29.03
2015

Como se vestir no verão escocês

Todo mundo sabe da fama do clima na Escócia. Sinto informar, mas é extamente tudo isso. Chove bastante, tem muito vento e costuma ser frizinho. Claro que hoje em dia não dá pra afirmar nada disso, pq o clima anda meio louco ultimamente, mas no geral é assim mesmo!

Os meses de verão na Escócia são o contrário daqui no Brasil, então, quem estiver com viagem marcada pra lá, deve saber que junho, julho e agosto teoricamente são os meses mais quente. Eu digo “teoricamente”, pq o verão na Escócia passa longe de ser igual ao que estamos acostumado a enfrentar aqui no Brasil. Geralmente os termometros marcam em torno de 12 a 18 graus. Se tiver vento, a sensação de frio pode ser potencializada e se tiver apenas sol, pode ser que fique um pouco quente. Eu diria que o verão na Escócia é bem fresquinho e agradável.

foto

Em Edimburgo!

Sempre quando me pedem dicas de como vai estar o tempo lá durante determinado mês do ano, eu sempre respondo a mesma coisa: acompanhe a previsão do tempo. Não tem mistério! Geralmente eu começo a acompanhar com mais frequencia a previsão do tempo uns dois meses antes da viagem, pois assim eu já posso ter uma idéia de como o clima vem se comportando por lá nas ultimas semanas. Então, por exemplo, nessa ultima viagem à Escócia, lá por inicio de junho eu comecei a olhar a previsão do tempo todos os dias. Isso foi importante pra eu decidir quais roupas e calçados eu iria levar!

** Para ver um post com dicas sobre o tempo em Edimburgo e na Escócia, é só clicar aqui. **

Todas as viagem que tenho feito nesses ultimos anos, eu sempre levei a minha malinha azul pequena. Ela tem o tamanho ideal pra ir como bagagem de mão e cabe direitinho no espaço destinado a ela dentro do avião. 

SONY DSC

Em Glasgow!

Nessa viagem a minha mala ficou assim:

– três calças jeans, duas na mala e a outra eu já fui usando. Peguei cores mais escuras, então uma era preta e as outras duas de jeans azul escuro.

– dois casacos tipo blazer, um cinza e um preto;

– três camisetas de manga curta (os 3 primeiros dias da viagem eu fiquei em Londres e lá tava mais calorzinho que a média)

– três camisetas de manga comprida

– duas camisas, uma preta e outra colorida

– quatro blusas de linha ou lã fininha/moleton/ de cores variadas

– um colete azul da uniqlo

– quatro cachecóis, sendo que um deles era de lã.

– apenas uma bota, que já fui usando na viagem. Eu até queria ter levado uma sapatilha, mas acabei esquecendo de colocar na mala.

– roupas intimas, pijama e chinelo.

IMG_2859

Na Ilha de Skye!

Claro que pra levar uma mala relativamente compacta como essa, eu precisei levar cores lisas (sem estampa e mais neutras) e que combinassem entre si. Meu leque de cores se resumiu a preto, branco, cinza, rosa, bege e azul. Todas cores fáceis de serem combinadas.

Durante a viagem eu comprei apenas uma blusa de lã, um coletinho quadriculado da uniqlo e um cachecol de tecido fininho xadrez.

Em Londres como tava quente (por volta de 22 graus), eu usava camiseta de manga curta mais o casaco. Não precisei usar cachecol nenhum dia.

Já em Glasgow, eu peguei o tempo um pouco mais frio, média de 15 graus e sempre precisei usar cachecol, uma blusa de lã fininha e casaco.

Nos dias que passei em Inverness e fiz um bate-volta ao norte da ilha, a temperatura estava na faixa de 7 a 9 graus e eu precisei usar blusa de lã, casaco e chachecol de lã. E se eu tivesse levado uma luva, eu teria usado também. Nossa, tava muito frio lá por aquelas bandas. Quase congelei!

Na ilha de Skye eu peguei sol todos os dias e quem vÊ as fotos, imagina que devia estar muito quente, o que não é verdade! A média de temperatura por lá era de 10 a 12 graus durante o dia e a noite caia para uns 7 graus. Quando eu caminhei no sol, durante a trilha para conhecer a Fairy Pools, passei um calorzinho pq o sol tava realmente forte, mas era só ficar parado ou voltar pro carro, que já ficava frio de novo. Naquele dia eu tava com uma camiseta de manga curta fininha, mais uma blusa de linha bem fininha e o coletinho da uniqlo.

Quando fui a Oban, peguei dias iguais aos na Ilha de Skye. Tinha sol, então durante o dia ficava um pouco calor, mas nada exagerado e a noite ficava mais frio. Então pra não ter problema, eu preferi sair de camiseta de manga comprida e colete da uniqlo. Assim, não passei nem muito calor e nem muito frio.

No dia que cheguei em Edimburgo, quase no final do mes de setembro, a temperatura já tinha caido consideravelmente e o que peguei lá foi uma média de 12 graus. Precisei usar camiseta de manga comprida, blusa de lã fininha, casaco e cachecol.

SONY DSC

Nas Highlands!

