03.07
2017

Cromlix Hotel: Hospedagem em uma mansão histórica na Escócia

Quando eu resolvi voltar a Escócia esse ano, uma coisa que eu sabia que iria querer incluir no meu roteiro era me hospedar em hotéis em castelos ou mansões históricas.

DSC_3931

Existem muitas opções desse tipo em todas as partes do país, mas eu optei por me restringir a lugares que não ficassem muito distante de Glasgow ou Edimburgo e que preferencialmente eu pudesse chegar lá de trem. 

DSC_3975

Uma das melhores opções que encontrei no quesito mansões históricas foi o Cromlix Hotel, um hotel classificado como 5 estrelas, localizado entre o vilarejo de Kinbuck e a cidadezinha de Dunblane.

DSC_3914

Esse hotel faz parte da ICMI – The Luxury Collection, da rede de hotéis Small Luxury Hotels of the World (SLH) e do Great Small Hotels  -Boutique Hotels of the World.

DSC_3900

Recepção

Essa mansão de estilo vitoriano foi construída em 1874 para ser residencia da família dos Condes de Kinnoul. Em 2013 foi comprado pelo tenista escocês Andy Murray e passou por uma ampla reforma e modernização, onde no ano seguinte (em abril de 2014), abriu suas portas.

DSC_3899

Recepção

O hotel tem 3 andares e conta com apenas 16 quartos (variando entre quartos normais, suites e um pequeno lodge), onde cada um leva o nome de uma personalidade escocesa importantes, como William Wallace, Sean Connery, Robert Burns, Alex Ferguson, Elizabeth Bowes-Lyon (mãe da rainha Elizabeth II), entre outros.

IMG_3273

Inicialmente eu tinha reservado um quarto normal, um Small Double Room, mas quando cheguei lá eles me ofereceram uma suite como upgrade. Portanto, o quarto que eu fiquei era uma suite, a Eden Suite, que homenageia os antigos donos dessa mansão.

cromlix (2)

A principal diferença entre os quartos normais e as suites são: o tamanho (enquanto os quartos normais tem por volta de 20 metros quadrados, as suites tem 70 metros quadrados) e nas suites tem banheira e uma sala separada do quarto.

Captura de Tela (177)

Minha suite tinha 70 metros quadrados e um corredor que levava a cada comodo:

DSC_3856

– Sala de estar: ao lado da porta de entrada ficava uma sala com sofá bem confortavel, tv de tela plana e mesinha de trabalho. Aqui também foi deixado todos os dias água (com gás e sem gás) e frutas da estação (tinham umas ameixinhas muito boas).

DSC_3885

DSC_3853

DSC_3855

DSC_3884

– No corredor também tinha um armário com amplo espaço pra pendurar roupas e onde estavam guardados um ferro e tábua de passar roupas.

IMG_3422

– Banheiro: entre a sala e o quarto fica o banheiro, muito espaçoso, com duas pias, dois chuveiros e uma banheira. Os produtinhos de higiene são de uma marca escocesa, a Arran Aromatics (que eu achei excelente!). E ainda, tinha roupões de banho, chinelos e secador de cabelo.

DSC_3864

DSC_3863

DSC_3861

DSC_3865

IMG_3444

DSC_3878

IMG_3395

– Quarto: esse era o comodo mais espaçoso de todo o meu quarto, acho que tinha uns 30 a 40 metros quadrados. Várias janelas. Uma cama de casal king size, com jogos de cama de 400 fios de algodão egípcio da marca inglesa Peter Reed, a mesma que fornece esse tipo de produto pra família real britânica. Tem tv de tela plana e base para ipod também.

DSC_3887

DSC_3871

DSC_3888

IMG_3372

Chocolatinhos deixados durante a abertura das camas. Excelentes!

No site do hotel dá pra saber mais sobre todos os quartos e suítes (o andar onde se encontram, como é a disposição de cada comodo e a metragem). E claro, vale lembrar que, cada quarto tem uma decoração diferente.

DSC_3879

DSC_3876

A vista do meu quarto

Junto a recepção do hotel existem algumas salas para apreciar a vista, jogar alguma coisa (xadrez, por exemplo), tomar um chá da tarde ou pedir um drink.

DSC_3897

IMG_3451

IMG_3450

O hotel conta também com uma biblioteca e uma sala de whisky, onde quem tiver interesse, pode fazer degustação de gin e whisky single ou blended das melhores destilarias da Escócia.

DSC_3890

E ainda, no hotel existe uma capelinha, a Cromlix Chapel, uma igrejinha que data do século 19, muito usada para quem quer alugar o hotel para casamentos.

IMG_3453

DSC_3891

DSC_3894

Existem 2 restaurantes no hotel, o Chez Roux, comandado pelo chef frances Albert Roux, serve comida francesa com um toque escocês e o lounge bar, onde são servidos pratos mais informais. Eu optei por ficar no lounge e pedi um fish and chips acompanhando de um vinho da Nova Zelândia. E de sobremesa, sorvete escocês (quase pedi pra repetir a sobremesa haha :D). Tudo muito bom! Atendimento ótimo!

cromlix (3)

cromlix (4)

cromlix (5)

O café da manha está incluído no valor da diária e pode ser servido no quarto ou restaurante Chez Roux. Quem optar por pedir o café da manha no quarto, deve preencher a solicitação na noite anterior. Mas se você quiser tomar o cafe da manha no restaurante (foi o que eu fiz!), lá tem mini buffet com salgadinhos, iogurte, sucos e frutas. Os pratos quentes podem ser escolhidos através de um cardápio (tem omelete, scottish breakfast, pães, entre outras coisas). Tudo super fresquinho. Adorei!

cromlix (6)

cromlix (1)

E claro, o hotel oferece wifi gratuita para todos os hospedes e funciona super bem em todas as partes do hotel.

DSC_3963

Restaurante e o meu quarto (onde tem aquelas duas torrezinhas)

Eu fiquei lá apenas uma noite, aproveitei pra conhecer apenas a estrutura do hotel, que conta com uma quadra de tenis, uma horta (de onde são colhidas todas as frutas, temperos e saladas).

DSC_3906

DSC_3901

Mas quem quiser passar uma lua de mel lá ou até mesmo ficar mais dias, o hotel oferece algumas atividades pra passar o tempo, como: mesa de sinuca, quadra de tenis, tratamento de spa no quarto, tiro de arco, andar de moto, off-road em 4×4, pesca de truta no lago, entre outras opções.

DSC_3954

DSC_3951

E por falar em lago, pertinho do hotel existe um lago, o Loch House. É legal de ir até lá no final de tarde, a paisagem é super bonita. A trilha pra ir até lá é bem curtinha, uns 5 minutinhos de caminhada a partir do hotel. O trajeto é todo florido, uma gracinha! Adorei!!

IMG_3308

DSC_3948

DSC_3936

Se você gostou dessa opção de hospedagem e está se perguntando quanto custa essa brincadeira toda, as diárias começam em 180,00 libras, mas podem variar dependendo da estação.

DSC_3907

Ah, o hotel tem estacionamento gratuito (não precisa reservar), mas quem optar por ir de trem até Dunblane, como eu fiz, eles arranjam um transfer da estação de trem até o hotel com o Mr Reeve, um senhorzinho inglês super divertido. O valor do transfer é 10,00 libras (valor correspondente a junho de 2017).

Cromlix 02

O Cromlix Hotel fica na estrada a caminho do vilarejo de Kinbuck, a 8 km da cidade de Dunblane.

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel na Escócia.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dunblane, Escócia, Hotéis - , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "Cromlix Hotel: Hospedagem em uma mansão histórica na Escócia"
  1. Viajento   03/07/17 • 20h37

    Que luxo! Obviamente não é uma hospedagem barata, mas dá pra se planejar pra passar uma ou duas noites românticas.

    • Contando as Horas   06/07/17 • 23h55

      Oi, Viajento

      Certezaaaa, vale muito a pena! Não ficaria em um hotel assim em uma cidade com milhares de coisas pra fazer. Mas nesse caso valeu a pena, pq o destaque foi o hotel, a cidade eu conheci em questão de 2 horas. Adorei a experiência! Já to de olho em outras opções pra minha próxima viagem (sonhando que ela seja no próximo ano! Haahaha :D)

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  2. […] O principal motivo que me levou a Dunblane foi o Cromlix Hotel (clique aqui para reservar esse hotel), um hotel localizado em uma mansão histórica do século 19, um Small Luxury Hotel pertencente ao jogador de tenis Andy Murray. Para ver o post sobre como foi minha hospedagem lá, clique aqui -> Cromlix Hotel: Hospedagem em uma mansão histórica na Escócia. […]

  3. Nick   04/07/17 • 12h58

    Oi Bruna, tudo bem ? Continuo seu leitor assíduo….poxa que saudades da Escócia e que luxo de hotel, heim ?
    Abraços
    Nick

    P.S.: é você na foto da banheira ? Uau…..rsrsrs

    • Contando as Horas   07/07/17 • 00h08

      Oi, Nick

      Tava sumidooo!! Obrigada pela visita e comentário aqui no blog!

      Hahhaha Sou eu sim! Foi uma mega manobra pra fazer essa foto. Nunca ri tanto na vida! :D

      Nem falaaa! Eu nem bem voltei de lá e já quero ir de novo! Adoro a Escócia. Esse hotel é ótimo, uma hora dessas quero ir la novamente. Gostei da experiência!

  4. Aline FM   04/07/17 • 18h55

    Oi Bruna,
    Que delícia esse hotel! Já estou querendo me hospedar aí também!
    Sabe me dizer quanto custa essa suite do seu upgrade? Adorando acompanhar sua viagem! Beijos

    • Contando as Horas   07/07/17 • 00h11

      Oi, Aline

      Siiim, o hotel é otimo mesmo! Vale a pena!

      Mas sabe que não tenho a menor ideia?!?! Uma hora dessas vou olhar no site, mas acho que não deve sair por menos de umas 300,00 libras.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Fica de olho, ainda vou postar muito mais coisas nos próximos dias!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas