18.08
2013

Eurostar: Como ir de Londres a Bruxelas de trem

Existem diversas opções para ir do Reino Unido ao continente Europeu, como por exemplo: avião (Londres é servida por 6 aeroportos atualmente), trem e ferry. Nesse post em especifico vou falar do trem Eurostar, que liga Londres a Bélgica ou a França através do Canal da Mancha.

A única vez que utilizei o Eurostar foi numa viagem que fiz entre Londres e Bruxelas e gostei bastante dessa opção.

Andar de trem na Europa sempre foi uma prioridade pra mim, mas o Eurostar foge um pouco a regra dos demais trens, então aqui vão algumas informações importantes antes de qualquer coisa:

Estação de St Pancras em Londres, de onde sai o Eurostar

Estação de St Pancras em Londres de onde sai o Eurostar

– É preciso passar pela imigração;

– É necessário passar pelo controle de segurança (as malas também), mas é mais “light” do que nos aeroporto;

– Eu acho interessante chegar com pelo menos 40 minutos a 1 hora de antecedência pra fazer tudo com bastante calma.

As principais vantagens de viajar no Eurostar na minha opinião são:

– as passagens podem ser compradas com quatro meses de antecedência, geralmente um mês a mais que a grande maioria dos demais trens;

– os trens são de alta velocidade, ou seja, podem chegar até 300 km/h;

– oferece mais de 10 partidas diárias para Bruxelas e por volta de 20 partidas para Paris, são opções de horários que não acabam mais;

– quanto antes as passagens forem compradas maiores são as chances de se conseguir um preço excelente;

– quem for pra Bélgica, assim como eu, é possível seguir viagem no metro de Bruxelas sem pagar a mais por isso.

Estação de St Pancras, em Londres

Estação de St Pancras, em Londres

** Comprando as passagens 

As passagens de Eurostar podem ser compradas pela internet, em máquinas ou nos guichês de atendimento nas estações.

Na minha opinião, a melhor opção é comprar diretamente no site do Eurostar, dando prioridade para a versão inglesa, francesa ou belga onde o trajeto vai começar. No meu caso, como a viagem começou em Londres, eu comprei o minha passagem na versão inglesa do site.

O site do Eurostar é bem fácil de lidar e é totalmente possivel escolher o vagão, a classe de preferência (primeira ou segunda) e reservar o assento. Sendo assim, ao chegar na estação, só é preciso se preocupar em passar pela imigração e pelo controle de segurança.

Após a compra, as passagens são enviadas por email, então é só imprimir e pronto. Não é necessário trocar um voucher na estação, o que facilita e agiliza muito a nossa vida.

Obs.: quem quiser comprar o ticket um site em português, apesar de eu nunca ter utilizado, é possível através do site da RailEurope.

foto-22_Fotor

** Estação de St Pancras, em Londres

Todos os trens do Eurostar, independentes de terem destino final a Bélgica ou a França ou qualquer outro país onde seja possível seguir viagem, sempre vão partir da Estação de St Pancras, em Londres.

Essa é uma das estações de trem mais modernas de Londres e fica numa área bem central da cidade, onde é possível chegar tanto por metro ou ônibus.

Essa estação fica nos arredores de algumas atrações importantes da cidade, como: Museu de Cera Madame Tussauds e a Biblioteca Britânica.

SONY DSC

** Check-in, Imigração e Controle de Segurança

Independente do destino da viagem (nesse caso do Eurostar, todos os destinos serão internacionais), a maioria das pessoas acabam achando que é como andar em outro trem qualquer e muitas vezes acabam perdendo a viagem. Então pra quem ninguém tenha problema, já aviso:

– é obrigatório fazer check-in antes, com pelo menos 40 minutos de antecedência do horário marcado pro trem sair. O check-in é bem simples e é feito na hora de entrar na parte reservada ao Eurostar na estação de St Pancras, ou seja, passando pelas catracas, ao encostar o bilhete no leitor optico, o check-in estará automaticamente feito. Simples, não?;

– é necessário passar pela imigração também. O processo é mais ou menos igual ao dos aeroportos, portanto é necessário levar passagens (de trem ou aérea) que comprovem que vai deixar o país, reserva de hotel, outros trechos de trem (caso a viagem siga pra outros países europeus ou Escócia e País de Gales), enfim, tudo o que julgar necessário e que comprovem que não há intenção de permanecer no país de destino.

Obs.: quem tiver saindo de Londres vai passar pela imigração Belga (como foi o meu caso) e quem estiver indo pra França, obviamente passará pela imigração francesa, ainda em território britânico. E no sentido contrário, vindos de Bruxelas ou de Paris, será necessário passar pela imigração inglesa.

– o controle de segurança é mais simples do que o de aeroporto. Não há necessidade de se preocupar com o limite de 100 ml de liquidos na bagagem, mas tanto nós como as bagagens, somos obrigados a passar pelo raio-x.

Essa foto aqui não está muito boa, mas só pra mostrar que o checki-in é feito ai

Essa foto aqui não está muito boa, mas só pra mostrar que o checki-in é feito ai

** Sala de espera e Embarque

Depois de passar pela imigração e pelo controle de segurança, entramos na “Sala de espera” do Eurostar. Essa sala é mais ou menos um salão enorme, cheio de bancos e mesinhas com tomadas pra usar o computador ou carregar equipamentos eletrônicos. Nessa área existe conexão wi-fi gratuito também. E além de banheiros, também tem alguns bares, cafés e restaurantes.

Sala de Embarque

Sala de Embarque

Sala de embarque

Sala de embarque

Ficamos esperando ali até que a plataforma de acesso aos trens sejam liberadas. Quando isso acontecer, vai ser anunciado tanto nos auto-falantes quando nos painéis. O acesso a plataforma é feito através de uma escada rolante.

Na plataforma, a primeira coisa que eu fiz foi procurar na minha passagem qual era o vagão que eu iria viajar. Ai é só ir olhando pro chão, pois vai ter algumas plaquinhas indicando qual vagão (coach/voiture) eu tinha que entrar.

Ai é só procurar um lugar pra deixar a mala e ir até o assento já reservado. Muito simples e prático. Uma dica: quando o acesso ao trem tiver liberado (quem tiver com malas maiores) é bom não marcar bobeira e se direcionar a plataforma o quanto antes, pq assim a possibilidade de achar um lugar pra acomodar a mala nos locais apropriados que ficam nas extremidades de cada vagão são maiores.

Localizando o vagão na plataforma

Localizando o vagão na plataforma

** As classe do Eurostar

O Eurostar tem a configuração de três classe, são elas: Standard, Standard Premier e Business Premier. Eu optei por fazer esse trajeto na Standard Premier.

Mas as principais diferenças entre elas são:

– Standard: é mais conhecida como a famosa “segunda-classe”. A configuração do vagão vai ser 2-2, ou seja, 2 poltronas – corredor – 2 poltronas. Vai ter apenas um banheiro masculino e feminino junto e apenas um lugar pra guardar as malas maiores em uma das extremidades do vagão. A grande maioria das cadeiras são “estilo avião”, pouquissimas (acho que 2 ou 4) vão ser na configuração com mesinha no meio. Não tem tomada pra carregar os equipamentos eletronicos.

– Standard Premier: basicamente é a primeira classe, mas sem muitos privilégios. A configuração do vagão vai ser 2-1, então serão: 2 poltronas – corredor – 1 poltrona. Também vai ter apenas 1 banheiro (para uso masculino e feminino juntos) e três lugares pra guardar as malas nas extremidades do vagão. Somente as cadeiras das extremidades do vagão vao ter mesinhas e é bom cuidar as poltronas sem mesinhas no meio, porque ficam diretamente de frente pra outras pessoas. Todos os vagões nessa configuração vão ter tomadas, assim dá pra carregar o celular ou a camera ou o notebook.

– Business Premier: tem a mesma configuração da Standard Premier. Na verdade, na prática, as vantagens dessa classe são mais com relação a politica de cancelamento (que é mais flexivel), dá acesso a area vip na sala de espera na estação de trem, e o check-in é prioritário e pode ser feito até 10 minutos antes do trem partir e “só”, o resto é tudo igual a Standard Premier.

Obs.: na hora de comprar a passagem através do site do Eurostar, nos mesmos podemos escolher a nossa própria poltrona.

Eurostar poltronas_1200x883

** Tempo de viagem

Partindo de Londres, o Eurostar possibilita viajar de forma direta para:

– Bruxelas, na Bélgica onde o tempo de viagem pode variar de 1 hora e 50 minutos até 2 horas e 1 minuto. Durante o trajeto que fiz, o trem parou apenas duas vezes e bem rapidinho (menos de 3 minutos) somente para embarque e desembarque de pessoas nas estações de Ebbsfleet (que fica na Inglaterra) e na Lille Europe (que fica na França).

– Paris, na França onde o tempo de viagem varia de 2 horas e 15 minutos a 2 horas e 30 minutos.

– E mais: Calais e Lille, na França e ainda é possível seguir viagem para outros países (como Holanda e Alemanha) a partir de Bruxelas e de Paris.

O trajeto: Londres - Bruxelas

O trajeto: Londres – Bruxelas

** A experiência de andar de Eurostar

Como eu disse anteriormente, eu optei por viajar na classe Premier Standard, que é a primeira classe do Eurostar, sem alguns benefícios (já descritas no item “As classes do Eurostar”).

O trecho que o Eurostar percorre na Inglaterra é bem rápido, acho que dura mais ou menos uns 30 minutos, no máximo. Ai quando o trem está perto de entrar no Canal da Mancha, começam a servir as comidas. A unica forma de identificar que estamos passando pelo túnel é que tudo fica relativamente escuro, ou seja, sem paisagem pela janela. Esse trajeto no tunel é bem rápido, não dura mais do que 20 minutos. Perfeito pra almoçar.

Como eu optei por viajar no horário perto das 13:00, a refeição servida, que já estava incluida no no valor da passagem, foi o almoço, claro.

Primeiro vem uma entradinha acompanhada de bebida (que pode ser vinho, refri, cerveja, água, chá entre outros) e logo na sequencia vem o prato princial com a sobremesa (duas opções são oferecidas para escolher). A comida é boa e o serviço de bordo é excelente.

A gente nem termina de almoçar direito e já estamos na França, pois existe apenas um unico ponto de entrada no continente Europeu. Ai o trajeto se bifurca e cada trem segue o seu caminho. Portanto, depois de uma breve parada em Lille, o trem segue o seu caminho pra Belgica e por fim, chega em Bruxelas.

No geral eu achei bem tranquilo viajar de Eurostar. A unica coisa a se “preocupar” é com o check-in e não esquecer de que vai ser preciso passar na imigração, mas fora isso, é tudo completamente igual a qualquer outro trem por ai. Os trens são bem novos, estão em excelente estado e são bem confortáveis (as poltronas reclinam um pouco até). Gostei bastante da experiência e recomendo!

Eurostar comidas_1200x900

** Bagagem

Por regra, segundo o site do Eurostar, cada pessoa pode levar 2 malas e mais uma bagagem de mão. Mas nunca vi ninguém verificar isso. Nessa viagem que fiz, eu tava só com uma mala pequena e um mochila, não tive nenhum problema.

O espaço destinado as bagagens maiores ficam nas extremidades dos vagões. A maioria das pessoas que viajam de trem na Europa não costumam levar a casa inteira na bagagem, ou seja, 1 ou 2 malas no máximo.

Eu aconselho fortemente a não levar malas gigantes, pq é bem dificil encontrar lugar pra acomodá-las. Quando eu viajei de Londres a Bruxelas eu tava apenas com a minha famosa malinha roxa, e consegui achar um cantinho pra ela sem problemas. E ainda carregava minha mochila com os apetrechos eletronicos (maquinas fotograficas e notebook) e os documentos, que coloquei no compartimento acima do meu banco.

Obs.: não há nenhuma restrição quanto a quantidade de liquidos como acontece nos aeroportos (produtos com até 100 ml na bagagem de mão), então não há necessidade em se preocupar com isso.

Desembarcando em Bruxelas

Desembarcando em Bruxelas

** Estação Brussels Midi, em Bruxelas

Como a imigração já foi feita em Londres, ao chegar em Bruxelas, é só pegar as malas e sair do trem em direção ao metro ou ir direto pro centro de Bruxelas.