Então, as minhas dicas para o verão escoces, são:

– Quem tiver indo a Glasgow ou Edimburgo, pode levar camiseta de manga comprida e algumas blusas de linha/lã ou moleton mais fininhos, sempre levar um casaco (durante o dia com certeza ninguem vai ficar com o casaco durante o tempo todo, principalmente se tiver sol, mas assim que o sol começa a baixar fica bem frio. Se tiver vento então, mesmo com sol, é relativamente frio pro nosso padrão. Cachecol de tecido também é indicado.

– Se a viagem for para as Highlands, eu aconselho a comprar esses coletes. Sério, foi a melhor coisa que fiz. Os casacos mais estilo blazer que eu levei não iam dar muito certo no tipo de programação que fiz, pois incluiu muita caminhada (e pra minha sorte, acompanhada de muito sol). Se o tempo nas Highlands tiver nublado e tiver vento, com certeza vai ser necessario uma blusa de lã e um cachecol (e dependendo, até luvas – me arrependi de não ter levado uma pela menos).

Então, como dá pra ver, é muuuuuuito dificil, mas muuuuuuito dificil mesmo sair de manga curta e de bermuda, como fariamos tranquilamente aqui no Brasil. Pode até ser que um dia esteja um pouco mais quente que a média, mas nada que alguém vá morrer de calor por estar usando calça e uma camiseta de manga comprida ou uma blusa mais fininha.

Na verdade, é muito mais comum estar mais frio do que calor, principalmente pq o vento potencializa essa sensação.

Obs.: Essa viagem aconteceu entre 28 de agosto a 24 de setembro de 2014.

** Precisando de hotel na Escócia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Clima, Edimburgo, Escócia, Glasgow, Highlands, Ilha de Skye, Inverness, Loch Lomond, Oban, Perth, St Andrews, Stirling, The Borders - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
10 comentários em "Como se vestir no verão escocês"
  1. Paula Perim   30/03/15 • 08h29

    Oi Bruna!!!
    Eu adoro seu site, entro nele quase todo dia!!!
    Adorei esse post, era o que eu estava precisando!
    Mas preciso perguntar: vc ficou quase 1 mês lá só com essas roupas???
    E coube tudo numa malinha pequena? To impressionada!
    Ah, quando vc diz casaco, vc quer dizer um casaco normal fininho, ou tipo capa ou desses alcochoados fofinhos?
    Obrigada!!!

    • Contando as Horas   30/03/15 • 14h38

      Oi, Paula

      Sim, só com essas roupas. hahaha Eu sei, parece loucura, mas prefiro carregar pouca bagagem, ainda mais quando viajo sozinha.

      Como as roupas são leves, não ocupam taaanto espaço assim na mala. Minha mala foi bem tranquila, só na volta que tive que abrir o extensor.

      Isso, casaco normal, bem fininho. Esses que to usando, o preto é tipo um veludo mais sem forro e o cinza é um casaco de moleton estilo blazer.

      Nos dias mais frios eu colocava uma camiseta e uma blusa de linha ou de moleton fininha + casaco e cachecol. Já nos dias que fiquei em Londres, onde tava um pouquinho mais quente, usei camiseta de manga curta e o casaco, nao precisei de blusa e nem de cachecol.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Nick   31/03/15 • 12h53

    Oi Bruna, tudo bem ?
    Quando estive em Edimburgo foi no mês de maio. No dia que eu cheguei estava chovendo e um frio daqueles, mas no dia seguinte abriu um sol lindo e até deu pra sentir um calorzinho…Li que em maio vc estará na França e Alemanha, eu vou pra Turquia e pra Paris também em maio.
    Beijos
    Nick

    • Contando as Horas   01/04/15 • 16h23

      Oi, Nick!!

      Tudo bem e ai?? =DD

      Isso que me refiro, faz um friozinho e um calorzinho, mas nada como aqui no Brasil que a gente precisa ficar só no ar condicionado, senão não tem condições.

      Ah é? Agora quando tava lá em Curitiba nessas ultimas semanas eu fui num evento de turismo e teve uma palestra sobre Turquia, fiquei bem empolgada pra conhecer.

      Na verdade eu vou ficar poucos dias na França, vão ser apenas 6 dias e o resto da viagem vai ser praticamente só na Alemanha.

  3. Ariana   28/10/15 • 21h55

    Olá, por favor, qual o jeito mais barato de ir de endinburgh para Stirling?

  4. Fatima Dias   22/02/17 • 18h38

    Olá Bruna, tudo bem?
    Eu e meu marido iremos pra edimburgo dia 02 de maio. depois do dia 10 estaremos em dublim.
    O que levar na mala para esses 19 dias? Obrigada, Fatima

    • Contando as Horas   26/02/17 • 16h26

      Oi, Fatima

      É difícil. Eu não sei se vocês são friorentos ou calorentos, se gostam ou não de frio ou de calor. Mas assim, eu levaria mais roupas pra friozinho do que pra calorzão. Certamente fará muito mais falta um casaco melhor (caso chova e tenha vento) do que uma bermuda ou uma saia, por exemplo. Lá faz calor, mas não é aqueeeeleee calor todo como aqui. É coisa de uns 23 graus, mais ou menos, ou seja, é suportável vc estar de calça jeans.

  5. Juliana   30/06/18 • 18h28

    Oi Bruna! Passei aqui pra agradecer você por esse blog maravilhoso e cheio de dicas preciosas! Estivemos agora na Escócia e você nos ajudou demais! Foi uma viagem fantástica e nos apaixonamos por tudo lá! Obrigada mesmo! Beijos!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas