30.10
2015

O Lado B de Edimburgo: Water of Leith Walkway

A maioria das pessoas não sabem, mas em Edimburgo existe um rio que atravessa a cidade toda: o Water of Leith. Esse rio nasce nas Pentland Hills (Um parque regional que fica bem próximo de Edimburgo. Se você estiver de frente para o Castelo de Edimburgo, aquelas montanhas vistas no lado esquerdo são as Pentland Hills) e vai até o Porto de Leith.

edimbra 2011 717

Em Edimburgo, além de existirem diversos parques, pracinhas e áreas ao livre legais, eles também não desperdiçaram a oportunidade e criaram um caminho de 20 km nas margens desse rio, que ficou conhecida como Water of Leith Walkway

edimbra 2011 716

Apesar de eu nunca ter percorrido esse caminho por completo, diversas vezes eu fui caminhar por ali e já aviso, é um lugar que vale muito a pena conhecer.

water of leith walkway Edimburgo

Legenda: Em laranja, estação de trem de Waverley. Em verde, no lado esquerdo do mapa está a região de Dean Village e no lado direito, o Cemitério de Warriston. Esse é o trecho do Water of Leith Walkway mais legal de ser percorrido. Mapa: Google Maps – Clique no mapa para ampliar

O percurso geralmente acompanha apenas uma lateral do rio e em algumas partes, é necessário subir ou descer degraus, atravessar pontes e até mesmo, voltar a cidade e atravessar ruas, pra continuar o passeio.

edimbra 2011 801

O Water of Leith Walkway é super bem frequentado, principalmente nos finais de semana e durante os meses de verão. Diversas pessoas vão até ali pra caminhar, levar o cachorro pra passear, correr ou andar de bicicleta (apesar de não ser tãããão comum, mas já vi algumas pessoas andando de bike).

edimbra 2011 776

A trilha toda é muuuito bem sinalizada, com placas indicando os sentidos (Porto de Leith ou Pentland Hills /Balerno). Também existem placas informando algumas atrações pelo caminho e quanto tempo falta pra chegar até lá.

edimbra 2011 805

Como eu morava relativamente perto do Dean Village, eu costumava ir até essa região com uma relativa frequência. Tinha dias que caminhava pro lado onde estava a Galeria Nacional de Arte Moderna, outros dias caminhava no sentido Stockbridge e apenas duas vezes caminhei de Stockbridge até mais ou menos metade do caminho no sentido Porto de Leith. Nunca fui até as Pentland Hills caminhando, mas já vi fotos de uma colega da Coréia do Sul que foi até lá caminhando durante a primavera e as fotos ficaram espetaculares, pois as montanhas estavam todas cobertas com umas flores amarelinhas). Fica a dica!

edimbra 2011 645

Se alguém tiver a fim de caminhar por esse trajeto, o trecho mais legal é entre o que o Water of Leith cruza com o Union Canal, passando pelo Murrayfield Stadium (estádio da Seleção Escocesa de Rugby), chegando na Scottish National Gallery of Modern Art / Dean Gallery indo até o Warriston Cemetery, mas se caminhar entre Dean Village até a região de Stockbridge já tá ótimo. É nesse pedaço onde estão algumas atrações da cidade, como as já citadas Scottish National Gallery of Modern Art, Dean Gallery, a Dean Bridge, o St Bernard’s Well e algumas estátuas da obra 6 Times (são 6 figuras humanas de tamanho real que foram colocadas ao longo do Water of Leith, no trecho entre a Scottish National Gallery of Modern Art e o Porto de Leith.

edimbra 2011 797

Quem quiser praticar um pouco do listening enquanto passeia por esse trajeto, existe um “Audio Trail” que conta um pouco sobre cada uma das partes dessa trilha, com informações legais sobre a região, contexto histórico, direções a seguir e atrações. Para escutar os arquivos em mp3, ver fotos e descrições, é só clicar aqui. Eu não cheguei a baixar no celular, mas quando morava em Edimburgo escutei todos os arquivos e assim consegui decidir quais trechos ia conhecer.

edimbra 2011 799

O “Lado B de Edimburgo” é uma série de posts que vou publicar nos próximos meses, falando somente de lugares pouco conhecidos por turistas, mas que com toda a certeza, valem muito a pena serem incluídos em um próximo roteiro de viagem a Edimburgo! 

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas