08.07
2015

Alemanha: 10 atrações imperdíveis em Colônia

A maioria das pessoas colocam Colônia no roteiro devido ao seu principal cartão postal, a Catedral de Colônia. Obviamente isso não tem nada de errado, mas é preciso dizer que a cidade tem muitas outras atrações legais para conhecer. Nesse post vou listar 10 atrações que eu considero bem interessante pra colocar no roteiro.

SONY DSC

10) Rheinauhafen é a região onde ficava o antigo porto da cidade. Passou por uma grande revitalização recentemente e com isso, tornou-se uma região super moderna. Fica em uma ilha, que tem acesso atras do mesmo lado do rio onde está a Catedral de Colônia. Essa região divide a ilha com o Museu do Chocolate. Apesar de ser uma região mais voltada para negócios, existem alguns restaurantes, hotéis, galerias de arte e museus por ali. O principal cartão postal dessa região são os três edifícios gêmeos chamados de Kranhauser (torre dos guindastes), que pelo pouco que consegui ver pelas janelas, dois edifícios são de escritórios e apenas 1 é residencial. 

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Na primeira vez que estive em Colonia eu não consegui ir até essa região, devido as enchentes, tava tudo interditado. Nessa ultima viagem, finalmente eu consegui conhecer essa região. A gente foi num final de tarde, antes paramos na lojinha do museu do chocolate pra comprar algumas coisinhas e depois seguimos caminhando até essa região. Durante o final de semana, essa região é beeem tranquila, diversas pessoas caminhando, se exercitando, crianças brincando.. Achei bem legal!

SONY DSC

9) Centro de Documentação Nazista de Colônia ou Nacional Socialism Documentation Centre era um lugar que a gente tinha colocado no roteiro, mas que acabou não dando tempo de visitar. Nesse lugar era onde ficava a antiga sede da Gestapo, a policia que prestava serviço ao Partido Nazista. Diz que é possível ver as prisões e as salas de tortura.

De todas as atrações da cidade, essa é a que fica mais fora de mão. Dá pra ir caminhando ou pegar o metro e descer na estação de Appellhofplatz.

SONY DSC

8) Farina Haus ou mais popularmente conhecido como Museu do Perfume é o lugar onde foi fabricado pela primeira vez a água de colônia em 1723. A casa onde acontecia a fabricação da água de colônia foi transformado em museu, contando um pouco mais sobre o processo de produção do perfume e ainda, estão em exibição alguns frascos antigos, fotos, documentos, entre outros.

Quem tiver interesse em visitar esse museu, deve reservar antecipadamente pelo site, pois as visitas são feitas apenas com um guia.

SONY DSC

7) Museu Ludwig é o museu de arte moderna e contemporânea de Colônia. Recebeu esse nome pq ali estão em exposição obras de arte moderna doadas pelo casal Ludwig. Pra quem gosta desse tipo de arte, estão em destaque obras do Pop Arte e do Surrealismo de artistas como Picasso, Warhol, entre outros.

Esse museu fica nos fundos da Catedral de Colônia, logo atrás do Museu Romano-Germânico. Tem um corredorzinho entre a Catedral e o Museu Romano-Germânico, é só seguir caminhando por ali. Bem fácil de achar!

IMG_6051

No lado esquerdo da Catedral, a construção em cinza é o Museu Ludwig

6) Museu Romano-Germânico ou Römisch-Germanisches Museum esse museu surgiu como forma de proteger uma antiga vila romana que existia nessa região. Além de ter diversos objetos em exibição encontrados durante escavações, ali também estão o mosaico de Dionísio (a principal atração do museu!). Pra quem gosta de história, achados históricos, arqueologia e dos romanos, fica a dica!

Nessa ultima viagem a gente optou por não visitar, mas pra quem se interessar, esse museu fica do lado da Catedral de Colônia, bem fácil de achar, não tem erro.

SONY DSC

5) Museu Wallraf-Richartz é um museu com exibição de obras que datam do período medieval até o século 20. Ali estão em exibição obras barrocas, com quadros de Rubens, Van Gogh, Boucher, Munch, Rembrandt, entre outros.

O museu tem 4 andares, onde no primeiro andar estão as exposições temporárias. Nos demais andares estão as obras permanentes. Pra quem gosta de quadros e estátuas, esse lugar é o paraíso! Vale muito a pena conhecer!

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

4) Museu do Chocolate ou em alemão Imhoff-Schokoladenmuseum, como o próprio nome já sugere é um museu que conta a história do chocolate pelo mundo. O museu tem dois andares, divididos em alas onde são explicados tudo o que envolve a produção do chocolate, como por exemplo: dados históricos, região que produzem os produtos usados na elaboração do chocolate, as composições dos diversos tipos de chocolate, em especial os chocolates ao leite, amargo e normal, também tem todo o processo de produção, algumas curiosidades, entre outros. No segundo andar do museu fica a ala voltada para a produção dos chocolates Lindt. É lá onde está a famosa fonte de chocolates da Lindt que a gente pode provar. Também dá pra acompanhar a produção das trufas e ainda, quem quiser, pode montar o seu proprio chocolate escolhendo os ingredientes que quer que ele tenha.

SONY DSC

E obviamente, como todo museu que se preze, esse também tem a sua lojinha. Prepare-se! Uma loja com milhões de tipos de chocolate. Ali estão alguns lançamentos de chocolate da Lindt, mas eles também vendem outras marcas de chocolate, principalmente marcas alemã. Vale a pena!

SONY DSC

Uns dos motivos que tinha me levado a Colônia ainda em 2011 era justamente a fonte de chocolate desse museu (junto com a Catedral de Colônia). Mas naquela oportunidade eu não consegui visitar o museu, pq o rio reno tinha transbordado devido as enchentes na região, então dessa vez, eu não poderia perder a oportunidade. Felizmente dessa vez não choveu e o museu estava aberto! Nem preciso dizer que fiz a festa na lojinha, né?!?!

SONY DSC

3) Köln Triangle Panorama é um edifício de 29 andares que fica nas margens do rio reno contrario de onde está a Catedral de Colônia. Esse edifício tem uma plataforma de observação, de onde é possível ter uma visão de 360 graus da cidade de Colônia. Sério mesmo, é um dos melhores lugares pra fotografar a cidade do alto. Vale muito a pena a visita!

Nessa ultima viagem nós estivemos lá, e eu contei tudo aqui nesse post -> Köln Triangle Panorama: Uma visão de 360 graus de Colônia!

SONY DSC

SONY DSC

2) Altstadt: entre a Catedral de Colônia e o Museu de Chocolate fica o centrinho antigo de Colônia. Essa região é dominada por casinhas coloridas as margens do rio Reno, tem diversas igrejas, algumas pracinhas e diversos Brauhaus (as cervejarias!) espalhados por ali. É legal dar uma caminhada pela região, tirar foto das ruas de paralelepípedo e depois sentar em algum lugar pra provar comida típica alemã regada muita cerveja.

SONY DSC

SONY DSC

IMG_6097

SONY DSC

1) Catedral de Colônia é o símbolo máximo da cidade, o cartão postal de Colônia. É a atração mais visitada de toda a Alemanha. E ela faz jus a toda a sua fama. É uma das igrejas de estilo gótico mais bonitas da Europa. Vale a pena conhecer.

A Catedral fica ao lado da estação de trem principal da cidade, a Köln Hbf. A entrada é gratuita, mas pra subir em uma das suas torres ou pra visitar o museu onde estão em exposição alguns tesouros da igreja, são pagos.

** Quem quiser ver mais fotos e ler o post que escrevi sobre a catedral, é só clicar aqui -> Catedral de Colônia: a atração mais visitada da Alemanha!

SONY DSC

♦ Outras informações

Para ir até Colônia, as melhores formas são: avião ou trem. A cidade é servida por um aeroporto, o Aeroporto de Colônia-Bonn (IATA: CGN), hub da cia aérea Germanwings. Diversos trens servem a cidade, sejam eles os regionais ou os de alta velocidade. Pra quem estiver em Paris, a melhor opção é pegar o trem Thalys, já pra quem estiver em outras grandes cidades da Alemanha, a melhor opção é o trem ICE.

** Para ver um post completo sobre como foi a minha experiencia em andar no trem ICE, o trem de alta velocidade da Alemanha, é só clicar aqui.

** Para ver um post completo sobre como andar no trem Thalys, é só clicar aqui.

IMG_9022

** Precisando de hotel em Colônia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Alemanha

Todos os posts sobre Colônia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Colônia
Booking.com
  1. Fernanda Scafi 12/07/2015 | 23:37

    Eu fui no Museu Romano-germânico e adorei!!! Não vejo a hora de escrever sobre lá!

    • Contando as Horas 14/07/2015 | 11:39

      Oi, Fernanda

      Por onde vc não esteve na Alemanha? hehehehe Eu to acompanhando sempre os teus posts sobre a Alemanha, gostei muito desse país. Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Elaine da Silva Moreira 20/07/2015 | 12:41

    Bruna, tudo bem??
    Ameeeei o seu blog e gostaria de tirar umas duvidas com vc.
    Eu vou pra Europa, só no ano que vem (mais eu gosto de deixar tuuudo arrumadinho com antecedencia! até demais! kkkk) e eu pretendo ir a Colonia, saindo de Paris, porém o meu principal destino é Amsterdã. Eu queria saber, se o trajeto Paris>Bruxelas>Colônia>Amsterdã é uma boa para se fazer de trem ou ficou mto confuso?
    E queria saber tbm se colônia é uma cidade que só 1 dia completo é suficiente para conhecer ou precisa de mais?

    E outra coisa meio fora do assunto q eu nunca vi vc comentar aqui… Dinheiro pra viajem, vc usa VTM???

    Desculpa o bando de perguntas, mas adoreeeei seu blog e sempre venho visitá-los!
    Obrigadaaa!

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 12:17

      Oi, Elaine

      Desculpe a demora pra responder, mas voltei ontem de viagem.

      Eu tbm tenho esse mesmo probleminha que vc.. Hehehhe Tbm organizo tudo com muita antecedencia, preferiro assim.

      Colônia pode ser uma cidade de 1 dia sim, dependendo do que vc tem interesse em visitar. Se quiser visitar mais coisas ou ainda, dar uma voltinha em alguMa cidade ou castelo na região, vc pode incluir mais 1 dia ou até mais.

      Esse teu trajeto tá legal, mas acho que não tem trem thalys de Colônia a Amsterdã, mas confirma essa info ou até mesmo pesquisa se existem outras opçoes, pra não ter problema.

      Em viagem eu levo apenas dinheiro e cartão de crédito, mas quando fiz meu intercambio levei um VTM, pois assim eu poderia ter uma outra opção pra poder ter acesso retirar dinheiro.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  3. Claudio Melo 25/07/2015 | 10:56

    Outro programa que pode estar nessa lista é a filarmônica, simplesmente sensacional, fica atrás da catedral também.

    Em Altstadt, como em vários outros lugares, servem cervejas fabricadas em Colônia, a “Kölsch”, exclusivamente fabricada na cidade.

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 21:37

      Oi, Claudio

      Verdade, essas suas sugestões tbm poderiam fazer parte desse post. Boas dicas! Obrigada pelo comentário aqui no blog!

  4. […] ALEMANHA : 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM COLÔNIA […]

Deixe o seu comentário...