pelas dicas no site!
    Abraço

    • Contando as Horas   07/07/17 • 23h31

      Oi, Jane

      É, isso é verdade. Lá os dias são mais curtos mesmo. Mas é igual em Londres, entao acho que não da pra levar muito em consideração. Vc apenas precisa otimizar melhor o periodo do dia, deixar museus e coisas do tipo pra ir qdo ja ta escuro.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  23. Andressa   17/05/19 • 00h26

    Oi, Bruna!
    Tenho pensado em fazer uma viagem pra Escócia e acabei encontrando o teu blog! :D
    Em função do trabalho, meu plano inicial seria de ir em fevereiro (mais ou menos pela segunda quinzena).
    Eu sou do RS e, se tu já passou por aqui, já sabe como é o nosso inverno… Hehehe! Além disso, moro em Porto Alegre e aqui o tempo é bastante instável. Nos últimos anos ficou mais evidente essa coisa de o tempo mudar a ponto de parecer que a gente passou por todas as estações em um dia. Ou seja, o guarda-roupa é bem diversificado!
    Outra coisa também é que eu fui pra Londres em fevereiro de 2016 e consegui aguentar bem a temperatura com as minhas roupas de inverno do RS.
    Tu acha que daria pra encarar o inverno da Escócia? Será que o clima do RS e o guarda-roupa extenso seriam suficientes pra ser mais fácil?
    Beijos!

    • Contando as Horas   22/06/19 • 04h00

      Oi, Andressa

      Sim, ja estive no RS, e no oeste de SC, as temperaturas durante o inverno são bem parecidas.

      Mas assim.. Teoricamente vc até aguentaria o frio, principalmente se tiver um casacão dos bons e a prova d’água e acessorios (luvas, cachecol, touca) mais quentinhos. Dependendo, se tiver nevando, vale ate levar aquelas botas com pelos internos.

  24. Aryane   29/09/19 • 17h50

    Boa tarde, estou querendo ir pra Escócia início de fevereiro o que acha? Você acha que da para aproveitar a viagem? Eu quero frio mesmo, só fico com medo de ficar tudo fechado e me arrepender ! Ps: acabei de chegar de uma eurotrip no verão europeu e por isso quero frio agora hahahaha

    • Contando as Horas   01/10/19 • 01h59

      Oi, Aryane

      Então, eu acho que vale, principalmente se você quer frio. Quanto as atrações, sempre bom olhar os horário de abertura do que você pretende incluir no teu roteiro. Evita surpresas. No geral, da pra aproveitar relativamente bem, mas você precisa ter em mente que o dia amanhece tarde (por volta das 08:00-08:30 e escurece cedo, entre 15:30 e 16:00), portanto, não da pra fazer muita coisa no mesmo dia e vc precisa levantar cedo pra aproveitar bem.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas