29.11
2017

Hospedagem em Pitlochry: Fonab Castle Hotel

Quem estiver com viagem marcada para a Escócia e estiver disposto a desembolsar um pouquinho a mais com hospedagem, poderá ter uma experiência unica de dormir em alguns dos hotéis em castelos mais legais do Reino Unido.

fonab castle hotel

Eu sempre quis ter essa experiência, e durante essa minha ultima viagem a Escócia, em junho de 2017, eu finalmente consegui me hospedar em um hotel em castelo pela primeira vez na vida e o escolhido foi o Fonab Castle Hotel (clique aqui para reservar esse hotel), localizado no vilarejo de Pitlochry. 

Obs.: Para ver o post com dicas do que fazer em Pitlochry, clique aqui -> Escócia: Pitlochry, uma ótima opção de parada entre Edimburgo e Inverness.

fonab castle hotel (13)

fonab castle hotel (12)

O principal motivo da minha escolha foi, além de ser um hotel muito bem recomendado, com otima estrutura e cercado de paisagens super bonitas, esse hotel pode ser acessado de facilmente de transporte publico (no final do post eu coloco todos os detalhes).

fonab castle hotel (11)

Essa estrutura de vidro é onde fica o restaurante (terreo) e Lounge Bar (andar superior)

O Fonab é um hotel em castelo 5 estrelas localizado no vilarejo de Pitlochry, no meio do caminho entre Edimburgo e Inverness. Esse castelo passou por uma mega reforma recentemente e foi inaugurado como hotel em 2013. É membro do Great Small Hotels – Boutique Hotels of the World.

fonab castle hotel (6)

fonab castle hotel (5)

fonab castle hotel (7)

Loch Faskally (Sol em Pitlochry? Não se engane, o tempo ficou assim apenas 10 minutos!)

fonab castle hotel (7)

Ben Vrackie e Loch Faskally

Como é de se imaginar, todo hotel desse tipo tem história. Esse hotel de estilo baronial escoces foi construido em 1892 a mando da familia Sandeman, foi usado como hospital pelo British Red Cross durante a Primeira Guerra Mundial e foi sede da North of Scotland Hydro Eletric Board por alguns anos, até ser adquirido pela familia Clark, que o transformou em um hotel.

fonab castle hotel (4)

Quartos em anexo com vista para o lago – Meu quarto ficava aqui

O hotel tem três partes: o castelo propriamente dito onde estão localizados a recepção, o restaurante e alguns quartos, uma parte em anexo onde ficam alguns quartos com vista para o lago e o spa.

fonab castle hotel (3)

Outra parte com quartos anexos

O hotel tem 34 quartos com 7 tipos de quartos, onde todos tem uma decoração exclusiva. Alguns quartos tem vista para o Ben Vrackie e para o Loch Faskally, outros tem vista para o patio interno do hotel. Se fizer questão de reservar um quarto com vista, verifique se o quarto tem sacada de verdade ou aquelas sacadas francesas.

fonab castle hotel (1)

fonab castle hotel (2)

Eu optei por reservar o quarto Loch View King Room com ocupação individual. Esse quarto está localizado na ala nova, que fica junto ao castelo. Como o nome já diz, ele tem vista para o lago e para as montanhas.

fonab castle hotel (3)

fonab castle hotel (4)

fonab castle hotel (5)

fonab castle hotel (6)

fonab castle hotel (7)

Meu quarto tinha 25 metros quadrados (tamanho otimo, bem espaçoso), uma cama king size (com jogos de cama de algodão egipcio), mesa de trabalho, poltronas, lugar especifico para colocar a mala, armário, cofre, tv de tela plana, minibar, 2 águas cortesia,  maquina de café Nespresso, entre outros.

fonab castle hotel (8)

A vista a partir da varanda do meu quarto

Já o banheiro, eu também achei bem espaçoso, tinha apenas chuveiro (não tinha banheira), roupões, chinelos e produtinhos de beleza da marca francesa Thierry Mugler. Usei tudo e achei ótimo!

fonabl castle hotel (1)

fonabl castle hotel (2)

fonabl castle hotel (3)

O hotel conta com um Lounge Bar para tomar drinks e aperitivos e tem dois restaurantes, o Sandemans Restaurant (comandado pelo chef Paul Burns, voltado para cozinha imaginativa, abre apenas alguns dias da semana) e a Fonab Brasserie (serve lanches rapidos, abre todos os dias). No dia que estive lá, apenas a Fonab Brasserie tava funcionando. É nesse local onde foi servido o café da manhã, o almoço, chá da tarde e jantar. Ambos precisam de reserva. Se quiser fazer alguma refeição com vista para o lago e para o Ben Vrackie no Fonab Brasserie, reserve uma mesa o quanto antes. Essas mesas são super disputadas!

fonab castle hotel (9)

Lounge Bar

Eu estive no Fonab Brasserie em duas oportunidades, uma para o jantar e no dia seguinte, para o café da manhã. O cardápio do jantar é bem variado, certamente com opções que agradam a todos (tem carne, peixe, saladas, entre outros). Já o café da manhã é totalmente servido a la carte. Você escolhe tudo o que quer tomar e comer e o garçom vem trazendo aos poucos. Chá e café são servidos a vontade, a cada pouco um funcionário passa em cada mesa oferecendo.

fonab castle hotel (10)

Fonab Brasserie – Esperando o jantar

Entre as atividades pra fazer no hotel, estão: caminhada pelos jardins e ou pela Allean Forest, uma pequena trilha até o Loch Faskally ou frequentar o spa (lá fica o spa propriamente dito e uma piscina interna aquecida).

fonab castle hotel (8)

Spa

Além disso, quem faz a trilha até o Loch Faskally, ainda pode ir caminhando até a Fish Ladder e a Pitlochry Power Station and Dam. O Loch Faskally é um lago artificial, formado por causa da represa que existe nessa região. Ali junto a todas essas atrações, também existe um museu, onde dá pra saber mais sobre essa represa que trouxe energia pela primeira vez as Highlands.

fonab castle hotel (1)

A represa e o museu vistos do hotel

fonab castle hotel (10)

A represa e o hotel (consegue ver os pontos laranja no meio das árvores?) vistos do museu

Quem se interessar por fazer outras atividades, o hotel tem parceria com uma empresa local que oferece canoagem, pesca, highland safari, golf, andar a cavalo, entre outras atividades.

fonab castle hotel (1)

fonab castle hotel (4)

fonab castle hotel (3)

fonab castle hotel (6)

O hotel tem wifi gratuito em todas as areas e funciona super bem. Quem estiver de carro, o hotel oferece estacionamento gratuito (não precisa reservar).

fonab castle hotel (5)

Para ir até lá existem duas opções: alugando um carro ou de transporte publico. Eu optei por ir de trem a partir de Edimburgo até Pitlochry. Quem preferir chegar lá de trem, o hotel oferece um transfer cortesia a partir da estação de trem de Pitlochry. Para isso, é só enviar um email para o concierge do hotel para combinar o dia e o horário que o transfer deve estar lá te esperando. Eles são super pontuais e o motorista aparece usando kilt!!!

fonab castle hotel (9)

Estação de trem de Pitlochry

O Fonab Castle Hotel está localizado na Foss Road, no vale do rio Tummel, em Pitlochry. Fica bem no meio do caminho entre Edimburgo e Inverness. É uma ótima opção pra quebrar o ritmo da viagem e descansar um pouco em um lugar cercado de paisagens lindíssimas!

fonab castle hotel (2)

Uma parte do castelo vista a partir do Loch Faskally

Minha opinião: Sempre tive o sonho de me hospedar em um hotel castelo, finalmente apareceu uma oportunidade. Eu estive lá sozinha e meu principal objetivo foi conhecer as suas instalações, para poder recomendar algum hotel desse tipo aqui no blog (várias pessoas sempre me pedem esse tipo de sugestão: hotéis fora do comum, principalmente pra comemorações especiais, tipo casamento, aniversário, entre outros). A estrutura do hotel é otima. A localização é perfeita (é um dos poucos hotéis onde dá pra ir de transporte publico). Tem várias atividades, portanto, dá pra ficar apenas 1 noite ou até 3 ou 4 dias. Coisas pra fazer não faltarão. O motivo de eu ter demorado um pouco pra escrever esse post fica por conta do atendimento de alguns funcionários. No geral, todo o atendimento feito por email foi ótimo. O transfer foi super pontual, o senhorzinho foi todo a carater lá me buscar (de kilt e tal). O que eu não gostei mesmo foi o acesso ao spa e o atendimento no restaurante. Uma das funcionarias ficou de me mostrar o spa e ela acabou não indo. Portanto, fiquei meio sem saber como utilizar toda a estrutura e sem ter acesso. No restaurante, no jantar, obviamente, eu estava sozinha e a garçonete super indiscreta começou a me fazer 938943 mil perguntas sobre isso. Achei isso super indiscreto da parte dela e um pouco constrangedor pra mim, pq as pessoas que estavam nas mesas ao lado (eu tava sentada em uma local onde havia um banco com 4 ou 5 mesas dispostas lado a lado) ficaram me olhando e fazendo alguns comentários sobre a indiscrição da garçonete. Foi uma situação um pouco chata. Achei que faltou profissionalismo e treinamento por parte dela. Mas enfim.. foi uma coisa bem pontual, que em nada atrapalhou a minha estadia nesse hotel, mas me fez gostar um pouco menos da experiência.

** Solicite um roteiro personalizado para Escócia aqui.

** Reserve seu hotel em Pitlochry aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Stirling

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Hotéis, Pitlochry - , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas