02.09
2017

Escócia: Dunnottar Castle

A Escócia é muito famosa por causa de whisky, de paisagens naturais e de castelos. E um dos castelos mais visitados do país é o Dunnottar Castle, localizado pertinho da cidadezinha de Stonehaven, na costa leste.

dunnottar castle

Antes de qualquer coisa.. Para saber o que tem para fazer em Stonehaven, como ir até lá, entre outras dicas, dá uma olhada nesse post aqui: Escócia: Um dia na cidadezinha de Stonehaven

O Dunnottar Castle (pronuncia é algo como Dunóóttarrr) fica a 2,5 km do porto de Stonehaven (Stonehaven Harbour). Ele está localizado no alto de um penhasco de frente para o mar do Norte.

stonehaven (12)

Para ir até lá, existe uma trilha que parte do porto, por uma ruazinha localizada ao lado da Shorehead Guesthouse (tem uma placa indicando). É só seguir pro lado esquerdo até chegar numa estradinha de brita localizada numa pequena colina com grama.

dunnottar castle (1)

Chegando no asfalto, mais um pouquinho de caminhada e logo começam a aparecer alguns banquinhos. Pare ali um tempo pra apreciar a vista. Vale a pena! Dá pra ver toda a cidade de Stonehaven e o porto lá do alto.

dunnottar castle (5)

dunnottar castle (2)

Mas o inicio da trilha que leva ao castelo fica um pouco mais adiante e é toda asfaltada até chegar na primeira atração: o Stonehaven War Memorial, um monumento de estilo clássico, localizado no alto da colina Black Hill e que foi construido pelo arquiteto John Ellis para homenagear os escoceses (entre eles, 200 escoceses que eram de Stonehaven) que morreram durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

dunnottar castle (6)

dunnottar castle (7)

Depois de passar pelo monumento, a trilha é de terra com algumas britas (se tiver chovendo ou garoando, prepare-se para muita lama). Dobrando a esquininha depois do War Memorial, logo da pra avistar pela primeira vez o Dunnottar Castle.

dunnottar castle (6)

dunnottar castle (5)

A trilha segue passando por alguns mirantes, de onde dá pra ver algumas praias pelo caminho e o castelo de diversos angulos.

dunnottar castle (4)

dunnottar castle (7)

dunnottar castle (15)

O acesso ao castelo é feito por uma escada. Nesse momento pode gerar duvida sobre onde comprar o ingresso, então eu ja adianto: os tickets estão a venda dentro do castelo (agora em junho de 2017, o valor era de 7,00 libras)! Para ver os horários de abertura e demais infos relacionadas, clique aqui.

dunnottar castle (9)

dunnottar castle (1)

dunnottar castle (2)

O Dunnottar Castle, construido durante o século 13, foi um castelo medieval que já serviu de residência para George Keith, o 5th Earl Marischal, considerada uma das familias mais poderosas da Escócia.

dunnottar castle (10)

Essas são as escadas que levam ao castelo

Mas foi durante as guerras da Wars of Scottish Independence que o castelo ganhou destaque. Afinal, devido a sua localização estratégica pra controlar a costa leste do país, esse local foi muito disputado por ingleses e escoceses.

dunnottar castle (13)

Praia do lado da entrada do castelo (que está a direita)

O fato mais importante (e lembrado) que aconteceu no castelo foi durante o período de coroação do rei Charles II. Charles II foi coroado no Scone Palace (localizado perto da cidade de Perth) e após o evento, as jóias da coroa escocesa (Honours of Scotland) deveriam voltar ao Castelo de Edimburgo, onde seriam guardadas.

dunnottar castle (14)

dunnottar castle (20)

Acontece que a mando de Oliver Cromwell, o ingleses tentaram fazer uma emboscada para roubar (e destruir) as jóias da coroa escocesa (que hoje em dia estão em exibição no Castelo de Edimburgo), que precisaram ser escondidas as pressas no Dunnottar Castle.

dunnottar castle (18)

dunnottar castle (17)

Também existem relatos de que a rainha Mary, Queen of Scots visitou o castelo algumas vezes e que seu filho, o futuro rei James IV viveu ali algum tempo.

dunnottar castle (16)

dunnottar castle (19)

Hoje em dia, o castelo encontra-se praticamente todo em ruínas, exceto pelo Drawing Room, que foi recentemente restaurado para comemorar a Battle for the Honours of Scotland, que aconteceu aqui durante o século 17.

dunnottar castle (21)

dunnottar castle (26)

dunnottar castle (25)

dunnottar castle (24)

O castelo também já apareceu na telinha, em Hamlet e no filme Valente (Brave) da Disney Pixar.

dunnottar castle (27)

O trajeto entre o Porto de Stonehaven (Stonehaven Harbour) e o Dunnottar Castle é feito em aproximadamente uns 40 minutos, caminhando super devagar e parando diversas vezes pra tirar foto. Mas claro, tudo depende do ritmo, pode ser feito em menos ou mais tempo. Depende de cada um!

dunnottar castle (28)

dunnottar castle (23)

Importantíssimo: Verifique no site oficial do castelo (o primeiro link em vermelho que aparece nesse post) se ele estará aberto no dia que você pretende visitar. Se as condições do tempo estiverem ruins por qualquer motivo (vento, chuva ou algo do tipo), as visitas são suspensas.

dunnottar castle (22)

** Solicite seu roteiro personalizado para a Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre Stonehaven

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Stonehaven - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
3 comentários em "Escócia: Dunnottar Castle"
  1. […] Localiza-se na região da costa Nordeste da Escócia. A estrutura remonta ao século XIII e foi erguida no alto de um penhasco de frente para o mar, o que é sinônimo de fotos de tirar o fôlego. O acesso às ruínas da antiga fortaleza é feito por meio de uma trilha que começa na cidade de Stonehaven. A entrada custa 7 libras. Confira um relato completo sobre o passeio ao castelo de Dunnotar […]

  2. maria aparecida da fonseca   10/04/21 • 18h26

    cv pode ficar na cidadezinha de STONEHAVEN, no hotel ROYAL, um ap com vista magnifica para o mar, tomar um onibus ali pertinho e parar perto do castelo, e tb visitar outros como o CAWDOR, que vale a pena

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas