27.06
2016

A Lei Escocesa para… Bebida

O segundo post da série “A Lei escocesa para…” é sobre Bebida, como o título já revelou. Quem não gosta de visitar um novo país e aproveitar pra provar novas bebidas? A Escócia é muito famosa por seu whisky e de uns tempos pra cá, as cervejas e o gim também estão se destacando.

Na Escócia, a idade legal para comprar e beber bebidas alcóolicas em local publico é de 18 anos. E também, quem tiver 16 e 17 anos, pode pedir cerveja e vinho junto com alguma comida em restaurantes.

Bebida 1

A lei escocesa entende que quem estiver abaixo dessa faixa de idade, pode sofrer conseqüências. E também, a policia pode confiscar a bebida de quem estiver bebendo em lugares públicos (na rua ou parques, por exemplo), nesse caso, independente da idade. 

Quando eu morava em Edimburgo, algumas vezes fui ao mercado comprar uma cerveja ou até mesmo uma garrafa de vinho e sempre (sempre mesmo!), ao chegar no caixa para pagar o vendedor me pedia algum documento de identificação.

Bebida 4

Cerveja escocesa muito boa!

Obviamente que a primeira vez que fui comprar uma cerveja no Tesco eu não sabia dessa regra e tive que deixar o produto ali. Num outro dia, voltei ao mercado com o passaporte e pude comprar o que eu queria.

Eu costumava ir no Tesco que tinha a 1 quadra ali de casa e claro, os funcionários eram sempre os mesmos. Mesmo alguns deles me conhecendo (e até me dando um “Hi there” na rua, isso aconteceu inúmeras vezes!), eles sempre me pediram um documento de identificação pra comprovar minha idade.

Bebida 2

Outra coisa que chama atenção, que eu já vi algumas vezes, mas nunca no Tesco, geralmente via no Sainbury era uma placa relacionada a lei do “Challenge 21 ou Challenge 25”. Sabe o que isso quer dizer? Cada estabelecimento que vende bebida pode adotar esse esquema, que diz o seguinte: Se o estabelecimento entender que você aparente ter menos de 21 anos / 25 anos (cada um adota o que achar mais conveniente, mas na Escócia foi adotado o Challenge 25) eles não podem vender bebida alcóolica pra você, a menos que vc apresente um documento que comprove a idade. Esse documento pode ser o passaporte ou a carteira de motorista, por exemplo.

Mulheres ficarão felizes com a necessidade de apresentar o documento pra comprar bebida alcóolica. hahaha Na época, eu tinha um pouco mais de 25 anos, e sempre ficava feliz da vida de ter que apresentar o documento.

Bebida Escocia

Foto retirada do site Unlock the Law

Brincadeira a parte, outro assunto que também preocupa é dirigir alcoolizado. A Lei Escocesa para esse assunto é diferente da lei dos outros países membros do UK desde 2014. Atualmente a lei diz que quem for pego dirigindo com mais de 50 mg/100 ml no sangue e no bafômetro (em ingles: breathalyser) 22 µg/ 100 ml de respiração, terá problemas. E na prática isso quer dizer o que? Não beba! Pq dependendo da sua altura, peso, se comeu algo recentemente ou não, podem influenciar nesses números. A quantidade mínima de cerveja, whisky, vinho ou qualquer outra bebida alcóolica pode variar, obviamente. Na duvida, se vai dirigir na Escócia, não beba!

E o que acontece se for pego dirigindo bêbado na Escócia? Eu já adianto: a lei é severa! A pessoa é imediatamente banida de dirigir por 12 meses e será multado em pelo menos 5 mil libras (dependendo da gravidade da situação em que a pessoa bêbada foi abordada, como por exemplo, uma simples “blitz” ou se causou um acidente) e ainda, poderá ir pra prisão por 6 meses. Cada caso é um caso.

Bebida 3

Whiskys que trouxe pro meu pai

No Brasil ninguém é obrigado a fornecer provas contra si mesmo e tudo pode ser questionado na justiça depois, pois o mesmo não acontece na Escócia. Quem se recusar a fazer testes de sangue (ou urina, em alguns casos) e o teste do bafômetro pode ser multado e perder o direito de dirigir por 1 ano.

Acho que essas são as principais questões relacionadas a bebida pra quem vai morar ou visitar a Escócia. Se tiver mais alguma coisa relacionada que eu tenha esquecido de mencionar, é só deixar nos comentários.

As Leis Escocesas (como as leis de todos os países) estão sempre em constante mudança. O blog aconselha sempre, antes de qualquer viagem a Escócia, conferir se as leis não foram alteradas novamente. Essas infos podem ser checadas no site do Governo Escocês -> Scottish Government ou também, no site do Governo do Reino Unido -> Gov Uk.

** Precisando de hotel na Escócia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

A Lei Escocesa para…

A Lei Escocesa para… Cigarro

A Lei Escocesa para… Drogas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em A Lei Escocesa, Escócia
Booking.com
  1. Rodrigo 04/08/2016 | 15:15

    Oi Bruna. Como vc sabe, seu blog me ajudou demais na Escócia ano passado. Faço aqui dois comentários:

    1 – Como era bom comprar no Tesco! Que maravilha comprar um pacote de 20 chocolates Kit-kat por 1 libra!
    2 – Certa a lei escocesa. Acho esse argumento de que ninguém é obrigado a fornecer provas contra si mesmo apenas um jargão brasileiro usado por quem quer fugir da lei. Se fosse assim, não haveriam testes de DNA e você não seria obrigada a passar em raios-x nos aeroportos…rs.

    Ótimo post. Um abraço.

    • Contando as Horas 06/08/2016 | 16:23

      Oi, Rodrigo

      Ahh, que legal!! Fico feliz em saber que o blog ajudou e que deu tudo certo na tua viagem!

      1) Hahaha Verdade! Eu comprava um desses por 1,00 libra toda a semana!
      2) Tbm acho, concordo com muitas coisas sobre diversas leis que existem lá e aqui no Brasil não existe ou a coisa ainda não é tão bem regulamentada. Mas faz parte!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!! =D

Deixe o seu comentário...