30.10
2016

O temido metro de Moscou

Uma das coisas que mais estava me preocupando nessa viagem a Rússia era andar no metro em Moscou. Além do idioma ter um alfabeto diferente do nosso, todo mundo sempre alertava que era tudo muito dificil.

Pois bem, agora que eu já passei por todas as etapas (buscar as informações pré-viagem e andar de fato no metro), vou dar a minha opinião: andar no metro de Moscou foi muito mais fácil do que imaginei! Sério mesmo!

metro de moscou (1)

Metro de Moscou (Московский метрополитен / Moskovskii Metropolityen) foi inaugurado em 1935 durante o período do governo de Stalin. Naquela época, o metro tinha apenas 2 linhas, mas atualmente esse numero cresceu bastante e já chega a 12 linhas, com mais de 200 estações. A maioria das linhas são totalmente subterrâneas, poucas linhas percorrem parte do trajeto em superfície (andamos apenas 1 vez na superfície). 

metro de moscou (29)

Segundo as estatistas, mais de 9 milhões de pessoas usam o metro de Moscou todos os dias. Imagina a muvuca!

→ Identificando as estações de metro

As estações de metro de Moscou são facilmente identificadas. Elas podem ter uma placa com uma letra M em vermelho identificando ou apenas uma letra M grudada logo acima de alguma porta em um prédio.

metro de moscou (30)

metro de moscou (6)

Preste bem atenção nas portas do metro, pois existem portas especificas pra entrar e sair de cada estação. Então por exemplo, se vc estiver entrando no metro, procure pelas portas com o escrito вход, escrito em um adesivo verde. Se estiver saindo da estação de metro, você verá нет выход, escrito em um adesivo vermelho.

metro de moscou (15)

metro de moscou (19)

Não adianta tentar entrar pela porta da saída, pq não tem como ter acesso as catracas, é tudo bloqueado internamente, portanto, preste bem atenção nesse detalhe. As portas são pesadas e sempre tem muita gente entrando/saindo da estação.

→ Comprando ticket

Entre todas as experiências que tive no metro de Moscou, sem duvida alguma, a mais difícil foi a de comprar o ticket. Nós compramos nosso ticket na estação mais próxima do nosso hotel, na estação de metro de Okhotny Ryad / Охотный ряд. Essa estação fica perto do Teatro Bolshoi e da Praça Vermelha, duas das maiores atrações do país. E pasmem! Ninguém falava inglês lá! Todas as máquinas de venda de ticket estavam em manutenção e ninguém no guiche de atendimento (em russo Kacca) falava um misera palavra em inglês. Por sorte, uma senhora viu que a gente tava passando por essa situação, mesmo sem falar muita coisa de inglês, ela nos ajudou. Foi ela que pediu os nossos tickets pra funcionaria do guiche. Sem ela, não sei o que a gente teria feito. Fica aqui meu muito obrigada a essa senhora!

metro de moscou (3)

Pra que ninguém passe pela mesma situação que nós, eu já vou repassar aqui todo o esquema. Infelizmente eu não entendo nada de russo, então eu tirei foto do cartaz e vou explicar direitinho como comprar o ticket.

metro de moscou (2)

Nos ficamos 7 dias em Moscou e como já sabíamos que andaríamos bastante de metro, compramos um cartão com direito a 20 viagens. Se caso você for ficar menos tempo, existem duas opções com menos viagens: cartão com direito a 1 unica viagem e cartão com direito a 2 viagens. Olhe a coluna a esquerda, ela esta em destaque com um circulo preto.

metro de moscou (26)

Quem acompanhou nossa viagem a Rússia pelas redes sociais, deve ter visto que andamos bastante pra lá e pra cá e usamos muitas vezes o metro. Usamos tanto, que sobraram apenas 3 viagens no nosso cartão.

→ As estações de metro

Andar de metro em Moscou não é apenas o meio de transporte que vai te levar de um lugar ao outro. Vá com tempo, pq andar nesse metro deve fazer parte do passeio. Todo mundo sabe da fama que as estações de metro de Moscou tem, afinal, elas parecem palácios de tão bonitas que são. E realmente, isso é verdade!

metro de moscou (53)

metro de moscou (54)

metro de moscou (52)

Leve em consideração também duas outras coisas: as estações são gigaaaantes e sempre tem muita (MUITA) gente. E isso acontece em qualquer horário, em qualquer dia da semana. Esqueça aquela coisa de horário de pico, no metro de Moscou, sempre é horário de pico.

metro de moscou (39)

A maioria das principais estações tem algumas lojinhas, mas muitas outras não. Máquinas e guiches de atendimento para comprar ticket estão presentes em todas as estações, ao menos nas que a gente passou, eu reparei isso.

metro de moscou (5)

Uma das coisas que mais me impressionou foi a frequência dos metros. Sério mesmo, sem exageros, acho que nunca ficamos mais do que 1 minuto esperando o próximo metro chegar.

metro de moscou (18)

Todas as plataformas são equipadas com um painel que informam quanto tempo falta pro próximo metro chegar e qual a direção (estação final) a linha em questão está indo.

metro de moscou (10)

As estações de metro são super bem sinalizadas. É bem verdade que a maioria das placas são em russo, mas em muitas estações vimos placas no chão (tipo uns adesivos colados no piso) escritas em inglês.

→ Como andar no metro de Moscou

A primeira vez que você for andar no metro de Moscou, vá com tempo. É muita informação importante e é impossível prestar atenção em tudo se não tiver tempo suficiente pra fazer tudo com calma.

metro de moscou (41)

Em todas as estações de metro que passamos (e olha, foram muitas!) sempre tinha um controle de segurança. Coisa rápida. Apenas é necessário passar as mochilas e bolsas por uma máquina e a gente passa por outra. Na maioria das vezes é uma vistoria mais geralzona. Algumas (poucas vezes), meu pai e meu irmão precisaram abrir a mochila e mostrar tudo o que tinha dentro. Não chegamos a nenhuma conclusão definitiva de como eles escolhem isso, pq pareceu ser bem aleatório mesmo.

Depois de passar por esse controle de segurança, é necessário ter o ticket em mão pra liberar a catraca.

metro de moscou (8)

Nesse momento, repare em duas coisas:

1) Ao encostar o cartão na catraca, o numero de viagens que ainda faltam aparecerá em um painel.

2) As catracas ficam abertas, mas se você não passar o ticket, ai sim elas fecham, bloqueando a tua passagem. Achei isso bem diferente, nunca tinha visto isso até então.

metro de moscou (4)

Depois disso, é só seguir para uma das linhas de metro. Algumas estações tem apenas uma linha, algumas tem duas ou mais linhas.

Obs.: Como em qualquer outro metro do mundo, por uma mesma estação passam diversas linhas, certo? E todas essas estações tem o mesmo nome, independente da linha, certo? Na Rússia não é assim! Cada linha tem sua respetiva estação e cada estação tem um nome diferente, mesmo que elas sejam a mesma estação. Complexo, né? Vou dar um exemplo: As estações de metro de Teatralnaya / Театральная(linha cor verde), Ploschad Revolutsii / Площадь Революции (linha cor azul) e Okhotny Ryad / Охотный ряд (linha cor vermelha) ficam todas na mesma estação, mas dependendo da linha que vc estiver andando, essa estação tem um nome diferente. Loucura total! No inicio é difícil, mas logo a gente se acostuma.

metro de moscou (32)

Geralmente tem uma escada rolante que leva até a plataforma. Ao chegar nas plataformas, é só olhar a primeira placa que aparecer, ali vão estar listadas todas as estações que o metro vai percorrer em cada direção. Ai é só escolher se vai para a plataforma da direita ou da esquerda, dependendo pra que lado estiver a estação de seu destino.

metro de moscou (20)

Se caso você tiver que fazer uma troca de linha pelo caminho, o processo é bem tranquilo. Logo ao desembarcar, vá ao saguão principal que está localizado entre as plataformas, ali vão ter diversas placas. Procure pelas placas com as cores da próxima linha que vc vai pegar. Se tiver que subir ou descer escadas, vai ter um sinal indicando, assim como vão estar ali nessa placa informações como o nome da linha e suas respectivas estações.

metro de moscou (24)

Geralmente é necessário subir ou descer uma escada (que pode ser rolante ou não), com certeza terá um corredor interminável (gigantesco), prepare-se pra andar muito) e logo todo o processo recomeça. Provavelmente vai ter outra escada rolante que vai dar acesso a plataforma e lá é só olhar a primeira placa que aparecer, procurar pela estação de destino e se dirigir pro lado onde ela aparece.

metro de moscou (59)

→ Tour pelas Estações do Metro de Moscou

Palácio Subterrâneo foi o nome dado ao Metro de Moscou quando ele foi inaugurado. Naquela época o metro tinha apenas 2 linhas, a linha vermelha e a linha marrom). Essas duas linhas são as que tem as estações mais bonitas do metro de Moscou.

metro de moscou (35)

metro de moscou (34)

Atualmente o metro de Moscou tem 12 linhas, todas identificadas por cores diferentes. Se você tirar um tempinho pra olhar com calma o mapa do metro, verá que ele é um emaranhado colorido de cores e no centro existe uma linha diferente, uma linha circular, na cor marrom. Essa é a linha onde estão todas as estações mais bonitas do metro de Moscou.

metro de moscou (36)

metro de moscou (31)

Então, se vc quiser ir direto ao ponto, pra não perder tempo, inicie o tour em qualquer estação da linha marrom e vá descendo em cada uma delas.

metro de moscou (37)

metro de moscou (38)

Se ainda tiver pique e paciência de enfrentar a muvuca das estações, siga pra linha vermelha. Essa linha também tem diversas estações super bonitas.

metro de moscou (40)

metro de moscou (42)

Além de visitar essas duas linhas, durante nossas andanças no metro eu encontrei algumas outras estações bonitas pelo caminho.

metro de moscou (46)

metro de moscou (44)

→ Segurança

Sem duvida alguma, o metro de Moscou foi um dos sistemas de transporte publico mais seguro que já andei até hoje.

metro de moscou (7)

Ao entrar em cada estação é necessário passar por um controle de segurança. Existem muitos policiais em quase todas as estações. Nas estações próximas a atrações turísticas ou nas próprias estações que são atrações turísticas, existem milhares (sem exagero, uns 15 a 20 policiais) de policiais andando pra lá e pra cá.

metro de moscou (49)

Andamos diversas vezes no metro, em estações mais centrais, em estações mais afastadas e em momento algum ficamos com medo ou percebemos algo suspeito.

metro de moscou (9)

→ Dicas importantes

– Quando estiver organizando a viagem, anote o nome da estação de metro mais próxima de cada atração que for visitar. Anote o nome em inglês e em russo e a cor da linha. Facilita muito a vida!

metro de moscou (16)

metro de moscou (17)

– Baixe um dos aplicativos de celular com o mapa do metro de Moscou que eu indiquei nesse post aqui. Nesses dois aplicativos os mapas tem as estações escritos em russo e em inglês. Ambos funcionam offline.

metro de moscou (14)

– Se você quiser fazer um tour pelas estações de metro de Moscou, escolha uma linha e pare em todas as estações que achar que vale a pena. Quando terminar de conhecer as estações dessa linha, faça o mesmo na próxima linha. É mais simples.

metro de moscou (56)

metro de moscou (57)

– Contrate uma guia se quiser saber a história das estações mais bonitas do metro de Moscou. Se quiser apenas ver a beleza de cada uma delas, faça como sugeri no item anterior. Você pode fazer isso por conta própria, é muito tranquilo.

metro de moscou (27)

– O metro de Moscou tem wifi, mas ele só pode ser usado se vc tiver um chip russo. A gente comprou um chip de celular, mas como nosso plano dava direito a internet ilimitada por 15 dias, não precisamos usar o wifi do metro. Inclusive, a internet 3G ou 4G da operadora de telefonia que compramos funcionava super bem dentro do metro. Fiquei impressionada! Para saber qual chip de celular nós compramos, clique aqui: Rússia: Informações práticas.

metro de moscou (47)

metro de moscou (48)

– Cada estação de metro tem um horário especifico de abertura e fechamento, que variam entre 05:30 a 01:00. Na entrada de cada estação ou perto das escadas rolantes tem placas informando o horário certinho que essa estação em especifico abre / fecha.

metro de moscou (22)

– Eu recomendo dois blogs com posts que me ajudaram a entender o Metro de Moscou: Go Live Go Traveling e o Vontade de Viajar. Veja as fotos e as explicações lá também! Recomendo muito!

metro de moscou (51)

metro de moscou (50)

→ Curiosidade

A Estação de metro mais profunda é a Park Pobedy, inaugurada em 2003, ela tem 84 metros de profundidade. Nos andamos nessa estação no dia que fomos ao Museu da Grande Guerra Patriótica e realmente, a escada rolante é interminável e acho que levamos mais ou menos uns 5 minutos pra ir de um lugar ao outro nessa escada rolante.

metro de moscou (11)

** Precisando de hotel em Moscou? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Rússia

Todos os posts sobre Moscou

Todos os posts sobre St Petersburgo

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Moscou, Rússia
Booking.com
  1. Nanda | vontadedeviajar.com 01/11/2016 | 01:01

    Bruna, seu post tá demais! Ótimas dicas!
    Fiquei super feliz de saber que o Vontade de Viajar ajudou no planejamento, obrigada pela referência :)
    Beijos

    • Contando as Horas 02/11/2016 | 17:27

      Olá!!

      Obrigada! Digo o mesmo do teu post! Me ajudou muuuito a me virar bem nesse metro de Moscou. Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...