Todos os trens do Eurostar vão desembarcar na Estação de Brussels Midi. Quando eu estive lá, a estação estava passando por obras, então não sei a quantas anda essa questão. Saindo da plataforma de desembarque do Eurostar, a melhor forma de chegar até a linha do metro pra quem estiver com mala é atraves do elevador.

Como eu disse no inicio do post, quem quiser incluir o trecho do metro para qualquer estação dentro de Bruxelas é necessário selecionar na hora de comprar o ticket do Eurostar a opção “Any Belgian Station”.  E o melhor de tudo, não é cobrado nada a mais por isso. Então fica a dica!

E foi justamente isso que eu fiz, optei por seguir viagem até a estação principal de trem/metro de Bruxelas, a estação “Brussels Centraal”, de onde fui caminhando até o hotel em que me hospedei nessa viagem, o Novotel Brussels Off Grand Place que fica a meia quadra dali. Melhor localização, impossível!!

** Precisando de hotel em Bruxelas? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de hotel em Londres? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bélgica, Bruxelas, Dicas de Viagem, Inglaterra, Londres, Transporte público - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
94 comentários em "Eurostar: Como ir de Londres a Bruxelas de trem"
  1. Gilmara   18/08/13 • 19h15

    Eu tb fiz esse percurso e amei! Super gostoso e muito melhor viajar de trem !

    • Bruna Bartolamei   19/08/13 • 01h42

      Oi, Gilmara!

      Verdade. Sabe que também adoooro viajar de trem? Sempre dou preferencia quando possível. E a idéia de construir esse tunel que passa pelo Canal da Mancha ligando o UK ao continente europeu foi genial.
      =D

  2. Danilo p   02/01/14 • 18h23

    gostei do seu comentário , vou estar Londres dia 09 jan e gostaria de passar um dia bruxelhas , mais surgiu uma duvida vc falou que quando comprar eurostar compro com Any Belgian Station mais como faço pego metro e apresento papel ou fico dentro eurostar que me leva estação central… fica a duvida

    • Contando as Horas   03/01/14 • 03h30

      Oi, Danilo

      Se vc comprar o Eurostar com a extensão “Any Belgian Station”, vc deve descer na estação de Bruxelas Midi, que é a estação final do Eurostar. Ai vc tem que procurar pelo metro e se algum funcionário passar pedindo o ticket, vc mostra a passagem do Eurostar – Any Belgian Station. É só isso mesmo, não tem mistério.

  3. Luciana Gonsales   16/03/14 • 00h07

    Olá
    Sou brasileira e não falo Inglês .
    Vou estar em Londres em julho, quero fazer um bate
    volta para Bélgica , é possível? Ir de manhã e voltar
    a noite? Será que passarei aperto por não dominar a
    língua? Obrigada!!!!

    • Contando as Horas   16/03/14 • 04h40

      Oi, Luciana

      Possível é, mas depende pra onde vc vai. Se vc for a Brugges, dá tranquilamente, se vc for a Bruxelas um dia vai ser pouco.

      Quanto ao dominio do inglês, pode ser que vc enfrente algum problema, seria ideal que vc aprendesse algumas coisas mais basicas, isso ajudaria bastante.

  4. Karina Bibiano   26/05/14 • 17h25

    Olá! Estava procurando informações pra ajudar na minha viagem que farei agora em setembro sozinha e achei a matéria do seu blog sensacional! Obrigada pelas informações detalhadas! Comprei minha passagem pela Raileurope pelo mesmo preço da eurostar. Farei o percurso Londres – Amsterdam de trem e farei uma pequena parada em Bruxelas. Por isso, gostaria de saber se em 2h é possível ir ate o centro de Bruxelas e se há lugar para guardar a mala na estação Bruxelas Midi? Obrigada! bjs

    • Contando as Horas   28/05/14 • 00h36

      Oi, Karina

      Que bom que gostou, fico feliz!! =D

      Eu não acho que vale muito a pena não pelo seguinte: vc vai perder um tempinho até guardar as malas na estação, vc vai ter que comprar um bilhete de metro, vai ter que se deslocar de metro até a estação Brussels Centraal. Mas se vc conseguir fazer essa parte rapidinho, acho que pelo menos a praça central de Bruxelas (onde tem a prefeitura), vc consegue visitar. Ai é correr pra estação e pegar a mala e procurar a plataforma do trem.

  5. Juliana   06/07/14 • 12h14

    Olá.Tudo bem?

    Adorei seu blog.

    Vou para Londres em outubro deste ano, mas a minha passagem é até Bruxelas. Você acha que vale a pena sair do aeroporto e pegar o trem para Londres? As passagens aéreas estão meio caras, por isso pensei na opção de trem. Quanto tempo você acha que preciso para sair do aeroporto e pegar o trem? Meu vôo chega em Bruxelas às 14:30.

    Muito obrigada

    • Contando as Horas   06/07/14 • 21h26

      Oi, Juliana

      As passagens aéreas de partem ou que vão até Bruxelas são sempre caras, sério mesmo. Não entendo o pq. Nunca achei passagens baratas pra lá em voos direto, so com voos com conexão.

      Eu acho uma boa idéia vc pegar o trem de Bruxelas pra ir até Londres, principalmente se vc não tem hora pra chegar em Londres.

      Eu deixaria pelo menos umas quatro horas de intervalo entre esse deslocamento, pois vc precisa passar na imigração, pegar bagagem, se deslocar de metro até a estação de trem onde parte o Eurostar, procurar plataforma, passar na imigração, entre outros. E ainda, contar pra que não tenha nenhum atraso no voo. Então pra fazer tudo com calma, eu sempre recomendo no mínimo quatro hora.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  6. Juliana   08/07/14 • 12h14

    Super obrigada pela resposta, Bruna!

  7. Faiga Marques   21/07/14 • 21h00

    Oi, Bruna!
    Adorei seu blog e as dicas que me ajudarão muito.
    Estou indo em outubro, entrando por Paris e depois seguindo de Paris para Amsterdam de trem. Ainda não comprei o trecho que vai de Amsterdam de trem, pois está na faixa de 129 euros. Bem mais caro pelo que paguei de Paris/Amsterdam e Londres/Paris.
    Voce acha que encontro mais barato?
    Queria muito ir de trem, pois acho que da estaçao em Londres para o meu hotel é mais perto do que do aeroporto de Londres.
    Muito obrigada por suas dicas e pelo seiu trabalho no blog, que é sensacional.

  8. Faiga Marques   21/07/14 • 21h01

    corrigindo o trecho de Amsterdam para Londres

    • Contando as Horas   22/07/14 • 00h29

      Oi, Faiga

      Olha, é muito difícil. Geralmente a tarifa web é a mais barata e quanto antes vc comprar, mais barato ela será. O que pode acontecer é que, pro horário e dia que vc procura, pode não haver lotado o trem, ai sim pode existir a possibilidade de alguma promoção. Mas isso é difícil acontecer.

      Outra coisa interessante é vc observar se o horário desse trem é no horário de pico ou não (peak ou off peak). Isso influencia muito no valor.

      Muitas vezes eu tenho que trocar o horário de viagem pq o valor é muito caro, geralmente esses valores mais caros são no inicio ou final de dia. Então o jeito é se contentar com o que dá, ainda mais agora que a conversão da libra tá quase pela hora da morte. heheeh =D

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  9. elaine   24/07/14 • 22h34

    Não consigo comprar as passagens no site do Eurostar. Vou até a digitação da senha do cartão, aí pedem para aguardar e aparece uma tela toda em branco, sem nada escrito!!! Vcs sabem o que pode estar havendo?

    • Contando as Horas   25/07/14 • 03h22

      Oi, Elaine

      Nossa, que estranho. O que pode ter acontecido foi algum problema localizado ou até mesmo o site poderia ter passado por alguma manutenção. Bem estranho isso ter acontecido. MAs tenta novamente amanhã cedo ou até mesmo durante o final de semana. As vezes, durante a noite, sempre dá algum erro no processo de compra, eu já tive esse tipo de experiência, mas em outros sites. O que fiz foi comprar em outro turno (manhã ou tarde), ai deu tudo certo.

  10. Emanuel   30/09/14 • 22h48

    Como faço pra cancelar uma compra do Eurostar? Acabei sem querer comprando duas vezes minha passagem e nao sei como estornar a compra. Liguei pra operadora de crédito e mesma informou que tenho que ligar e diretamente pra Eurostar.

    • Contando as Horas   01/10/14 • 00h48

      Oi, Emanuel

      Possivelmente é isso mesmo que o cartão te informou. Vc deve entrar em contato com o pessoal do Eurostar. Será que não tem nenhum email ou talvez um telefone aqui do Brasil onde vc poderia tirar essa duvida?

      Eu nunca passei por uma situação dessas, então não sei ao certo o que te dizer. Tenta isso, acho que pode dar certo!

  11. JARAITAN   04/10/14 • 14h22

    Como fazer para alterar a data de viagem pela Eurostar, pois comprei duass passagens e não me liguei nas datas. alguém sabe como proceder

    • Contando as Horas   06/10/14 • 19h20

      Oi, Jaraitan

      Infelizmente não sei te responder essa questão, nunca passei por isso. Mas sugiro a vc entrar em contato com eles via email ou telefone e ver o procedimento que vc deve fazer.

      De qualquer forma, obrigada pela visita aqui no blog!

  12. Bruno Salazar   30/01/15 • 20h16

    Olá Bruna!

    Parabéns pelo site!! Muito legal esse post…

    Você sabe se comprando essa opção de “any belgian station” eu consigo pegar o trem para a antuérpia sem custo?

    Obrigado!

    • Contando as Horas   06/02/15 • 01h22

      Oi, Bruno

      Se for no mesmo dia que vc andar no Eurostar, sim.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  13. Lenira Hazboun   08/02/15 • 10h56

    Oi Bruna, parabéns pelo blog, tá me ajudando muito!. Vou fazer o percurso Londres/ Bruxelas de trem, mas ainda ficou uma dúvida, Se eu comprar trem com metro para descer na estação Central de Bruxelas como você fez, eu continuo dentro do Eurostar?

    • Contando as Horas   13/02/15 • 00h22

      Oi, Lenira

      Nao, vc precisa descer do Eurostar e ir até a parte onde estão os metros. O Eurostar que vem de Londres para na estação Midi em Bruxelas. Então vc precisa pegar o metro pra ir até a estação central. É bem tranquilo, tem diversas placas indicando.

  14. Vanessa   03/03/15 • 14h46

    Olá Bruna, muito bom seu blog. Bastante esclarecedor.
    Gostaria de saber se vc conhece o hotel Hilton Brussels City, e proximo à estacao? Posso ir a pe da estaçao? Vou estar sozinha.
    Obrigada

    • Contando as Horas   08/03/15 • 21h05

      Oi, Vanessa

      Não conheço esse hotel, mas se ele fica perto da estação de Bruxelas Midi, vc pode ir a pé por ali sim. Não achei essa região perigosa.

  15. sergio trindade   06/04/15 • 16h30

    boa noite. Gostaria de saber sendo eu cidadão português residente na Bélgica se para ir a londres visitar família se preciso de passaporte Obrigado

    • Contando as Horas   07/04/15 • 00h17

      Oi, Sergio

      Eu imagino que vc precisa de passaporte sim, mas não posso te confirmar essa info. Eu sou brasileira e sempre viajo levando passaporte brasileiro.

  16. Flávia pareto   13/05/15 • 17h57

    Oi Bruna
    Qual a melhor maneira de ir a Bruges saindo de Londres de trem?? Any belgium station da direito a seguir direto de Bruxelas pra Bruges?? Como seria a melhor maneira??
    Conhece algum ferro noturno que faça a travessia?? Obrigada!!

  17. Flávia pareto   13/05/15 • 17h58

    Ferry boat e não ferro

    • Contando as Horas   14/05/15 • 01h24

      Oi, Flávia

      Eu acho que é melhor ir de trem. Nunca fui a Bruges, mas ja fui a Bruxelas duas vezes. Sei q se comprar o ticket com o complemento “any belgian station” vc pode seguir viagem até outras cidades.

      Sei q existem ferries que fazem a travessia, mas nao sei te dizer se vai ate Bruges ou outra cidade ali perto.

  18. Danilo   29/05/15 • 22h54

    Boa noite! Parabéns pelo site! Irei pra Paris agora em agosto. De paris pretendo ir pelo trem para Bruxelas, e passar somente um dia lá pra conhecer os principais pontos turísticos do centro da cidade. É possível ne? de Bruxelas partirei para Londres para ficar mais 3 dias. Por questões de logística, vc acha melhor ir de Paris primeiro para Londres, e de Londres passar um dia em Bruxelas e depois voltar pra Paris, ou pode ser Paris e depois Bruxelas, e em seguida Londres? Desde já agradeço muito!

    • Contando as Horas   31/05/15 • 17h42

      Oi, Danilo

      Eu iria de Paris para Bruxelas e depois iria para Londres. Entre França e Bélgica vc tem passe livre entre as fronteiras, já pra entrar no Reino Unido vc precisa passar na imigração. Assim, vc passaria apenas uma vez na imigração. Pq se vc for de Londres a Bruxelas como bate-volta, vai ser meio chato ficar passando na imigração pra ir e pra voltar.

      Bruxelas vc consegue conhecer o básico e a parte mais central em um dia. O ideal mesmo era ficar pelos menos 2 dias na cidade.

  19. Lenira   05/07/15 • 15h19

    Boa tarde! Vou chegar em Bruxelas ao meio dia vindo de Londres. Pretendo ir no mesmo dia para Bruges. Vou comprar esse trecho na hora. Posso ir da Midi direto para Bruges ou tenho que pegar o trem na Estação Central de Bruxelas? Obrigada.

    • Contando as Horas   05/07/15 • 21h19

      Oi, Lenira

      Se vc comprar a passagem para andar no Eurostar, vc pode comprar um complemento chamado “Any belgian station” e com isso vc vai até Bruxelas (estação midi) e se necessário, vc pode ir até outra cidade com esse mesmo bilhete + complemento sem precisar comprar outra passagem.

      Eu nunca fui a Bruges, então não sei te dizer se é necessário trocar de estação ou não. Vc pode fazer uma simulação no site e ver se tem a opção de ir a partir da Midi ou se é necessário ir até a Central.

  20. Denise Coelho   21/07/15 • 18h11

    Olá Bruna!
    Em novembro, meu marido e eu faremos um bate volta Londres-Bruxelas-Londres. Vc poderia nos ajudar? Compramos passagens Rail Europe e evidentemente partiremos de ST Pancras sendo o destino da discriminado na passagem Bruxelles Midi. Minha dúvida é, como chegar à Brussels Centraal? Precisaríamos comprar tickets do trem/metrô para chegarmos lá ou poderíamos usar as próprias passagens do Eurostar? Como quando compramos essas passagens não tínhamos ainda a informação de que poderíamos optar por “qualquer estação de Bruxelas”, infelizmente, não escolhemos essa alternativa na hora da compra. Seriam as passagens do Eurostar válidas para o trem/metro independentemente de não termos optado pelo destino Centraal? Desde já, agradeço sua gentileza e atenção.

    • Contando as Horas   30/07/15 • 16h04

      Oi, Denise

      Se vc comprou a passagem apenas entre esses dois destinos, vc vai ter que comprar a passagem do metro ou pegar um taxi para ir ate a estação central. Essa passagem do Eurostar nao permite que vc use o transporte publico interno sem ter o bilhete correspondente para isso, infelizmente.

  21. Francis   30/07/15 • 10h59

    Bom dia! Estou com um receio! Pagando os 59 euros vendido no site da Eurostar do trecho Amsterdã – Londres, eu poderia sair de Amsterdã as 10:00 da manhã em um trem regional chegando a Bruxelas entre 13:00 e 14:00 fazendo um pit stop para conhecer o centro histórico, e embarcar no Eurostar de Bruxelas – Londres no Horario das 20:00, pagando apenas os 59 euros?

    • Contando as Horas   30/07/15 • 23h15

      Oi, Francis

      Não sei como funciona esse tipo de coisa que vc esta querendo fazer. Entendi a tua duvida, mas nao sei te responder com maiores detalhes.

  22. Denise Coelho   05/08/15 • 12h51

    Oi, Bruna! Estou aqui para agradecer sua gentileza por ter me respondido. Sua dica ajudou demais.Bj

  23. Adriana   05/10/15 • 16h21

    Olá!! Irei de Londres a Bruges e voltarei no dia seguinte. Para Londres, não é necessário o seguro viagem. E pra Bélgica necessito do seguro? Mesmo pra um bate e volta?? Obrigada

    • Contando as Horas   06/10/15 • 15h22

      Oi, Adriana

      Sim, a Bélgica faz parte dos países que exigem a cobertura de um seguro de pelo menos 30 mil euros.

  24. Ana   25/10/15 • 19h37

    Ola boa noite. Quanto é a passagem de eurostar para França e Bélgica? Vi o tempo de viagem mas não encontrei os preços que vc comprou
    Bjs
    Cmpts

    • Contando as Horas   26/10/15 • 21h07

      Oi, Ana

      Eu não coloquei o valor das passagens pq elas variam dependendo do destino, horário, data da viagem e antecedência na compra.

      Você pode ver os valores no site oficial do Eurostar: http://www.eurostar.com/ É só vc selecionar o país e idioma num lugar especificio, logo acima da foto e clicar em “go”. Ai vc pode fazer simulações e ver os valores.

  25. Sergio   14/02/16 • 01h06

    Ola, tudo bem ?
    Poderia me tirar umas duvidas?
    Ja comrpei pelo site bilhete de paris a londres pelo eurostar
    19 abril 2016 Mas o nome esta diferente do passaporte, faltando letras, mas foi digitado corretamente, segundo pessol do site da Rail Europe nao tem problema porque e de ponto a ponto, sabe informar se passa alguem conferindo nome no passaporte e do bilhete.. Outra duvida pretendo comprar mais uma passagem de bate e volta de paris a belgica? precisa de algum tipo de visto ? o ponto final do trem ja é o centro da belgica ou tem que pegar algum metro para ir ao centro ?Moro em curitiba se puder me adicionar no whats 4198998393 para me tirar umas duvidas e fornecer algumas dicas. Obrigado

    • Contando as Horas   14/02/16 • 19h41

      Oi, Sergio

      Eu já tive esse “problema” uma vez.. digitei meu nome certinho e veio meio abreviado, faltando letras. Não tive nenhum problema na conferencia pelo funcionário do trem. Eles passam conferindo sim, mas geralmente se vc está no trem certo, horário certo e tal.. Acredito que se por estar faltando algumas letras no seu nome não seja o problema.

      Não é necessário visto pra ir a Bélgica. Se vc for de Paris a Bruxelas com o trem Thalys, vc vai desembarcar na estação Brussels Midi e será necessário pegar um metro até a estação Brussels Centraal.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  26. stella   23/03/16 • 15h11

    Olá. Parabens pelo site. Tô viajando nele. Vc pode me dizer se posso cancelar uma compra do EUROSTAR ?
    Obrigada.

    • Contando as Horas   31/03/16 • 17h12

      Oi, Stella

      Depende do tipo de tarifa e condições que vc comprou a tua passagem. Acho que esses detalhes devem ter no site do Eurostar, vc teria que ler direitinho as regras e ver como funciona oc cancelamento, caso tua tarifa te permitir.

  27. Clair   13/06/16 • 22h00

    Em agosto vou a Londres-paris.qual o país que poderia adicionar saindo de Londres pois a minha volta e por paris? Pretendo passar apenas 1 dia no país e vc sugerir.obrigada

    • Contando as Horas   18/06/16 • 14h50

      Oi, Clair

      Bélgica, Holanda ou Luxemburgo, são os três mais próximos da França, mas a Bélgica é o mais próximo de todos, o que vai facilitar na tua volta pra casa (se for pelo aeroporto Charles de Gaule, esse aeroporto fica no meio do caminho entre Bruxelas e Paris).

  28. Robson   19/07/16 • 01h14

    Olá, parabéns pelo blog.

    Gostaria de saber se é possível comprar bilhetes separados(só de ida) por exemplo, Paris/Londres – Londres/Bruxelas e depois de Bruxelas/Amsterdã ou tenho que comprar ida e volta pelo país de origem obrigatoriamente?

    Obrigado pela atenção.

    • Contando as Horas   20/07/16 • 01h38

      Oi, Robson

      Teoricamente você pode comprar sim, mas vai custar mais caro do que se você comprasse ida e volta juntos. De Bruxelas para Amsterdã o trecho não é feito pelo Eurostar, vc deve pegar o trem Thalys. Se quiser ler sobre como foi a minha experiência em andar nesse trem, o post está aqui: http://contandoashoras.com/2015/06/30/viajando-no-trem-thalys-de-paris-a-colonia/
      Apesar de nossos destinos serem diferentes, ao menos você tem uma idéia de como funciona.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  29. Amaury do Lago Prieto   28/12/16 • 11h54

    Olá Bruna.

    Eu e minha esposa estamos com programação de viagem para o período 09 a 28/09/2017, iniciando por Londres e terminando em Estocolmo. Até o momento absorvi suas dicas de viagem Londres – Bruxelas (de onde pretendemos conhecer os países baixos, Noruega e por fim Suécia). Se tiver sugestões práticas de como conhecer parte da Irlanda e Escócia agradeço. Parabéns e sucesso. Tenha um bom 2017.

    • Contando as Horas   28/12/16 • 23h02

      Oi, Amaury

      Sim, tem varias informações de ordem pratica sobre a Irlanda e a Escócia aqui no blog. Você precisa olhar na lista de países aqui na lateral direita.

      Qualquer coisa, fico a disposição.

      Feliz 2017 pra vc e sua esposa também! :D

  30. Luana Fongaro   13/01/17 • 09h57

    Bom dia!
    Adorei seu texto! Parabéns!
    Estou com uma dúvida e preciso da sua ajuda!
    Vou a Londres nas férias de Julho de 2017, e meu voo de volta para o Brasil sai de Amsterdam dia 02/08.
    Gostaria de ir de trem de Londres a Bruxelas as 6 da manhã do dia 29/07, que é o dia que minha acomodação em Londres termina (já pesquisei passagens na rail europe e custa 60 euros), e gostaria de fazer um mini tour por Bruxelas, comprar uns chocolates e conhecer só o principal da cidade, e depois a noite ir para Amsterdam, porém na rail europe, quando faço a busca aparece esta mensagem “Sua viagem é constituída por mais de 2 conexões ou inclui transporte alternativo. Sugerimos que você use o nosso Mapa Interativo de Ferrovia para dividir sua viagem. Se o problema persistir, os bilhetes para os trens podem estar esgotados.”. Eu troco as datas e mesmo assim aparece a mensagem, não sei como proceder, você pode me dar uma luz? Obrigada!

    • Contando as Horas   27/01/17 • 17h40

      Oi, Luana

      Eu nunca comprei passagem com a Rail Europe, mas talvez vc precise verificar que tipo de passe e quantas conexões tem direito. Talvez seja isso que esteja “bloqueando” a conclusão da compra.

  31. Felipe Villanova takas   14/02/17 • 15h21

    Ola boa tarde! O trem Paris/Bruxelas e o trem Bruxelas/Londres saem da mesma estação Brussels Midi? Pergunto pois vou ficar apenas uma noite em Bruxelas (chegarei de manha no primeiro trem vindo de Paris) e gostaria de ficar o mais proximo possivel da estação de trem bruxelas/londres, que vou usar no dia seguinte bem cedo também!

    • Contando as Horas   14/02/17 • 22h22

      Oi, Felipe

      Entendi. Teoricamente sim. Todas as vezes que cheguei em Bruxelas vindo de outros países eu cheguei na estação de Brussels Midi.

  32. Marcio Antunes   01/03/17 • 16h24

    Olá Bruna!
    Pretendo ir de Amsterdã a Londres pelo eurostar. Que passagem devo comprar? Any dutch station para londres e depois de bruxelas para londres? Ou somente a primeira ja dá direito de ir até Londres? Neste caso, como faço para reservar a passagem de Amsterdã a Bruxelas? Obrigado!

    • Contando as Horas   06/03/17 • 11h50

      Oi, Marcio

      Hum.. sabe que não sei? Não existe a possibilidade de comprar de Amsterdã para Londres direto? Ou vc precisa ir até Bruxelas primeiro e lá pegar o Eurostar? Nunca fui até Amsterdã partindo de algum país vizinho, não sei te dizer ao certo o que fazer. Vou ficar te devendo essa info.

  33. Juliano Pohlmann   16/03/17 • 11h42

    Ola Bruna
    Vou de Londres para Amsterdam de eurostar e gostaria de saber se passo pela imigração somente em Londres ou em Bruxelas tbm, onde há uma escala para troca de trem.
    Obrigado

    • Contando as Horas   17/03/17 • 13h35

      Oi, Juliano

      Normalmente você passa pela imigração belga em solo britânico, mas como vc vai a Amsterdã, não sei te dizer. Acredito que você vá passar pela imigração belga mesmo, afinal, será o primeiro ponto que você vai parar no continente europeu e o primeiro país do espaço Schengen.

  34. Felipe   11/04/17 • 09h44

    Olá, Bruna!
    Estarei em Londres durante o mês de Junho e pensei em fazer um bate-volta a Paris, saindo pelo início da manhã e voltando à noite. Acha que vale à pena? Haveria algum problema na imigração pelo fato de eu não comprovar estadia?
    Obrigado.

    • Contando as Horas   11/04/17 • 12h16

      Oi, Felipe

      Na minha opinião não vale a pena. Paris tem muita coisa pra ver e durante o mês junho, julho e agosto é férias na Europa, possivelmente a cidade vai estar mais cheia do que normalmente está. Acredito que não, pq vc estaria comprovando estadia em Londres e teria a passagem de volta do Eurostar.

  35. Danielle   18/04/17 • 22h37

    Oii, amei o seu post
    Vou estar em Paris em Junho e pensei em visitar Londres e Bruges..
    A princípio pensei em ir Paris – Londres – Bruges, mas n sei se tem trem direto
    Pode me ajudar? Dar alguma sugestão?

    Bj

    • Contando as Horas   29/04/17 • 21h12

      Oi, Danielle

      Sim!! De Paris a Londres vc vai de Eurostar. E de Londres a Bruges vc precisa ir de Eurostar até Bruxelas (até a Estaçao dr Bruxelles-Midi) e lá pegar um trem belga da Belgian Rail. Nos meses de verão costumava ter um trem por dia direto de Londres a Bruges de Eurostar, mas nao sei qual é o horário. Da uma olhada no site oficial do Eurostar.

      Fique de olho no site do Eurostar pra comprar a passagem o quanto antes, assim vc consegue passagem promocional. Nos meses de verão as passagens tem muita procura, portanto esgotam rapidamente.

  36. Fabi Moraes   10/06/17 • 22h53

    Oi Bruna! Estou “contando as horas” e encontrei seu blog delicioso! Estou indo para Londres comemorar com minha filha seu aniversário de 15 anos. Faremos a viagem de Londres á Bruxelas de Eurostar. Passaremos o dia em Bruxelas e seguiremos para Amsterdam no final dia. É minha primeira viagem de trem para a Europa e a preocupação de estar com minha filha tem me deixado um pouco aflita. Alguma dica quanto ao retorno á estação de Bruxelas para seguirmos á Amsterdam …? Pensamos em deixar a bagagem nos maleiros em Bruxelas aproveitar o dia na cidade…passaremos por uma nova imigração ?

    • Contando as Horas   22/06/17 • 18h04

      Oi, Fabi

      Nao precisa se preocupar, é super tranquilo. Vcs passam na imigraçao belga em Londres, antes de embarcar no Eurostar. Ao desembarcar em Bruxelas vcs estaram no espaço Schengen, que permite a livre circulação entre alguns países europeus.

      Dica sobre o que vc precisa? Eu sempre aconselho a chegar com pelo menos 30 minutos na estaçao de trem, pra poder fazer tudo com calma.

  37. Wallace de Santana   28/10/17 • 13h27

    Olá, você sabréis me informar se ao voltar para Londres eu passo novamente pela imigração e se tem alguna chance de ser Barrado? Porque como vou para Londres estudar nāo posso correr esse risco.

    • Contando as Horas   30/10/17 • 00h01

      Oi, Wallace

      Passa pela imigração novamente, sim. Não sei te dizer se terá risco de vc ser barrado ou não, mas leve todos os documentos e comprovanfes necessarios para apresentar ao oficial, caso seja solicitado.

  38. Natalia   11/12/17 • 10h39

    Oie,

    Adorei as suas informações e a riqueza de detalhes. Parabens pelo site!!!
    : )

    Você pode me auxiliar com uma dúvida? Estou indo para Londres e retorno ao Brasil por Paris, então Paris seria meu ultimo destino de turismo.

    Estou pensando em pegar um Trem de Londres a Bruges (belgica) e vi que tem conexão de 46 minutos em Bruxelas. Você já pegou algum trecho com conexão? Sabe como funciona? A troca de trem é na mesma estação?

    • Contando as Horas   17/12/17 • 07h51

      Oi, Natalia

      Obrigadaaa! :D

      Vc precisa ver qual é o nome da estação em Bruges, se for igual, é a mesma estaçao, caso contrario, precisa trocar de estaçao. Nao lembro se Bruges tem mais de uma estação, mas acredito que a maioria dos trens cheguem na estaçao principal da cidade.

      Se for na mesma estaçao, vc apenas precisa ir ao painel que mostra os horarios dos proximos trens e encontrar pelo horario do teu trem qual é a plataforma onde vc pega o proximo trem. É bem tranquilo.

  39. Valéria da Costa   10/02/18 • 11h51

    oi, Bruna!
    comprei a passagem de trem pela Eurostar de Londres à Bélgica, mas, não tinha opção do metrô.
    tô adorando todas as dicas.
    obrigada por compartilhar.

    • Contando as Horas   11/02/18 • 15h40

      Oi, Valéria

      Tem sim! Quando você digita os destinos, para Bruxelas aparece duas opções: Brussels ou Any Belgian Station (via Brussels). Vc deveria escolher a Any Belgian Station. É bem simples e vc nao paga nada a mais por isso.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  40. Wilton   07/03/18 • 20h22

    Olá Bruna, boa noite.
    Primeiramente parabéns por compartilhar sua experiência, relatos como o seu ajuda muito quando estamos definindo roteiros etc. Farei roteiro parecido em Outubro, mas ainda não fechei os Vôos por estar em duvidas de qual seria melhor. Paris / Londres / Bruxelas e Amsterdã, exatamente nessa ordem, sabe me dizer se é uma boa? Caso tenha uma outra sugestão agradeço se puder compartilhar.

    Abraços.

    • Contando as Horas   28/03/18 • 16h07

      Oi, Wilton

      Eu chegaria em Amsterdã de avião, lá pegaria um trem até Bruxelas e de Bruxelas um trem até Londres. Vc também pode seguir de Londres para Paris de Trem e só pegar avião no trecho de Paris para o Brasil. Acho que vc ganha tempo, pq as estações de trem tem melhor localização nas cidades e evita perder tempo em ter que chegar com muitas horas de antecedência nos aeroportos. Também pode ser exatamente o contrario, chegar de avião em Paris, seguir para Londres, Bruxelas e amsterdã de trem e de lá voltar ao Brasil. O bom é que a Air France a a KLM são parceiras, então facilita bastante.

  41. RENALDO ANTONIO GROETAERS   03/05/18 • 20h26

    Olá! Parabéns pelo blog. Como faremos uma viagem de 20 dias pela Europa, levaremos 2 malas grandes. Pretendemos fazer todos os trajetos de trem. Será que teremos problemas em acomodar as malas nos trens?

    • Contando as Horas   05/05/18 • 12h14

      Oi, Renaldo

      O espaço para malas maiores não é muuuito grande, portanto, recomendo que já esteja bem ligado na hora que abrirem os portões de acesso a plataforma. Quanto antes vocês entrarem no trem, maiores as chances de conseguir um lugar para essas malas maiores.

  42. Bruna   10/06/18 • 02h55

    Oi Xara, parabéns pelo Blog!
    Depois de tanto tempo, uma postagem ainda sendo bem útil!
    Uma dúvida, vou de trem de Londres para Bruxelas, passagens já compradas, mas não sabia desse “Any Belgian Station”
    Vou ficar no Novotel, igual a você.
    Será que tem como alterar para poder aproveitar o metro para outra estação?

    • Contando as Horas   10/06/18 • 18h20

      Oi, Bruna

      Hummm.. Infelizmente não sei se tem como alterar, principalmente se vc comprou a passagem com valor mais barato (geralmente as condições dessas passagems nao permite troca e/ou cancelamento).

      De qqer forma, obrigada pela visita aqui no blog!!

  43. Laura   07/07/18 • 22h37

    Olá, Bruna! Que post maravilhoso! Farei minha primeira viagem internacional sozinha e me ajudou demais! Muito obrigada!

    • Contando as Horas   11/07/18 • 14h35

      Oi, Laura

      Muito obrigada pelo comentário!! Q dê tudo certo na tua viagem! Aproveite! :D

  44. EDSON   05/09/18 • 09h09

    OLÁ BRUNA. EU GOSTARIA DE SABER SE EXISTEM OPÇÕES MAIS BARATAS DE TREM PARA A EUROPA, COM DESTINO AS CAPITAIS E SE É POSSÍVEL FAZER OS TRAJETOS À NOITE PARA ECONOMIZAR TEMPO.

    • Contando as Horas   22/06/19 • 04h05

      Oi, Edson

      Com certeza existem, mas teria que pesquisar. Existem varios trens que fazem trajetos norturnos sim.

  45. Riane   24/02/19 • 18h30

    Boa tarde, tudo bem? Gostaria de saber se vc saberia informar se posso comprar passagem de trem sem qualquer data. Sem data de ida nem de retorno. Tipo assim, de Londres para Bélgica. E que pretendo viajar em maio deste ano e gostaria de comprar com antecedência para pagar mais barato.
    Muito obrigada
    Riane

    • Contando as Horas   22/06/19 • 04h06

      Oi, Riane

      Até onde sei, no Eurostar vc precisa escolher a data e o horario que quer viajar. Não tem como comprar uma passagem com dia livre.

  46. Vanessa   12/05/19 • 04h53

    Bom dia Bruna!!!
    Você sabe se comprando essa opção de “any belgian station” eu consigo pegar o trem de londres para Bruges sem custo?
    Ps: Poderia por exemplo chegar na estação bruges midi pegar o metro até a estação central de bruxelas passear pela cidade e depois pegar o trem da estação bruxelas central e ir para Bruges com esse mesmo bilhete?

    • Contando as Horas   22/06/19 • 05h32

      Oi, Vanessa

      Entendi o que vc quer fazer, mas nao saberia te dizer com 100% de certeza se vc pode fazer isso ou se vc precisa usar os dois tickets na sequencia. No site nao tem nenhuma explicação?

  47. Vera Marques   28/07/19 • 10h56

    Bruna como sempre vendo seu post estou vendo de ir trem Londres a Bruxelas (conhecer Burges) ou ir a Endiburgo
    Gostaria da sua opinião
    Não conheço ainda nenhum

    • Contando as Horas   29/07/19 • 09h45

      Oi, Vera

      Ambos são totalmente viáveis de trem, seja de Londres a Bruxelas ou a Edimburgo. Tem que ver qual destino fica melhor no teu roteiro.

  48. FATIMA   07/08/19 • 14h59

    Gostaria de saber sobre o tempo gasto na alfandega que temos que fazer de Bruxelas a Londres

    • Contando as Horas   13/08/19 • 14h01

      Oi, Fatima

      Na Alfandega ou na Imigração? Na Alfandega, só se vc tiver algo a declarar ou se eles implicarem com a quantidade de bagagens que estiver carregando. Não sei te dizer, isso varia.

  49. Cesar Augusto Fonseca   23/08/20 • 02h31

    Olá Bruna boa tarde, tudo bem? Parabéns pelo Blog e pela dica que deixou do trem Londres-Bruxelas. Uma dúvida, o hotel que ficarei hospedado é próximo a estação central. O final da viagem para Bélgica se dá na estação Midi e pega-se um metro até a estação Central de Bruxelas. É fácil fazer isso? Abs

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas