02.09
2017

Escócia: Dunnottar Castle

A Escócia é muito famosa por causa de whisky, de paisagens naturais e de castelos. E um dos castelos mais visitados do país é o Dunnottar Castle, localizado pertinho da cidadezinha de Stonehaven, na costa leste.

dunnottar castle

Antes de qualquer coisa.. Para saber o que tem para fazer em Stonehaven, como ir até lá, entre outras dicas, dá uma olhada nesse post aqui: Escócia: Um dia na cidadezinha de Stonehaven

O Dunnottar Castle (pronuncia é algo como Dunóóttarrr) fica a 2,5 km do porto de Stonehaven (Stonehaven Harbour). Ele está localizado no alto de um penhasco de frente para o mar do Norte.

stonehaven (12)

Para ir até lá, existe uma trilha que parte do porto, por uma ruazinha localizada ao lado da Shorehead Guesthouse (tem uma placa indicando). É só seguir pro lado esquerdo até chegar numa estradinha de brita localizada numa pequena colina com grama.

dunnottar castle (1)

Chegando no asfalto, mais um pouquinho de caminhada e logo começam a aparecer alguns banquinhos. Pare ali um tempo pra apreciar a vista. Vale a pena! Dá pra ver toda a cidade de Stonehaven e o porto lá do alto.

dunnottar castle (5)

dunnottar castle (2)

Mas o inicio da trilha que leva ao castelo fica um pouco mais adiante e é toda asfaltada até chegar na primeira atração: o Stonehaven War Memorial, um monumento de estilo clássico, localizado no alto da colina Black Hill e que foi construido pelo arquiteto John Ellis para homenagear os escoceses (entre eles, 200 escoceses que eram de Stonehaven) que morreram durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

dunnottar castle (6)

dunnottar castle (7)

Depois de passar pelo monumento, a trilha é de terra com algumas britas (se tiver chovendo ou garoando, prepare-se para muita lama). Dobrando a esquininha depois do War Memorial, logo da pra avistar pela primeira vez o Dunnottar Castle.

dunnottar castle (6)

dunnottar castle (5)

A trilha segue passando por alguns mirantes, de onde dá pra ver algumas praias pelo caminho e o castelo de diversos angulos.

dunnottar castle (4)

dunnottar castle (7)

dunnottar castle (15)

O acesso ao castelo é feito por uma escada. Nesse momento pode gerar duvida sobre onde comprar o ingresso, então eu ja adianto: os tickets estão a venda dentro do castelo (agora em junho de 2017, o valor era de 7,00 libras)! Para ver os horários de abertura e demais infos relacionadas, clique aqui.

dunnottar castle (9)

dunnottar castle (1)

dunnottar castle (2)

O Dunnottar Castle, construido durante o século 13, foi um castelo medieval que já serviu de residência para George Keith, o 5th Earl Marischal, considerada uma das familias mais poderosas da Escócia.

dunnottar castle (10)

Essas são as escadas que levam ao castelo

Mas foi durante as guerras da Wars of Scottish Independence que o castelo ganhou destaque. Afinal, devido a sua localização estratégica pra controlar a costa leste do país, esse local foi muito disputado por ingleses e escoceses.

dunnottar castle (13)

Praia do lado da entrada do castelo (que está a direita)

O fato mais importante (e lembrado) que aconteceu no castelo foi durante o período de coroação do rei Charles II. Charles II foi coroado no Scone Palace (localizado perto da cidade de Perth) e após o evento, as jóias da coroa escocesa (Honours of Scotland) deveriam voltar ao Castelo de Edimburgo, onde seriam guardadas.

dunnottar castle (14)

dunnottar castle (20)

Acontece que a mando de Oliver Cromwell, o ingleses tentaram fazer uma emboscada para roubar (e destruir) as jóias da coroa escocesa (que hoje em dia estão em exibição no Castelo de Edimburgo), que precisaram ser escondidas as pressas no Dunnottar Castle.

dunnottar castle (18)

dunnottar castle (17)

Também existem relatos de que a rainha Mary, Queen of Scots visitou o castelo algumas vezes e que seu filho, o futuro rei James IV viveu ali algum tempo.

dunnottar castle (16)

dunnottar castle (19)

Hoje em dia, o castelo encontra-se praticamente todo em ruínas, exceto pelo Drawing Room, que foi recentemente restaurado para comemorar a Battle for the Honours of Scotland, que aconteceu aqui durante o século 17.

dunnottar castle (21)

dunnottar castle (26)

dunnottar castle (25)

dunnottar castle (24)

O castelo também já apareceu na telinha, em Hamlet e no filme Valente (Brave) da Disney Pixar.

dunnottar castle (27)

O trajeto entre o Porto de Stonehaven (Stonehaven Harbour) e o Dunnottar Castle é feito em aproximadamente uns 40 minutos, caminhando super devagar e parando diversas vezes pra tirar foto. Mas claro, tudo depende do ritmo, pode ser feito em menos ou mais tempo. Depende de cada um!

dunnottar castle (28)

dunnottar castle (23)

Importantíssimo: Verifique no site oficial do castelo (o primeiro link em vermelho que aparece nesse post) se ele estará aberto no dia que você pretende visitar. Se as condições do tempo estiverem ruins por qualquer motivo (vento, chuva ou algo do tipo), as visitas são suspensas.

dunnottar castle (22)

** Solicite seu roteiro personalizado para a Escócia aqui.

** Reserve seu hotel na Escócia aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Aberdeen

Todos os posts sobre Stonehaven

Todos os posts sobre as Highlands

Todos os posts sobre Inverness

Todos os posts sobre a Ilha de Skye

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Escócia, Stonehaven - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
Hoje completou 5 meses que cheguei em Portugal. ☺️
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Contando as Horas